Compressor não funciona

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
ricardorick32
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Compressor não funciona

Mensagem não lida por ricardorick32 »

Tenho um Monza Classic 91 carburado, o antigo dono fez o grande favor de arrancar o compressor do ar, ele deveria ter comprado um carro sem ar, rsrsr! Enfim, comprei outro compressor testei ele e esta ok, mas qdo coloco ele no lugar e aciono o ar condicionado ele não funciona, deve não estar chegando 12v no compressor, como funciona o sistema? tem fusíveis, relês? A ventilação funciona normalmente, absss
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Marcell 500 EF
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Se eu não me engano, são 3 reles para o AC.
Rafaelo
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por Rafaelo »

se o compressor nao liga precisa verifica se o positivo que liga a embregem esta vindo corrente desconecte o conector do compressor testa com multimetro e ve se vem corrente quando aciona alavanca do AC

pode ser um simples fusivel ou ate um fio partido, ou problema na chave seletora ou ate mesmo reles com problema
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Com uma lâmpada de 12 volts dá para testar se está chegando corrente ao compressor.
Ligue cada polo da lâmpada num pino do plugue, sem se preocupar com polaridade.
Se a lâmpada não acender qdo se ligar o ar condicionado, aí parte-se para a pesquisa de pane.
O compressor tem um relé só para ele, na caixa de fusíveis.
Com o dedo dá para se checar se o relé está atuando.
Aliás, esse teste do dedo é o primeiro a ser efetuado, antes mesmo do da lâmpada.

Abraços
Luiz Carlos
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Carlos A. Freire
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É importante lembrar, que se não tiver gás refrigerante no sistema, o compressor não vai acionar, por falta de pressão no sistema, ou seja, o sistema proteje para não danificar componentes por falta de lubrificação, já que junto ao gás, também vai óleo lubrificante específico.

Abs,

Carlos Freire
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ricardorick32
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por ricardorick32 »

Carlos A. Freire escreveu:É importante lembrar, que se não tiver gás refrigerante no sistema, o compressor não vai acionar, por falta de pressão no sistema, ou seja, o sistema proteje para não danificar componentes por falta de lubrificação, já que junto ao gás, também vai óleo lubrificante específico.

Abs,

Carlos Freire
mas como forma de teste, se eu desconectar o soquete do compressor e ligar uma lâmpada por exemplo vai chegar corrente ado eu ligar a alavanca?
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José Leal
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por José Leal »

Ricardorick, o que acontece é que se não tiver gás no sistema, o pressossato desativa o compressor, daí não vai chegar energia nele mesmo.

Se vc garante que o compressor está bom, faça um teste de pressão no sistema, para saber se tem vazamentos. Se não tiver, coloque o gás refrigerante (R134A), e parta para o abraço!

Se não funcionar, pode ser problema elétrico, mas já é mais fácil de resolver. Repare na tubulação do AC, por baixo do carro, junto a parede corta-fogo, tem 3 sensores. Se não me engano, 1 é o sensor de baixa pressão do gás (responsável por ligar / desligar o compressor); o outro é do sistema de alta pressão (responsável por acionar a ventoinha) e o último (((eu acho :oops: ))) é o de alta temperatura do gás refrigerante (entra em ação quando a ventoinha não consegue realizar sua função).
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Compressor nao funciona

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O Carlos Freire lembrou bem!
Se não tiver gás no sistema, não vai chegar mesmo corrente na embreagem do compressor, pelos motivos que ele citou.
O interruptor que gerencia isso não faz parte daquele 'trio' de interruptores que ficam juntinhos, como disse o amigo Leal. O interruptor de baixa pressão fica separado daquela turminha.
Ele está instalado na tubulação que sai do acumulador de pressão e vai em direção ao evaporador É uma tubulação mais grossa.
Acredito que esse interruptor abra o circuito elétrico (interrompe a passagem da corrente) qdo a pressão do gás está baixa ou ausente.
Então, se removermos seu pluque e fizermos um 'jump' entre os pinos, se o problema for baixa pressão de gás, mesmo assim deverá passar corrente para a embreagem, possibilitando assim que se faça o teste com a luz ou multímetro.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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