Classic 91 tem 2 estagios na ventoinha?
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Classic 91 tem 2 estagios na ventoinha?
Tenho um monza classic 91 carburado completo, queria saber se ele tem 2 estagios na ventoinha, pois no meu só funciona o segundo estagio, obrigado :smt023
Rodas Reformadas.


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Re: Classic 91 tem 2 estagios na ventoinha?
Com certeza tem 2 estágios. Se está disparando só a alta, veja como está o cebolão, o relé e a resistência.
Para testar o cebolão, vc desconecta o plug, com a forma de T. Na conector de baixo, vc coloca um pedaço de fio e nos outros conectores, vc vai jumpeando. Ao jumpear os terminais, se disparar a veloc. baixa, é problema no cebolão. Se não disparar, pode ser no relé ou na resistência.
Para testar a resistência, coloque um pedaço de fio nos terminais dela (fica junto do motor da ventoinha - é uma peça branca retangular), e faça o teste do jumper no cebolão. Se funcionar os 2 terminais (a ventoinha vai girar na veloc. máx. nos 2 terminais), é problema na resistência. Vc pode usar a resistência do Santana (apesar que é uma heresia usar peças da VolksWaaagh!!! :smt005 ). Se não funcionar, pode ser problema no relé. Não tenho informação de onde fica esse relé.
Até mais.
Para testar o cebolão, vc desconecta o plug, com a forma de T. Na conector de baixo, vc coloca um pedaço de fio e nos outros conectores, vc vai jumpeando. Ao jumpear os terminais, se disparar a veloc. baixa, é problema no cebolão. Se não disparar, pode ser no relé ou na resistência.
Para testar a resistência, coloque um pedaço de fio nos terminais dela (fica junto do motor da ventoinha - é uma peça branca retangular), e faça o teste do jumper no cebolão. Se funcionar os 2 terminais (a ventoinha vai girar na veloc. máx. nos 2 terminais), é problema na resistência. Vc pode usar a resistência do Santana (apesar que é uma heresia usar peças da VolksWaaagh!!! :smt005 ). Se não funcionar, pode ser problema no relé. Não tenho informação de onde fica esse relé.
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Re: Classic 91 tem 2 estagios na ventoinha?
Mas me responda uma coisa? o cebla ele controla o disparo da ventionha e quem diz pra ventoinha a velocidade que ela vai girar, quem dispara o primeiro e o segundo estagio? pois o cebolão só manda a ventoinha funcionar independente da velocidade.
Rodas Reformadas.


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Re: Classic 91 tem 2 estagios na ventoinha?
É importante lembrar que, apenas os Monza com AC original de fábrica, possuem duas velocidades na ventoinha do radiador. Com AC desligado, só funciona uma velocidade. Com AC ligado, funcionam as duas velocidades conforme a necessidade do momento.
Os Monza sem AC só tem uma velocidade.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Classic 91 tem 2 estagios na ventoinha?
Ricardo, o cebolão possui 2 contatos. Se não me engano, o 1º contato fecha a 92° disparando a velocidade baixa. Se a temperatura não baixar, o 2º contato fecha a 97°, disparando a velocidade alta. Se a água está a 100°, por exemplo, as 2 velocidades estão acionadas. Resfriando abaixo de 97°, desliga a velocidade alta e abaixo de 92° desliga a velocidade baixa.ricardorick32 escreveu:Mas me responda uma coisa? o cebla ele controla o disparo da ventionha e quem diz pra ventoinha a velocidade que ela vai girar, quem dispara o primeiro e o segundo estagio? pois o cebolão só manda a ventoinha funcionar independente da velocidade.
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Re: Classic 91 tem 2 estagios na ventoinha?
Carlos A. Freire escreveu:É importante lembrar que, apenas os Monza com AC original de fábrica, possuem duas velocidades na ventoinha do radiador. Com AC desligado, só funciona uma velocidade. Com AC ligado, funcionam as duas velocidades conforme a necessidade do momento.
Os Monza sem AC só tem uma velocidade.
Abs,
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Carlos, sempre q ligo o carro mesmo estando frio ou quente a ventoinha nao liga, liga apenas quando o marcador de temperatura chega na metade. e quando ligo meu AC ela ativa a ventoinha normal, mesmo estando frio o motor. é correto isso?
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Re: Classic 91 tem 2 estagios na ventoinha?
Atravessando a resposta do professor Carlos, está correto isso. A temperatura de funcionamento da ventoinha, andando sem AC, é com o ponteiro na região central da escala. Com o AC ligado, a ventoinha funciona o tempo todo, independente da temperatura, pois é necessário refrigerar o condensador, que fica na frente do radiador.Ricardo.Souza escreveu:Carlos, sempre q ligo o carro mesmo estando frio ou quente a ventoinha nao liga, liga apenas quando o marcador de temperatura chega na metade. e quando ligo meu AC ela ativa a ventoinha normal, mesmo estando frio o motor. é correto isso?
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Re: Classic 91 tem 2 estagios na ventoinha?
Que isso Leal!! agradeço pela dica!! quer dizer então q está certo a ventoinha nao disparar no primeiro estágio e só disparar direto o 2º quando o marcador chegar na metade? isso significa entao q os nossos monzas não possui 1º estágio?José Leal escreveu:Atravessando a resposta do professor Carlos, está correto isso. A temperatura de funcionamento da ventoinha, andando sem AC, é com o ponteiro na região central da escala. Com o AC ligado, a ventoinha funciona o tempo todo, independente da temperatura, pois é necessário refrigerar o condensador, que fica na frente do radiador.Ricardo.Souza escreveu:Carlos, sempre q ligo o carro mesmo estando frio ou quente a ventoinha nao liga, liga apenas quando o marcador de temperatura chega na metade. e quando ligo meu AC ela ativa a ventoinha normal, mesmo estando frio o motor. é correto isso?
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