Monza Classic SE MPFI 1993

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
cristianopw
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por cristianopw »

Enfim...... acho que atualmente o Monza q vc tem é um excelente exemplar! Mas ele n tem A/C, né!? Hj em dia parece q tá virando necessidade saporra... então se vc fosse passar esse bege pra frente pra poder abraçar o Vectra, creio que vc vá gostar do "novo-Monza", viu... Mas se prepare. A geração 93-96 é chatinha... não impossível como um Citroen AX, :lol: mas se gosta de usar o carro e quiser bota-lo pro uso pra curti-lo, esteja ciente de que o carro aguenta! Mas o risco de tomar uma batida vai te fazer brincar de garimpar pra encontrar farois, lanternas, neblinas, essas coisas... Tirando isso, tudo dele de reposição é Monza/Kadett/Vectra-B/Ômega.
Não tô te passando medo, não é pra vc deixar o carro sobre cavaletes, sempre incentivo o contrário! Mas se um dia vc ter um, sempre tenha em mente poder juntar as peças q encontrar como estoque de reposição pessoal - recomendo! E no eBay europeu tem tudo à preços acessíveis tb, poxa......

Agora, esse exemplar em si tá mto lindo! Tá conservado também, e acho que o preço infelizmente tá condizente com a raridade do estado e originalidade. Vc encontra outros a preços mais baixos, mas talvez tenha que fazer umas viagenzinhas pra ir buscar, igual fiz com o Vectra (em SP) e o Monza Classic (aí no Sul - Arroio dos Ratos).
O meu tem A/C de fábrica, já veio com o sistema R134a (ainda bem). Mas aqui na cidade onde moro não o uso muito, é cidade pequena, tudo é perto... aí não compensa, apesar do calor infernaaaaaal que faz no RS (você provou um 'ticadinho' desse calor, né? hehehe).

Mas essa questão da dificuldade pra encontrar peças também sinto no próprio Monza: Faróis de neblina é R$ 400,00 dinheiros o par original USADO. Par de faróis originais vai a quase R$ 1000,00 dinheiros.... Dei sorte de encontrar UM farol de neblina da Lucas do lado esquerdo, na caixa por menos de R$ 100,00 pilas, do lado direito consegui um Orgus novo por cerca de R$ 57,00 pilas. Eu queria encontrar o tecido dos bancos da linha de 96 do Monza, mas é algo quase impossível, sem contar que vale ouro! :smt021

Robson, outra pergunta: os bancos do VCD são melhores que os do Monza, não? Outra pergunta: o VCD com o câmbio no modo do demonho, corre mais do que um câmbio manual?
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - viewtopic.php?f=33&t=29289
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por RBMartins »

Robson Lott escreveu: Diante dessa experiência, tenho certeza que assim que eu voltar, a VT e a tampa do reservatórios serão trocadas. Vou testar o cebolão e talvez troca-lo também. E queria também sacar fora o radiador pra fazer uma limpeza com pressão de água no sentido inverso. Q q vcs acham? Pelas fotos que tirei quando estive aí, me parece que esse radiador não é mais o original. Não tem como saber sua idade nem a forma que ele foi utilizado (somente água, aditivo, etc), mas não deve ser velho, o que acredito ser fácil e de baixíssimo risco poder fazer uma limpeza nele e ele ficar 100%.

se te servir de esclarecimento, esse mesmo amigo meu do 207 que teve problema com o cebolão, antes teve um Tempra, o carro fervia direto, a ponto de chegar na situação em que uma simples volta no quarteirão a temperatura dele já ia lá em cima, levamos ele numa casa que só trabalha com refrigeração automotiva aqui em SP e foi lavado o radiador dele: te juro dava pra montar uma fabrica de tijolos com tanto barro e sujeira que saiu de dentro do radiador :shock:
depois disso NUNCA MAIS o carro teve um problema na refrigeração (na ocasião foi trocada tbm a VT dele)
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
cristianopw
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por cristianopw »

