Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Zé, acho que seu carro não tem válvula EGR. Esta só saiu em monzas 95 e 96, salvo engano :wink:
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por José Leal »

Eita! Então nem vou mexer... já que tá tudo funcionando direito...

Valeu pela dica :smt023
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17868
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

José Leal escreveu:Professor, só me esclareça mais umas coisinhas:

Quando vc fala da esquerda para a direita, isso é olhando pela frente do carro?

A valvula EGR é aquela redonda que fica na mangueira do cânister?

Até mais! :smt023
O lado esquerdo do carro para manutenção ou para compra de peças é sempre o lado do motorista.

A válvula EGR é para recirculação de gases do escapamento, que utiliza parte dos gases de escapamento para ser queimado novamente voltando para a admissão e com isso diminuir a emissão de poluentes.
A válvula EGR do Monza fica no coletor de admissão, porém, como foi dito pelo Diego, somente os modelos 95 e 96 é que utilizam essa peça. Mas, alguns modelos de 92 a 94 que eram destinados a exportação e, alguns modelos que tem transmissão automática, também foram vendidos aqui no mercado nacional.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Uma foto do motor depois de montado. Nesta foto, estava sem o thermac, eu havia tirado pra arrumar, mas dá pro pessoal ter ideia de como ficou.
Tampa de válvulas polida, pintei o coletor e seu defletor. Ficou legal.
Vejam:
Imagem

Alem do thermac, troquei a tampa do filtro de ar, a minha(esta que aparece na foto) já estava meio empenada...
Agora pra ficar 100% só falta os adesivos do bico filtro de ar, que já devem estar a caminho :mrgreen:

AbraçO!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rudeir_abreu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 25 Abr 2007, 18:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Rudeir_abreu »

galera o meu tem esta valvula , mas onde ela eh ligada mesmo pois a minha naum tem mangeuira nela naum
mas jah fui em mecanicos e eles me tiram de tempo dizendo que naum adianta ligar mas acho que eles tbem naum sabem.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17868
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rudeir_abreu escreveu:galera o meu tem esta valvula , mas onde ela eh ligada mesmo pois a minha naum tem mangeuira nela naum
mas jah fui em mecanicos e eles me tiram de tempo dizendo que naum adianta ligar mas acho que eles tbem naum sabem.
A mangueira do bico vai ao sensor que está na parte redonda do compartimento do filtro de ar e de entra outra mangueira vinda do distribuidor de vácuo nos modelos EFI ou no carburador nos modelos carburado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por José Leal »

Carlos A. Freire escreveu:O lado esquerdo do carro para manutenção ou para compra de peças é sempre o lado do motorista.
Pronto! Aprendi mais essa.

Carlos, a ligação das mangueiras do TBI do meu carro está assim, da esquerda para a direita: sensor MAP, válvula termostática e filtro cânister.

Na flauta de distribuição estão ligadas as mangueiras do comando de direcionamento do ar interno e da "válvula" que fica próximo ao filtro cânister (redonda, que fica na mangueira). As outras conexões estão (porcamente) fechadas, me parece com silicone.

Posso deixar assim?

Muito obrigado pelos esclarecimentos e até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Diego Paiva »

José Leal escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:O lado esquerdo do carro para manutenção ou para compra de peças é sempre o lado do motorista.
Pronto! Aprendi mais essa.

Carlos, a ligação das mangueiras do TBI do meu carro está assim, da esquerda para a direita: sensor MAP, válvula termostática e filtro cânister.
Válvula termostática? Por acaso seria o thermac?

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Responder