Módulo rei do distribuidor
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Módulo rei do distribuidor
Meu carro andou dando uns estouros(queima de combustível no escapamento) acompanhados de perda de força(corrente cortada). Logo, detectou-se falha na bobina do distribuidor(estava torrada) e no módulo. Ambos foram substituídos mas ontem no fim da castello branco o carro parou e eu vim pra casa no canguru. Foi o módulo(novo) que já estragou. Um Delphi custa mais de 200 reais, enquanto o MTE custa 85. No momento infelizmente não aguento pagar o Delphi e mandei instalar um MTE, que não deve me trazer problemas.
Mas eu quero saber o que está acontecendo para estragar tanto módulo. Estou saindo agora pra levar o carro a um eletricista e ver se o regulador de tensão não está soltando muita força e queimando tudo, mas o que mais pode causar isso?
Queria resolver o problema de uma vez por todas.
Obrigado, abraços
Mas eu quero saber o que está acontecendo para estragar tanto módulo. Estou saindo agora pra levar o carro a um eletricista e ver se o regulador de tensão não está soltando muita força e queimando tudo, mas o que mais pode causar isso?
Queria resolver o problema de uma vez por todas.
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SL/E 93 Vermelho Maiorca(?) - 70.000km originais
2.0 efi, completo, disco nas 4, tudo elétrico.
Manual, chave reserva, alarme original... E ainda falta bastante coisa.
batido, saindo da funilaria eu posto fotos.
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batido, saindo da funilaria eu posto fotos.
- Carlos A. Freire
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Re: Módulo rei do distribuidor
Se não colocar o módulo HEI Delphi (original GM), ainda vai ter muitas dores de cabeça. Por experiências com amigos que utilizaram módulo HEI de outra marca só tiveram problemas até colocar o Delphi e, no fim acabaram por gastar mais para resolver este problema. As vezes é preferível gastar os R$200,00 só uma vez, do que R$80,00 várias vezes e por fim ter que pagar os R$200,00 na peça de boa qualidade.
O módulo HEI tem que aguentar sua própria caloria e, ainda suportar o calor do motor. Se a peça não for de boa qualidade, não vai aguentar.
Queima do módulo HEI:
- Alternador fornecendo tensão superior a 14,5v (normalmente é um sintoma intermitente)
- Bobina de alta tensão com fuga ou em curto
- Bobina impulsora em curto
- Vazamento de alta tensão
- Falta de pasta térmica na instalação do módulo HEI
Fique atento, bobina impulsora sem isolamento ou com mal contato, pode inflenciar na análise do problema e, o módulo HEI pode ser trocado sem necessidade.
Abs,
Carlos Freire
O módulo HEI tem que aguentar sua própria caloria e, ainda suportar o calor do motor. Se a peça não for de boa qualidade, não vai aguentar.
Queima do módulo HEI:
- Alternador fornecendo tensão superior a 14,5v (normalmente é um sintoma intermitente)
- Bobina de alta tensão com fuga ou em curto
- Bobina impulsora em curto
- Vazamento de alta tensão
- Falta de pasta térmica na instalação do módulo HEI
Fique atento, bobina impulsora sem isolamento ou com mal contato, pode inflenciar na análise do problema e, o módulo HEI pode ser trocado sem necessidade.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Módulo rei do distribuidor
Antes de mais nada, muito obrigado por todos os esclarecimentos. Fica claro que você sabe do que está falando e o auxílio de alguém assim é inestimável e sempre bem vindo.
Infelizmente, como já citado, no momento eu não posso pagar uma Delphi embora preferisse indiscutivelmente a instalação desta. Pelo menos meu carro está andando novamente(espero que por bastante tempo), já que para a compra do módulo melhor ele ficaria encostado por algum tempo e é muito importante no meu dia-a-dia.
A peça foi substituída após teste. O carro não ligava, instalaram um módulo novo e ligou.
Espero que não houvesse nada errado além dele, no qual foi possível observar a ausência de pasta dissipadora térmica(o que pode ter causado a queima, já que o carro estava em regime alto a cerca de uma hora quando ocorreu) e havia também um cabo com folga na bateria, que pode ter deixado o alternador sem referência e causado um pico que pode ter queimado o módulo.
Como posso testar as quatro primeiras causas citadas? Sou leigo no assunto mas gostaria de saber o que posso fazer para checar se algo está ocorrendo.
Novamente muito obrigado,
Abraços
Infelizmente, como já citado, no momento eu não posso pagar uma Delphi embora preferisse indiscutivelmente a instalação desta. Pelo menos meu carro está andando novamente(espero que por bastante tempo), já que para a compra do módulo melhor ele ficaria encostado por algum tempo e é muito importante no meu dia-a-dia.
A peça foi substituída após teste. O carro não ligava, instalaram um módulo novo e ligou.
