Modulo Injeção 16166009 AYMN

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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Carlos A. Freire
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Re: Modulo Injeção 16166009 AYMN

Mensagem por Carlos A. Freire »

Se ficar colocando água fria constante sem a válvula termostática, com o motor em marcha lenta, não vai super aquecer, mas tem que deixar o sensor de temperatura CTS aterrado ou encostando no motor.
Agora, se parar de circular a água o motor vai super aquecer rapidamente.
Cada um tem a sua maneira de fazer o serviço e não faço como descrito. No mesmo tópico que indicou, tem outros dizendo como faz e é diferente.

O sensor CTS que fica no alojamento da válvula termostática é removido apenas para tirar o ar do sistema, ou seja, fazer a sangria. O sensor de temperatura do painel, que fica no cabeçote, abaixo do distribuidor não é preciso mexer.

Resumidamente eu faço assim em casa:

- Removo o radiador e faço a limpeza interna e externa fora do carro e aproveito e limpo também a carroceria onde vai o radiador.
- Removo a válvula termostática e a sua carcaça.
- Removo o reservatório de expansão e limpo fora do carro e depois de limpo recoloco em seu local.
- Conecto a mangueira com água constante na mangueira de saída do radiador, aquela grande do lado esquerdo do carro que entra no tubo plástico abaixo do coletor de admissão e, sem a carcaça da válvula termostática, tem que sair bastante água.
- Ligo o motor e o fluxo de água saindo aumenta mais ainda, mostrando que a bomba d'água está funcionando e não saindo água suja e circulou no radiador de ar quente também, eu desligo e começo a montagem da válvula termostática com o'ring novo. O radiador com a ventoinha e coloco o aditivo e a água de torneira.
Removo o sensor CTS até começar sair na cor do aditivo e fecho o sensor sem dar aperto final e completo o reservatório para o nível ideal e fecho a tampa.
- Com tudo montado eu ligo o motor e deixo aquecer de olho na temperatura e, assim que abrir a válvula termostática eu solto (sem remover) o sensor CTS para sair ar e fecho a rosca. Depois é só observar a ventoinha ligando no 1/2 de escala e baixando até pouco acima de 1/4 de escala do painel.
Pronto. Tudo certo, sistema limpo com aditivo e tudo funcionando.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Modulo Injeção 16166009 AYMN

Mensagem por RappeR »

Carlos A. Freire escreveu: 04 Set 2025, 15:04 Se ficar colocando água fria constante sem a válvula termostática, com o motor em marcha lenta, não vai super aquecer, mas tem que deixar o sensor de temperatura CTS aterrado ou encostando no motor.
Agora, se parar de circular a água o motor vai super aquecer rapidamente.
Cada um tem a sua maneira de fazer o serviço e não faço como descrito. No mesmo tópico que indicou, tem outros dizendo como faz e é diferente.

O sensor CTS que fica no alojamento da válvula termostática é removido apenas para tirar o ar do sistema, ou seja, fazer a sangria. O sensor de temperatura do painel, que fica no cabeçote, abaixo do distribuidor não é preciso mexer.

Resumidamente eu faço assim em casa:

- Removo o radiador e faço a limpeza interna e externa fora do carro e aproveito e limpo também a carroceria onde vai o radiador.
- Removo a válvula termostática e a sua carcaça.
- Removo o reservatório de expansão e limpo fora do carro e depois de limpo recoloco em seu local.
- Conecto a mangueira com água constante na mangueira de saída do radiador, aquela grande do lado esquerdo do carro que entra no tubo plástico abaixo do coletor de admissão e, sem a carcaça da válvula termostática, tem que sair bastante água.
- Ligo o motor e o fluxo de água saindo aumenta mais ainda, mostrando que a bomba d'água está funcionando e não saindo água suja e circulou no radiador de ar quente também, eu desligo e começo a montagem da válvula termostática com o'ring novo. O radiador com a ventoinha e coloco o aditivo e a água de torneira.
Removo o sensor CTS até começar sair na cor do aditivo e fecho o sensor sem dar aperto final e completo o reservatório para o nível ideal e fecho a tampa.
- Com tudo montado eu ligo o motor e deixo aquecer de olho na temperatura e, assim que abrir a válvula termostática eu solto (sem remover) o sensor CTS para sair ar e fecho a rosca. Depois é só observar a ventoinha ligando no 1/2 de escala e baixando até pouco acima de 1/4 de escala do painel.
Pronto. Tudo certo, sistema limpo com aditivo e tudo funcionando.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, obrigado pela ajuda.

Fiz a limpeza do sistema, apenas o radiador estava bem sujo. Montei e funcionei o carro e o problema da temperatura continua. Ao ligar o carro pela primeira vez, a ventoinha aciona em 101° com ponteiro na escala praticamente em 1/4, ela sempre ligou no meio. Porém os graus em vez de baixar vai subindo e com muito custo consegue descer ficando a ventoinha ligada quase 10min, Desligou em 94° e o ponteiro da temperatura estava prox do azul, sendo q o certo seria pouco acima de 1/4.
Enquanto estava ligada fiz a sangria de bolhas no sensor.
Continuei e deixei o carro ligado e dessa vez chegou em 101° rápido, ventoinha ligou e os graus subindo dessa vez foi até 119° e o ponteiro da temperatura estava quase em 4/4. Dessa vez a temperatura n quis baixar, fiquei com receio e desliguei o carro. Escutava barulho de pressão no sensor de temperatura como se tivesse cozinhando, soltei pouca coisa mas não saia uma gota de água, apenas pressão..

