Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]
-
fabioherian
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Distrito Federal-DF
- Modelo: Monza SLE
- Motor: Outro
- Ano: 1987
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]
Cara não vejo quem tem condições como "burguês", simplesmente acho que cada um tem o gosto que tem, tem pessoas que precisam ser igual a todo mundo, você precisa comprar um "Palio" zero km porque todo mundo tem, onde eu trabalho a maioria das pessoas tem carro zero e não entende porque eu tenho um Monza, porque?, simplesmente porque gosto, você tem fazer as coisas porque você gosta, a vida é assim, uma inspiração, o monza me lembra minhas origens, e além de ser um super carro, entendo quem tem novo, porém, tenho personalidade o bastante pra ter minhas escolhas e não simplesmente porque é novo, então, vou deixar o meu novo, tem um programa na cada History Chanel, são restauradores de carros, e o cara um dia falou, "O importante é de se divertir", sem stress, a vida é muito importante e tem que ser curtida até o ultimo dia, pô cara adoro mexer nesse carro, um chodó mesmo rs!
Agradeço a Deus por mais um dia de vida!!! Obrigado meu tão amado senhor!
[*]Fotosviewtopic.php?f=33&t=3915[*]
Monza SL/E 1987/1988 2.2
Carburação Brosol 3E Gasolina
Cor Verde Amazônia, Direção Hidraulica, Painel Digital, 2 Portas, Antena Elétrica, Retrovisores e Vidros Elétricos, Portas Malas Elético
[*]Fotosviewtopic.php?f=33&t=3915[*]
Monza SL/E 1987/1988 2.2
Carburação Brosol 3E Gasolina
Cor Verde Amazônia, Direção Hidraulica, Painel Digital, 2 Portas, Antena Elétrica, Retrovisores e Vidros Elétricos, Portas Malas Elético
-
Diego Paiva
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
É isso ai, Chico... o prazer que esses carros nos proporcionam... é algo indescitível. Falei sobre isso com o Sheldonn ontem.... ele comentou da sensação boa que sentiu ao dirigir o monza novamente. Algo que os carros mais novos que ele tava acostumado a andar ultimamente, não proporcionam. O grande problema das pessoas... é que elas não sabem respeitar as diferenças... o que é fora do comum já é alvo de críticas. Triste.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
- avvsilva
- Estado: Minas Gerais-MG
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
Oi Shequo, blz? O carro está muito bom, aliás estou precisando andar mais com ele, está parado demais. Tenho ficado paranóico com medo de tomar uma batida, o trânsito da minha cidade está muito chato, rsrsrs. Os próximos passos serão que pretendo cumprir com o Monza são:S h E e Q u O escreveu:E aí Silva, blz?
Novidades sobre o carrão?
Abraço
- Restauração do conjunto ótico, aproveitarei apenas as carcaças, já tenho as lentes Cibié (com logo GM
- Troca do radiador (quero colocar Valeo), reservatório de expansão (vou colocar Gonel, não achei original GM nem com reza braba) e possivelmente válvula termostática (tenho uma Wahler guardada) porque acho que meu carro demora demais para esquentar. Mas na última quinta-feira o ponteiro chegou em quase 3/4, então, é provável que a válvula (atualmente MTE) não esteja mais cumprindo sua função.
- Retirada dos bancos para restauração das espumas, ou troca, dependendo do que eu ver na hora que tirar os tecidos. Talvez, pintura das estruturas e retirada (ou, ao menos, minimização) de folga no mecanismo de escamoteamento. Aproveitando, quero tirar o carpete fora do carro e lavá-lo com água abundante e Vanish Carpex.
Propostas para um futuro mais distante:
- Dar uma geral no motor, com troca de comando, balancins, tuchos, escoras e retentores de válvulas. Se necessário fazer a parte de baixo (nunca foi feita), dependendo de testes de compressão e vazamento de cilindros. Estou preocupado com isso, tomara que sejam retentores, como de fato a maioria dos mecânicos que já consultei também acha:
Se for apenas retentores, ótimo. Se não for, ótimo também, já aproveito e faço tudo, rsrsrsrsrrs....
- Fazer funilaria e pintura tudo de novo, mas desta vez quero serviço nota 10, em nível de carro novo (por sinal, já vi serviços que fica melhor que carros novos populares 0Km de hoje em dia). Vai ser difícil encontrar um cara que seja artesão no verdadeiro sentido da palavra, que se dedica apenas ao seu carro ou no máximo a mais uns 2... Daqueles que demoram, se necessário uns 2 meses pra fazer o carro...
O meu carro está muito bonito sim, a pintura ficou nota 8.5, mas o serviço de funilaria e preparação dos caras que fizeram o último serviço ficou apenas uns 6.5... Ou seja, as pequenas ondulações que deveriam ter sido corrigidas aparecem demais, é isso que me desagrada...
Motivado por um canal de vídeos que acompanho no YouTube, o canal do Diego Velocímetros, construí uma máquina de trocar líquido do sistema de arrefecimento:

Este é o vídeo onde ele ensina sobre o funcionamento e como deve proceder na troca do líquido:
Para a fabricação da máquina, tomei como modelo a que o Diego Paiva fez e colocou no seu tópico.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491

- avvsilva
Olá pessoal,
Faz tempo que não posto nada aqui, não é mesmo? Mas não me desinteressei pelo Monza não, pelo contrário, continuo tentando corrigir os pequenos defeitos dentro do possível. O Evandro, conhecido de todos qui no fórum, e bastante experiente com os Monza, uma vez disse uma coisa interessante: que uma restauração nunca termina. E não termina mesmo, parece um processo recursivo, onde os pequenos detalhes, antes batidos, passam saltar aos olhos.
Acontece, inclusive, que em uma restauração bem feita as coisas devem proceder na ordem correta, para evitar ficar desmontando as coisas mais de uma vez. Nesse sentido, cometi muitos erros nessa minha empreitada com o Monza. Há um tempo atrás, troquei a correia dentada e o tensor. Só depois troquei a bomba d'água, pois achei uma original com rotor de metal, como eu queria. E agora, estou arrependendo de não ter aproveitado a desmontagem das partes ali da transmissão mecânica e trocado também os retentores do comando de válvulas e do virabrequim. Mas não tem jeito: é errando que se aprende!
Pois bem, nesse meio tempo, fiz umas coisinhas no Monza. Tinha uma borracha de porta do Monza 2 portas parada fazia um tempo aqui. Era original GM, adquirida de um antigo revendedor GM do sul do país.

Já estava um pouco esbranquiçada pelo tempo, mas foi só fazer um limpeza com silicone que ficou zero bala.
Como a borracha da porta do motorista do meu prateado já estava fazendo hora extra, resolvi trocá-la. Após tirar a soleira da porta, é só puxar a borracha, não tem segredo. Fiz uma limpeza cuidadosa em toda a extensão da borda onde vai presa.

Aproveitei também e recolei o forro de teto que já estava descolando na parte de cima.

Como acontece frequentemente em reforma e restauração de carros, as coisas sempre tem efeitos colaterais, mesmo quando escolhemos peças e serviços de primeira. Depois da troca da borracha, a porta ficou dura demais para fechar, no meu gosto. Digo isso comparando com a porta do passageiro, que está uma seda. Mesmo depois de uns 2 meses de troca da borracha, continuou precisando de um esforço extra para fechar. Meu pai desde o começo disse que a borracha era culpada, que talvez fosse mais espessa que a que estava no carro, mas resolvi primeiro tentar trocar a fechadura, na esperança de folgas da mesma estarem dificultando o fechamento.
Tive então que abrir a porta do motorista que já havia sido limpa e revisada um ano e meio atrás (abril de 2012), com lubrificação de fechadura, limpeza das canaletas dos vidros, troca do motor do vidro da porta e passagem de anti-ruste na parte inferior, onde frequentemente enferruja. Surpreendemente, esperava que o interior da porta já estivesse imundo de novo, mas não: tinha só um pouco de poeira em baixo e a camada de anti-ruste intacta.

Adquiri uma fechadura nova, da marca Universal. Ela é até aparentemente de boa qualidade, zincada e bicromatizada. Mas peça paralela é sempre peça paralela: ao colocá-la, os parafusos não estavam pegando rosca. Tive que passar o macho nas roscas e deu certo: consegui aparafusá-la na porta. Porém, depois de montada, aconteceu ainda de o cilindro da fechadura não ter força o suficiente para travar a porta: mesmo com a chave chegando no batente, a haste de travamento não acionava. Percebi ser bem mais dura que na fechadura velha, provavelmente original ainda. E ainda por cima constatei que ela não melhorou em nada (pelo contrário) o fechamento da porta. Resolvi então, voltar a velha no lugar, após uma limpeza criteriosa, daquelas que as suas mãos não sujam mais ao manuseá-la. Bem que você me avisou, né Diego?

Parti então, para a troca dos pinos da articulação da porta, pois o batente já estava regulado o máximo para baixo. Felizmente, já tinha em estoque 2 pares de pinos zeradinhos e originais. Estava muito temeroso quanto a este serviço, com o medo de meterem a marreta e tals... Mas levei a uma funilaria aqui perto de casa e foi bem tranquilo: o rapaz tem aquela ferramenta da Raven própria para a troca dos pinos. Em 10 minutos, os pinos estavam trocados. A folga vertical na extremidade da porta, antes em uns 8mm, reduziu bastante para uns 3mm. Por sinal, já tinha lido aqui no fórum que a folga não sai totalmente. O fechamento melhorou uns 60%, mas ainda não ficou macia como a porta do passageiro. O funileiro (o Diego já havia me dito isso também) me deu a esperança que, com o amaciamento da borracha nova, tende a melhorar. E, realmente, já está ficando mais macia mesmo.
Aproveitei e finalmente troquei a maçaneta da porta do motorista por uma genuína. Encontrei na concessionária GM da minha cidade (Ritmo), graças ao pecapecas. Estava adiando porque não queria abrir a porta só para isso. E, dentre as muitas aparentes frescuras que muitos monzeiros e eu fazemos pra deixar nossos possantes em dia, esta é uma que compensa, com certeza. Nada de folga e aspereza no acionamento! É incrível como, mesma esta sendo uma peça de estoque relativamente novo (e, portanto, presumivelmente não com a mesma qualidade das peças antigas, quando o Monza ainda era carro em linha), é muito mais macia que aquelas paralelas de 15 conto que achamos em qualquer auto-peças.

Com o forro de porta fora, troquei a lanterna da luz de cortesia por uma original, usada de ferro-velho, mas em estado de zero. Observem a diferença, original vs paralela. Já tinha notado comparando com a do forro da porta do passageiro.

Existe aquele ditado que "se já está no inferno, então abraça o capeta". Embora tenha dito, que a porta estava surpreendentemente limpa por dentro, os varões estavam com uma casca de ferrugem novamente, mesmo eu limpando-os com esponja de aço na revisão passada. Resolvi fazer uma bicromatização nas peças. É relativamente barato e o visual é outro.
Estado dos varões antes:

Depois:

Aquela em cima à direita na primeira foto é a braçadeira da bobina, que usei para testar a qualidade do serviço dos caras. Eu gostei, Aprovado!
Para fechar com chave de ouro, adquiri um kit de miolos novos e originais para o Monzão. Antes de voltar o forro, quero aproveitar e já colocar na porta do motorista. Em breve posto fotos. Fiquem a vontade para comentar, positiva ou negativamente!
Faz tempo que não posto nada aqui, não é mesmo? Mas não me desinteressei pelo Monza não, pelo contrário, continuo tentando corrigir os pequenos defeitos dentro do possível. O Evandro, conhecido de todos qui no fórum, e bastante experiente com os Monza, uma vez disse uma coisa interessante: que uma restauração nunca termina. E não termina mesmo, parece um processo recursivo, onde os pequenos detalhes, antes batidos, passam saltar aos olhos.
Acontece, inclusive, que em uma restauração bem feita as coisas devem proceder na ordem correta, para evitar ficar desmontando as coisas mais de uma vez. Nesse sentido, cometi muitos erros nessa minha empreitada com o Monza. Há um tempo atrás, troquei a correia dentada e o tensor. Só depois troquei a bomba d'água, pois achei uma original com rotor de metal, como eu queria. E agora, estou arrependendo de não ter aproveitado a desmontagem das partes ali da transmissão mecânica e trocado também os retentores do comando de válvulas e do virabrequim. Mas não tem jeito: é errando que se aprende!
Pois bem, nesse meio tempo, fiz umas coisinhas no Monza. Tinha uma borracha de porta do Monza 2 portas parada fazia um tempo aqui. Era original GM, adquirida de um antigo revendedor GM do sul do país.

Já estava um pouco esbranquiçada pelo tempo, mas foi só fazer um limpeza com silicone que ficou zero bala.
Como a borracha da porta do motorista do meu prateado já estava fazendo hora extra, resolvi trocá-la. Após tirar a soleira da porta, é só puxar a borracha, não tem segredo. Fiz uma limpeza cuidadosa em toda a extensão da borda onde vai presa.

Aproveitei também e recolei o forro de teto que já estava descolando na parte de cima.

Como acontece frequentemente em reforma e restauração de carros, as coisas sempre tem efeitos colaterais, mesmo quando escolhemos peças e serviços de primeira. Depois da troca da borracha, a porta ficou dura demais para fechar, no meu gosto. Digo isso comparando com a porta do passageiro, que está uma seda. Mesmo depois de uns 2 meses de troca da borracha, continuou precisando de um esforço extra para fechar. Meu pai desde o começo disse que a borracha era culpada, que talvez fosse mais espessa que a que estava no carro, mas resolvi primeiro tentar trocar a fechadura, na esperança de folgas da mesma estarem dificultando o fechamento.
Tive então que abrir a porta do motorista que já havia sido limpa e revisada um ano e meio atrás (abril de 2012), com lubrificação de fechadura, limpeza das canaletas dos vidros, troca do motor do vidro da porta e passagem de anti-ruste na parte inferior, onde frequentemente enferruja. Surpreendemente, esperava que o interior da porta já estivesse imundo de novo, mas não: tinha só um pouco de poeira em baixo e a camada de anti-ruste intacta.

Adquiri uma fechadura nova, da marca Universal. Ela é até aparentemente de boa qualidade, zincada e bicromatizada. Mas peça paralela é sempre peça paralela: ao colocá-la, os parafusos não estavam pegando rosca. Tive que passar o macho nas roscas e deu certo: consegui aparafusá-la na porta. Porém, depois de montada, aconteceu ainda de o cilindro da fechadura não ter força o suficiente para travar a porta: mesmo com a chave chegando no batente, a haste de travamento não acionava. Percebi ser bem mais dura que na fechadura velha, provavelmente original ainda. E ainda por cima constatei que ela não melhorou em nada (pelo contrário) o fechamento da porta. Resolvi então, voltar a velha no lugar, após uma limpeza criteriosa, daquelas que as suas mãos não sujam mais ao manuseá-la. Bem que você me avisou, né Diego?

Parti então, para a troca dos pinos da articulação da porta, pois o batente já estava regulado o máximo para baixo. Felizmente, já tinha em estoque 2 pares de pinos zeradinhos e originais. Estava muito temeroso quanto a este serviço, com o medo de meterem a marreta e tals... Mas levei a uma funilaria aqui perto de casa e foi bem tranquilo: o rapaz tem aquela ferramenta da Raven própria para a troca dos pinos. Em 10 minutos, os pinos estavam trocados. A folga vertical na extremidade da porta, antes em uns 8mm, reduziu bastante para uns 3mm. Por sinal, já tinha lido aqui no fórum que a folga não sai totalmente. O fechamento melhorou uns 60%, mas ainda não ficou macia como a porta do passageiro. O funileiro (o Diego já havia me dito isso também) me deu a esperança que, com o amaciamento da borracha nova, tende a melhorar. E, realmente, já está ficando mais macia mesmo.
Aproveitei e finalmente troquei a maçaneta da porta do motorista por uma genuína. Encontrei na concessionária GM da minha cidade (Ritmo), graças ao pecapecas. Estava adiando porque não queria abrir a porta só para isso. E, dentre as muitas aparentes frescuras que muitos monzeiros e eu fazemos pra deixar nossos possantes em dia, esta é uma que compensa, com certeza. Nada de folga e aspereza no acionamento! É incrível como, mesma esta sendo uma peça de estoque relativamente novo (e, portanto, presumivelmente não com a mesma qualidade das peças antigas, quando o Monza ainda era carro em linha), é muito mais macia que aquelas paralelas de 15 conto que achamos em qualquer auto-peças.

Com o forro de porta fora, troquei a lanterna da luz de cortesia por uma original, usada de ferro-velho, mas em estado de zero. Observem a diferença, original vs paralela. Já tinha notado comparando com a do forro da porta do passageiro.

Existe aquele ditado que "se já está no inferno, então abraça o capeta". Embora tenha dito, que a porta estava surpreendentemente limpa por dentro, os varões estavam com uma casca de ferrugem novamente, mesmo eu limpando-os com esponja de aço na revisão passada. Resolvi fazer uma bicromatização nas peças. É relativamente barato e o visual é outro.
Estado dos varões antes:

Depois:

Aquela em cima à direita na primeira foto é a braçadeira da bobina, que usei para testar a qualidade do serviço dos caras. Eu gostei, Aprovado!
Para fechar com chave de ouro, adquiri um kit de miolos novos e originais para o Monzão. Antes de voltar o forro, quero aproveitar e já colocar na porta do motorista. Em breve posto fotos. Fiquem a vontade para comentar, positiva ou negativamente!
Editado pela última vez por avvsilva em 26 Abr 2014, 21:48, em um total de 2 vezes.

- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
amigo,aquela soleira de plastico que fica dando acabamento na borracha da porta.
esta.

ela tem um pino que segura ela?ou tem parafusos?
no meu carro esta com parafusos,e nao vi nem na lata nem nela nada que indicasse que um dia teve pino ali.
meu tio tinha um monza 84 que tinha uns pinos igual dos ....
e o furo na lata era maior para encaixar os guias das soleiras.
um abraço amigo :smt023
esta.

no meu carro esta com parafusos,e nao vi nem na lata nem nela nada que indicasse que um dia teve pino ali.
meu tio tinha um monza 84 que tinha uns pinos igual dos ....
Editado pela última vez por jesuino b ferreira em 26 Abr 2014, 23:42, em um total de 1 vez.
- avvsilva
Isso mesmo, bobina, Jesuíno, vou corrigir lá.jesuino b ferreira escreveu:
bobina :smt023
outra coisa,aquela soleira de plastico que fica dando acabamento na borracha da porta.
esta.
meu tio tinha um monza 84 que tinha uns pinos igual dos ... que pariu.
No meu, as soleiras também são presas somente por parafusos. Nesse Monza do seu tio, onde esses pinos ficavam? Onde, nos nossos, ficam os parafusos? :smt017
Curiosamente, percebo que, do lado do motorista, a soleira não casa bem com o acabamento do tabelier. Fica um vão um pouco maior que no lado do carona. :smt023

-
jhsantana
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1988
É por isso que sempre digo: Mais vale uma peça original de FV em bom estado de conservação que uma nova paralela em excelente estado novo.
Por incrível que pareça, estas paralelas não chegam nem nos pés das originais usadas. Comprei uma canaleta paralela pro vidro dianteiro, que pra falar a verdade é lixo puro, gastei meu dinheiro com aquela porcaria, e vem o vendedor querer me disser que canaleta grossa o vidro fica agarrando e tal, se fosse por que o fabricante faria desta forma, para ter dor de cabeça??? Balela de vendedor. :smt011 :smt011
Achei um jogo de canaleta do Monza tuba, por 20 merrecas das 04 portas, que estão perfeitas, depois posto fotos, e olha que falamos de uma peça que tem mais de 22 anos que cumpre sua função perfeitamente.Será que esta paralela dura pelo menos 02 anos??? :smt018 :smt018
Silva seu Monzão é muito TOP.
Abs
Por incrível que pareça, estas paralelas não chegam nem nos pés das originais usadas. Comprei uma canaleta paralela pro vidro dianteiro, que pra falar a verdade é lixo puro, gastei meu dinheiro com aquela porcaria, e vem o vendedor querer me disser que canaleta grossa o vidro fica agarrando e tal, se fosse por que o fabricante faria desta forma, para ter dor de cabeça??? Balela de vendedor. :smt011 :smt011
Achei um jogo de canaleta do Monza tuba, por 20 merrecas das 04 portas, que estão perfeitas, depois posto fotos, e olha que falamos de uma peça que tem mais de 22 anos que cumpre sua função perfeitamente.Será que esta paralela dura pelo menos 02 anos??? :smt018 :smt018
Silva seu Monzão é muito TOP.
Abs
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida
Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260
OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909
Em busca do sonhado Classic 500EF
Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260
OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909
Em busca do sonhado Classic 500EF
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Ano: 1986
sim.No meu, as soleiras também são presas somente por parafusos. Nesse Monza do seu tio, onde esses pinos ficavam? Onde, nos nossos, ficam os parafusos?
como era molecote na epoca e meu tio muito enjoado eu quase nao mexia no carro.
mas me lembro que tinha uns pinos iguais dos ... e para tirar as soleiras,empurravam eles para dentro e logicamente depois tinham que comprar outros.
as soleiras por dentro tinham os encaixes para encaixar na lata.os pinos abriam e nao deixava sair.
na epoca ele precisou trocar a borracha da porta direita,alguem rasgou ela com o pe,e me lembro dele excomungando quem teve a ideia de colocar os pinos.
pois ele morava em chacara e para comprar os pinos ia ter que atravessar a cidade para comprar outros.
mas,curiosamente,nunca mais vi monza com eles :smt017