Restauração: problemas-dicas-documentos-possíveis soluções

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Sheldonn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Restauração: problemas-dicas-documentos-possíveis soluções

Mensagem não lida por Sheldonn »

Meus amigos Monzeiros. Esse tópico é dedicado a ajudar os amigos que sonham em fazer uma restauração ou reforma no veículo, no entanto para que o sonho não se torne pesadelo, como no meu caso, é preciso tomar algumas medidas.
Aos pouquinhos vou postando algumas medidas que devem ser tomadas para tanto.
A primeira delas consiste em: definir exatamente o que querem fazer no seu carro, pois dessa forma é bem melhor definir a base de custo do projeto. Se a intenção é fazer uma reforma geral; mecânica, elétrica, estofamento funilaria e pintura, há uma ordem a ser seguida.
O ideal é se começar pela mecânica, pois não seria nem um pouco interessante depois do carro ter sido todo pintado e estar brilhando seja arranhado pelos mecânicos que irão fazer a substituição das peças.

A mecânica pode ser conjugada com a elétrica, pois para se mecher na parte elétrica do veículo é necessário desmontá-lo em várias partes e isso poderia também danificar a pintura na montagem.

Após essa parte o interessante seria desmontar o interior do veículo para ser feita a capotaria, atés mesmo por que ninguém vai gostar de ter o interior do veículo todo sujo, empoeirado por conta da poeira de tinta que reina nas oficinas, pricipalmente naquelas que não tem estufa. Desmontem o interior na capotaria com muito cuidado, o deixem no canto e o cubram ou com um manto de tecido ou com um plástico grande para evitar poeira.
Obs importante: caso não seja necessário retirar o painel do veículo, quando esse for a oficina cubra-o atentamente com papel próprio para isolamento de pintura (nunca usem jornal) ou plástico próprio para pintura; a 3M fabrica esse plástico. Vocês jamais vão querer ver o painel do carro de vocês sujo com poeira de tinta, é quase impossível de retirá-la. Repitam o processo de emcapamento se os vidros (para isolar o interior), as portas (para isolar o interior), capuz (para isolar o motor) e tampa do porta-malas (para isolar o assoalho do porta-malas) forem retiradas. Isolem por completo todos os componentem que não forem ser pintados, pois essa poeira de tinta realmente é muito danosa e é bem difícil de ser retirada.

As fases seguinte seria, obviamente, a funilaria e em seguida a pintura, com o carro bem isolado é necessário enfatizar.
Depois dos comentários a essa dica procurarei algumas fotos de carros sujos com poeira de tinta, para vocês perceberem o quão feio fica, e então postarei a dica seguinte.
Editado pela última vez por Sheldonn em 12 Set 2008, 20:16, em um total de 1 vez.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
Robson Lott
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Restauração: problemas-dicas-documentos-possíveis soluções

Mensagem não lida por Robson Lott »

Opa!!!! Vamos fixar esse tópico, Moderadores??? :!:

Muito boa a explicação, Sheldonn!!! Tá de parabéns! Falou a voz da experiência no q se refere à restauração de Monza! 8)

Mais uma vez parabenizo pelas explicações e pelo serviço, meu caro!

Um abraço!

RObson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Meu grande amigo Sheldonn, desculpe-me, mas vou discordar de você no tocante à ordem dos serviços a serem realizados :mrgreen:

Antes de tudo é bom diferenciar restauro e reforma.
Para maioria das pessoas restaurar e reformar é a mesma coisa, mas não é bem assim. Resumidamente podemos dizer que restauração é uma "reforma mais aprofundada", algumas pessoas chegam a "fazer" outro carro na restauração, trocam tudo, pintam o carro inteiro, cada detalhezinho é levado em consideração, coisa que não ocorre na reforma.

Quando um carro recebe um banho de tinta, tem algumas peças trocadas, etc.. no meu ponto de vista, ele não foi restaurado, ele foi reformado.

Para mim, Restaurar é desmontar o carro inteiro; tirar suspensão, motor, remover todo intireior e por ai vai. O carro vai ficar completamente desmontado, só no "osso", como dizemos por aqui. Isso é necessário pois, sem desmontar o carro inteiro algumas partes não poderão ser trabalhadas. Após isso, começa-se o trabalho de funilaria e logo em seguida o de pintura. Neste processo, toda a tinta será removida, a lataria trabalhada, retirando possíveis imperfeições, ferrugens, etc. É bom frisar que o uso de bons materiais fazem A diferença. Deve-se usar material de primeira e mão de obra qualificada.
Depois de feito todo processo de pintura, parte-se para mecânica, ou seja, motor, suspensão...
Esta parte deverá se feita com todo cuidado, para não danificar o trabalho feito na pintura. Mecânica pronta, agora é a vez da elétrica, logo em seguida interior, acabamentos externos e para finalizar um belo polimento na pintura. Falando por alto, basicamente é isso.

O processo de restauração é bem demorado, na maioria das vezes, leva-se anos restaurando um carro. Um amigo meu aqui de Fortaleza, levou quase 4 anos restaurando um MAVERICK, o RAFAELO aqui do fórum já leva mais de 3 anos restaurando o seu monza.....
Já uma reforma, dura em média 30, 60 dias.

Temos muitos exemplos de reforma e restauração no fórum do opala. As vezes fico horas babando, olhando o belíssimo trabalho que os opaleiros fazem em suas máquinas... fico sonhando, pensando que um dia poderei fazer isso no meu monzão... tomara que não demore muito, heheheh!!!

Então, antes de mais nada, temos que decidir o que será feito, se será feita uma reforma ou uma restauração.

MAs, Sheldonn, coloquei apenas minha opnião, não to dizendo que o procedimento que vc descreveu está errado ou que o processo que falei é mais certo, não é isso... apenas coloquei o meu ponto de vista! :mrgreen: :smt023

Abração, meu amigo!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Sheldonn

rgalvaolott escreveu:Opa!!!! Vamos fixar esse tópico, Moderadores??? :!:

Muito boa a explicação, Sheldonn!!! Tá de parabéns! Falou a voz da experiência no q se refere à restauração de Monza! 8)

Mais uma vez parabenizo pelas explicações e pelo serviço, meu caro!

Um abraço!

RObson Lott
Olha só meu grande amigo Robson. Obrigasdo pelos elogios meu caro. Talvez eu não me ache esse expert em restauração ou reforma, mas aprendi apanhando e ainda apanho bastante.
Mas de qualquer forma estamos por aqui para qualquer dúvida e ou contraponto.

Ao amigo Diego Paiva: Extremamente pertinente a sua observação. Realmente uma restauração é um processo muito mais aprofundado do que uma mera reforma, é tanto que custa e demora bem mais. O tópico já está devidamente editado.
Mas as dicas são válidas para ambos serviços. Muitos carros não necessitam de um restauração e sim de uma bela reforma, pois ainda mantém a estrutura intacta; como por exemplo um Vectra B 1999, muito dificilmente precisaria de uma restauração e sim de uma boa reforma. Ademais outros veículos, por exemplo, precisam de uma restauração, mas esse é o caso de veículos bastante antigos e ou muito maltratados, porém as dicas ainda valem e são de extrema importância.
O ideal é tratar a mecânica primeiro, porém quando for feito o serviço de pintura no painel corta fogo e no assoalho do veículo é claro que a mecânica será trabalhada após o serviço. Mas é válido lembrar que mesmo que o veículo já esteja na oficina sendo desmontado para iniciar a funilaria e a pintura seria bem melhor fazer toda a mecânica, exceto aquelas partes que não podem ser feitas, pois estão sendo objeto de recuperação. Observei muitos veículos pintadinhos bem arranhados por conta do trabalho na mecânica e isso não é legal, mas se a oficina mecânica se comprometer em não arranhar o veículo tudo bem.
Quanto a capotaria essa pode ser efetuada por último, mas é imprecindível que o interior do veículo seja desmontado antes de levá-lo a área de funilaria e pintura, caso contrário tudo ficará sujo de poeira de tinta que é uma droga para retirar.
Os passos como você disse podem realmente variar, isso é uma mera questão de gerência da oficina, mas algumas coisas precisam ser feitas tempestivamente.
Mais uma vez gostaria de deixar bem claro que o tópico é para gerar discussão e trocarmos experiências.
Abraço meu amigo.
Sheldonn

Como havia dito o carro deve ser devidamente isolado para que a droga da poeira de tinta não impregne no veículo.
Exemplos da irresponsabilidade de uma oficina, que não quer ter o mínimo de trabalho para fazer o serviço da forma correta:

O motor deve ser isolado caso contrário essa sujeira horrível vai aderir a todos os componentes do motor:

Imagem

Imagem

As cavidades em que se encaixam as portas também precisam ser isoladas:

Imagem

Caso contrário o interior do seu vículo vai ficar assim:

Imagem

Imagem

Imagem

E nem pensem que é facinho retirar essa sujeira daí. A poeira de tinta cola no veículo.

Para finalizar a cavidade do porta-malas também precisa ser isolada:

Imagem

Imagem

Imagem

Atenção nos detalhes é o segredo de um grande projeto. Por mais insignificante que parecça ser o detalhe do isolamento, imagine como ficaria seu painel depois de tanta poeira de tinta?
Abraços a todos.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Ola amigos!

legal o topic Sheldonn gostei da ideia, quem ja fez ou esta fazendo uma restauração ou reforma possam divilgar suas experiencia aqui. realmente o Diego toco em um ponto importante quando falamos em restauração é algo "a mais" na verdade bem a mais :) imaginem fazer um carro do zero, é +- isso quando denominamos uma Restauração. agora quanto reforma isso é como o Sheldonn explicou pega um carro que esteja praticamente novo e da "uma ageitada" fazendo apenas uma pintura e troca de algumas peças e outras coisas menos complexas.

