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Re: VENTOINHA NÃO LIGOU - RESOLVIDO

Enviado: 25 Nov 2008, 08:30
por mello3
José Leal escreveu:Mello, mas o pior é que acontece isso mesmo. Se eu desligo o motor com a temp. próxima de disparar a ventoinha, e depois de alguns minutos ligo novamente, a temperatura está muito acima do normal. Chega a acender 2 barrinhas acima do meio. Uma vez chegou a acender a barrinha vermelha (mas nesse dia peguei um engarrafamento e estava com o AC ligado). Para evitar isso, sempre espero a ventoinha desligar-se antes de desligar o motor.

Até mais.
Qualquer carro faz isso. O meu também fazia. Acho que isso deve-se ao fato de que a solução de arrefecimento não absorve instantaneamente o calor do motor. Então após parar e desligar, a solução continua absorvendo o calor.
RicardoDS escreveu:Já li por aí que a maior temperatura que um motor atinge se dá alguns minutos depois de desligado.
Eu li aqui no fórum mesmo, que o aditivo diminui a capacidade de absorção térmica da água.

Agora, isso não é motivo para alterar o projeto do carro. Ao meu ver, um engenheiro já prevê esse tipo de situação.

[]´s

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU - RESOLVIDO

Enviado: 25 Nov 2008, 11:09
por Luiz Carlos (Rio)
Mesmo carros que não usam aditivo no sistema de arrefecimento apresentam um aumento de temperatura no bloco (onde é tomada a temperatura) depois de desligado o motor.
Isso ocorria em todos os carros que eu possuí. Inclusive num que não tinha bomba d'água no sistema.
Acredito que seja para minimizar esse problema que alguns carros continuam com o eletroventilador ativo mesmo depois de desligado o motor (negócio perigoso...).
O problema que pode ser causado por esse aumento de temperatura é a formação de 'vapor lock', o que dificulta ou impossibilita a partida do motor depois de uma parada onde a temperatura suba muito.

No meu carro eu quase sempre (só qdo estou com muita pressa não faço isso) espero o eletroventilador parar para depois desligar o motor. No meu Monza é fácil saber se o ventilador está funcionando, pois ele só entra na alta e é impossível não ouvir aquele barulhão. :cry:

Abraços

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU - RESOLVIDO

Enviado: 25 Nov 2008, 13:27
por Gig@nte
mello3 escreveu:
José Leal escreveu:Mello, mas o pior é que acontece isso mesmo. Se eu desligo o motor com a temp. próxima de disparar a ventoinha, e depois de alguns minutos ligo novamente, a temperatura está muito acima do normal. Chega a acender 2 barrinhas acima do meio. Uma vez chegou a acender a barrinha vermelha (mas nesse dia peguei um engarrafamento e estava com o AC ligado). Para evitar isso, sempre espero a ventoinha desligar-se antes de desligar o motor.

Até mais.
Qualquer carro faz isso. O meu também fazia. Acho que isso deve-se ao fato de que a solução de arrefecimento não absorve instantaneamente o calor do motor. Então após parar e desligar, a solução continua absorvendo o calor.
RicardoDS escreveu:Já li por aí que a maior temperatura que um motor atinge se dá alguns minutos depois de desligado.
Eu li aqui no fórum mesmo, que o aditivo diminui a capacidade de absorção térmica da água.

Agora, isso não é motivo pra alterar o projeto do carro. Ao meu ver, um engenheiro já prevê esse tipo de situação.

