Andei conversando com o meu professor, e ele me falou que pode-mos fazer uma "super bobina", trabalhando com o número de espiras aumentando assim a voltagem da mesmo, mas tem o problema do aquecimento, ou até mesmo ligar duas bobinas. Ele fez o teste uma vez no jeep ele e ele gostou, mas apenas testou, não ficou rodando assim. Realmente, podemos fazer muito mais barato, sem dúvida, mas eu quero fazer isso com calma, realmente, desenvolver a minha assim como quero fazer a minha IE nova, mas sem ser mega squirt. Primeiro quero fazer a IE rodar inteira do meu computador e depois passar ela para digital e não necessitar do pc mais.TheRipper escreveu:Realmente são propostas diferentes, mas ao meu ver não compensa pois o ganho em consumo é muito baixo. Meu Monza com escape livre, coletor 4x1, cabeçote feito e comando levemente atrasado estava fazendo 8km/l de álcool na cidade pegando trânsito! Mistura pobre e ponto de ignição "no talo" na hora do acerto.
Sobre a centelha forte, só melhora alguma coisa se o sistema original for/estiver deficiente. Não adianta usar bazuca pra matar mosquisto. A propósito, andei pesquisando sobre ignição por descarga capacitiva e encontrei um esquema para montar um circuito muito parecido com a caixinha do Mr. Centelha, só que por uma fração do preço, obviamente. Vou tentar montar, e se funcionar, posto os resultados aqui
Polia regulável no motor original
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Polia regulável no motor original
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
ai seria interessante coloca a polia mesmo com o motor original. vale lembra que a polia muda a curva de torque em determinada rotação ou seja, ou vc reluga pra faze o motor te libera toda a potencia dele( na faixa alvo rpm) em baixa ou em altaalquini escreveu:essa parada de polia regulavel me interessou.
Tenho GNV no monza....e ele é muito lento em arrancadas, ja pensei em colocar um comando pra fazer subir mais rapido o giro.
Eu sou de pisar pra arrancar, mas velocidade não é comigo, dificil passar de 120 130, sempre mantenho uma velocidade de "cruzeiro" de 95 100kmh.
Então uma polia seria interessante em conjunto com um comando e como falaram ai em cima uma centelha mais forte, pra abrir giro mais rapido.
Vou verificar isso com o preparador/mecanico do monzera.
neste caso vc adianta a polia ate um determinado grau +4º exemplo, tem um limite seu preparador sabe qual acho que a polia vai ate 5 graus dependendo do modelo a minha vai ate 5º eu acho pra mais ou pra menos
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Classic (Nível 7)
Aumentar a bobina continuaria sendo ignição indutiva. E outra, mudar a indutância da bobina fatalmente irá alterar o ângulo de dwell, que não pode ser muito grande sob pena que falhar ignição em alto giro.Marcell 500 EF escreveu:Andei conversando com o meu professor, e ele me falou que pode-mos fazer uma "super bobina", trabalhando com o número de espiras aumentando assim a voltagem da mesmo, mas tem o problema do aquecimento, ou até mesmo ligar duas bobinas. Ele fez o teste uma vez no jeep ele e ele gostou, mas apenas testou, não ficou rodando assim. Realmente, podemos fazer muito mais barato, sem dúvida, mas eu quero fazer isso com calma, realmente, desenvolver a minha assim como quero fazer a minha IE nova, mas sem ser mega squirt. Primeiro quero fazer a IE rodar inteira do meu computador e depois passar ela para digital e não necessitar do pc mais.TheRipper escreveu:Realmente são propostas diferentes, mas ao meu ver não compensa pois o ganho em consumo é muito baixo. Meu Monza com escape livre, coletor 4x1, cabeçote feito e comando levemente atrasado estava fazendo 8km/l de álcool na cidade pegando trânsito! Mistura pobre e ponto de ignição "no talo" na hora do acerto.
Sobre a centelha forte, só melhora alguma coisa se o sistema original for/estiver deficiente. Não adianta usar bazuca pra matar mosquisto. A propósito, andei pesquisando sobre ignição por descarga capacitiva e encontrei um esquema para montar um circuito muito parecido com a caixinha do Mr. Centelha, só que por uma fração do preço, obviamente. Vou tentar montar, e se funcionar, posto os resultados aqui
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Poisé.....se misturar comando e polia pode ficar muito bruto em baixa e xoxo e alta.Rafaelo escreveu: ai seria interessante coloca a polia mesmo com o motor original. vale lembra que a polia muda a curva de torque em determinada rotação ou seja, ou vc reluga pra faze o motor te libera toda a potencia dele( na faixa alvo rpm) em baixa ou em alta
neste caso vc adianta a polia ate um determinado grau +4º exemplo, tem um limite seu preparador sabe qual acho que a polia vai ate 5 graus dependendo do modelo a minha vai ate 5º eu acho pra mais ou pra menos
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
mas vc que regula o quanto que desse "bruto" vai de 0º original ate 5º depende do modelo. o ideial e 2º
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Como assim, não será mega squirt? Vc vai "fazer" uma injeção a partir da sua atual? Ou "fará" uma do zero?Marcell 500 EF escreveu:(...) mas eu quero fazer isso com calma, realmente, desenvolver a minha assim como quero fazer a minha IE nova, mas sem ser mega squirt. Primeiro quero fazer a IE rodar inteira do meu computador e depois passar ela para digital e não necessitar do pc mais.

O pessoal que monta mega squirt, com todos os componentes, diagramas, ou seja, tudo que é necessário, já acha complicado.... Imagina fazer um projeto desses do zero

Interessante isso. Caso realmente coloque tal projeto em prática, vai postanto os resultados, mostrando os passos pro pessoal aqui do monzeiros.com... :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- Membro Classic (Nível 7)
Se dois engenheiros com enorme conhecimento em motores e gerenciamento, trabalhando juntos, levaram anos para concluir o projeto (que era bem cru assim que foi tornado público), posso arriscar que o Marcell não irá conseguir fazer algo funcional, pelo menos por muito tempo. De maneira alguma menosprezando, mas talvez ele não tenha idéia da complexidade de um sistema desses, bem como todas as variáveis envolvidas no gerenciamento de motores ciclo de otto.Diego Paiva escreveu:Como assim, não será mega squirt? Vc vai "fazer" uma injeção a partir da sua atual? Ou "fará" uma do zero?Marcell 500 EF escreveu:(...) mas eu quero fazer isso com calma, realmente, desenvolver a minha assim como quero fazer a minha IE nova, mas sem ser mega squirt. Primeiro quero fazer a IE rodar inteira do meu computador e depois passar ela para digital e não necessitar do pc mais.![]()
O pessoal que monta mega squirt, com todos os componentes, diagramas, ou seja, tudo que é necessário, já acha complicado.... Imagina fazer um projeto desses do zero![]()
![]()
Interessante isso. Caso realmente coloque tal projeto em prática, vai postanto os resultados, mostrando os passos pro pessoal aqui do monzeiros.com... :smt023
-
- Membro 500EF (Nível 9)
Desculpe Fábio, mas discordo. Primeiro que o meu professor, que é fera nisso, quer que eu faça uma injeção eletrônica para o monza, rodando primeiro a partir do computador, o que não é muito difícil, e então, passar ela para digital. Nós estamos para o ano que vem, desenvolvendo um robo explorador, movido a motor de moto, com alternador, sendo controlado por wi-fi com gps, camera, audio e um braço mecanico. Isto é, um professor e 3 alunos. Tendo a original, tendo os parametros dos sensores, não se torna complicado. Difícil, seria ter que fazer tudo do ZERO absoluto como a Bosch fez, mas como nós ja temos uma para se basear, não é complicado. Tenho as relações dos sinais recebidas de cada sensor do motor, e um outro professor meu é um dos grandes da Bosch da linha Diesel, mas conhece muitos la dentro.Se dois engenheiros com enorme conhecimento em motores e gerenciamento, trabalhando juntos, levaram anos para concluir o projeto (que era bem cru assim que foi tornado público), posso arriscar que o Marcell não irá conseguir fazer algo funcional, pelo menos por muito tempo. De maneira alguma menosprezando, mas talvez ele não tenha idéia da complexidade de um sistema desses, bem como todas as variáveis envolvidas no gerenciamento de motores ciclo de otto.
Tendo em vista tudo isto, não fica complicado. Assim como a MS foi projetada uma vez a partir do zero, porque outras não podem ser projetadas?
Como TCC da faculdade, ele me falou que gostaria que eu criasse todo um sistema de ignição e gerenciamento de um motor, passando tudo a digital.