outro fato importante é sobre a denominação restauração, que pode ser levada tambem como fazer um veiculo voltar a sua originalidade de fabrica ou perto dela nao abaixo dos 85%.

mas nao quer dizer que ambas nao sejam trabalhosas isso depende de cada fator, tempo,dinheiro,profissionais,peças,etc. ja no meu caso e como o Diego disse ja se passou mais de 3 anos e fiz muita coisa e ainda nao esta perto do que pretendo(minha prenteção é a saida da fabrica ou perto disso, imaginem o grau de dificuldade e tempo e grana né).

fala sobre a minha experiencia brevimente, isso vale pra todos que estao fazendo ou pretende, sempre fazer por etapas ou seja quero faze a eletrica pois bem, vamos faze-la mas antes façam cotação de peças,tempo de serviço(sempre deem margem pra isso pq sempre estoura o tempo), profissionais envolvidos.

alguns ja sabem outros nao, eu tenho uma oficina completa em casa e faço meus serviços em casa mesmo, faço todo o serviço 90% fica ao meu cargo os outros 10% deixo na mao do profissional(neste caso serviço especializado no caso um exemplo. caixa de marcha,carga de gas,retifica, e acerto finos, etc).

experiencia com profissionais sou novato pq nao mando quase nunca fazer nada, agora sobre passos posso dizer que é como eu disse acima sempre vao por etapas nunca atropelem(passo maior que a perna) isso faz voce perde o foco do objetivo. um exemplo meu minha eletrica demoro desde fevereiro ate agosto, mas tambem a eletrica esta como estivesse saido da GM nao esqueci um fio, o carro ficou completamente sem fio algum e hoje o monza completo tipo o classic carburado...

mas é isso fica a dica nunca deem o passo maior que a perna e sempre comprem peças mais raras e deixa as menos pra depois :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Malagoli »

Sheldonn...

Sobre a sujeira cara, concordo com cada palavrinha.
Por falta de capricho e cuidado... a lata fica nova mas o resto, uma mer.....

No meu caso, não foi diferente. Postei inclusive um video, de como está meu carburador após pegar 2 meses de poeira de lanternagem.. parece que entrou sujeira pra mais de metro dentro do cofre do motor, e o resultado.. bom, tenho que levar pra regular de novo.

Passei a primeira semana toda, limpando por FORA do carro. Nos cantos das portas, suportes, etc. Tirei os parachoques, farois, tudo.. poeira pra caramba, nem se fala. E só saiu no querozene / estopa, mesmo assim com muito custo.

Ainda falta a maior dor de cabeça: O INTERIOR. Vocês não imaginam a sujeirada que está nos forros de porta, forração traseira, forração da tampa... assim que eu desmontar o carro, já até vi a dor de cabeça que vai ser.

Bom, aqui tá tudo de cabeça pra baixo. O carro era perfeito de Eletrica, Capotaria e Mecânica, mas ruim de pintura. Agora está bom de pintura, mas ruim de Mecânica, Elétrica e Capotaria.

Por causa de sujeira... minhas máquinas de vidro estão praticamente TRAVADAS. Demoram pr subir, sem contar na dificuldade. Aff.... tenho que desmontar tudo de novo.

E o pior... não posso reclamar. O senhor que mecheu no meu carro é um ótimo lanterneiro e pintor, o serviço dele foi bom nessa parte... ainda mais por que ele não quer cobrar mão de obra.

Tambem... vale a pena ficar esperto com detalhes externos. No meu caso, veio de fora um vidraceiro, que tirou os vidros e depois, no final montou. QUE SERVIÇO PORCO. O forro de teto ficou deslocado, enrugado nas pontas. NEM OS SENSORES DE ALARME O ... COLOU NOS VIDROS. NADA. Completa porcaria...

´Chega dar até arrependimento' ;
mas esse é o preço que se paga por se bonzinho...

(Bah, desabafei agora :smt030 )
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Sheldonn

Bem malagoli você foi vítima da famigerada poeira de tinta e sujeira que predomina nas oficinas. Exatamente por isso que o cuidado e a limpeza no processo de restauração devem reinar, sob pena da pintura ficar novinha em folha, mas os outros componentes ficarem estragados.
No caso se essa sujeira impregnou em componentes plásticos, principalmente no painel, pode-se utilizar dos seguintes produtos para se fazer uma limpeza eficaz e aí vão eles:

Retire a sujeira grossa com o Grand Prix Multi limpapor:

Imagem

Depois de tudo limpinho use o Grand Prix Protetor UV, melhor "silicone" do mercado. Não engordura e o brilho permanece por mais de 30 dias. É caro, mas vale a pena, pois dura muito mesmo.

Imagem

Obs importante: Recentemente ambos produtos mudaram de embalagem, porém continuam com a mesma fórmula consagrada.
Responder