Estou ainda no planejamento para fazer o retrofit do meu ar com o novo gás R-437a.
Não tive tempo para fazer o serviço. E olha que o verão aqui no Rio chegou com tudo, temperaturas sempre próximas dos 40 graus à sombra.
Tô sabendo que aí no Rio Grande do Sul a chapa também está quente. Por falar nisso, frequentei muito um restaurante em Canoas chamado Paçoquinha (na verdade era churrascaria passoquinha, vi agora no Google).
Para complicar tive outros problemas mais urgentes para resolver no carro, como vazamento no radiador do motor, etc.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Como já relatei aqui , eu não sei o q fizeram no meu ar, q desde 2015 está bom e gelando bem. Sendo q qdo comprei o carro o dono informou q "estava sem gás", mas não tinha acreditado muito nele, aquele papo de "sem gás" na maioria das vezes é problema mais grave, no meu caso não.
Fui a FRIOCAR aqui na minha região (loja Praia Grande) e fizeram uma bela geral, limparam, verificaram vazamentos, colocaram gás e cobraram na época 150 e até hj está bom. Perguntei e disseram ser o R134...
Deram nota e garantia.
O problema é q nesta época de calor infernal com certeza a oficina etá lotada, nem adianta ir.
O macete é levar o carro no inverno como levei, aí a oficina está vazia e dão a devida atenção fazendo o serviço com calma.
Esta noite tive q ligar o ar do quarto pq ventilador não adianta nem se for de teto. Dentro de casa o termometro marca 30 graus mesmo a noite, se colocar ao sol marca 40... Isto pq o quintal está cheio de arvores (mangueira abacateiro e outras).
Para quem não acredita em aquecimento global esta é a prova, quem é mais velho como eu lembra q os carros dos anos 70 e 80 vinham com quebra vento e isto bastava. Em 1997 comprei um monza 89 com ar q quase não usava mesmo no verão, era só abrir o vidro.
Qdo fazia calor antigamente, a tarde chovia e amenizava.
Aqui faz 5 dias q não chove NADA, isto pq moro perto da praia...
Kkkkkkk! Estou aqui em Redenção do Gurgueia-PI, pela quinta vez. Ontem fiz um bate volta em São Raimundo Nonato-PI, Serra da Capivara, 400km de ida, da outra vez a quase 3 anos, aqui mesmo fui para Jaicos-PI para chegar em Inguaseira-PI, depois de Massape-PI, 740km de ida.
Aqui é beirando 50ºC na sombra e, para dormir é ar condicionado + ventilador, kkkkk!
Depois que voltar vou abrir um tópico, fotos e etc... Saio daqui entre 20 ou 21 de janeiro.
São Raimundo Nonato.
Estive nessa localidade na minha juventude. Pousávamos lá de Douglas C-47, em missão do Correio Aéreo Nacional.
Fui pesquisar no Google Earth e vi que a pista de pouso do aeroporto agora fica no meio das casas. Será que ainda pousa algum avião nela?
O Douglas C-47 era um avião relativamente grande, com dois motores. Acho que não pousaria aí atualmente. Só Teco-teco mesmo.
Aeroporto de Raimundo Nonato no Piaui.jpg
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Cheguei hoje as 5:30 am, sai de Redenção do Gurgueia - PI, ontem 21/01/2019, 1:15 pm e lá na não tem horário de verão, apenas o comercio que usa no estado inteiro.
