Bobiina de ignição MSD Blaster GM e Cabo de vela

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Bobiina de ignição MSD Blaster GM e Cabo de vela

Mensagem não lida por filipenogueira »

Rafaelo, mas no meu caso por exemplo, meu motor é STD, só foi dado uma plainada no cabeçote o que acredito que não tenha tirado mto, e uso o distribuidor um pouco avançado, coisa de 4 a 6 graus a mais do que o original, o que poderia fazer pra melhorar no GNV? Ando um pouco na gasolina mas a maior parte no GNV. Abraço
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

jonataapolinario escreveu:bom, se esta ai não é mais forte, alguém sugere alguma bobina e cabo para uma ignição melhor? pretendo taxar bastante meu motor pra andar só no GNV e pra isso precisaria de uma ignição boa.
filipenogueira escreveu:Rafaelo, mas no meu caso por exemplo, meu motor é STD, só foi dado uma plainada no cabeçote o que acredito que não tenha tirado mto, e uso o distribuidor um pouco avançado, coisa de 4 a 6 graus a mais do que o original, o que poderia fazer pra melhorar no GNV? Ando um pouco na gasolina mas a maior parte no GNV. Abraço
Não vou começar a discussão toda novamente. Mas o uso de um módulo de ignição forte ajudaria bastante.

O GNV, assim como um turbo ou um taxado, exigem mais do sistema de ignição que um original.

Por isso normalmente precisamos fechar as velas em todas estas situações para não haver falhas.

Se houver um módulo forte empurrando e um bom isolamento nos cabos e velas, ganha bastante rendimento.

Se quiserem estudar mais sobre o assunto e ter contato com gente que usa este tipo de módulo, acessem este site:

http://www.cmracing.com.br

e este fórum:

http://cmracing-private.takeforum.com
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

filipenogueira escreveu:Rafaelo, mas no meu caso por exemplo, meu motor é STD, só foi dado uma plainada no cabeçote o que acredito que não tenha tirado mto, e uso o distribuidor um pouco avançado, coisa de 4 a 6 graus a mais do que o original, o que poderia fazer pra melhorar no GNV? Ando um pouco na gasolina mas a maior parte no GNV. Abraço
vou responder por mim :D
olha, o monza, alias qualquer monza tem 'problema' defasagem na parte de ignição devido a bobina asfaltica e distribuidor. ah uma certa perda energetica no caminho, se faz nescessario uma igniçao mais forte, tb um avanço na frente de chama da centelha. motores alcool tem um avanço bem maior que na gasolina, e motores com GNV muito mais.

mais como teu carro é todo lacrado de regulagem e dispositivo nao da pra fazer muita coisa como se tivesse uma injeção programavel por exemplo. entao a coisa mais facil é deixar 2º a 3º graus a mais do que o normal 10+2º fazendo isso todo o mapa de ignição vai trabalhar com 2º a mais e isso ajuda e muito em qualquer faixa de operaçao. outra coisa é aumentar a potencia da ignição e abrindo mais o GAP da vela. se usa-se so GNV daria pra ater avançar mais a frente de chama. mais 2º ou ate 3º é o limite pra gasolina misturada com alcool que temos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR

Algumas sugestões que já dei aqui para a turma do GNV, que teoricamente melhoraria muuuuuuito o rendimento seria:

Opção A (para quem não pode investir nada e anda 99% do tempo com GNV):
- Fazer uma marca no distribuidor na posição original
- Avançar o ponto inicial (quem usa os "variadoidos" de avanço costuma mandar +9 graus) e fazer outra marcação
- Largar uma chave de boca (acho que é 13) morando no porta-luvas para voltar o ponto em 1 minuto para o original, em uma emergência.

Opção B para quem tem original à gasolina e pode investir uma graninha:
- Tirar o cabeçote e mandar baixar 2mm
- Ignição forte + cabos e velas isolados
- Conversão para álcool, substituindo o bico (ou a configuração do carburador) pelo do original à álcool

E a mais radical, que seria trocar os pistões pelos do à álcool (ou o parcial, se conseguir um barato como discutimos no outro tópico) + rebaixo no cabeçote de 1mm e o mesmo da opção B acima.

Quem já tem um à álcool, pode só tirar 1mm do cabeçote (ainda dentro da tolerância de fábrica) + ignição + isolamento.

