Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Silva, onde a borracha que você usou fita dupla-face vai?
Imagem

amigo luiz,seta azul :smt023

um abraço amigos e acompanhando
jhsantana
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1988

Mensagem não lida por jhsantana »

Diego Paiva escreveu:Santana, vou ter que discordar de vc... O GLS tem as 4 portas INTACTAS graças a graxa+antiruste... se não fosse isso acho que nem porta tinha mais. A graxa isola a chapa do oxigênio. Sem oxigênio, a ferrugem não aparece! :smt023
Diego cidade litoranea a coisa é feia mesmo, estive em Cabo Frio -RJ, fui com o OCD na casa de uma amigo, que ficava a +ou- 300mts da praia, cara de manhã dava calafrio só de ver o tanto de sal que acumulava em cima, não acreditei no que estava vendo.
Enfim foram somente 3 por lá.Ainda bem que quando fui com o Classicão ele ficou a maior parte do tempo em garagem coberta do prédio e a uns 1200mts da praia. Sorte a dele kkkkkkkkkkkkkkkkk
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988

Mensagem não lida por luiz sle »

jesuino b ferreira escreveu:
Silva, onde a borracha que você usou fita dupla-face vai?
Imagem

amigo luiz,seta azul :smt023

um abraço amigos e acompanhando
Os dois Monzas aqui estão sem. Sem chance de conseguir uma também. rs
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
avvsilva
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por avvsilva »

luiz sle escreveu: Os dois Monzas aqui estão sem. Sem chance de conseguir uma também. rs
Essa borracha, usada, não é difícil de conseguir não, Luiz. Por sinal, como estive em viagem a semana passada, não lhe enviei ainda o descança-braço. Amanhã, vou fazer uma visitinha em ferro-velho, se achar te mando junto.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
avvsilva

Pessoal,

Neste último sábado, me incumbi de fazer uma verificação preliminar do módulo anti-furto do meu Monza, com a intenção de, no futuro, reativar o alarme original. Neste tópico, viewtopic.php?f=6&t=8626, aprendi que se o chicote estiver ainda com a configuração original, as luzes internas do carro, com as portas abertas, devem se apagar quando o conector do módulo é retirado.

O primeiro passo é tirar a caixa do porta-luvas. No meu já havia retirado para substituir a espuma que vai em cima dele e não tinha voltado no lugar, já em mente que queria verificar a fiação e o módulo.

Em seguida, é preciso tirar o extintor de incêndio, que fica bem na frente (em alguns Monza, fica embaixo do banco do passageiro). O módulo é preso na parede corta-fogo por 2 parafusos Philips, o de baixo é bem acessível, mas o de cima fica bem atrás do conector :smt021 . Como é impossível tirar o conector com o módulo aparafusado no lugar, precisei de arrumar um jeito de tirar esse último parafuso.

Felizmente, os parafusos vão em um suporte metálico que cede um pouquinho. Então, com jeito e muita paciência, fui forçando, com uma chave comprida, o módulo no sentido de distanciá-lo da parede corta-fogo, de forma que a chave encaixasse na fenda do parafuso o menos torto o possível. No final das contas e com alguns calos nos dedos, consegui:

Imagem

Pois bem, agora vem a parte mais difícil: tirar esse bendito conector. Ele é não é só encaixado, é também travado por 5 alcinhas na borda do conector, que devem ser distanciadas:

Imagem

Com a ajuda de chaves de fenda bem fininhas, consegui tirar o conector. Ele não pode ser tirado torto pois senão quebra as alcinhas de trava. Você vai forçando de um lado, forçando de outro até ele sair por completo. Aqui o conector já fora:

Imagem

Assim que tirei o conector e olhei para a luz de teto, vi que ela não se apagou e veio aquela decepção. Mas tinha me esquecido que ela é temporizada, então não apaga de imediato mesmo (assim como quando se fecha as portas). Foi só esperar uns segundos e ela apagou! Eureka! :D As luzes de cortesia das portas, estas sim se apagam de imediato quando despluga o conector, mas não reparei isso de imediato:

Imagem

Ao inspecionar o conector, fiz que estão faltando fios em 2 contatos:

Imagem

Mas, ao pesquisar no diagrama elétrico do Monza 90, vi que estes contatos correspondem aos interruptores das portas traseiras, como o meu Monza é 2 portas, então não deve ter nada de errado. Abaixo, a numeração dos contatos no módulo, que constam também no diagrama elétrico:

Imagem

Como de costume, uma bela limpeza antes de montá-lo no lugar:

Imagem

Imagem

Também passei um pano para ver melhor as cores dos fios e joguei um limpa-contatos no conector e no módulo:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pois bem, estava pretentendo ir só até este ponto. Assim que adquirir uma fonte 12V ou adaptar uma de micro, quero testá-lo em bancada também. O objetivo, daqui a um tempo, é reativar o alarme original, mas, mesmo que não esteja funcionando, já me dou por satisfeito que a alimentação das luzes internas passa por dentro do módulo, tal como saiu de fábrica. Se estiver funcionando, melhor ainda, já tenho a sirene do alarme funcionando. Os ímas do parabrisa também estão lá, já verifiquei. O difícil vai ser arrumar o chaveiro magnético por um preço honesto, tem gente pedindo R$ 900,00 por um no Mercado Livre. :smt021

Para voltar o módulo no lugar, é só seguir os passos em ordem inversa, não tem segredo, mas com uma ressalva: é melhor aparafusar o módulo na parede para depois encaixar o conector, pois como já disse, ele vai na frente do parafuso de cima. Observem que vai na parede com a logo GM de cabeça para baixo; se inverter, você não consegue passar o chicote por essa braçadeira:

Imagem

Uma observação que vale a pena colocar aqui é que, embora no catálogo eletrônico o código 52277585 não corresponde a nenhuma peça, em todos os Monza até 93 que já reparei o código do módulo é esse mesmo. No CEPCHEV, os códigos aplicáveis seriam 93232772, 93203273 e 93218065, mas nesse caso, posso afirmar, com bastante segurança, que a omissão do 52277585 é mais um dos vários erros ou faltas que já observei no referido catálogo. Então, ao procurarem pelo módulo anti-furto no Mercado livre, por exemplo, observem que o 52277585 também se aplica.

Imagem

avvsilva

Pessoal,

Estou nos preparativos para revitalização na parte interna. Como postei aqui, já fiz a limpeza de ambas as portas, colei uns rasgadinhos no forro de porta esquerdo. Também já limpei o forro de teto, no lugar.

Tive a imensa sorte, para eu que quero voltar o carro à originalidade, de achar um tampão traseiro que não foi recortado para auto-falantes 6x9. :P Este tampão já estava parado um tempão aqui em casa, retirado de um Classic que acredito que estava muito inteiro, a julgar pela panela do filtro de ar dele, que também comprei. Estava com carpete de cor preta. De posse de uma quantidade suficiente de carpete, da cor e textura mais próximas às originais que encontrei, levei a um tapeceiro conhecido de meu pai. Só esqueci de tirar fotos dele antes, mas basicamente foi feita só a troca do carpete.

Imagem

Imagem

Atrás, com uma pequena diferença em relação ao original, o tapeceiro avançou o carpete um pouquinho. Achei ótimo, não fica descolando as pontas é dá um acabamento bem melhor;

Imagem

Imagem

O tapeceiro fez um reforço com courvin que achei legal porque essa borda rasga com muita facilidade.

Imagem

Os auto-falantes vão aparafusados em uma chapa metálica, tem cara de coisa original, mas não tenho certeza. Um detalhe interessante é que a chapa tem uma dobra com um calço de borracha. Se alguém já viu um tampão deste sabidamente virgem, me confirme, por favor. Essa manta já estava nele, também.

Imagem

E aí? O que acharam o serviço? Ficou bom? As gradinhas do tampão estão guardadas. São pretas, o único jeito vai ser pintá-las porque achar essas telinhas na cor cinza do acabamento do meu carro, em bom estado tsc.. Impossível!

Também já tenho as telinhas doa auto-falantes. Esta tela preta aí consegui da forma mais inesperada o possível. Estava eu fazendo meu serviço de leiturista em um bairro deserto e vi um camarada parando seu Monza em uma casa em construção, talvez para fazer algum serviço. Vi que estavam sobre o tampão, soltas, 2 destas telinhas, imaculadas, com selo ARLEN e o tecido atrás, tinham sido recém trocadas por 2 telas modernas em formato 6x9. Não tive dúvida, pedi que me vendesse e ele me deu as duas, haha

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Poxa, bacana, tampão ficou muito bom pois o carpete é felpudo e a dobra, como vc falou, vai garantir contra descolamento

Alexandre, no meu tampão, eu não vi marca de nenhuma chapa presa nele anteriormente (o que certamente deixaria marcas).

Eu inclusive pensei em recuperar o meu usando chapa ao invés de fórmica, mas meu receio foi criar alguma especie de vibração ou ressonância, daí eu optei por fórmica, que é mais próxima do material do tampão.

Temos 2 hipóteses:
1 - Ou seu tampão foi recuperado com essas chapas.
2 - Ou mudaram o processo de fabricação desses tampões.

Hj em dia já se torna meio difícil entender o que os caras fizeram no passado, dado o tempo que se passou. Talvez alguém mais possa nos dizer se viu algo similar...

Mas de qualquer forma, seu tampão ficou perfeito! Esse Monza está cada vez melhor! Quero vê-lo em breve!!!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
avvsilva

Evandro Monza SR escreveu:Poxa, bacana, tampão ficou muito bom pois o carpete é felpudo e a dobra, como vc falou, vai garantir contra descolamento

Alexandre, no meu tampão, eu não vi marca de nenhuma chapa presa nele anteriormente (o que certamente deixaria marcas).

Eu inclusive pensei em recuperar o meu usando chapa ao invés de fórmica, mas meu receio foi criar alguma especie de vibração ou ressonância, daí eu optei por fórmica, que é mais próxima do material do tampão.

Temos 2 hipóteses:
1 - Ou seu tampão foi recuperado com essas chapas.
2 - Ou mudaram o processo de fabricação desses tampões.

Hj em dia já se torna meio difícil entender o que os caras fizeram no passado, dado o tempo que se passou. Talvez alguém mais possa nos dizer se viu algo similar...

Mas de qualquer forma, seu tampão ficou perfeito! Esse Monza está cada vez melhor! Quero vê-lo em breve!!!
Pois é, Evandro, essa questão de como as coisas eram originalmente sempre é complicada. Examinando de perto, o eucatex está recortado rente ao buraco da chapa, do tamanho dos falantes 6". Pode ser que a chapa tenha sido colocado apenas para reforço.

Imagem

Responder