As duas mangueiras esquentam, mangueira radiador inferior e superior. Já troquei sensor de temp e válvula termostática. Antes de trocar as peças eu já havia testados todas e estavam funcionando, troquei mesmo de teimoso.

EDIT: Tá parecendo problema elétrico. Pq andando com o carro a luz da injeção as vezes fica piscando e o RPM oscila qnd isso acontece e tbm voltimetro oscilando hora desce e sobe intermitente.
Andei com ele e só resfria 2x. Ventoinha arma 101° e desarma 94°, só que com comportamento estranho os números. Carro está aqui na garagem ventoinha ligada e temperatura não baixa, parece q não circula água. Vou tentar fazer um vídeo..

*Ventoinha ligando em 101°C
https://youtube.com/shorts/UYVgUybUn6A? ... n_vkRNAFFB

*Continuação...
https://youtube.com/shorts/sEwpKZOLTiM? ... AApaXj5J8s

*Depois de 10min voltei para dar partida ponteiro quase no azul.
https://youtube.com/shorts/Z0Ynkp28JD0? ... K5gwUX08zE

*Sangria no sensor
https://youtube.com/shorts/NxfWKN5ts9o? ... C_0K27xFeH

Só lembrando q todo esse problema comecou acontecer depois de eu pegar um grande buraco com pneu do passageiro que acabou cortando.
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Re: Modulo Injeção 16166009 AYMN

Mensagem por RappeR »

Boa tarde.
Ainda não levei meu carro para nenhum especialista...
Queria saber, se algum mau contato no conector ALDL causaria esse comportamento da temperatura do carro superaquecer?
Liga a ventoinha, mas as vezes não resfria e a luz da temperatura liga.

Pergunto isso pq como informei vocês, as vezes a luz da injeção pisca por várias vezes com carro em movimento, como se fosse algum mau contato. E eu lembro que havia feito jump no conector ALDL no inicio do sintoma quando o carro superaqueceu na rua pela primeira vez. Por isso pergunto se pode acontecer algum mal contato nele e gerar tudo isso...
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Carlos A. Freire
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Re: Modulo Injeção 16166009 AYMN

Mensagem por Carlos A. Freire »

Boa tarde.

O conector AL DL é para acesso a central eletrônica através de scanner ou acesso ao código lampejante. Então, se não vai acessar a UCE não tem porquê ela causar problemas no funcionamento da UCE, desde que não tenha mexido em fios e alterado posições.
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Re: Modulo Injeção 16166009 AYMN

Mensagem por Carlos A. Freire »

Assisti agora os vídeos e é nítido que tem problemas de arrefecimento... Não é problema eletrônico...
Foi muito corajoso deixar chegar em 113ºC, embora não tenha colocado termômetro para comparar se o sensor CTS não está informando errado.
Também não é recomendado abrir o CTS para sangrar com motor muito quente, pois vai deixar o sistema selado na mesma pressão externa e vai ferver a água, o que pode ser aquelas bolhas que pode confundir com ar.

Eu recomendo verificar a bomba d'água com relação a impulsor, a válvula termostática se não está travando, o radiador com relação a entupimento e mangueiras se não estão invertidas.
Fora isso, usar um equipamento para verificar se não queimou a junta de cabeçote.

A UCE fez a parte dela, em ligar a ventoinha em 101ºC, só que ao invés de cair a temperatura, ela continua a subir a um nível muito perigoso para o motor.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Modulo Injeção 16166009 AYMN

Mensagem por RappeR »

Carlos A. Freire escreveu: 17 Set 2025, 16:39 Boa tarde.

O conector AL DL é para acesso a central eletrônica através de scanner ou acesso ao código lampejante. Então, se não vai acessar a UCE não tem porquê ela causar problemas no funcionamento da UCE, desde que não tenha mexido em fios e alterado posições.
Ah blz, entendi
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Re: Modulo Injeção 16166009 AYMN

Mensagem por RappeR »

Carlos A. Freire escreveu: 17 Set 2025, 16:51 Assisti agora os vídeos e é nítido que tem problemas de arrefecimento... Não é problema eletrônico...
Foi muito corajoso deixar chegar em 113ºC, embora não tenha colocado termômetro para comparar se o sensor CTS não está informando errado.
Também não é recomendado abrir o CTS para sangrar com motor muito quente, pois vai deixar o sistema selado na mesma pressão externa e vai ferver a água, o que pode ser aquelas bolhas que pode confundir com ar.

Eu recomendo verificar a bomba d'água com relação a impulsor, a válvula termostática se não está travando, o radiador com relação a entupimento e mangueiras se não estão invertidas.
Fora isso, usar um equipamento para verificar se não queimou a junta de cabeçote.

A UCE fez a parte dela, em ligar a ventoinha em 101ºC, só que ao invés de cair a temperatura, ela continua a subir a um nível muito perigoso para o motor.

Abs,

Carlos Freire
Na verdade já chegou em 119ºC esses tempos, devido esse problema.
Maravilha, vou levar no mecânico então para verificar.
As vezes várias piscadas na luz da injeção com carro em movimento, pode ser o que será?
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Carlos A. Freire
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Re: Modulo Injeção 16166009 AYMN

Mensagem por Carlos A. Freire »

RappeR escreveu: 17 Set 2025, 17:09 As vezes várias piscadas na luz da injeção com carro em movimento, pode ser o que será?
Pode ser mau funcionamento em algum sensor da injeção. Com scanner ou acessando o código lampejante pode verificar o que está gravado na memória de defeitos.

Abs,

Carlos Freire
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