Interruptor do radiador... Cebolão

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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mello3
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por mello3 »

mausan escreveu:trabalha mais frio que o motor a gasolina
Como???
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mausan
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por mausan »

quando tinha o monza a gasolina, a temperatura sempre era do meio pra cima
nesse a alcool, é do meio pra baixo, isso na indicação do painel.

abs

mauro
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mello3
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por mello3 »

mausan escreveu:monza a gasolina, a temperatura sempre era do meio pra cima
Situação anormal...

[]´s
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Fernando da Ilha

Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por Fernando da Ilha »

Caros amigos,

Bem, esta é a 1ª vez em que participo do fórum e a uma das minha dúvidas é com relação à temperatura do meu "Black hawk" ano 87/88 Alcool e GNV..acabei hoje de fazer o motor do danado só com peças originais da metal leve, GM e Sabó. Também troquei a válvula termostática e em menos de 10 minutos a temperatura ja chega no meio!!! ele ainda tá nos ajustes finais na oficina. Vou providenciar a troca por um cebolão original ao ano do carro.
Se alguém ja passou por isso e puder acrescentar algo, desde ja o meu muito obrigado :smt023
José Leal
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por José Leal »

Fernando, bem vindo!

A valvula termostática (VT) faz com que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento mais rápido, e mantenha essa temperatura. É normal o motor aquecer rapidamente. Se a temperatura do seu carro não passa do meio (ou passa um pouco - coisa de 1-2mm), está normal.

O Tipo que tive, depois que coloquei a VT nova, com apenas 2-3km rodados já estava com a temperatura do motor em 90°.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

A troca de um cebolão por um que acione o eletro-ventilador a uma temperatura mais baixa não vai provocar nenhum efeito nocivo ao motor, pois quem regula a temperatura de funcionamento deste é o termostato (válvula termostática).
Um cebolão desses vai simplesmente fazer o carro gastar mais combustível, já que o alternador não trabalha de graça.
Por outro lado, como efeito positivo, a água do radiador estará sempre mais fria, o que permitirá um resfriamento mais eficiente do motor qdo o termostato abrir. Isso será especialmente útil em cidades com clima quente ou engarrafamentos constantes.
Nos carros antigos o ventilador funcionava permanentemente, e nem por isso o motor esfriava.
Importante mesmo é monitorar sempre o funcionamento do termostato. Estou substituindo o do meu Monza, depois de 2 anos de uso, pois noto que ele está abrindo antes do ponteiro atingir a metade, o que não ocorria qdo ele era novo.
Recomendo que se faça o seguinte teste, de vez em qdo:

-Liga-se o motor do carro e espera-se a temperatura subir.
-Qdo o ponteiro atingir a metade da faixa normal, ele deve dar uma baixada rápida, sem que o eletroventilador seja acionado.
-Espera-se mais um pouco, e qdo a temperatura atingir novamente o meio da escala, deverá ser acionado o eletro-ventilador, e a temperatura deverá baixar, menos rapidamente que na primeira vez, já que a água do radiador não estará tão fria.
-Qdo o ponteiro atingir 1/3 da escala, o eletroventilador deverá sair, e o ciclo se repetirá.

Nota 1: O que eu escrevi lá em cima é válido para Monzas com cebolão no radiador. No caso do EFI a coisa é diferente. Mesmo porque, não havendo cebolão, não há como substituí-lo :lol:

Nota 2: Nos procedimentos do teste do termostato, nos carros com cebolão o acionamento do eletroventilador poderá não acontecer qdo o ponteiro atingir o meio, já que esse acionamento vai depender da temperatura da água no radiador e não no motor, como acontece com os EFI.

Nota 3: o termostato dos Monzas com motor 2.0 é o mesmo, seja para carros a álcool, seja para carros a gasolina. Somente o 1.8 a álcool usa um termostato diferente. (fonte: catálogo de peças ChepChev)

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Fernando K
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interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por Fernando K »

Pessoal Bom dia...

Venho atraves deste pedir por favor me ajudem, fiz uma leitura de todos os indice do forum no assunto VT/CEBOLAO. e nao consegui entender pelo amor de Deus me ajudem estou desesperado ja!
tenho monza 91 2.0 a álcool carbura. quando comprei vi que o antigo dono fez uma gambiarra na VT, posteriormente troquei colocando a 92ºc pro monza a alcool. mas nao troquei o cebolao, que esta o 92/87ºc. em fim... a ventoinha e ligada direto quando atinge o meia escala no painel, mas o motor esta morno, se percebe que nao esta tao quente ate por se em marchas maiores ele fica falhando e nao tem potencia. pra ir do 110 de tropeçar e so na decida no embalo.
peço me ajudem por favor.
qual e o numero certo do cebolao e VT que devo usar so isso que preciso amigos, para meu monza 91 2.0 álcool carb. andar de verdade, e meu amigo nao ficar tirando onda com minha cara com seu golzinho 2000 rsrsrs
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Carlos A. Freire
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fernando K escreveu: 26 Nov 2018, 09:28 Pessoal Bom dia...

Venho atraves deste pedir por favor me ajudem, fiz uma leitura de todos os indice do forum no assunto VT/CEBOLAO. e nao consegui entender pelo amor de Deus me ajudem estou desesperado ja!
tenho monza 91 2.0 a álcool carbura. quando comprei vi que o antigo dono fez uma gambiarra na VT, posteriormente troquei colocando a 92ºc pro monza a alcool. mas nao troquei o cebolao, que esta o 92/87ºc. em fim... a ventoinha e ligada direto quando atinge o meia escala no painel, mas o motor esta morno, se percebe que nao esta tao quente ate por se em marchas maiores ele fica falhando e nao tem potencia. pra ir do 110 de tropeçar e so na decida no embalo.
peço me ajudem por favor.
qual e o numero certo do cebolao e VT que devo usar so isso que preciso amigos, para meu monza 91 2.0 álcool carb. andar de verdade, e meu amigo nao ficar tirando onda com minha cara com seu golzinho 2000 rsrsrs
Se a ventoinha não desliga e o motor esfria estando com interruptor térmico 92/87 e, VT 92/103 ou 92/107, indica um problema no interruptor térmico. Use um termômetro de mira a laser e faça a medição de temperatura em cima desse interruptor térmico. Se estiver com menos de 87ºC e a ventoinha não desliga, troque essa peça.

Tenha certeza de que não tem ar no sistema de arrefecimento.

Abs,

Carlos Freire
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