Aditivo ou não???

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aditivo ou não???

Mensagem não lida por rafamts »

Carlos, meu radiador é novo. Uso aditivo na proporção recomendada. Vou retirar a mangueira para inspeção. Acho que ao apertar em demasia devo ter danificado.

Abraço,
Rafael
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

rafamts escreveu:Carlos, meu radiador é novo. Uso aditivo na proporção recomendada. Vou retirar a mangueira para inspeção. Acho que ao apertar em demasia devo ter danificado.

Abraço,
Rafael

Rafael, mesmo sendo radiador novo, estando com a mangueira muito dura, a vibração do motor provoca trincas na tampa do radiador. Fique atento!

Não creio que um excesso de torque em uma abraçadeira quebraria uma tampa do radiador nova. Antes dela quebrar acredito que a abraçadeira espanaria a rosca. Penso que o que poderia quebrar seria esforço lateral na conexão. Se fosse um radiador bem usado e ressecado aí sim poderia um excesso de torque poderia causar danos.

De qualquer forma, somente após uma inspeção visual é que saberá o que aconteceu.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1992
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por RappeR »

Carlos A. Freire escreveu: 13 Mai 2012, 08:01
rafamts escreveu:Carlos, meu radiador é novo. Uso aditivo na proporção recomendada. Vou retirar a mangueira para inspeção. Acho que ao apertar em demasia devo ter danificado.

Abraço,
Rafael

Rafael, mesmo sendo radiador novo, estando com a mangueira muito dura, a vibração do motor provoca trincas na tampa do radiador. Fique atento!

Não creio que um excesso de torque em uma abraçadeira quebraria uma tampa do radiador nova. Antes dela quebrar acredito que a abraçadeira espanaria a rosca. Penso que o que poderia quebrar seria esforço lateral na conexão. Se fosse um radiador bem usado e ressecado aí sim poderia um excesso de torque poderia causar danos.

De qualquer forma, somente após uma inspeção visual é que saberá o que aconteceu.

Abs,

Carlos Freire
Pessoal, boa tarde.
Só para aproveitar o tópico aberto vim tirar uma dúvida.
Eu vou fazer uma viagem com o Monza no meio do ano de 4.500KM ida e volta. Meu carro já está sem usar aditivo por uns 3 anos. Começo a usar aditivo na proporção certa, ou deixo como está?
Estou com receio de começar usar o aditivo depois de tanto tempo, apresentar vazamentos e além disso comprometer o cabeçote e assim não dar certo a viagem...
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

RappeR escreveu: 13 Mar 2026, 14:54
Pessoal, boa tarde.
Eu vou fazer uma viagem com o Monza no meio do ano de 4.500KM ida e volta. Meu carro já está sem usar aditivo por uns 3 anos. Começo a usar aditivo na proporção certa, ou deixo como está?
Estou com receio de começar usar o aditivo depois de tanto tempo, apresentar vazamentos e além disso comprometer o cabeçote e assim não dar certo a viagem...
Comprometer... Já está comprometido... O aditivo de boa qualidade não corrói, ele protege. Então, mesmo fazendo limpeza e não usar o aditivo, pode adiantar algum vazamento, por estar muito tempo sem a manutenção preventiva do arrefecimento. Então, não seria o aditivo o problema.
Agora... se vai vazar sem mexer ou fazendo a limpeza, isso não temos como prever.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1992
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por RappeR »

Carlos A. Freire escreveu: 13 Mar 2026, 17:03
RappeR escreveu: 13 Mar 2026, 14:54
Pessoal, boa tarde.
Comprometer... Já está comprometido... O aditivo de boa qualidade não corrói, ele protege. Então, mesmo fazendo limpeza e não usar o aditivo, pode adiantar algum vazamento, por estar muito tempo sem a manutenção preventiva do arrefecimento. Então, não seria o aditivo o problema.
Agora... se vai vazar sem mexer ou fazendo a limpeza, isso não temos como prever.
Entendi. Então nem vou arriscar colocar aditivo por agora, vou fazer somente a limpeza e completar com água...
Em uma viagem dessa estou pensando em levar um modulo HEI e uma bomba de combustível. Vocês que tem mais experiência, deveria me preocupar com mais alguma coisa por precaução?
Responder