ventilador não funciona direto.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
pmerj
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ventilador não funciona direto.

Mensagem não lida por pmerj »

Pow tenho um monza 91 sl/e completo so esta sem o ar que deu poblema.
mais o ventilador dele não funciona o eletrecista disse que é o rele quando eu comprei o carro o ventilador funcinava o eletricista mecheu nos reles e o ventilador parou de funcionar como faço pra saber qual é o rele pra mim colocar
o ventilador pra funcionar alguem sabe..
preciso saber tambem qual o rele da buzina que tambem parou.
os reles é por cores né..
podem me ajudar..????
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Pmerj, o desenho abaixo mostra os relés da caixa de fusíveis. Entre eles está o que faz funcionar o ventilador interno e o da buzina. Embora ele seja chamado no desenho de 'relé da 4ª velocidade do ventilador', ele também atua nas outras velocidades, da seguinte forma:
Qdo ele 'cola' seus contatos principais (Normaly Open), entra a velocidade mais alta (4ª) e qdo ele 'descola' esses contatos, entram as outras 3 velocidades, através de contato auxiliar (Normaly Closed). Então, se ele pifar, só não vai funcionar a 4ª, se ele for retirado, não funciona nenhuma.
Esse relé é diferente de todos os outros, justamente por causa desse contato auxiliar. Se vc experimentar colocar um dos outros relés no lugar, verá que as 3 velocidades NÂO funcionarão, FUNCIONARÁ somente a alta.

Imagem

Abraços
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 06 Fev 2009, 19:15, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por Fastback »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Pmerj, o desenho abaixo mostra os relés da caixa de fusíveis. Entre eles está o que faz funcionar o ventilador interno e o da buzina. Embora ele seja chamado no desenho de 'relé da 4ª velocidade do ventilador', ele também atua nas outras velocidades, da seguinte forma:
Qdo ele 'cola' seus contatos principais, entra a velocidade mais alta (4ª) e qdo ele 'descola' esses contatos, entram as outras 3 velocidades, através de contato auxiliar. Então, se ele pifar, só não vai funcionar a 4ª, se ele for retirado, não funciona nenhuma.
Esse relé é diferente de todos os outros, justamente por causa desse contato auxiliar. Se vc experimentar colocar um dos outros relés no lugar, verá que as 3 velocidades funcionarão, menos a alta.

Imagem

Abraços
Luiz, só pra complementar a sua informação (e por experiência própria com o bendito), esse relê da "4ª velocidade do ventilador" (que eu não sabia que também era responsável pelas outras 3) é um relê preto na caixa de fusíveis. Os outros, os marrons, são todos iguais. Ou seja, pra testar um, pode retirar qualquer outro e colocar no lugar. Eu costumo fazer o teste com o da buzina, que é o mais fácil de diagnosticar afinal, é só por o rele e buzinar... se a buzina estiver funcionando, claro! :smt005

Aliás, Luiz, aproveitando o embalo da caixa de fusíveis e etc, quem controla o relê "C", o da embreagem do A/C??? O meu fica estralando esse rele a cada 2 segundos com o ar ligado e o carro em movimento. Consequentemente, o ar condicionado gela pouquíssimo. Com o carro totalmente parado o ar funciona, mas é só começar a andar que começa a estralar. Também senti que ele não está esfriando como de costume... Será que o problema seria alguma coisa na central/controle do ar, ou é mais provável um problema no sistema de ar condicionado, do tipo falta de gás ou alguma válvula com problema?
Pois... Da ultima vez que tive problema com o ar, ele também ficava estralando e com o tempo não acionou mais o compressor justamente por falta de gás. Mas, agora é diferente, ele aciona, gela (um pouco) mas é só andar que ele começa a estralação! :smt011

Abraços!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )

EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Fastback, quem controla o compressor é o pressostato de ciclagem.
As figuras abaixo mostram em que situações anormais o compressor liga e desliga em curtos intervalos de tempo (gráficos na direita e abaixo das imagens).
Acho que o ideal seria vc levar o carro a uma empresa que trabalhe com ar condicionado para medir as pressões nas linhas de baixa e alta (antes e depois do compressor), para desencargo de consciência.
Vc não notou se a ciclagem a cada 2 seg só acontece qdo se acelera o motor? Com o carro parado e motor acelerado, o que acontece?

Imagem

Imagem

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por Fastback »

Luiz, essa "ciclagem" só acontece com o carro em movimento. Acelerando, mesmo com ele parado, nao acontece nada. Continua funcionando do mesmo jeito. Inclusive, dou uma leve acelerada no motor quando parado pra nao deixar a carga do alternador cair e ajudar um pouquinho no sistema de ventilaçao...

Acho que essa válvula é uma que o carinha que mexeu da ultima vez disse que estava boa, mesmo estando parada há muito tempo mas, que com o uso ela poderia vir a travar com o tempo...

Essa válvula é cara?

Abraço!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )

EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Fastback, não é uma válvula, e sim um interruptor de pressão, que faz o trabalho de ciclar o compressor.
Se seu carro for anterior a 95, isto é, usar o gás R-12, o número de peça GM é 03050246, mas o preço em autorizadas é proibitivo (R$366,15 na Accioly), mas com certeza deve existir em casas especializadas em ar condicionado automotivo a um preço infinitamente menor.
Mas não troque antes de ter certeza. Só se tiver um bom para experimentar.
Segundo o manual de reparações do Monza, pode-se substituir alguns componentes sem precisar drenar o gás do sistema. Não sei se é aplicável a todos os pressostatos, e nem se é realmente verdade :smt017 .
Mas está muito estranho isso de só ocorrer o problema com carro andando...talvez um mau contato nos plugues do compressor, ou um curto à lata do carro num dos fios. Lembre-se de que com o carro andando existe corrente de ar atuando sobre os fios do compressor.

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Responder