Espero que não houvesse nada errado além dele, no qual foi possível observar a ausência de pasta dissipadora térmica(o que pode ter causado a queima, já que o carro estava em regime alto a cerca de uma hora quando ocorreu) e havia também um cabo com folga na bateria, que pode ter deixado o alternador sem referência e causado um pico que pode ter queimado o módulo.
Carlos A. Freire escreveu:Queima do módulo HEI:
- Alternador fornecendo tensão superior a 14,5v (normalmente é um sintoma intermitente)
- Bobina de alta tensão com fuga ou em curto
- Bobina impulsora em curto
- Vazamento de alta tensão
- Falta de pasta térmica na instalação do módulo HEI
Como posso testar as quatro primeiras causas citadas? Sou leigo no assunto mas gostaria de saber o que posso fazer para checar se algo está ocorrendo.
Novamente muito obrigado,
Abraços
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Re: Módulo rei do distribuidor
Só complementando oque o Carlos disse, verifique também o aterramento.
Já passei a desagradável experiencia, também na Castello Branco. :smt011 Estava na faixa da esquerda aí do nada à 120KM/h apagou o contagiros. E o carro começou a perder velocidade, seguido de estouros no escapamento. Tive que fazer uma manobra suicida pra ir p/ o acostamento passando à frente de caminhoes. :smt010
Já passei a desagradável experiencia, também na Castello Branco. :smt011 Estava na faixa da esquerda aí do nada à 120KM/h apagou o contagiros. E o carro começou a perder velocidade, seguido de estouros no escapamento. Tive que fazer uma manobra suicida pra ir p/ o acostamento passando à frente de caminhoes. :smt010
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2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
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- Carlos A. Freire
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Re: Módulo rei do distribuidor
Deve ser monitorado - com voltímetro do próprio painel, fique atento a grandes variações para cima, passando de 3/4 do marcador.- Alternador fornecendo tensão superior a 14,5v (normalmente é um sintoma intermitente)
-- Bobina de alta tensão com fuga ou em curto
Tem que medir impedância entre os terminais (não tenho os valores corretos) e verificar se não tem condução do primário para o secundário. Um multiteste na escala de ohms pode ajudar.
A impedância é de aproximadamente 800ohms, verifique também se o enrolamento está exposto, sem isolamento.- Bobina impulsora em curto
Existem equipamento para isso, mas, a noite em uma garagem escura, com motor funcionando, abra o capô e verifique se tem vazamentos de alta-tensão, procurando por pontos ou linhas de tons azuis.- Vazamento de alta tensão
Abs,
Carlos Freire
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Re: Módulo rei do distribuidor
Colocando pasta térmica e observando os outros detalhes que o Carlos citou, esse módulo MTE vai durar bastante, essa marca não é das piores, pode ficar tranqüilo :smt023
Re: Módulo rei do distribuidor
Boa noite a todos....
Eu tb tive alguns problemas com isso e ocorreu como a grande maioria do pessoal...
a 120Km/h na linha verde (avenida nova de CTBA) o carro apagou geral... fickei sem freios devido ao não funcionamento do veículo e acabei por mandar o freio de mão por espaço pois tive que segurálo aos pouco afim de evitar o travamento das rodas....
na volta pra casa tb usei o freio de mão... conclusão... Tambor empenado =(
Meu carro estava com o regulador de voltagem estourado, e por incrivel coincidência eu estava a caminho do mecânico quando o carro parou...
conclusão.
os bacanas da mecânica que nunca mais levarei apenas trocaram o modulo HEI e nem quiseram saber a origem do problema... e tb não me deram a opção de troca por um DELPHI (na época ainda dava pra trocar) e colocaram um sei lah o que....
após isso consertei o regulador de voltagem e dei o problema como solucionado..
porém após algum longo tempo, notei que o carro estava com problemas na partida... aparentemente o motor de arranque..
e MAIS UMA VEZ !!!! no caminho do mecânico... o carro PAROU !!
achei que era o arranque, mas desta vez ele dava sinal de partida...
então que comecei os testes... bateria OK, cabos de vela OK, bobina NADA...
legal, comprei um bobina DELPHI por 75,00, corri instalar e adivinha !!!!
não funcionou
dai me veio na cabeça o modulo HEI... mas dai chamei um amigo meu que por sinal eh um excelente eletricista que estava trabalhando fora da cidade e ele me confirmou.... era o MALDITO....
comentei o fato de ter sido trocado a uns 6 meses atrás... ele olhou pro carro e falou..
a sua bobina está dando fuga de corrente, por isso queimou o modulo e engasgava a partida...
eeeehhhh era só trocar o modulo HEI e a Bobina que estava pronto...
mas ao abrir o distribuidor descobrimos que a bobina impulsora estava tb com os contatos mal isolados pelos porcos dos ultimos mecânicos..
eeehhhhh adicionamos a bobina impulsora DELPHI + modulo HEI e pronto !!! estaria funcionando...
se
a maldita fuga de corrente ocasionada pela MALDITA bobina NÃO diagnosticada pelos porcos destruiu o imã do distribuidor em 4 partes, ocasionando...
a TROCA do Distribuidor...
mas dai a grana jah tinha ido embora nas peças.... e não achei distribuidor barato...
1.200,00.... 500,00 ...... 650,00....
até que achei um completo com Bobina impulsora + modulo HEI por 280,00 recondicionado a base de troca...
não sei qual a marca das peças que veio dentro... mas pelo preço não devem ser boas...
no entanto ainda tenho em casa pra evitar futuras dores de cabeça uma bobina impulsora DELPHI e um módulo HEI adicional... não é delphi, mas ajuda....
conclusão após a longa história...
veja a sua bobina URGENTEMENTE !!! antes que seu distribuidor TODO passe dessa pra uma pior...
abraços e agradeço a paciência na leitura... mas eh pra alertar a galera mesmo...
resumo
Bobina DELPHI= 75,00
distribuidor = 280,00 (base de troca)
Mão de obra = 50,00 (tá eu sei que não precisava pagar mão de obra.... mas eu tava numa SEGUNDA-FEIRA !!)
só espero que o modulozinho que esteja dentro do distribuidor aguente agora !
fui
Eu tb tive alguns problemas com isso e ocorreu como a grande maioria do pessoal...
a 120Km/h na linha verde (avenida nova de CTBA) o carro apagou geral... fickei sem freios devido ao não funcionamento do veículo e acabei por mandar o freio de mão por espaço pois tive que segurálo aos pouco afim de evitar o travamento das rodas....
na volta pra casa tb usei o freio de mão... conclusão... Tambor empenado =(
Meu carro estava com o regulador de voltagem estourado, e por incrivel coincidência eu estava a caminho do mecânico quando o carro parou...
conclusão.
os bacanas da mecânica que nunca mais levarei apenas trocaram o modulo HEI e nem quiseram saber a origem do problema... e tb não me deram a opção de troca por um DELPHI (na época ainda dava pra trocar) e colocaram um sei lah o que....
após isso consertei o regulador de voltagem e dei o problema como solucionado..
porém após algum longo tempo, notei que o carro estava com problemas na partida... aparentemente o motor de arranque..
e MAIS UMA VEZ !!!! no caminho do mecânico... o carro PAROU !!
achei que era o arranque, mas desta vez ele dava sinal de partida...
então que comecei os testes... bateria OK, cabos de vela OK, bobina NADA...
legal, comprei um bobina DELPHI por 75,00, corri instalar e adivinha !!!!
não funcionou
dai me veio na cabeça o modulo HEI... mas dai chamei um amigo meu que por sinal eh um excelente eletricista que estava trabalhando fora da cidade e ele me confirmou.... era o MALDITO....
comentei o fato de ter sido trocado a uns 6 meses atrás... ele olhou pro carro e falou..
a sua bobina está dando fuga de corrente, por isso queimou o modulo e engasgava a partida...
eeeehhhh era só trocar o modulo HEI e a Bobina que estava pronto...
mas ao abrir o distribuidor descobrimos que a bobina impulsora estava tb com os contatos mal isolados pelos porcos dos ultimos mecânicos..
eeehhhhh adicionamos a bobina impulsora DELPHI + modulo HEI e pronto !!! estaria funcionando...
se
a maldita fuga de corrente ocasionada pela MALDITA bobina NÃO diagnosticada pelos porcos destruiu o imã do distribuidor em 4 partes, ocasionando...
a TROCA do Distribuidor...
mas dai a grana jah tinha ido embora nas peças.... e não achei distribuidor barato...
1.200,00.... 500,00 ...... 650,00....
até que achei um completo com Bobina impulsora + modulo HEI por 280,00 recondicionado a base de troca...
não sei qual a marca das peças que veio dentro... mas pelo preço não devem ser boas...
no entanto ainda tenho em casa pra evitar futuras dores de cabeça uma bobina impulsora DELPHI e um módulo HEI adicional... não é delphi, mas ajuda....
conclusão após a longa história...
veja a sua bobina URGENTEMENTE !!! antes que seu distribuidor TODO passe dessa pra uma pior...
abraços e agradeço a paciência na leitura... mas eh pra alertar a galera mesmo...
resumo
Bobina DELPHI= 75,00
distribuidor = 280,00 (base de troca)
Mão de obra = 50,00 (tá eu sei que não precisava pagar mão de obra.... mas eu tava numa SEGUNDA-FEIRA !!)
só espero que o modulozinho que esteja dentro do distribuidor aguente agora !
fui
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Re: Módulo rei do distribuidor
Olha, tá repercutindo! hahaha acho que mais gente já teve problema com isso, pelo jeito!
Muito obrigado pessoal, tudo o que estou lendo é de grande valia!
Repito que não entendo nada, então escrevo o que ouvi e estou aprendendo.
Como dito, a bobina foi trocada e eu acho que é a bobina impulsora mas qual é essa bobina de alta tensão?
É Marcel, vc é de cerquilho deve estar cansado de pegar a castello. aliás, eu estava vindo pra botucatu de capivari e passei por aí. essa estrada aí de tietê tá um tesão (e eu espero que não tenha radar), minha viagem acompanhado pelo meu amigo eric clapton tava uma delícia a 150 com o carro frio, redondinho, pneus novos, tudo regulado, maior silêncio... até queimar a ... do módulo no fim da castello. quase cheguei. Nessas horas é bom estar em velocidade, o carro perde velocidade e vc tem mais tempo e segurança pra sair da pista.. se eu tivesse abaixo do limite, a 100 por exemplo, tava ... pra cair pro acostamento. como tava rápido, até perder velocidade tive muito tempo pra tentar "ressussitá-lo" e por fim jogar pro acostamento.
Ah, e os aterramentos estão OK
obrigado!
Bom Carlos, então já elimino a primeira possibilidade. Meu voltímetro do painel nunca passa dos 3/4.
Levarei o carro amanhã ao eletricista pra testar as bobinas com fuga/curto e estou indo agora lá na garagem pra procurar qualquer coisa azul debaixo do capô.
Muito obrigado
Então Ripper, eu sempre ouvi falar bem de MTE salvo algumas peças em que meu eletricista prefere a Whaler, e espero que corra tudo bem.
Valeu
É André, vc num tem noção de quanto tempo eu fiquei tentando resolver o problema dos estouros... e parecia que o carro tava contra mim, pq cada mecânico achava uma coisa, "resolvia" e o carro ficava um tempo sem dar estouro. Aí voltava a dar e a "coisa" estava ok, daí achavam outra coisa e foi assim até acharem a bobina do distribuidor torrada! (Sim, até então os mecânicos em que levei se mostraram bastante incompetentes visto que não haviam notado esse problema e já tinham trocado o rotor do distribuidor)
Como minha bobina é nova, acredito que não haja nada de errado com ela. Mas amanha vou ao eletricista procurar por fugas ou curtos como o Carlos falou.
obrigado
Muito obrigado pessoal, tudo o que estou lendo é de grande valia!
Repito que não entendo nada, então escrevo o que ouvi e estou aprendendo.
Como dito, a bobina foi trocada e eu acho que é a bobina impulsora mas qual é essa bobina de alta tensão?
É Marcel, vc é de cerquilho deve estar cansado de pegar a castello. aliás, eu estava vindo pra botucatu de capivari e passei por aí. essa estrada aí de tietê tá um tesão (e eu espero que não tenha radar), minha viagem acompanhado pelo meu amigo eric clapton tava uma delícia a 150 com o carro frio, redondinho, pneus novos, tudo regulado, maior silêncio... até queimar a ... do módulo no fim da castello. quase cheguei. Nessas horas é bom estar em velocidade, o carro perde velocidade e vc tem mais tempo e segurança pra sair da pista.. se eu tivesse abaixo do limite, a 100 por exemplo, tava ... pra cair pro acostamento. como tava rápido, até perder velocidade tive muito tempo pra tentar "ressussitá-lo" e por fim jogar pro acostamento.
Ah, e os aterramentos estão OK

obrigado!
Bom Carlos, então já elimino a primeira possibilidade. Meu voltímetro do painel nunca passa dos 3/4.
Levarei o carro amanhã ao eletricista pra testar as bobinas com fuga/curto e estou indo agora lá na garagem pra procurar qualquer coisa azul debaixo do capô.
Muito obrigado

Então Ripper, eu sempre ouvi falar bem de MTE salvo algumas peças em que meu eletricista prefere a Whaler, e espero que corra tudo bem.
Valeu
É André, vc num tem noção de quanto tempo eu fiquei tentando resolver o problema dos estouros... e parecia que o carro tava contra mim, pq cada mecânico achava uma coisa, "resolvia" e o carro ficava um tempo sem dar estouro. Aí voltava a dar e a "coisa" estava ok, daí achavam outra coisa e foi assim até acharem a bobina do distribuidor torrada! (Sim, até então os mecânicos em que levei se mostraram bastante incompetentes visto que não haviam notado esse problema e já tinham trocado o rotor do distribuidor)
Como minha bobina é nova, acredito que não haja nada de errado com ela. Mas amanha vou ao eletricista procurar por fugas ou curtos como o Carlos falou.
obrigado
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