[Ajuda] Dando um UP na iluminação do painél

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
renatovisk
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [Ajuda] Dando um UP na iluminação do painél

Mensagem não lida por renatovisk »

Enéias escreveu:
renatovisk escreveu:Eu conclui a instalação dos leds, porém usei leds tipo pinguinho que vem pronto para usar no soquete original do carro, também coloquei led na luz de teto, luz dos botões do vidro e também já instalei luz de cortesia no porta malas e porta luvas que não tinha. Postarei fotos em breve.

Minha próxima empreitada é dar uma geral no painél de instrumentos e instalar leds tbm.

Abraços!

Renato, fico no aguardo de alguma fotos, tinha a venda esse led tipo pinguinho pronto para instalar, pensei em comprar uns 2 pra testar mas custava $5,00 cada...parece ser uma boa opção para a maioria das lampadas pingo.

Aproveitando que voce ja fez o serviço, como voce instalou a luz do porta luvas?? tem que puxar um positivo e negativo até o soquete no porta luvas? Ja tinha a fiação, ou puxou de onde??

E na mala, ja tinha a fiação para instalar o soquete?? pois no meu tem uns fios sobrando na mala, um parece ser da antena eletrica pelo que ja pesquisei.

Valeu, abraço.
Enéias... meu carro não tinha nada... nem fiação, nada... única coisa que tinha era o interruptor do porta malas... No caso do porta malas, havia dois fios positivo 12v direto dentro do painél do carro, solto, próximo a região do som... instalei um terminal de encaixe macho nele e fiz uma fiação com terminal femea para ligar neste fio e puxei o fio até o porta-malas (usei uns 3m de fio) e liguei na luz de cortesia com outro terminal femea. Usei mais um pedaço de fio para sair do interruptor e ir na luz (Negativo) que é o que faz cortar a iluminação quando fecha a mala e abre o contato no interruptor, aí falta o negativo e a luz apaga.

No porta luvas, fiz o mesmo esquema. Do outro fio que estava sobrando coloquei um terminal macho e com um pedaço de fio levei até o porta luvas na luz de cortesia. No interruptor (este interruptor tive q comprar pois não tinha) coloquei um fio indo até a luz (negativo) e outro pedaço de fio que aterrei junto ao interruptor da porta com terminal tipo olhal, no parafuso de fixação. Funciona do mesmo jeito, porta luvas fechado sem negativo a luz apaga.

No seu caso, o positivo você pode pegar de qualquer ponto onde tenha 12v direto (se vc quiser a luz mesmo com o carro desligado como eu fiz) ou pega em um fio onde tem 12v pós chave, somente com a chave virada. você descasca o fio, uni o novo fio e estanha para evitar mal-contatos e aquecimento e fazer um bom isolamento.

Originalmente, estas luzes são pós chave ou soh funcionam com lanterna acesa, se não me engano. Coloquei direto pois não gosto de ter q deixar lanterna ligada ou chave no contato para abrir o porta malas por exemplo a noite. A desvantagem é que se tiver algum problema com o interruptor, pode descarregar sua bateria, porém é muito difícil acontecer de dar problema.
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Enéias »

Ronal, acho entendi como fazer, era o que tinha imaginado...ruim vai ser na mala ter que puxar o fio...

Valeu pelas dica, abraço!
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
renatovisk
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por renatovisk »

Como prometido, seguem fotos do trabalho.

No painél ainda vou colocar alguns leds, para iluminar mais aquela parte do direcionador de ar por exemplo.

Leds no painél:
Imagem

Leds nos botões do vidro (não saiu na foto anterior):
Imagem

Luz do porta-luvas ( a lâmpada é placa com 3 leds SMD Branco, porém o acrílico da luz, só achei azulado, por isto deu esta coloração):
Imagem

Luz do porta-malas (Tom azul também):
Imagem

Imagem

OBS: A ilumnação do porta-malas parece fraca, porém não é não, fica uma boa iluminação para você achar qualquer coisa la quando de noite.

Assim que fizer o painél de instrumentos e fizer algumas melhorias na iluminação do painél, posto mais fotos.

Abraços!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

renatovisk e enéas

muito bom! curtam bastante.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Nelson osorio »

Ficou muitoooo bom cara!!

Seria legal mais luz nas chaves dos controles de ar condicionado, tipo uma iluminação por trás da chave seletora, nao sei se me expressei direito, rsrs. MAs acho que é essa sua ideia neh, originalmente ali nao vai ficar iluminado só substituindo a lampada por led pinguinho neh...?! tenho essa duvida, qual a melhor forma será de fazer isso?
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Enéias »

Eu achoque vi em outro tópico um cidadão que colocou led em baixo na chave seletora, mas acho que fica muito forte e não fica iluminação prelha tb...iluminar por traz da chave seletora seria bacana, vamos estudar o caso hehehe....

Pelas fotos do Renato percebi que tem a luz do cinzeiro mesmo, vi aquele buraco vazio e achei que era um tipo de ventilação hehehe...valeu pelas fotos Renato, ficou show seu esquema de iluminação!!

Vou ver como ligar esta do cinzeiro ja que não percebi fio alí dentro do painel sobrando, nem o soquete que vai alí no conzeiro, se alguém tiver será útil mesmo.

Preciso do ideograma do painel, controle do AC, o meu esta riscado, ficou por anos escondido dentro do painel, depois que desmontei que coloquei no lugar, da pra ver nas fotos que postei.

Abraços!
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Nelson osorio escreveu:Ficou muitoooo bom cara!!

Seria legal mais luz nas chaves dos controles de ar condicionado, tipo uma iluminação por trás da chave seletora, nao sei se me expressei direito, rsrs. MAs acho que é essa sua ideia neh, originalmente ali nao vai ficar iluminado só substituindo a lampada por led pinguinho neh...?! tenho essa duvida, qual a melhor forma será de fazer isso?

Pode ser colocado 2 leds no painel onde está o indicativo de frio(azul) e "0" desligado que além de iluminar esses indicativos reflete pelo plástico cristal central e um pouco nas laterais. Os leds podem ser fixados com cola quente ou fita adesiva boa para não soltar e a ligação pode ser puxada do conector da lampada do cinzeiro.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Nelson osorio »

HUm, valeu Waldir, acho que entendi.... é isso mesmo que tenho em mente! Vou investir nisso ai.

Abraços
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
Responder