se te servir de esclarecimento, esse mesmo amigo meu do 207 que teve problema com o cebolão, antes teve um Tempra, o carro fervia direto, a ponto de chegar na situação em que uma simples volta no quarteirão a temperatura dele já ia lá em cima, levamos ele numa casa que só trabalha com refrigeração automotiva aqui em SP e foi lavado o radiador dele: te juro dava pra montar uma fabrica de tijolos com tanto barro e sujeira que saiu de dentro do radiador :shock:
depois disso NUNCA MAIS o carro teve um problema na refrigeração (na ocasião foi trocada tbm a VT dele)
É verdade, RB. Lott, Vai pro radiador e verifica as mangueiras de água que entram/saem do bloco. Vai te poupar de gastar em abrir cabeçote e o escambal...
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - viewtopic.php?f=33&t=29289
Robson Lott
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

cristianopw escreveu: O meu tem A/C de fábrica, já veio com o sistema R134a (ainda bem). Mas aqui na cidade onde moro não o uso muito, é cidade pequena, tudo é perto... aí não compensa, apesar do calor infernaaaaaal que faz no RS (você provou um 'ticadinho' desse calor, né? hehehe).

Mas essa questão da dificuldade pra encontrar peças também sinto no próprio Monza: Faróis de neblina é R$ 400,00 dinheiros o par original USADO. Par de faróis originais vai a quase R$ 1000,00 dinheiros.... Dei sorte de encontrar UM farol de neblina da Lucas do lado esquerdo, na caixa por menos de R$ 100,00 pilas, do lado direito consegui um Orgus novo por cerca de R$ 57,00 pilas. Eu queria encontrar o tecido dos bancos da linha de 96 do Monza, mas é algo quase impossível, sem contar que vale ouro! :smt021

Robson, outra pergunta: os bancos do VCD são melhores que os do Monza, não? Outra pergunta: o VCD com o câmbio no modo do demonho, corre mais do que um câmbio manual?
Grande Cristiano!

Me confundi então... achei que seu GLS bege não tivesse A/C, mas TEM e é ainda R134a! :mrgreen:

Cara, e é isso mesmo! Tenho marca nos braços do sol desse serão aí! hehehehe!!! Sério! Nunca passei tanto frio em Curitiba em 2004 e tanto calor em Porto Alegre, 10 anos depois! :smt005

E realmente, me esquecí dos valores de algumas peças do Monza... e de reposição, hein!? Pensando por esse lado, acho que o comentário alheio é que me criou o medo das peças do Vectra-A, sabe... e com coragem "assumi" esse risco. Não aconteceu nada que eu precisasse desembolsar uma grana em farol, essas coisas, mas foi questão de sorte mesmo! E ainda mais quando meti ele pra ir até o Equador!

Cara, os bancos do Vectra são bons, devem ser iguais aos do seu Monza, pois houve uma modificação dos de ano-modelo 1994 pra unificar. O veludo é grosso, tem uma espessura boa, mas como é versão CD, não sei te precisar se tem a mesma espessura dos Vectra-A e Monza em suas versões GLS - mesmo veludo. Deve ser parecido sim, entre CD e GLS... a única diferença é que no CD tem-se ajuste de altura e 2 ajustes lombares. Ambos sempre te deixam numa posição confortável em caso de fadiga por várias horas. Isso aconteceu comigo quando eu tava subindo/descendo os Andes. Como eram quase 1000km de infinitas curvas de 90 e as vezes até 180°, o ajuste lombar inferior fez com que criasse um abaolado melhor, minimizando a inércia das costas ficarem escorregando nas abas, sabe... qndo me dei conta de regular isso, mudou da água para o vinho! :smt023

Mas tirando a questão da regulagem, creio que o sistema de estrutura e densidade dos bancos - que definem o conforto, sejam parecidos com o do Monza...

Sim, o modo demoníaco TRANSFORMA o carro. O Vini84 (q hj é monzeiro aqui no forum - S/R 1987 Vermelho Bonanza) me explicou que há uma interação entre a Motronic (ECU do Vectra) e o módulo da AT, de tal forma que a AT avisa pra ECU que é hora de atrasar o ponto entre a troca das marchas e que "algo precisa ser feito, pois apertaram o S demoníaco!" hehehehe!!! Isso não sei se tb envolve atraso/adiantamento no ponto, mas as trocas são tão rápidas e parece que sim, a aceleração dentro de uma marcha parece ser um trisco mais rápida.

