BR MONZA escreveu:(...)Vamos supor que estejamos subindo uma serra a 80Km/h, com a quinta marcha engata e o motor girando a 2000rpm, e que para manter essa rotação, tenhamos que abrir todo o acelerador. Temos a opção de jogar quarta - quando a rotação cairia para 2500rpm (no caso de um 2.0 álcool 1989) - e manter a mesma velocidade, porém abrindo menos a borboleta do acelerador. Agora, vamos refletir também que enquanto um pistão está sendo empurrado pela força da combustão, um outro está em fase de admissão (1º e 4º por exemplo). Se a borboleta do acelerador está fechada, ou parcialmente fechada, existe uma resistência ao movimento de descida do pistão do cilindro que está em fase de admissão, ou seja, existe uma força contrária ao movimento do pistão do cilindro que está em fase de combustão, seria o mesmo que pegar uma seringa, tapar o "bico" dela, e tentar puxar seu êmbolo. Então, na situação da subida de serra que eu citei, se mantivéssemos a quinta marcha e e encostássemos o pé, teríamos mais economia do que se jogássemos quarta e fôssemos "reladinho" no acelerador. Isso, considerando que quando abríssemos todo o acelerador, em quinta marcha, a velocidade se mantivesse constante, não importando se o carro é carburado ou injetado. Digo isso pois pego estrada todo dia para ir trabalhar, e quando ia "reladinho" nas serras, gastava mais do que agora, que vou em marcha mais alta e com o pé embaixo.
BR MONZA, sem entrar em atrito com vc, mas esse método carga do BCWS, como disse alí em cima, não concordo de modo algum.
Socando a bota no acelerador, a IE passa a adotar um parâmetro pré definido ignorando a sonda lâmbda. Os bicos pulsam por um tempo maior, já que a central entende que vc quer o máximo de potência. Com a borboleta fechada, os bicos pulsam por um tempo menor. Daí já podemos ver que tendo menor tempo injetando, vai entrar menos combustível no motor, gerando economia. Isso sem falar que o excesso de combustível não queimado pode criar carbonização ou lavar as paredes dos cilindros.
O próprio BCWS usa os CB dos carros, para comprovarem sua teoria. Mas é só olhar no consumo instantâneo, que estará claro o aumento na injeção de combustível. Se de acordo com eles o CB não mente, repito o que estou fazendo no meu carro: mantendo o RPM entre 1300 e 1700 só encostando o pé, o consumo instantâneo sempre fica acima de 10km/l, e o consumo médio fica por volta de 7,5km/l (considerando que meu motor é 2.2 16V e o câmbio é do tipo extra-longo. Esse valor é para consumo urbano. Não testei em rodovia).
Até mais.