Faça você mesmo: Habilitando o alerta do cinto de segurança
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Faça você mesmo: Habilitando o alerta do cinto de segurança
Amigos, no painel digital tem um ideograma com o aviso de uso obrigatório do cinto de segurança, mas nossos carros não tem o interruptor, nem o chicote para acionarmos esse alerta. Aqui vamos fazer esse chicote e instalar o interruptor.
Material usado:
3m de fio paralelo 0,5mm;
1 mini switch;
chave de boca/sextavada nº 21;
alicate;
chave de fenda;
ferro de solta e estanho;
fita isolante;
refrigerante (opcional).
Fio e mini switch.
Soldando o fio no mini switch. Use os terminais das pontas (C e NC).
Retire a trava do cinto, que é preso no banco por um parafuso com cabeça nº21.
Retire a capa protetora do mecanismo da trava. Pode ser preciso fazer uma alavanca com a chave de fenda.
A peça responsável por acionar o switch é essa branca. Ao colocar a lingueta do cinto, ela abaixa-se, pressionando-o.
Para acomodar o switch dentro da peça e passar os fios, retire esses pequenos acabamentos (não se preocupem, fica escondido depois de montado.
Regule a alavanca de metal do switch (se preciso, entorte-a), marque o local exato onde a peça branca trabalha e cole-o. Cuidado para que o switch não impeça o movimento do botão alaranjado. Ele é o responsável por soltar a lingueta do cinto. Depois remonte o acabamento da trava e passe uma volta de fita isolante. Isso é importante, pois se for preciso reajustar o switch, fica mais fácil.
Para passar o chicote no carro, primeiramente remonte a trava no banco. Passe o fio por uma abertura logo acima do trilho (buraco no carpete que serve para desparafusar a alavanca do freio de mão) e conduza-o para debaixo do console central.
Retire o parafuso que fixa o console central.
Para facilitar a passagem do fio, retire a coifa do câmbio e a "mesa" dos botões do vidro elétrico/retrovisores elétricos. Leve o fio até o painel. Para retirá-lo, tem alguns tutoriais disponíveis.
Depois de retirado o painel, desconecte o plug analógico, e retire o conector 9 (vendo pelo lado dos contatos, é o primeiro do lado direito - no plástico tem os nºs escritos).
Conecte um dos fios no contato metálico.
O outro fio, conecte no positivo da lâmpada do freio de mão.
Depois de remontar o painel, gire a chave e veja se a lâmpada acendeu. Trave o cinto e veja se a lâmpada apaga.
Se estiver tudo certo, cole a capa de acabamento da trava do cinto, aperte o parafuso de fixação no banco, remonte as outras peças que foram retiradas e curta mais esse luxo!
Para o painel analógico, pode ser feito o mesmo esquema, mas terá que confeccionar um ideograma em transparência.
Total de gastos:
R$1,00 do mini switch, R$1,50 de fio e R$ 3,00 do refrigerante.
Tempo gasto: 1 hora.
Até mais e bom divertimento!!!
ATENÇÃO
Para os Monza com PD original de fábrica, ou que usaram um esquma de montagem diferente do que usei para instalar o PD no meu carro, o esquema é um pouco diferente. Ao levar os fios para o painel, conecte um deles no pino 9 da tomada X9, e o outro fio deve ser conectado em qqer local que haja aterramento (parafuso do console, ou um dos fios marrons. No esquema que usei para montar meu painel, tem um fio que está identificado erradamente).
Material usado:
3m de fio paralelo 0,5mm;
1 mini switch;
chave de boca/sextavada nº 21;
alicate;
chave de fenda;
ferro de solta e estanho;
fita isolante;
refrigerante (opcional).
Fio e mini switch.
Soldando o fio no mini switch. Use os terminais das pontas (C e NC).
Retire a trava do cinto, que é preso no banco por um parafuso com cabeça nº21.
Retire a capa protetora do mecanismo da trava. Pode ser preciso fazer uma alavanca com a chave de fenda.
A peça responsável por acionar o switch é essa branca. Ao colocar a lingueta do cinto, ela abaixa-se, pressionando-o.
Para acomodar o switch dentro da peça e passar os fios, retire esses pequenos acabamentos (não se preocupem, fica escondido depois de montado.
Regule a alavanca de metal do switch (se preciso, entorte-a), marque o local exato onde a peça branca trabalha e cole-o. Cuidado para que o switch não impeça o movimento do botão alaranjado. Ele é o responsável por soltar a lingueta do cinto. Depois remonte o acabamento da trava e passe uma volta de fita isolante. Isso é importante, pois se for preciso reajustar o switch, fica mais fácil.
Para passar o chicote no carro, primeiramente remonte a trava no banco. Passe o fio por uma abertura logo acima do trilho (buraco no carpete que serve para desparafusar a alavanca do freio de mão) e conduza-o para debaixo do console central.
Retire o parafuso que fixa o console central.
Para facilitar a passagem do fio, retire a coifa do câmbio e a "mesa" dos botões do vidro elétrico/retrovisores elétricos. Leve o fio até o painel. Para retirá-lo, tem alguns tutoriais disponíveis.