Mesmo sem ter haver com a interação entre a AT e a ECU, quando vc tá com o S ativado em WOT, as marchas são trocadas em torno de 6.200 RPM. Se vc não tá em WOT, obviamente são trocadas em giros altos, mas não em quase rotação de corte.

É muito interessante esse sistema, achei ele muito dinâmico mesmo! Não tem frescuragens, como controle de tração ou qualquer outro tipo de monitoramento, mas a interação que tem aerodinâmica + sistema da AT + ECU interagindo, faz com que a dirigibilidade em modo Sport demoníaco ativado te traz mtooooooos frios na barriga!

Aaaaaagora, se anda mais que um câmbio manual, tem-se 3 hipóteses:
- a teórica, em que não! AT no mesmo carro, motores iguais e pesos iguais, AT não teria uma aceleração mais rápida que um MT, devido à ESCALONAGEM das 4 marchas
- a prática, em que.............. depende de como o carro com AT tá "amaciado"! :lol: Te digo que quando eu tava em Rio Branco - Acre (sim, existe!) o carro parecia OUTRO do que quando eu comecei a viagem no Ecuador. NÃO por causa da altitude, mas sim por causa de como o carro fica diferente depois de uma put@ guiada SOZINHO (sabe que é diferente a maneira q a gente dirige sozinhos e acompanhados, né...) em descer os Andes, pegar uma rodovia no deserto peruano na costa tirando médias de 140 a 160km/h, subir os Andes fazendo curvas divertidíssimas e descer os Andes novamente pra chegar na Amazônia). Então depende de como o MT vai estar "preparado" pra esse teste! :smt030

Abraços!!!
RBMartins escreveu: se te servir de esclarecimento, esse mesmo amigo meu do 207 que teve problema com o cebolão, antes teve um Tempra, o carro fervia direto, a ponto de chegar na situação em que uma simples volta no quarteirão a temperatura dele já ia lá em cima, levamos ele numa casa que só trabalha com refrigeração automotiva aqui em SP e foi lavado o radiador dele: te juro dava pra montar uma fabrica de tijolos com tanto barro e sujeira que saiu de dentro do radiador :shock:
Caramba Martins!!! Poxa, tô mais animado ainda de poder fazer esse servicinho que ao que aparenta, no Monza é mamão com açúcar, né?!

Tá na lista! :smt023 Obrigadão!!!

Abração!
cristianopw escreveu: É verdade, RB. Lott, Vai pro radiador e verifica as mangueiras de água que entram/saem do bloco. Vai te poupar de gastar em abrir cabeçote e o escambal...
Ae denovo!

Opa, cooooooooom certeza! Esse era o intuito, já que eu não tô com condições de sofrer as con$equência$ em ter que abir-lo AGORA, justo no retorno pro Brasil. É lógico que eu ainda farei isso, ate mesmo por questões preventivas, mas vai ser quando eu puder!

Abraço!

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Robson Lott

Sobre o problema de superaquecimento e VT que passou nessas ultimas semanas...

A título de informação

A tampa tem uma válvula que propositalmente retira o excesso de pressão da linha/sistema de arrefecimento, né... Ela foi feita pra aguentar até 135 kPa. Acima disso, a válvula deve abrir, "deixando" vazar água e/ou vapor em excesso. O sistema de arrefecimento do Monza DEVE trabalhar na faixa de 120 a 135 kPa. Se ao colocar um manômetro e deixar o motor ligado, e o manômetro subir e depois descer, e/ou estiver ABAIXO de 120 kPa, ai é o contrário, deve ter algum outro vazamento.

Essa semana meu pai deu ooooutra volta no Monzão hoje e falou que na ida, com A/C ligado, forçando mais o motor na subida da Raja Gabáglia (alguem aqui tem noção q avenida é essa lá em BH) ao estacionar no BH Shopping, fazer compras (30 min) e voltar, ele viu uma poça no chão - igual no último teste.