Direto sem dormir, tanto para ir e para voltar (3x), da última vez aqui na Bandeirantes engoli um HB20x, 140cv a 198km/h e, estou mais feliz hoje, porque desta vez a 170km/h com carro pesado +ar/con., ligado na Bandeirantes também engoli uma Amarok. Em Goias engoli um VW UP na subida de serra e ele não me alcançou. Eu estava a 110/h e aumentando, quando cheguei a 150km/h o UP não conseguia acompanhar, maaaassss em compensação, na reta e descida, já não dava para mim, esses UP anda mesmo, pois não tem peso, né? kkkkkkkkkkk! Fora muitos populares... Vai explicar que isso tudo é só com injeção EFI? Kkkkkkkkkkkkkkkk
Mas enfim... Achei um acerto para 124km por quarto ( acho que da pra chegar aos 140km por quarto, mas acho ), enfim... Para mim está bom. Sei que está fazendo pouco para alta, mas o carro está rápido, violento e sem falhas. Essa historia de que depois de uma viagem o motor fica bom, de fato é verdade, pois no Piaui e no nordeste em geral da pra fazer vários testes, porque só tem "retão" de rodovia e, o álcool a 4,05 l!!!!!!!!!!!!!!! Estou muito feliz com meu Falcão Peregrino, rsrsr! Tive problemas em Gilbueis - PI e na Anhanguera, antes de entrar na Bandeirantes, mas é assunto para outro tópico
Por enquanto é isso, abs estamos ai em 2019.
Estou digitando com um dedo soó... Vou dormir, kkkkkkkkk!
Minha jornada para busca do Monza em SP foi bem sucedida. O retrofit que o camarada do Clube do Taurus fez ficou perfeito, e viemos com o ar gelando feito uma Frigidaire (que alias era feita pela GM, não?).
É possível o retrofit sem a substituição do compressor, mas este precisa ser desmontado, limpo, assim como toda a linha de gás, que estará recebendo o novo modelo R134a. Não se recomenda a mistura dos dois gases, uma vez que esta acarreta em uma reação química não desejada, e vai comprometer todo o funcionamento do sistema.
Uma curiosidade: o compressor do Monza, da marca Denso, foi extremamente elogiado pelo mecanico, acostumado com os compressores da Ford, com camisa de aluminio. Nos nossos, as camisas dos pistões segundo ele são de inox, material mais resistente. Este compressor é japones, e faz jus á sua origem niponica. Bravo guerreiro oriental.
Basicamente ele trocou o filtro acumulador, a canetinha, limpou todo o sistema com um outro gas R141 (uma mistura de nitrogênio vendida especialmente para esta função), limpou o compressor, pressurizou e instalou novamente.
Com a nova pressão, um pouco maior do que a amterior, uma mangueira estourou, mas foi refeita e ficou perfeito. Espero os amigos também fazerem seus condicionadores entrarem em funcionamento para enfrentar este calor enorme. Aqui em Porto Alegre chegou a uma sensação termica de 43 graus esses dias. Realmente quente.
Quanto ao Passoquinha sr. Luiz Carlos, ele ainda existe e é ponte de referência aqui na cidade. Pena ter ficado só o nome, por que a qualidade ha muito tempo não é mais a mesma de antigamente.
Forte e fraterno abraço!
Giancarlo Machado
Monza GLS 1994 Automático
Ex- Monza Classic SE 92 automatic 87.000 km
Ex- Ford Taurus LX 97 79.000 km
Quando fui fazer manutenção no meu sistema de ar/c, o dono da oficina me afirmou que esses compressores de Monza, originais, são 1 milhão de vezes melhor do que os atuais ( chineses) principalmente.
Ainda falou que mesmo precisando de retificar, vale apena por demais do que botar um novo universal ou original de algum carro atual, que seja compatível com a instalação e, que se eu achar compressores desses em desmanche, indiferente do estado, é bom pegar e revisar para deixar de reserva caso precisar com urgência.
Que coisa né? A gente até fica feliz com isso rsrsrr!
(correção) revisando as mensagens eu digitei errado na mensagem acima o momento em que cheguei, não foi 5:30 am e sim pm
abs
dutra s a escreveu: ↑23 Jan 2019, 01:28
Sim pousa sim, nossos Monzas, kkkkkkkkkkkkkk!
Cheguei hoje as 5:30 am, sai de Redenção do Gurgueia - PI, ontem 21/01/2019, 1:15 pm e lá na não tem horário de verão, apenas o comercio que usa no estado inteiro.