[]´s
O engenheiro pode até prever mas eu fiz isso para não acontecer de ter outro problema parecido com o que estava acontecendo no carro... por causa do comutador de partida com defeito ele não ativava a ventoinha e aquecia... dessa forma a ventoinha trabalha independente do comutador... e tbm com essas aquecidas que o carro ficava dando poderia prejudicar o motor futuramente, ele nunca chegou a ferver mas como estava aumentando a temperatura com frequência eu fiz isso por medida de segurança... e essa mudança não afeta em nada o funcionamento do motor... continua tudo igual só que a ventoinha não depende mais do comutador para funcionar... sempre tive carros da Volkswagen e nunca tive problemas de aquecimento... esse é o primeiro Monza que eu tenho e é um excelente carro, mas acho falho nesse ponto... a ventoinha só funcionar enquanto o carro fica ligado...
Agora imagina a situação... vc empresta seu carro a alguém e essa pessoa nem nota a temperatura alta do carro, daquelas pessoas que existem aos montes e que nem sabem para que serve um radiador no carro, então... vc empresta o carro e ele começa a aquecer e a pessoa não nota nada... qdo está quase no limite a pessoa pára o carro e desliga... aí o que pode acontecer? A temperatura sobe mais um pouquinho e o que vai ser da junta do seu cabeçote? Vai pro pau, rs!
Minha esposa anda no carro e eu fiz isso por segurança... tbm não gosto de mudanças no projeto original mas fiz essa por medida de segurança como já disse...

vlw


Gig@nte :smt020

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU - RESOLVIDO

Enviado: 25 Nov 2008, 14:06
por José Leal
mello3 escreveu:Qualquer carro faz isso. O meu também fazia. Acho que isso deve-se ao fato de que a solução de arrefecimento não absorve instantaneamente o calor do motor. Então após parar e desligar, a solução continua absorvendo o calor.
Pra falar a verdade, nunca percebi isso nos carros que tive. Mas vc concorda que com a ventoinha funcionando mesmo com o motor desligado, a água do radiador vai ficar mais fria, e por condução, o calor do restante do sistema vai ser dissipado mais rapidamente?

Pessoalmente acho válida esse tipo de intervenção. Pena que é impossível fazer isso nos EFI (a não ser que coloquemos um cebolão - prefiro esperar a ventoinha desligar-se antes de desligar o motor :lol: ).

[ON]Tinha um Escort aqui no prédio, que mesmo depois de uns 20 min. com o motor desligado, a ventoinha funcionava. Ela acionava, resfriava a água do radiador e desligava. Depois de alguns instantes, a água aquecia novamente (devido a condução de calor) e a ventoinha voltava a funcionar. Chegava a ser engraçado... parecia carro assombrado. Ainda bem que o barulho dela era quase imperceptível.

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU - RESOLVIDO

Enviado: 25 Nov 2008, 17:28
por mello3
Gig@nte escreveu:O engenheiro pode até prever mas eu fiz isso para não acontecer de ter outro problema parecido com o que estava acontecendo no carro... por causa do comutador de partida com defeito ele não ativava a ventoinha e aquecia... dessa forma a ventoinha trabalha independente do comutador... e tbm com essas aquecidas que o carro ficava dando poderia prejudicar o motor futuramente, ele nunca chegou a ferver mas como estava aumentando a temperatura com frequência eu fiz isso por medida de segurança... e essa mudança não afeta em nada o funcionamento do motor... continua tudo igual só que a ventoinha não depende mais do comutador para funcionar... sempre tive carros da Volkswagen e nunca tive problemas de aquecimento... esse é o primeiro Monza que eu tenho e é um excelente carro, mas acho falho nesse ponto... a ventoinha só funcionar enquanto o carro fica ligado...
Agora imagina a situação... vc empresta seu carro a alguém e essa pessoa nem nota a temperatura alta do carro, daquelas pessoas que existem aos montes e que nem sabem para que serve um radiador no carro, então... vc empresta o carro e ele começa a aquecer e a pessoa não nota nada... qdo está quase no limite a pessoa pára o carro e desliga... aí o que pode acontecer? A temperatura sobe mais um pouquinho e o que vai ser da junta do seu cabeçote? Vai pro pau, rs!
Minha esposa anda no carro e eu fiz isso por segurança... tbm não gosto de mudanças no projeto original mas fiz essa por medida de segurança como já disse...

vlw


Gig@nte :smt020
O que continua a aquecer com o carro desligado, é a água ou solução de arrefecimento (conforme o caso). O motor não. O sensor de temperatura ou interruptor térmico (conforme o caso) recebe a maior parte do calor da água/solução de arref. (acho que chega a mais de 98% da transferência térmica para o sensor/interruptor). Por isso da indicação continuar subindo após desligado.

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU - RESOLVIDO

Enviado: 25 Nov 2008, 17:39
por RicardoDS
mello3 escreveu:O que continua a aquecer com o carro desligado, é a água ou solução de arrefecimento (conforme o caso). O motor não.
:smt018
O motor aquece sim depois de desligado, sua maior temperatura atingida se dá cerca de 5 minutos depois de desligado.
Não sei ao certo porque isso ocorre, só sei que é assim.
Se não estou enganado esse fenômeno tem ligação com a temperatura interna dos cilindros e o fato da água não estar circulando dentro do sistema.

:smt023

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU - RESOLVIDO

Enviado: 25 Nov 2008, 18:06
por Gig@nte
mello3 escreveu:
Gig@nte escreveu:O engenheiro pode até prever mas eu fiz isso para não acontecer de ter outro problema parecido com o que estava acontecendo no carro... por causa do comutador de partida com defeito ele não ativava a ventoinha e aquecia... dessa forma a ventoinha trabalha independente do comutador... e tbm com essas aquecidas que o carro ficava dando poderia prejudicar o motor futuramente, ele nunca chegou a ferver mas como estava aumentando a temperatura com frequência eu fiz isso por medida de segurança... e essa mudança não afeta em nada o funcionamento do motor... continua tudo igual só que a ventoinha não depende mais do comutador para funcionar... sempre tive carros da Volkswagen e nunca tive problemas de aquecimento... esse é o primeiro Monza que eu tenho e é um excelente carro, mas acho falho nesse ponto... a ventoinha só funcionar enquanto o carro fica ligado...
Agora imagina a situação... vc empresta seu carro a alguém e essa pessoa nem nota a temperatura alta do carro, daquelas pessoas que existem aos montes e que nem sabem para que serve um radiador no carro, então... vc empresta o carro e ele começa a aquecer e a pessoa não nota nada... qdo está quase no limite a pessoa pára o carro e desliga... aí o que pode acontecer? A temperatura sobe mais um pouquinho e o que vai ser da junta do seu cabeçote? Vai pro pau, rs!
Minha esposa anda no carro e eu fiz isso por segurança... tbm não gosto de mudanças no projeto original mas fiz essa por medida de segurança como já disse...

vlw


Gig@nte :smt020
O que continua a aquecer com o carro desligado, é a água ou solução de arrefecimento (conforme o caso). O motor não. O sensor de temperatura ou interruptor térmico (conforme o caso) recebe a maior parte do calor da água/solução de arref.(acho que chega a mais de 98% da transferência térmica para o sensor/interruptor). Por isso da indicação continuar subindo após desligado.

Bem mello3 eu sou meio leigo sobre esse assunto de carro, mas eu acho que se a água esquenta o motor tbm esquenta afinal de contas a água passa por dentro do bloco e se ela esquenta por consequência o motor tbm esquenta... ou melhor ainda... a água só esquenta porquê o motor está quente e como a água pára de circular para esfriar o motor ela absorve o calor que está no motor... Assim quer dizer que " o motor esquenta sim " qdo é desligado...

Mas essa é uma discussão sem muito futuro uma vez que a mudança está feita e vai continuar assim... andei no carro hoje e está uma beleza... fica na temperatura certa e qdo eu desligo o carro e está com a temperatura um pouco alta a ventoinha dispara com ele desligado e fica ligada até esfriar o motor... do jeitinho que eu queria... e isso é o mais importante...

vlw galera,


Gig@nte :smt020

Re: VENTOINHA NÃO LIGOU - RESOLVIDO

Enviado: 26 Set 2024, 17:54
por radialistagabriel
No meu Monza o problema estava no comutador de partida.