cristianopw escreveu:
O meu tem A/C de fábrica, já veio com o sistema R134a (ainda bem). Mas aqui na cidade onde moro não o uso muito, é cidade pequena, tudo é perto... aí não compensa, apesar do calor infernaaaaaal que faz no RS (você provou um 'ticadinho' desse calor, né? hehehe).
Mas essa questão da dificuldade pra encontrar peças também sinto no próprio Monza: Faróis de neblina é R$ 400,00 dinheiros o par original USADO. Par de faróis originais vai a quase R$ 1000,00 dinheiros.... Dei sorte de encontrar UM farol de neblina da Lucas do lado esquerdo, na caixa por menos de R$ 100,00 pilas, do lado direito consegui um Orgus novo por cerca de R$ 57,00 pilas. Eu queria encontrar o tecido dos bancos da linha de 96 do Monza, mas é algo quase impossível, sem contar que vale ouro! :smt021
Robson, outra pergunta: os bancos do VCD são melhores que os do Monza, não? Outra pergunta: o VCD com o câmbio no modo do demonho, corre mais do que um câmbio manual?
Grande Cristiano!
Me confundi então... achei que seu GLS bege não tivesse A/C, mas TEM e é ainda R134a!
Cara, e é isso mesmo! Tenho marca nos braços do sol desse serão aí! hehehehe!!! Sério! Nunca passei tanto frio em Curitiba em 2004 e tanto calor em Porto Alegre, 10 anos depois! :smt005
E realmente, me esquecí dos valores de algumas peças do Monza... e de reposição, hein!? Pensando por esse lado, acho que o comentário alheio é que me criou o medo das peças do Vectra-A, sabe... e com coragem "assumi" esse risco. Não aconteceu nada que eu precisasse desembolsar uma grana em farol, essas coisas, mas foi questão de sorte mesmo! E ainda mais quando meti ele pra ir até o Equador!
Cara, os bancos do Vectra são bons, devem ser iguais aos do seu Monza, pois houve uma modificação dos de ano-modelo 1994 pra unificar. O veludo é grosso, tem uma espessura boa, mas como é versão CD, não sei te precisar se tem a mesma espessura dos Vectra-A e Monza em suas versões GLS - mesmo veludo. Deve ser parecido sim, entre CD e GLS... a única diferença é que no CD tem-se ajuste de altura e 2 ajustes lombares. Ambos sempre te deixam numa posição confortável em caso de fadiga por várias horas. Isso aconteceu comigo quando eu tava subindo/descendo os Andes. Como eram quase 1000km de infinitas curvas de 90 e as vezes até 180°, o ajuste lombar inferior fez com que criasse um abaolado melhor, minimizando a inércia das costas ficarem escorregando nas abas, sabe... qndo me dei conta de regular isso, mudou da água para o vinho! :smt023
Mas tirando a questão da regulagem, creio que o sistema de estrutura e densidade dos bancos - que definem o conforto, sejam parecidos com o do Monza...
Sim, o modo demoníaco TRANSFORMA o carro. O Vini84 (q hj é monzeiro aqui no forum - S/R 1987 Vermelho Bonanza) me explicou que há uma interação entre a Motronic (ECU do Vectra) e o módulo da AT, de tal forma que a AT avisa pra ECU que é hora de atrasar o ponto entre a troca das marchas e que "algo precisa ser feito, pois apertaram o S demoníaco!" hehehehe!!! Isso não sei se tb envolve atraso/adiantamento no ponto, mas as trocas são tão rápidas e parece que sim, a aceleração dentro de uma marcha parece ser um trisco mais rápida.
Mesmo sem ter haver com a interação entre a AT e a ECU, quando vc tá com o S ativado em WOT, as marchas são trocadas em torno de 6.200 RPM. Se vc não tá em WOT, obviamente são trocadas em giros altos, mas não em quase rotação de corte.
É muito interessante esse sistema, achei ele muito dinâmico mesmo! Não tem frescuragens, como controle de tração ou qualquer outro tipo de monitoramento, mas a interação que tem aerodinâmica + sistema da AT + ECU interagindo, faz com que a dirigibilidade em modo Sport demoníaco ativado te traz mtooooooos frios na barriga!
Aaaaaagora, se anda mais que um câmbio manual, tem-se 3 hipóteses:
- a teórica, em que não! AT no mesmo carro, motores iguais e pesos iguais, AT não teria uma aceleração mais rápida que um MT, devido à ESCALONAGEM das 4 marchas
- a prática, em que.............. depende de como o carro com AT tá "amaciado"!

Te digo que quando eu tava em Rio Branco - Acre (sim, existe!) o carro parecia OUTRO do que quando eu comecei a viagem no Ecuador. NÃO por causa da altitude, mas sim por causa de como o carro fica diferente depois de uma put@ guiada SOZINHO (sabe que é diferente a maneira q a gente dirige sozinhos e acompanhados, né...) em descer os Andes, pegar uma rodovia no deserto peruano na costa tirando médias de 140 a 160km/h, subir os Andes fazendo curvas divertidíssimas e descer os Andes novamente pra chegar na Amazônia). Então depende de como o MT vai estar "preparado" pra esse teste! :smt030
Abraços!!!
RBMartins escreveu:
se te servir de esclarecimento, esse mesmo amigo meu do 207 que teve problema com o cebolão, antes teve um Tempra, o carro fervia direto, a ponto de chegar na situação em que uma simples volta no quarteirão a temperatura dele já ia lá em cima, levamos ele numa casa que só trabalha com refrigeração automotiva aqui em SP e foi lavado o radiador dele: te juro dava pra montar uma fabrica de tijolos com tanto barro e sujeira que saiu de dentro do radiador
depois disso NUNCA MAIS o carro teve um problema na refrigeração (na ocasião foi trocada tbm a VT dele)
Caramba Martins!!! Poxa, tô mais animado ainda de poder fazer esse servicinho que ao que aparenta, no Monza é mamão com açúcar, né?!
Tá na lista! :smt023 Obrigadão!!!
Abração!
cristianopw escreveu:
É verdade, RB. Lott, Vai pro radiador e verifica as mangueiras de água que entram/saem do bloco. Vai te poupar de gastar em abrir cabeçote e o escambal...
Ae denovo!
Opa, cooooooooom certeza! Esse era o intuito, já que eu não tô com condições de sofrer as con$equência$ em ter que abir-lo AGORA, justo no retorno pro Brasil. É lógico que eu ainda farei isso, ate mesmo por questões preventivas, mas vai ser quando eu puder!
Abraço!
Robson Lott