Como???mausan escreveu:trabalha mais frio que o motor a gasolina
Interruptor do radiador... Cebolão
- mello3
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Re: interroptor do radiador..cebolão
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Re: interroptor do radiador..cebolão
quando tinha o monza a gasolina, a temperatura sempre era do meio pra cima
nesse a alcool, é do meio pra baixo, isso na indicação do painel.
abs
mauro
nesse a alcool, é do meio pra baixo, isso na indicação do painel.
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Re: interroptor do radiador..cebolão
Situação anormal...mausan escreveu:monza a gasolina, a temperatura sempre era do meio pra cima
[]´s
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Re: interroptor do radiador..cebolão
Caros amigos,
Bem, esta é a 1ª vez em que participo do fórum e a uma das minha dúvidas é com relação à temperatura do meu "Black hawk" ano 87/88 Alcool e GNV..acabei hoje de fazer o motor do danado só com peças originais da metal leve, GM e Sabó. Também troquei a válvula termostática e em menos de 10 minutos a temperatura ja chega no meio!!! ele ainda tá nos ajustes finais na oficina. Vou providenciar a troca por um cebolão original ao ano do carro.
Se alguém ja passou por isso e puder acrescentar algo, desde ja o meu muito obrigado :smt023
Bem, esta é a 1ª vez em que participo do fórum e a uma das minha dúvidas é com relação à temperatura do meu "Black hawk" ano 87/88 Alcool e GNV..acabei hoje de fazer o motor do danado só com peças originais da metal leve, GM e Sabó. Também troquei a válvula termostática e em menos de 10 minutos a temperatura ja chega no meio!!! ele ainda tá nos ajustes finais na oficina. Vou providenciar a troca por um cebolão original ao ano do carro.
Se alguém ja passou por isso e puder acrescentar algo, desde ja o meu muito obrigado :smt023
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Re: interroptor do radiador..cebolão
Fernando, bem vindo!
A valvula termostática (VT) faz com que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento mais rápido, e mantenha essa temperatura. É normal o motor aquecer rapidamente. Se a temperatura do seu carro não passa do meio (ou passa um pouco - coisa de 1-2mm), está normal.
O Tipo que tive, depois que coloquei a VT nova, com apenas 2-3km rodados já estava com a temperatura do motor em 90°.
Até mais.
A valvula termostática (VT) faz com que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento mais rápido, e mantenha essa temperatura. É normal o motor aquecer rapidamente. Se a temperatura do seu carro não passa do meio (ou passa um pouco - coisa de 1-2mm), está normal.
O Tipo que tive, depois que coloquei a VT nova, com apenas 2-3km rodados já estava com a temperatura do motor em 90°.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: interroptor do radiador..cebolão
A troca de um cebolão por um que acione o eletro-ventilador a uma temperatura mais baixa não vai provocar nenhum efeito nocivo ao motor, pois quem regula a temperatura de funcionamento deste é o termostato (válvula termostática).
Um cebolão desses vai simplesmente fazer o carro gastar mais combustível, já que o alternador não trabalha de graça.
Por outro lado, como efeito positivo, a água do radiador estará sempre mais fria, o que permitirá um resfriamento mais eficiente do motor qdo o termostato abrir. Isso será especialmente útil em cidades com clima quente ou engarrafamentos constantes.
Nos carros antigos o ventilador funcionava permanentemente, e nem por isso o motor esfriava.
Importante mesmo é monitorar sempre o funcionamento do termostato. Estou substituindo o do meu Monza, depois de 2 anos de uso, pois noto que ele está abrindo antes do ponteiro atingir a metade, o que não ocorria qdo ele era novo.
Recomendo que se faça o seguinte teste, de vez em qdo:
-Liga-se o motor do carro e espera-se a temperatura subir.
-Qdo o ponteiro atingir a metade da faixa normal, ele deve dar uma baixada rápida, sem que o eletroventilador seja acionado.
-Espera-se mais um pouco, e qdo a temperatura atingir novamente o meio da escala, deverá ser acionado o eletro-ventilador, e a temperatura deverá baixar, menos rapidamente que na primeira vez, já que a água do radiador não estará tão fria.
-Qdo o ponteiro atingir 1/3 da escala, o eletroventilador deverá sair, e o ciclo se repetirá.
Nota 1: O que eu escrevi lá em cima é válido para Monzas com cebolão no radiador. No caso do EFI a coisa é diferente. Mesmo porque, não havendo cebolão, não há como substituí-lo
Nota 2: Nos procedimentos do teste do termostato, nos carros com cebolão o acionamento do eletroventilador poderá não acontecer qdo o ponteiro atingir o meio, já que esse acionamento vai depender da temperatura da água no radiador e não no motor, como acontece com os EFI.
Nota 3: o termostato dos Monzas com motor 2.0 é o mesmo, seja para carros a álcool, seja para carros a gasolina. Somente o 1.8 a álcool usa um termostato diferente. (fonte: catálogo de peças ChepChev)
Abraços
Um cebolão desses vai simplesmente fazer o carro gastar mais combustível, já que o alternador não trabalha de graça.