Só que dessa vez ele abriu o capô e foi ver onde saia: e tava lá a tampa do reservatório com um escorrido fora. Daí ele abriu a tampa vagarosamente, não saiu nada de excesso, ou supitando.

Voltou pra casa e com o A/C ligado tb! Ao chegar lá, desligou, esperou uns 5 minutos e NÃO saiu/merejou NADA pela tampa.

Lógico que o ideal é sacar as velas mesmo... Esse é o melhor teste pra concluir o estado interno do motor, inclusive pra saber se essas merejadas são problemas da tampa nova já estragada, ou se é algo no motor qua ainda esteja mandando compressaõ DOS cilindros PARA as galerias de água, e por consequência fazendo com que a tampa "alarma" e joga esse excesso de pressão no sistema fora.

A retirada de velas, meu pai não vai fazer isso. Ele já ficou meio cabreiro de ter mexido na válvula, apesar de ter ficado entusiasmado tb! hehehehe! Porém é algo que eu gostaria de pessoalmente conferir, enxergar com cautela e paciência.

E ainda tem-se a questão do radiador obstruído!!! Essa é uma hipótese que pode tá causando a pressão alta no sistema, fazendo com que a tampa retire o excesso.

Isso será visto por algum amigo ou primo meu. Se não der pra ser visto, não vai ter problemas, já que meu pai não tá usando o carro e taaaaaalvez teria que usa-lo somente depois de SEEEE a documentação ficar pronta e disponível pra vistoria no Detran antes de Jun/Jul - meu retorno... vamos ver...

Abraços!

Robson Lott

Imagem
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Se eu tivesse compressímetro, iria lá tomar um café (modo de falar, porque eu não bebo café... hehehe) na casa do seu pai com prazer...

Mas infelizmente não tenho... rsrsrs

Minha sugestão é rodar o mínimo possível com o carro até achar a causa do problema. Se ficar aquecendo, uma hora ferra a junta.

Aí, mesmo se ela não fosse a culpada, vai passar a ser mais um problema na lista...

Claro que numa eventualidade ou necessidade, como ir ao detran, pode rodar. Só acho bom não ficar rodando se tiver outra opção disponível. ;)

Edit: Só completando, um sintoma clássico de compressão passando para a água é que as mangueiras ficam bem inchadas. Quando está crítico, chega a estourar feito um balão de aniversário de criança... Pelo que descreveu, não parece com isso. Mas não custa previnir... :D
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Robson Lott

Fala Rettore...
Não tem problema, vc pode levar umas chave de boca e uns martelo... Meu pai toma .......... água (?!) contigo! :lol:

Cara, o lance é que parte do problema foi resolvido - retirada da VT que tava travando! Digo que foi resolvida essa parte, pois a temperatura nunca mais subiu desde que essa VT foi indiciada... :D

A outra parte eu vou verificar em Julho (retirada, limpeza e inspeçao do radiador), ou vai que alguma alma boa que pretende daqui uns bons anos ir para o céu encontrar com os Mamonas Assassinas resolva sacar as velas e checar o estado das mesmas e do interior dos cilindros...

Ah, sim! É verdade que o estado das mangueiras não apresenta inchamento, ou bolhas, nada do tipo. Isso é um bom indício, não confirma nada, mas é um bom indício sim, né... Mas claro que, uma vez superaquecido por questões de pressão alta no arrefecimento, nunca mais essas mangueiras vão ser como tem sido até por esses dias... então aos poucos vou comprando um kit para atrás do bloco, outro kit para a parte dianteira dele + radiador, até conseguir troca-las todas...

Obrigado pelas sugestões, Rettore!

Abraços!

Imagem
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Tirar as velas é moleza. Eu poderia fazer sem problema.

Mas é um diagnóstico muito superficial. Para chegar a aparecer sinal de água na vela (ferrugem) tem que estar bem feia a coisa... rsrsrs

Se fosse óleo, aí sim daria para ver só de tirá-las... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder