Enéias... meu carro não tinha nada... nem fiação, nada... única coisa que tinha era o interruptor do porta malas... No caso do porta malas, havia dois fios positivo 12v direto dentro do painél do carro, solto, próximo a região do som... instalei um terminal de encaixe macho nele e fiz uma fiação com terminal femea para ligar neste fio e puxei o fio até o porta-malas (usei uns 3m de fio) e liguei na luz de cortesia com outro terminal femea. Usei mais um pedaço de fio para sair do interruptor e ir na luz (Negativo) que é o que faz cortar a iluminação quando fecha a mala e abre o contato no interruptor, aí falta o negativo e a luz apaga.Enéias escreveu:renatovisk escreveu:Eu conclui a instalação dos leds, porém usei leds tipo pinguinho que vem pronto para usar no soquete original do carro, também coloquei led na luz de teto, luz dos botões do vidro e também já instalei luz de cortesia no porta malas e porta luvas que não tinha. Postarei fotos em breve.
Minha próxima empreitada é dar uma geral no painél de instrumentos e instalar leds tbm.
Abraços!
Renato, fico no aguardo de alguma fotos, tinha a venda esse led tipo pinguinho pronto para instalar, pensei em comprar uns 2 pra testar mas custava $5,00 cada...parece ser uma boa opção para a maioria das lampadas pingo.
Aproveitando que voce ja fez o serviço, como voce instalou a luz do porta luvas?? tem que puxar um positivo e negativo até o soquete no porta luvas? Ja tinha a fiação, ou puxou de onde??
E na mala, ja tinha a fiação para instalar o soquete?? pois no meu tem uns fios sobrando na mala, um parece ser da antena eletrica pelo que ja pesquisei.
Valeu, abraço.
No porta luvas, fiz o mesmo esquema. Do outro fio que estava sobrando coloquei um terminal macho e com um pedaço de fio levei até o porta luvas na luz de cortesia. No interruptor (este interruptor tive q comprar pois não tinha) coloquei um fio indo até a luz (negativo) e outro pedaço de fio que aterrei junto ao interruptor da porta com terminal tipo olhal, no parafuso de fixação. Funciona do mesmo jeito, porta luvas fechado sem negativo a luz apaga.
No seu caso, o positivo você pode pegar de qualquer ponto onde tenha 12v direto (se vc quiser a luz mesmo com o carro desligado como eu fiz) ou pega em um fio onde tem 12v pós chave, somente com a chave virada. você descasca o fio, uni o novo fio e estanha para evitar mal-contatos e aquecimento e fazer um bom isolamento.
Originalmente, estas luzes são pós chave ou soh funcionam com lanterna acesa, se não me engano. Coloquei direto pois não gosto de ter q deixar lanterna ligada ou chave no contato para abrir o porta malas por exemplo a noite. A desvantagem é que se tiver algum problema com o interruptor, pode descarregar sua bateria, porém é muito difícil acontecer de dar problema.