Não sou fã de GNV. Nunca tive em nenhum carro meu. Mas como ele precisa de mais taxa e avanço para ter queima eficiente, eu penso que fazendo isso melhoraria assustadoramente o desempenho. :wink:
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
filipenogueira

bom, vamos lá, Rafaelo, entendi o que quis dizer, eu acho, hoje tenho velas NGK no GAP original delas, o certo seria abrir um pouco? sabe quantos mm? hoje como disse devo andar em torno de 4 a 6 graus avançados no distribuidor a mais do que o original e rodo um pouco na gasolina mesmo assim e acho que gasto demais com gasolina acredito que eu por causa desse avanço, portanto eu deveria voltar o distribuidor para os 10+2º que falou? no caso da regulagem do GAP da vela se for necessário vou pedir pro meu mecânico fazer pra mim pois não tenho ferramenta pra medir, meu paquímetro mede de mm em mm, não consigo chegar em 1,4mm por exemplo.

amigo 500EF, eu já ando com um monte de ferramenta no carro, rsrsrs, inclusive a chave pra mexer no distribuidor e já tenho a marcação do original e do avanço que uso hoje no GNV, mas é como falei agora pro Rafaelo, ando relativamente pouco na gasolina (entre 3 a 5 km) por dia e acabo gastando 1/2 tanque a cada 10 dias mais ou menos e to achando muito, seria por causa do avanço no distribuidor, certo? quanto a opções que necessitam de um investimento como taxar e etc está fora dos planos até porque quando conseguir comprar um outro carro vou transferir o GNV e voltar o monzão só pra gasolina.

estou pensando em colocar variador de avanço pra poder andar com o distribuidor no ponto original mas tem gente que fala que variador por bobina é melhor que por MAP e tem gente que fala o contrário e acabo ficando na dúvida, alguém tem ideia ou uma teoria do que seria melhor avançar, MAP ou bobina?

Abraços a todos

VAMO QUE VAMO GALERA!!!
500EF
MODERADOR

Com GNV normalmente tem que fechar as velas para não ter falha.

E a ferramenta para regular a folga dos eletrodos se chama conjunto de calibre de lâmina.

Imagem

E isso deve custar uns 10 ~20 "reaus" (comprei a minha no leroy merlin anos atrás).
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
filipenogueira

putz, precisava de um conjunto desses, vou ver se consigo achar na leroy aqui do lado do trabalho, e aprender a usar também....kkkkkkk

VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

filipenogueira escreveu:bom, vamos lá, Rafaelo, entendi o que quis dizer, eu acho, hoje tenho velas NGK no GAP original delas, o certo seria abrir um pouco? sabe quantos mm? hoje como disse devo andar em torno de 4 a 6 graus avançados no distribuidor a mais do que o original e rodo um pouco na gasolina mesmo assim e acho que gasto demais com gasolina acredito que eu por causa desse avanço, portanto eu deveria voltar o distribuidor para os 10+2º que falou? no caso da regulagem do GAP da vela se for necessário vou pedir pro meu mecânico fazer pra mim pois não tenho ferramenta pra medir, meu paquímetro mede de mm em mm, não consigo chegar em 1,4mm por exemplo.
Filipe, avanço em demasiadamente alto nao é um beneficio pelo contrario tira o rendimento do motor especialmente em medias e alta rotações. e o teu esta muito alto sao 10 + 6º é muita coisa pra um motor 2.0. se o avanço for muito como é teu caso o motor vai ficar "trancado" quando estiver na gasolina perdendo rendimento e automaticamente o consumo aumenta. regule na pistola pra 12º nao da pra fazer muita coisa só com o avanço. se ele tivesse uma taxa de alcool daria pra deixar 13.5:1 oque se tornaria interessante pro GNV 16:1 e 13,5:1 no alcool funciona perfeitamente. e uma igniçao mais forte com o GAP aberto certamente teria um outro carro pode apostar.

tente colocar 2º a mais ate 3º é aceitavel. agente tem que lembrar que isso é uma medida radical e nao é algo que seja preciso, como o monza tem distribuidor se torna viavel. a lamina de calibragem é sim de usar escolha 1mm + 0.4mm decimos junte as pontas e formou 1.4mm
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder