O antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por Rafaelo »

Coy, a parte móvel vem toda ela já montada e balanceada. Pronta para instalar o motor e ligar ele. É só instalar e ligar o motor. Vem com capa de mancal, eixo, pistão, bomba de óleo e etc... tudo montado, só basta ligar. Isso faz parte do "motor parcial".

Tu está se baseando pelas peças de outras aplicações. Essa mesa do balanceador É SÓ nos modelos 2.4 e 2.2 16V, isso não tem aplicação nenhuma no teu motor 2.0 8V, como já expliquei algumas vezes aqui, mas nunca é demais. Tu vai utilizar tudo do Monza, cárter, pescador, junta cárter, escape
etc... toda as peças são passíveis de uma instalação e não adaptação. Quando tu for instalar vai se lembrar isso que falei.

O motor FGP é um motor de Monza com funções a mais, além das que já tinha no Monza é claro. Nas imagens a gente vai ver isso. Tem furação a mais, rosca de parafuso a mais e etc... mais o layout do bom e velhinho Monza continua lá.

Caso tenha dúvidas vou postar mais fotos para deixar bem esclarecido. Esse meu bloco é dos motores flex, é um FGP igual o teu gasolina que pretendes comprar. Só muda o pistão mesmo :smt023

Presentão, recebe o motor e NF de transporte (muito importante também) e a NF do motor (mais ainda)
Imagem

Bloco FGP não utiliza mais camisa.
Imagem

Compare com teu motor e vai ver que é igual, porém com mais funções que não é aplicável ao teu Monza agora.
Imagem

Parte de trás do volante, layout da caixa tudo igual. vai desde 82 a 2013 o mesmo perfil de encaixe Família II.
Imagem

Como falei antes, vem tudo novinho STD balanceado de fabrica, coisa que na retífica não se faz... repare que está tudo pronto. Note tb os furo da mesa balanceadora, furos do pescador (Monza e o mais novos cárter alumínio), também está ali os furos do cárter de metal e o alumínio 8 e 16V. É multi uso esse bloco :wink:
Imagem

Aqui é só para ilustrar a tamanha a variedade de aplicações. No meu caso eu uso tudo original do motor N20XF - cárter alumínio, vareta a esquerda, pescador, junta, defletor do óleo, tudo mesmo do N20XF 8V. Tenho esse motor instalado no meu 82 sem adaptação.

Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Rafaelo, valeu por esclarecer estas minhas dúvidas, mas como comprei este brinquedinho vou encher vc e os nossos outros amigos com várias perguntas.
A primeira vai ser esta:
Notei que a imagem que vc postou o defletor de óleo é diferente, então será que se eu usar o mesmo modelo de defletor de meu motor antigo não vai ficar a engrenagem da roda fônica pegando no defletor?
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
coy

Para quem gosta:
Imagem
DSCF0100 por coyrj, no Flickr
Imagem
DSCF0101 por coyrj, no Flickr
Imagem
DSCF0102 por coyrj, no Flickr
Imagem
DSCF0103 por coyrj, no Flickr
Imagem
NF por coyrj, no Flickr
Agora a montagem vai esperar mais uns dias, tenho de mandar dar uma geral no cabeçote e amanhã começo um serviço que vai me tomar uns dias, então vai ficar parado.
Quando tiver novidades posto.
Editado pela última vez por coy em 03 Dez 2013, 20:09, em um total de 1 vez.
MARCONI ALBERT
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Coy,

parabéns pela aquisição.

Fico no aguardo das fotos da montagem e comentários.

É algo que não tem preço o que vemos e aprendemos aqui no fórum.

Que tudo o mais corra bem.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
SEM PALAVRAS :smt041 :smt041

Estou até com "inveja" de voce Coy (estou brincando, este defeito não tenho, só outros)

Fico imaginando como deve estar feliz, compartilho da sua felicidade :D

Parabéns!!!
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
coy

Valeu amigos, só não estou mais feliz por saber que meu motor anterior estava funcionando redondinho porca filha da #@##***.
Mas como não adianta chorar pelo leite derramado, gostaria de obter dicas de como usar corretamente o torquímetro e como fazer o aperto do cabeçote de forma correta.
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR

Vou deixar o arquivo (desenho técnico) da peça que tu precisa fabricar para tampar o furo da vareta de óleo esquerda (sistema cárter alumínio).

Essa é a projeção da peça, é uma peça original de instalação e fabricação. É só apresentar a tampa no furo, e empurrar com um martelo (preferência nylon). O material é o bronze "comum", qualquer outro material não é apropriado. Não deixem fazer de alumínio, aço inox, nylon ou aço bronze. O ideal para essa aplicação é o bronze.

A peça entra sobre pressão, já está na medida correta, é só levar a empresa de tornearia fresagem, que o operador faz isso para ti com muita facilidade. :smt023
Imagem

Imprima a folha e leve até a pessoa que vai te fazer a peça. O ideal é levar o bloco junto de fronte com o desenho técnico. Assim não tem erro.
http://sdrv.ms/1eUdbtb

Dica: aqueça o local antes com um soprador térmico, isso evita qualquer problema de trinca, etc... não é preciso passar nenhum selante a própria pressão veda e tb não use óleo.
Rafaelo
MODERADOR

Parabéns pela compra e decisão. Vai gostar muito quando instalar esse bloco novo, vai desde o visual, segurança, qualidade, até o sossego de ter um motor zero de fábrica. É como ter um Monza saído de fábrica novinho.

É muito linda essa caixa, rsrsrs! levei 2 meses para me desfazer dela :lol:

É a porca mais cara que eu já vi, hehehe! Faz parte, as vezes a gente não espera por gastos não planejados. Qual a quilometragem do motor trancado Coy?

Só tenha um cuidado especial ao óleo, esse motor usa um óleo mais fino e moderno, use óleo no max 15W40. O motor novo não gosta de óleo grosso. Teu motor vai limar muito agora quando novo até os 1500 km. Então quando chegar aos 1000km rodados, tira o cárter e troque óleo, filtro, junta. Assim teu motor evita de circular metais no sistema.

Não exija muito de rotação alta, não segure altas rpm, e tente não puxar peso nele ate os 1000km. Essas são as recomendações do fabricante.
coy escreveu:Rafaelo, valeu por esclarecer estas minhas duvidas, mas como comprei este brinquedinho vou encher vc e os nossos outros amigos com varias perguntas.
A primeira vai ser esta:
Notei que a imagem que vc postou o defletor de óleo é diferente, então sera que se eu usar o mesmo modelo de defletor de meu motor antigo não vai ficar a engrenagem da roda fônica pegando no defletor?
Não tem problema Coy, no que puder eu te ajudo.

Como falei antes, o defletor que eu uso é original do motor N20XF 8V, ele é usado no sistema cárter alumínio e vareta a esquerda. Não tem aplicação para ti que tem "motor do Monza" :smt023 . No meu caso o meu motor é completo N20XF, não uso peças antiga do Monza... portanto não tem aplicação para o teu caso. Use as peças que vai no ano do teu Monza que é essa aplicação correta. Use cárter, defletor, vareta, tubo, junta tudo do ano do teu Monza.

Não vai pegar não Coy, pode por a tua junta para o ano do teu Monza que não pega não. Lembre-se do leocastro e o nizer, eles tem o mesmo sistema que o teu e não tiveram problema algum. Eu já coloquei o cárter Fase I(cárter c/defletor na mesma peça) e não tive problemas tb. Já coletei muita informação para não cometer erros aqui. Aliás, nem tem como encostar pq a altura da roda fônica é exatamente a mesma dos munhões do virabrequim... ou seja, se passa os munhões pelo defletor, passa qualquer modelo. A impressão que da é que pega, mais na hora que tu instalar vai notar como é folgado.
Responder