full tech no monzão

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: full tech no monzão

Mensagem não lida por TheRipper »

Cleber Brogni escreveu:Claro q da pra usar sem problemas, só tem um porem o distribuidor tem q ser de estrelinha (hall) pois o de janela que vem no carburado tem uma janela maior q a outra, isso pode ocorrer problema no terceiro cilindro, isso ja vi acontecer até descobrir foi dois motores!!!!
Só dois sensores TPS e MAP e distribuidor e ja era! :smt023
Com a MegaSquirt é possível usar o distribuidor original do Monza, não precisa ser o "Hall"! Basta desligar o avanço a vácuo, travar o centrífugo e pegar o sinal do módulo de ignição :D
TheRipper

Cleber Brogni escreveu:normalmente quem usa roda fonica que usar bobina de corpo duplo tipo os vectra
Meu C20XE trabalha com roda fônica, porém, com distribuidor. Injeção original Bosch Motronic 2.5 trazida da Inglaterra. Uma bela porcaria :smt005
Vou arrancar aquela tralha e colocar uma MegaSquirt assim que eu puder.
Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Gustavo Turolla »

Hahahaha já não to entendendo mais nada!
Ai cacete eu preciso fazer um curso pra entender melhor o que vocês falam aqui. Sou totalmente leigo no assunto, e quando os conceitos recentes se misturam a coisa fica preta.
TheRipper escreveu:MPFI dos Kadett 97/98 e Vectra não é possível usar com distribuidor, mas é perfeitamente possível com injeção programável.
Minha idéia é justamente usar uma admissão de vectra/astra e a MegaSquirt pra comandar tudo, mas pelo jeito ela faz além do que eu imaginava... De que forma ela "substitui" a roda fônica?
E quando você diz que "não é possível usar com distribuidor" quer dizer que não é possível usar SÓ com distribuidor, certo? precisa de algo além pra coisa funcionar, que seria a mega certo?

Ripper, se vc tiver uns 5 minutos aí me dá uma aula?
o que é avanço a vácuo?
o que é centrífugo?

Desde já, obrigado pelo tempo e atenção
SL/E 93 Vermelho Maiorca(?) - 70.000km originais
2.0 efi, completo, disco nas 4, tudo elétrico.
Manual, chave reserva, alarme original... E ainda falta bastante coisa.

batido, saindo da funilaria eu posto fotos.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Gustavo Turolla escreveu: Ripper, se vc tiver uns 5 minutos aí me dá uma aula?
o que é avanço a vácuo?
o que é centrífugo?
Era como os carros mais antigos faziam a curva de avanço do ponto de ignição, pelo distribuidor.

Gustavo, não me interprete mal, mas com este tipo de dúvida, se você realmente cogita a possibilidade de montar e acertar um sistema completo de injeção eletrônica então sugiro fortemente que estude a fundo sobre o funcionamento de um motor ciclo otto antes de começar. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Gustavo Turolla
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por Gustavo Turolla »

500EF escreveu:Gustavo, não me interprete mal, mas com este tipo de dúvida, se você realmente cogita a possibilidade de montar e acertar um sistema completo de injeção eletrônica então sugiro fortemente que estude a fundo sobre o funcionamento de um motor ciclo otto antes de começar.
Magina Eduardo, jamais levaria a mal. Escrevi o tempo todo procurando deixar bem claro que não tenho conhecimento no assunto, só me interesso bastante por melhorar alguns pontos no funcionamento do carro.
Meu ponto de vista sobre o meu carro é o seguinte: Pelo dinheiro que ele vale, eu considero impossível comprar carro algum que ao menos se equipare em um patamar geral, incluindo opcionais e conforto, motor(rendimento, resistência e custo), estética e custo benefício na manutenção. Infelizmente, ele tem alguns pontos ultrapassados(que graças ao carro que é, são poucos) que eu gostaria de "atualizar" e alguns pontos que eu gostaria de mudar por vontade própria para deixá-lo mais com a minha cara.
Não pretendo montar ou programar injeção alguma sem auxílio de quem entende, e estou tentando entender o básico dessa adaptação conversando com vocês aqui, sem compromisso e com respeito e paciência. Afinal, ninguém é obrigado a aguentar "estagiário" perguntando tudo o tempo todo e eu não quero que ninguém se sinta na obrigação de responder nada que não queira. Ando contente com a discussão neste tópico e bastante motivado a realizar a modificação, mas não hoje nem amanhã. Somente após estudar o funcionamento de tudo para entender a fundo a modificação que pretendo fazer, coisa que eu gostaria muito de já estar fazendo. Na internet tem bastante material sobre o assunto, mas além de eu não andar com tempo pra parar aqui no computador por muito tempo(já faz mais de 15 minutos que estou tentando escrever esse tópico e tenho que ficar parando, imagina estudar algo que precisa de atenção) e material algum seria equivalente à uma boa explicação de quem entende. Mas repito, não quero alugar vocês com bobagem.

Vou dar uma estudada sim, vou ver o que consigo por aqui. Muito obrigado por todas as mensagens escritas, pelo tempo e atenção que acenderam esta idéia na minha cabeça.
abraços
SL/E 93 Vermelho Maiorca(?) - 70.000km originais
2.0 efi, completo, disco nas 4, tudo elétrico.
Manual, chave reserva, alarme original... E ainda falta bastante coisa.

batido, saindo da funilaria eu posto fotos.
TheRipper

500EF escreveu:
Gustavo Turolla escreveu: Ripper, se vc tiver uns 5 minutos aí me dá uma aula?
o que é avanço a vácuo?
o que é centrífugo?
Era como os carros mais antigos faziam a curva de avanço do ponto de ignição, pelo distribuidor.

Gustavo, não me interprete mal, mas com este tipo de dúvida, se você realmente cogita a possibilidade de montar e acertar um sistema completo de injeção eletrônica então sugiro fortemente que estude a fundo sobre o funcionamento de um motor ciclo otto antes de começar. :smt023
É, concordo com o Eduardo. A coisa é um pouco complicada, precisa estudar bastante, e quando você começar a achar que sabe muito, vai perceber que ainda não aprendeu 1/3 do necessário para montar e regular um sistema de gerenciamento, bem como fazer uma preparação.
Há pelo menos uns 3 anos eu estudo bastante sobre motores e gerenciamento, e ainda tenho muito o que aprender!

Se voce não entende inglês, já vai começar com dificuldade, pois a grande maioria da literatura sobre esse assunto está na língua inglesa.
Recomendo começar a ler artigos em sites como "How Stuff Works" e afins, e quando puder, ler o manual da MegaSquirt, que não é apenas um manual específico desse gerenciador, mas uma verdadeira aula sobre o funcionamento de sistemas de injeção, bem como fenômenos do motor em si.
Editado pela última vez por TheRipper em 02 Set 2008, 18:42, em um total de 2 vezes.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Gustavo Turolla escreveu:Afinal, ninguém é obrigado a aguentar "estagiário" perguntando tudo o tempo todo e eu não quero que ninguém se sinta na obrigação de responder nada que não queira.
:smt005 , pode perguntar a vontade, esses tópicos são os melhores, se tivesse tempo (e conhecimento para tal) passaria o dia todo respondendo numa boa.

Mas essa questão que o Eduardo levantou também é interessante. Acho que você vai precisar de uma ajudinha pra montar uma injeção aí. Em que cidade você mora?
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

So nao vale desanimar, hein, Gustavo? :wink:

Talvez num primeiro momento, se realmente a ideia for passar para multi-ponto mesmo que gastando entre 1.000 e 1.500, entao talvez seja mais adequado arranjar pecas de uma injecao original GM em algum desmanche e pagar alguem para fazer as adaptacoes.

Ai, se mais para frente, ainda assim persistir a ideia de usar uma programavel, podera aproveitar todo o servico, sensores, bicos, etc., e so vai ter que trocar a sua central (que deve ser facil de vender por ai tambem) pela MS (ripper, ajuda ai... teria que mudar mais alguma coisa?), por exemplo. Que tal? :wink:

Ou entao, junta mais uma grana e turbina do jeito que esta, deixando o resto para um estagio 2 :evil: (so que ai, quando for mudar, vai ter que trocar alguns componentes da pressurizacao)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder