VENTOINHA NÃO LIGOU - RESOLVIDO
- waldir
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VENTOINHA NÃO LIGOU - RESOLVIDO
Amigos, estou abrindo este tópico embora semelhante a outros há uma pequena diferença.
Havia saido com o carro as 6:15h andei 10 kms. As 10:00 fiz o mesmo percurso e faltando uns 3 kms (volta) percebi que o ponteiro da temperatura estava quase há 1/4 acima da metade e a ventoinha não foi acionada. Tenho o ar condicionado desligado e quando ligo a chave a ventoinha é acionada no 1º estágio direto.(deixei essa opção ao desligar o AC)
Anteriormente eu andava com ela ligada, mas, lendo um pouco mais aqui no fórum, soube que os Monza a álcool necessitam do motor mais quente (foram projetado assim)ou consumirão mais combustível.
Voltando ao assunto da ventoinha, ao chegar em casa percebi que a ventoinha do 1º estágio não havia ligado. Após o almoço fui numa autoelétrica de um amigo e ele testou os reles, fez um jump no local do rele e a ventoinha foi acionada tanto no 1º e no 2º estágio em cada rele 'jampeado'.
Recolocado os relés colocou o terminal no scanner e a ventoinha foi acionada aos 102ºC não acusando nada errado... o sensor de temperatura é novo Thomson eu troquei por conta há uns 3 meses.
Mais à tarde fiz o mesmo percurso e agora com o transito congestionado tive que estacionar pq a ventoinha não ligou... fiquei matutando o que fazer, se ha cada 2km teria que parar para esfriar... Aí blim blim acendeu uma luz e por sorte tinha ferramentas no porta malas e cortei o fio de um pendente/lampada com uma garrinha na ponta e fiz uma ligação direta da bateria (+) no resistor do motor do ventilador... beleza cheguei.
Após esfriar o motor vou trocar o sensor de tempº pelo antigo e verificar se arma a ventoinha e a gambi já está em stand by para amanhã cedo, isto se não resolver...
Aguardo sugestões antes de voltar na autoelétrica. Obrigado antecipado
Havia saido com o carro as 6:15h andei 10 kms. As 10:00 fiz o mesmo percurso e faltando uns 3 kms (volta) percebi que o ponteiro da temperatura estava quase há 1/4 acima da metade e a ventoinha não foi acionada. Tenho o ar condicionado desligado e quando ligo a chave a ventoinha é acionada no 1º estágio direto.(deixei essa opção ao desligar o AC)
Anteriormente eu andava com ela ligada, mas, lendo um pouco mais aqui no fórum, soube que os Monza a álcool necessitam do motor mais quente (foram projetado assim)ou consumirão mais combustível.
Voltando ao assunto da ventoinha, ao chegar em casa percebi que a ventoinha do 1º estágio não havia ligado. Após o almoço fui numa autoelétrica de um amigo e ele testou os reles, fez um jump no local do rele e a ventoinha foi acionada tanto no 1º e no 2º estágio em cada rele 'jampeado'.
Recolocado os relés colocou o terminal no scanner e a ventoinha foi acionada aos 102ºC não acusando nada errado... o sensor de temperatura é novo Thomson eu troquei por conta há uns 3 meses.
Mais à tarde fiz o mesmo percurso e agora com o transito congestionado tive que estacionar pq a ventoinha não ligou... fiquei matutando o que fazer, se ha cada 2km teria que parar para esfriar... Aí blim blim acendeu uma luz e por sorte tinha ferramentas no porta malas e cortei o fio de um pendente/lampada com uma garrinha na ponta e fiz uma ligação direta da bateria (+) no resistor do motor do ventilador... beleza cheguei.
Após esfriar o motor vou trocar o sensor de tempº pelo antigo e verificar se arma a ventoinha e a gambi já está em stand by para amanhã cedo, isto se não resolver...
Aguardo sugestões antes de voltar na autoelétrica. Obrigado antecipado
Editado pela última vez por waldir em 13 Nov 2008, 19:03, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: VENTOINHA NÃO LIGOU
Waldir, qdo o eletricista 'jampeou' os relés e o eletroventilador funcionou, ficou comprovado que o circuito 'pós relés' está legal.
Qdo ele recolocou os relés e o eletroventilador funcionou, ficou comprovado que o circuito 'pré relés' também está legal. Mas...
O circuito que manda isso tudo funcionar não foi testado.
O módulo provê massa para esses dois relés, nos pinos A3 (baixa velocidade) e C1 (alta velocidade).
O grupo de pinos A fica no plugue pequeno, e o grupo B fica no plugue grande do módulo de injeção.
Pode-se testar o circuito completo, da seguinte maneira:
Esse teste do sistema de comando do eletroventilador, para quem não sabe, consiste em prover massa a dois pontos do circuito, atuando-se nos plugues da central de comando (desconectados da central).
Qdo se liga à massa um ponto no plugue pequeno (A3), deverá entrar a baixa velocidade. Ao aterrar outro ponto no plugue grande(C1), deverá entrar a alta.
Isso tudo depois de jumpear A e B do plugue de diagnóstico da injeção.
Mas...para que o módulo faça massa para um dos relés, é necessário que ele receba informação do sensor de temperatura.
Um plugue com mau contato, um fio partido, um terra mal apertado, um sensor com especificação errada, tudo isso pode causar o não funcionamento do eletroventilador.
Verifique se os terras do motor estão legais.
Um deles é feito através dos parafusos do cabeçote.
Abraços
Qdo ele recolocou os relés e o eletroventilador funcionou, ficou comprovado que o circuito 'pré relés' também está legal. Mas...
O circuito que manda isso tudo funcionar não foi testado.
O módulo provê massa para esses dois relés, nos pinos A3 (baixa velocidade) e C1 (alta velocidade).
O grupo de pinos A fica no plugue pequeno, e o grupo B fica no plugue grande do módulo de injeção.
Pode-se testar o circuito completo, da seguinte maneira:
Esse teste do sistema de comando do eletroventilador, para quem não sabe, consiste em prover massa a dois pontos do circuito, atuando-se nos plugues da central de comando (desconectados da central).
Qdo se liga à massa um ponto no plugue pequeno (A3), deverá entrar a baixa velocidade. Ao aterrar outro ponto no plugue grande(C1), deverá entrar a alta.
Isso tudo depois de jumpear A e B do plugue de diagnóstico da injeção.
Mas...para que o módulo faça massa para um dos relés, é necessário que ele receba informação do sensor de temperatura.
Um plugue com mau contato, um fio partido, um terra mal apertado, um sensor com especificação errada, tudo isso pode causar o não funcionamento do eletroventilador.
Verifique se os terras do motor estão legais.
Um deles é feito através dos parafusos do cabeçote.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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- waldir
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Re: VENTOINHA NÃO LIGOU
Luiz Carlos,
obrigado pelas dicas. Pode até ser o chicotinho do sensor ou problema de terra em algum lugar. Eu vi o fio que sai de onde entra o chicotinho do sensor preso num parafuso do cabeçote. Amanhã às claras vou testar com o multímetro.
Acho que pode ser algo relacionado à terra, pq 'coincidentemente' o botão que abre o porta malas deixou de funcionar... ou melhor não funcionou com o motor ligado e depois tentei novamente e nem com o motor desligado... precisei da chave ou do remoto do alarme./Waldir
obrigado pelas dicas. Pode até ser o chicotinho do sensor ou problema de terra em algum lugar. Eu vi o fio que sai de onde entra o chicotinho do sensor preso num parafuso do cabeçote. Amanhã às claras vou testar com o multímetro.
Acho que pode ser algo relacionado à terra, pq 'coincidentemente' o botão que abre o porta malas deixou de funcionar... ou melhor não funcionou com o motor ligado e depois tentei novamente e nem com o motor desligado... precisei da chave ou do remoto do alarme./Waldir
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Re: VENTOINHA NÃO LIGOU
Waldir, o fusível da mala elétrica é o mesmo do sistema da ventoinha. Veja como ele está, pode ser que esteja queimado.
Até mais.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- mello3
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Re: VENTOINHA NÃO LIGOU
Perfeito. Fusível de posição N5 de 15A, também do desembaçador traseiro.José Leal escreveu:o fusível da mala elétrica é o mesmo do sistema da ventoinha
[]´s
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- waldir
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Re: VENTOINHA NÃO LIGOU
Leal e Mello3,
Verifiquei o N5 e está inteiro.. o defeito está intermitente. Com a chave de ignição ligada, acionei o botão do p.malas e funcionou... e com o motor ligado não funcionou. Ora com o motor ligado não funciona, ora com ele desligado tbém não :smt017
Esta pode ser uma pista do defeito e ela pode vir da Central de Comando conforme o Luiz Carlos sugeriu.
Verifiquei o N5 e está inteiro.. o defeito está intermitente. Com a chave de ignição ligada, acionei o botão do p.malas e funcionou... e com o motor ligado não funcionou. Ora com o motor ligado não funciona, ora com ele desligado tbém não :smt017
Esta pode ser uma pista do defeito e ela pode vir da Central de Comando conforme o Luiz Carlos sugeriu.
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- mello3
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Re: VENTOINHA NÃO LIGOU
Ou do comutador de partida...
[]´s
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Re: VENTOINHA NÃO LIGOU - RESOLVIDO
Mello, pena que eu não vi a sua resposta, já tinha saído para a autoelétrica. Chegando lá esperamos o motor aquecer para ligar a ventoinha, não ocorreu.mello3 escreveu:Ou do comutador de partida...
[]´s
Aí comentei com o eletricista que o botão do p.malas não estava funcionando com o motor ligado... e esta pista foi a quente. Ele desligou o motor, ligou a chave e o botão do porta malas acionou, desligou e ligou novamente não funcionou, desligou e ligou o motor... a VENTOINHA FUNCIONOU... desligou e ligou sem forçar a chave, a ventoinha não ligou

Resultado, a carcaça do comutador entre os pinos 50 e 15a estava quebrada e o contato ora acontecia, ora não, 'entonces' não energizava o circuito do relé e sei lá mais o que (preciso estudar a diagrama elétrico se eu quiser saber melhor) trocado o comutador R$20 e + R$20 de M.O. está normal.
Sugiro que mantenham um metro de fio flexível (instalação elétrica caseira) com as garrinhas jacaré (pequenas nas pontas). Se a ventoinha não ligar e para não ficar com o carro parado esperando esfriar faça com este fio uma ligação direta do polo positivo da bateria num dos polos da resistência que fica sobre o motor da ventoinha (aquela peça cerâmica branca com um fio ligado em cada lado) Dá para sair do sufoco, resfriar o motor e depois com calma procurar o autoelétrico, ou verificar o conector do sensor, relés, fusíveis etc. Quando chegar no destino desligue da bateria, pq a ventoinha está ligado direto sem interrupção.
Agradeço aos Amigos que sugeriram providências/checagens etc... foram de muita valia, pelo menos para o meu conhecimento e dos que leem os tópicos.
muitíssimo obrigado
waldir
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