Isto mesmo, se a sonda estiver antes do 2x1 tu vai analisar apenas 2 cilindros e não os 4. O oxigênio não é perdido.500EF escreveu:Correto.José Leal escreveu:Jonas, o problema de se instalar a sonda no coletor, é que vc vai conseguir analisar somente parte dos gases. Colocando-a depois da junção 2X1 (15cm após a junção, de acordo com o Marcell), vc analisa 100% dos gases produzidos pelo motor. Como esse ponto fica longe do motor, é obrigatório o uso de sonda aquecida (3 ou 4 fios), para uma leitura rápida e ideal.
Até mais.
Era exatamente logo depois da junção que a minha sonda aquecida estava instalada, quando o escape ainda era original. :smt023
Instalação da Sonda Lambda
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Re: Instalação da Sonda Lambda
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Re: Instalação da Sonda Lambda
Creio que seu multímetro esteja com problema de aferição, pois a voltagem de referência do potenciômetro do CO é 5v, ou seja, nunca deveria passar de 5v na leitura :smt023José Leal escreveu:Waldir, dessa regulagem pelo multímetro, eu já conhecia. Mas a regulagem dele está diretamente ligada a quantidade de combustível injetada?
Eu fiz a "regulagem" do potenciômetro usando o multímetro. Mas o engraçado é que eu não consigo abaixar a voltagem para menos de 2,1V. Já aumentei a voltagem (como teste) para mais de 6,0V.
Por acaso se eu passar o número do meu chip da central, alguém me informa se ele é para gasolina ou álcool??? Essa vai ser uma informação muito útil para mim.
Até mais.
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Re: Instalação da Sonda Lambda
TheRipper, independente do chip ser de álcool ou gasolina?
Pois estou com uma séria dúvida se meu chip é de álcool ou gasolina, pois meu carro está fazendo uma média de 6,4km/l na gasolina. Na IE original dele (que achei que estava danificada), fazia 10km/l fácil. E estou andando como uma vovózinha...
Levarei o carro para passar no scaner.
Até mais.
Pois estou com uma séria dúvida se meu chip é de álcool ou gasolina, pois meu carro está fazendo uma média de 6,4km/l na gasolina. Na IE original dele (que achei que estava danificada), fazia 10km/l fácil. E estou andando como uma vovózinha...
Levarei o carro para passar no scaner.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Re: Instalação da Sonda Lambda
OK. hoje eu tirei a parte 2x1. mas pelo que entendi os 15cm depois do 2x1 é no trecho do escape que fica embaixo do carro, correto?
e se eu instalar na junção do 2x1?
Bom mas suponhamos que eu instale 15cm depois da junção 2x1, eu terei que trabalhar com a resistência de aquecimento da sonda constantemente energizada pra poder operar com a sonda ou é apenas na partida do carro a frio?
valew!
e se eu instalar na junção do 2x1?
Bom mas suponhamos que eu instale 15cm depois da junção 2x1, eu terei que trabalhar com a resistência de aquecimento da sonda constantemente energizada pra poder operar com a sonda ou é apenas na partida do carro a frio?
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Re: Instalação da Sonda Lambda
Isto mesmo, a sonda vai ser aquecida o tempo todo. Por isto dela ser 3 ou 4 fios. Não coloque exatamente na junção, coloque uns 15cm depois para ter uniformidade nos gases e leitura 100% confiável.jonassnack escreveu:OK. hoje eu tirei a parte 2x1. mas pelo que entendi os 15cm depois do 2x1 é no trecho do escape que fica embaixo do carro, correto?
e se eu instalar na junção do 2x1?
Bom mas suponhamos que eu instale 15cm depois da junção 2x1, eu terei que trabalhar com a resistência de aquecimento da sonda constantemente energizada pra poder operar com a sonda ou é apenas na partida do carro a frio?
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Re: Instalação da Sonda Lambda
procure evitar as sondas sem aquecimento (1 fio)
Só fazem seu trabalhjo acima de 300oC...até lá vc não tem correção por sonda e vc trabalha com mapa fixo
Nos f1 1.8 (corsas, palios e stilos) leva mais de 5 minutos pra ciomeçar a variar leitura de sonda..sendo que nos com aqueciemnto em menos de 2 mins vc já tem correção
A GM pisa na bola nessa questão.
Se vc vai só montar um halmeeter, usa aquelas fingers universais ..serve em quase todo tipo d ecarro...
tem alguns maisa chatinhos q usam sonda do tipo planar, geralmente nos sistemas bosch mais atuais..aí vc não tem como usar finger q o range de leitura não bate
Procura montar sua sonda o mais próximo possível do ponto q os canos canos convergirem pra 1 só
Só fazem seu trabalhjo acima de 300oC...até lá vc não tem correção por sonda e vc trabalha com mapa fixo
Nos f1 1.8 (corsas, palios e stilos) leva mais de 5 minutos pra ciomeçar a variar leitura de sonda..sendo que nos com aqueciemnto em menos de 2 mins vc já tem correção
A GM pisa na bola nessa questão.
Se vc vai só montar um halmeeter, usa aquelas fingers universais ..serve em quase todo tipo d ecarro...
tem alguns maisa chatinhos q usam sonda do tipo planar, geralmente nos sistemas bosch mais atuais..aí vc não tem como usar finger q o range de leitura não bate
Procura montar sua sonda o mais próximo possível do ponto q os canos canos convergirem pra 1 só
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Re: Instalação da Sonda Lambda
Sim, isso é algo físico, o sinal que chega ao potenciômetro é de 5v, o que sai dele deve ser necessariamente inferior a esse valor.José Leal escreveu:TheRipper, independente do chip ser de álcool ou gasolina?
Pois estou com uma séria dúvida se meu chip é de álcool ou gasolina, pois meu carro está fazendo uma média de 6,4km/l na gasolina. Na IE original dele (que achei que estava danificada), fazia 10km/l fácil. E estou andando como uma vovózinha...
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Até onde sei, não há diferença no mapeamento entre a versão a álcool ou gasolina, a diferença está apenas na vazão dos injetores.
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Re: Instalação da Sonda Lambda
eu nao intendo nada de IE mas sera que caso tenha um chip alcool o tempo de abertura no alcool nao é maior? pq todos nos sabemos que o alcool precisa de mais combustivel pra funcionar corretamente ja vem isso la dos carburadores. pode ser ae o problema de consumo do zéTheRipper escreveu:Sim, isso é algo físico, o sinal que chega ao potenciômetro é de 5v, o que sai dele deve ser necessariamente inferior a esse valor.José Leal escreveu:TheRipper, independente do chip ser de álcool ou gasolina?
Pois estou com uma séria dúvida se meu chip é de álcool ou gasolina, pois meu carro está fazendo uma média de 6,4km/l na gasolina. Na IE original dele (que achei que estava danificada), fazia 10km/l fácil. E estou andando como uma vovózinha...
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Até onde sei, não há diferença no mapeamento entre a versão a álcool ou gasolina, a diferença está apenas na vazão dos injetores.
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