Por outro lado, como efeito positivo, a água do radiador estará sempre mais fria, o que permitirá um resfriamento mais eficiente do motor qdo o termostato abrir. Isso será especialmente útil em cidades com clima quente ou engarrafamentos constantes.
Nos carros antigos o ventilador funcionava permanentemente, e nem por isso o motor esfriava.
Importante mesmo é monitorar sempre o funcionamento do termostato. Estou substituindo o do meu Monza, depois de 2 anos de uso, pois noto que ele está abrindo antes do ponteiro atingir a metade, o que não ocorria qdo ele era novo.
Recomendo que se faça o seguinte teste, de vez em qdo:
-Liga-se o motor do carro e espera-se a temperatura subir.
-Qdo o ponteiro atingir a metade da faixa normal, ele deve dar uma baixada rápida, sem que o eletroventilador seja acionado.
-Espera-se mais um pouco, e qdo a temperatura atingir novamente o meio da escala, deverá ser acionado o eletro-ventilador, e a temperatura deverá baixar, menos rapidamente que na primeira vez, já que a água do radiador não estará tão fria.
-Qdo o ponteiro atingir 1/3 da escala, o eletroventilador deverá sair, e o ciclo se repetirá.
Nota 1: O que eu escrevi lá em cima é válido para Monzas com cebolão no radiador. No caso do EFI a coisa é diferente. Mesmo porque, não havendo cebolão, não há como substituí-lo

Nota 2: Nos procedimentos do teste do termostato, nos carros com cebolão o acionamento do eletroventilador poderá não acontecer qdo o ponteiro atingir o meio, já que esse acionamento vai depender da temperatura da água no radiador e não no motor, como acontece com os EFI.
Nota 3: o termostato dos Monzas com motor 2.0 é o mesmo, seja para carros a álcool, seja para carros a gasolina. Somente o 1.8 a álcool usa um termostato diferente. (fonte: catálogo de peças ChepChev)
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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interroptor do radiador..cebolão
Pessoal Bom dia...
Venho atraves deste pedir por favor me ajudem, fiz uma leitura de todos os indice do forum no assunto VT/CEBOLAO. e nao consegui entender pelo amor de Deus me ajudem estou desesperado ja!
tenho monza 91 2.0 a álcool carbura. quando comprei vi que o antigo dono fez uma gambiarra na VT, posteriormente troquei colocando a 92ºc pro monza a alcool. mas nao troquei o cebolao, que esta o 92/87ºc. em fim... a ventoinha e ligada direto quando atinge o meia escala no painel, mas o motor esta morno, se percebe que nao esta tao quente ate por se em marchas maiores ele fica falhando e nao tem potencia. pra ir do 110 de tropeçar e so na decida no embalo.
peço me ajudem por favor.
qual e o numero certo do cebolao e VT que devo usar so isso que preciso amigos, para meu monza 91 2.0 álcool carb. andar de verdade, e meu amigo nao ficar tirando onda com minha cara com seu golzinho 2000 rsrsrs
Venho atraves deste pedir por favor me ajudem, fiz uma leitura de todos os indice do forum no assunto VT/CEBOLAO. e nao consegui entender pelo amor de Deus me ajudem estou desesperado ja!
tenho monza 91 2.0 a álcool carbura. quando comprei vi que o antigo dono fez uma gambiarra na VT, posteriormente troquei colocando a 92ºc pro monza a alcool. mas nao troquei o cebolao, que esta o 92/87ºc. em fim... a ventoinha e ligada direto quando atinge o meia escala no painel, mas o motor esta morno, se percebe que nao esta tao quente ate por se em marchas maiores ele fica falhando e nao tem potencia. pra ir do 110 de tropeçar e so na decida no embalo.
peço me ajudem por favor.
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- Carlos A. Freire
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Re: interroptor do radiador..cebolão
Se a ventoinha não desliga e o motor esfria estando com interruptor térmico 92/87 e, VT 92/103 ou 92/107, indica um problema no interruptor térmico. Use um termômetro de mira a laser e faça a medição de temperatura em cima desse interruptor térmico. Se estiver com menos de 87ºC e a ventoinha não desliga, troque essa peça.Fernando K escreveu: ↑26 Nov 2018, 09:28 Pessoal Bom dia...
Venho atraves deste pedir por favor me ajudem, fiz uma leitura de todos os indice do forum no assunto VT/CEBOLAO. e nao consegui entender pelo amor de Deus me ajudem estou desesperado ja!
tenho monza 91 2.0 a álcool carbura. quando comprei vi que o antigo dono fez uma gambiarra na VT, posteriormente troquei colocando a 92ºc pro monza a alcool. mas nao troquei o cebolao, que esta o 92/87ºc. em fim... a ventoinha e ligada direto quando atinge o meia escala no painel, mas o motor esta morno, se percebe que nao esta tao quente ate por se em marchas maiores ele fica falhando e nao tem potencia. pra ir do 110 de tropeçar e so na decida no embalo.
peço me ajudem por favor.
qual e o numero certo do cebolao e VT que devo usar so isso que preciso amigos, para meu monza 91 2.0 álcool carb. andar de verdade, e meu amigo nao ficar tirando onda com minha cara com seu golzinho 2000 rsrsrs
Tenha certeza de que não tem ar no sistema de arrefecimento.
Abs,
Carlos Freire
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