LIMPANDO O TBI
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: LIMPANDO O TBI
:smt023 Cara ,esse tutorial ficou excelente !!!! Meus parabens pelo capricho, desse jeito qualquer um limpa o TBI !!!HEHEHE :smt024

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Olá Waldir e toda a galera!
Saudações democráticas :smt020
Fiz a algum tempo atrás a manutenção no TBI do Monzão, porém só agora vi o seu tutorial. Uma coisa que me chamou a atenção foi a disposição dos tubinhos que vão ligados a panela do filtro de ar e outras conexões que vão no sistema de injeção. Vc teria um croqui com estas conexões dos tubinhos do sistema de vácuo??? :smt023
Abs, Wagner.
Fiz a algum tempo atrás a manutenção no TBI do Monzão, porém só agora vi o seu tutorial. Uma coisa que me chamou a atenção foi a disposição dos tubinhos que vão ligados a panela do filtro de ar e outras conexões que vão no sistema de injeção. Vc teria um croqui com estas conexões dos tubinhos do sistema de vácuo??? :smt023
Abs, Wagner.
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Olá Wagner, não tenho croquis pronto. Pela sua assinatura vi que o seu Monza é a gasolina. Então na traseira do TBI tem 3 tubinhos plásticos e um deles é o do canister que no alcool não tem. Mas aguarde que outros complementarão a informação ou responderão a sua questão.Wagner escreveu:Olá Waldir e toda a galera!
Abs, Wagner.
Enquanto isso dê uma olhada no link que segue:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 05&start=0
abraço
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
No TBI do Monza gasolina, tem uma peça de material plástico com três conexões.
Contando a partir do atuador de marcha lenta (motor de passo), o primeiro é do canister, o segundo é da válvula EGR (se tiver, caso não tenha deve estar com uma tampa), e o terceiro vai para o sensor MAP.
Na "flauta" perto das correias, não precisa ter uma sequência, pois alí estão sempre sugando (vácuo) quando o motor está funcionando. Nesta flauta estão ligados: A mangueira do vacuômetro, acionamento das portas da caixa de ventilação interna, para veículos com AC de fábrica, válvula do sistema Thermac (embaixo do compartimento do filtro de ar), e válvula do canister (para veículos a gasolina). As conexões que não são utilizadas, devem estar com uma tampa.
Abs,
Carlos Freire
Contando a partir do atuador de marcha lenta (motor de passo), o primeiro é do canister, o segundo é da válvula EGR (se tiver, caso não tenha deve estar com uma tampa), e o terceiro vai para o sensor MAP.
Na "flauta" perto das correias, não precisa ter uma sequência, pois alí estão sempre sugando (vácuo) quando o motor está funcionando. Nesta flauta estão ligados: A mangueira do vacuômetro, acionamento das portas da caixa de ventilação interna, para veículos com AC de fábrica, válvula do sistema Thermac (embaixo do compartimento do filtro de ar), e válvula do canister (para veículos a gasolina). As conexões que não são utilizadas, devem estar com uma tampa.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL/E (Nível 3)
waldir escreveu:Olá Wagner, não tenho croquis pronto. Pela sua assinatura vi que o seu Monza é a gasolina. Então na traseira do TBI tem 3 tubinhos plásticos e um deles é o do canister que no alcool não tem. Mas aguarde que outros complementarão a informação ou responderão a sua questão.Wagner escreveu:Olá Waldir e toda a galera!
Abs, Wagner.
Enquanto isso dê uma olhada no link que segue:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 05&start=0
abraço
waldir
Olá Waldir!
Após a tua sugestão fiz as modificações: se entendi ficou assim:
O canister é um cilindro preto parecendo um filtro que fica atrás do farol. Deste sai um tubo protegido contra aquecimento que vai conectado no pé do TBI no primeiro tubinho, olhando-se do motor de passo para o sensor de posicionamento da borboleta. O segundo tubinho está com um tampão e o terceiro vai para o sensor MAP.
Abaixo do pé do TBI, já no coletor de admissão, tem um tubinho onde deve ser conectado o tubo fino derivado do tubo que sai do filtro de ar da tampa do eixo comando de válvulas e vai até a panela do filtro de ar.
Abs. Wagner.
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
-
- Membro Class (Nível 5)
ola pessoal estou desmontando a minha tbi agora e ntenho duas duvidas tirei os parafusos e ela ta presa e muito,, nao sai nem a parte de cima,, e os dois parafuso grandes estavao soltos,, aqueles que ficam do lado da tbi os dois, e normal ou estava errado mesmo, pode ser isso que tava dando problema no carro, abrass!!

Em trabalho de reforma!!
Monza Neles, hehe!!!
Monza Neles, hehe!!!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Filirom,
para retirar o TBI do coletor de admisão, deve soltar e remover os dois prisioneiros, aqueles dois mais compridos.
Os parafusos torx são para desmontar o TBI já na bancada.
Abs,
Carlos Freire
para retirar o TBI do coletor de admisão, deve soltar e remover os dois prisioneiros, aqueles dois mais compridos.
Os parafusos torx são para desmontar o TBI já na bancada.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro Class (Nível 5)
a sim consegui tirar carlos, agora minha duvida e se esses dois parafuso torx grandes um em cada lateral, sao fixos tem uma regulagem ou soltos, pois hora que fui tirar os meus ele estavam soltos, foi so puxar pra cima, nem usei a chave torx, e normal ou eles tem que ser fixados, muito firmes,?? abrass!!
Em trabalho de reforma!!
Monza Neles, hehe!!!
Monza Neles, hehe!!!