Porque o AC aumenta o consumo??

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Alex
ADMINISTRADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Porque o AC aumenta o consumo??

Mensagem não lida por Alex »

E aí monzeiros! Porque isso acontece? O compressor do AC não é acionado por uma correia ligada no próprio motor? Porque consumir mais gasolina se aproveita o próprio giro?

:roll: :roll:

Abs!
Alex.
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
jr.glaucio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Maranhão-MA
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por jr.glaucio »

esse pergunta é logica, hehehehe se a correia tem q puxar um compressor a mais precisa de mais aceleraçao e mais força é claro, isso faz bastante diferença em carros de 1000 cc, num motor 2.0 faz pouca diferença pq o motor é bem potente e o consumo aumenta pouco. :D
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
Alex
ADMINISTRADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS

Mensagem não lida por Alex »

humm... como eu imaginava... mas pensem bem... um compressor é uma coisa tão "leve" pra se fazer girar... não deve consumir quase nada da potência do motor... acho que não justifica algumas diferenças que eu vi por ai...
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando o AC está desligado, a polia gira em falso e o consumo é o mesmo de outro carro sem o opcional, pois não há peso adicional ao motor.
Quando o Ac é acionado, a embreagem eletromagnética do compressor é acionada, travando a polia para movimentar o compressor. Nesta condição não é leve, da até para sentir um "pequeno tranco" no motor, quando o compressor do AC é acionado.
O AC após acionado, não fica com compressor sempre ligado, assim que começa a gelar, ele se desliga e liga novamente, quando o interior começa aqueder. Isso é feito como em uma geladeira, onde o compressor não fica ligado o tempo todo.
Em alta rotação como é o caso de rodovias, a AC gela muito mais rápido e desliga mais rápido também, assim o consumo de combustível não aumenta muito.
Se o compressor não desliga-se, ninguém aguentaria ficar dentro do carro, de tão gelado que seria. Rsrsrs!

Abs.

Carlos Freire
jr.glaucio

ei alex tu acha leve, entaum roda com a mao q tu vai ver q nao é assim.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994

consumo com ar condicionado

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Alex, o ar condicionado, para funcionar, 'rouba' alguns hps do motor, seja para acionar o compressor, seja para gerar energia elétrica adicional, energia essa necessária para suprir a embreagem magnética do próprio compressor, para suprir o funcionamento do eletro-ventilador, que fica girando mais tempo, etc.
Na prática vc não deixa de ter razão, qdo acha estranha essa diferença de consumo com ar condicionado ligado ou desligado.
Eu já fiz o mesmo percurso várias vezes, em outro carro que eu tinha, para efetuar medições de consumo, e nunca achei diferença nenhuma (estrada, percurso Rio/São Paulo/Rio).
Só o fato de circular com os vidros todos fechados na estrada já se diminui o arrasto aerodinâmico, o que deve diminuir o consumo com ar ligado.
Mas mesmo um alternador de 75 A, como é o do monza com ar condicionado, exige alguns hps qdo gerando na capacidade máxima.
Pessoalmente, acho que só com testes muito bem realizados se pode ter uma medição confiável nesse assunto.
Eu, de minha parte, só ando com ar ligado, seja no verão, seja no inverno 8) . O conforto não tem preço :lol:

Abraços
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol

Re: consumo com ar condicionado

Mensagem não lida por Fastback »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Eu, de minha parte, só ando com ar ligado, seja no verão, seja no inverno 8) . O conforto não tem preço :lol:

Abraços

Eu só ando com ele desligado. :oops: Só ligo quando a patroa pede e olhe lá. hahaha Deve ser algum efeito psicológico pois, sempre que uso o ar no meu carro, dá pra notar o ponteiro descendo conforme os kilometros passam e passam, principalmente dentro da cidade. É possível sentir claramente o quanto o motor se esforça pra tocar o ar e empurrar o pesadão junto.
Mesmo assim, se a gasolina não fosse tão absurdamente cara, com certeza eu viveria com o ar ligado também pois, o carro com os vidros fechados, além de mais gostoso de se andar também diminui bem o arrasto, como nosso amigo Luiz mesmo disse. Sem falar que, outro dia o nosso amigo Diego do agreste (Paiva) comentou comigo que o consumo em um tanque com o ar ligado equivale a 2 litros de gasolina em relação ao tanque cheio.

Um dia ainda coloco um compressor elétrico no meu carro. Alguém sabe como eles funcionam?
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )

EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
jr.glaucio

no caso do monza ele aumenta muito pouco o consumo, se eu puder so rodo com o ar ligado tbm é lei! :D :D
Responder