Depois de retirado o painel, desconecte o plug analógico, e retire o conector 9 (vendo pelo lado dos contatos, é o primeiro do lado direito - no plástico tem os nºs escritos).
Conecte um dos fios no contato metálico.
O outro fio, conecte no positivo da lâmpada do freio de mão.
Depois de remontar o painel, gire a chave e veja se a lâmpada acendeu. Trave o cinto e veja se a lâmpada apaga.
Se estiver tudo certo, cole a capa de acabamento da trava do cinto, aperte o parafuso de fixação no banco, remonte as outras peças que foram retiradas e curta mais esse luxo!
Para o painel analógico, pode ser feito o mesmo esquema, mas terá que confeccionar um ideograma em transparência.
Total de gastos:
R$1,00 do mini switch, R$1,50 de fio e R$ 3,00 do refrigerante.
Tempo gasto: 1 hora.
Até mais e bom divertimento!!!
ATENÇÃO
Para os Monza com PD original de fábrica, ou que usaram um esquma de montagem diferente do que usei para instalar o PD no meu carro, o esquema é um pouco diferente. Ao levar os fios para o painel, conecte um deles no pino 9 da tomada X9, e o outro fio deve ser conectado em qqer local que haja aterramento (parafuso do console, ou um dos fios marrons. No esquema que usei para montar meu painel, tem um fio que está identificado erradamente).
Editado pela última vez por José Leal em 06 Mai 2009, 21:22, em um total de 1 vez.
Razão: Adição do aviso
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Re: Faça você mesmo: Habilitando o alerta do cinto de segurança
Excelente iniciativa, é muito bom ter um lembrete para os esquecidos monzeiros, afinal segurança deve estar em primeiro lugar !!!
Show de bola deu até vontade de fazer no meu S/R 86.
um grande abraço
Show de bola deu até vontade de fazer no meu S/R 86.
um grande abraço
" Monza rastreado pelo 4º homem da fornallha "
Monza S/R 1986 1.8 alcool / Brosol Solex 30-34 BLFA
1º dono meu Pai, 2º dona minha Mãe e 3º dono Eu
Em processo de restauração iniciado ...
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Re: Faça você mesmo: Habilitando o alerta do cinto de segurança
Muito bacana. Acho que farei isso no meu :smt023
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Re: Faça você mesmo: Habilitando o alerta do cinto de segurança
Hahahaha!!! Vou fazer no meu tb!!!
Rosberg
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FOTOS: viewtopic.php?f=5&t=6210
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viewtopic.php?f=23&t=19003
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viewtopic.php?f=23&t=12440
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Re: Faça você mesmo: Habilitando o alerta do cinto de segurança
Achei legal, mas as vezes esse monte de luz acesa no painel me incomoda hehehehe. Prefiro deixar sem ela mesmo.
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Re: Faça você mesmo: Habilitando o alerta do cinto de segurança
Simplesmente a melhor TECHGAMBI que ja vi pra fazer no monza.
Segurança em primeiro lugar.
Parabéns pela ideia Zé!!!
O dia que eu tiver muuuuuito, mas muuuuuuuito inspirado eu faço isso.
Abraços.
P.S. Onde vc utilizou o refrigerante???
Segurança em primeiro lugar.
Parabéns pela ideia Zé!!!
O dia que eu tiver muuuuuito, mas muuuuuuuito inspirado eu faço isso.
Abraços.
P.S. Onde vc utilizou o refrigerante???
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Re: Faça você mesmo: Habilitando o alerta do cinto de segurança
cristianochs escreveu:Excelente iniciativa, é muito bom ter um lembrete para os esquecidos monzeiros, afinal segurança deve estar em primeiro lugar !!!
Show de bola deu até vontade de fazer no meu S/R 86.
um grande abraço
Diego Paiva escreveu:Muito bacana. Acho que farei isso no meu :smt023
Amigos, façam mesmo e não deixem de postar os resultados.Rosberg escreveu:Hahahaha!!! Vou fazer no meu tb!!!
Assim?Marcell 500 EF escreveu:Achei legal, mas as vezes esse monte de luz acesa no painel me incomoda hehehehe. Prefiro deixar sem ela mesmo.
Mais luxuoso com ela e mais fácil (mais seguro e mais barato tb) usar o cinto, né?
Rapaz, que mané techgambi o quê!!! Isso é aprovado pela NASA!alquini escreveu:Simplesmente a melhor TECHGAMBI que ja vi pra fazer no monza.
Segurança em primeiro lugar.
Valeu! Vê aí se vc acha essa inspiração perdida aí no seu carro...Parabéns pela ideia Zé!!!
O dia que eu tiver muuuuuito, mas muuuuuuuito inspirado eu faço isso.
Abraços.
Na guela, refrescando-a!P.S. Onde vc utilizou o refrigerante???
Até mais para todos!
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Re: Faça você mesmo: Habilitando o alerta do cinto de segurança
Caraca Zé,
Show de bola, poe alarme de cinto tmbm :smt023
Abcs,
Show de bola, poe alarme de cinto tmbm :smt023
Abcs,
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2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
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