TUBO DE FLUXO DE ÁGUA NO MONZA EM INOX

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TUBO DE FLUXO DE ÁGUA NO MONZA EM INOX

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

G Martins escreveu: 11 Mar 2025, 08:07 Ressuscitando o tópico. Estou com problemas nesse dispositivo. Quando fiz o motor do meu Monza, há cerca de uns 8 meses, troquei todas as mangueiras e também o tubo. Mas uma das mangueiras deu problema e tive que fazer uma adaptação por que não encontrei uma semelhante. Daí a conexão começou a dar problemas, Troquei abraçadeiras, troquei mangueias novamente e não para de vazar. o tubo não apresenta rachaduras, mas toda vez que saio com o carro e volto, ele apresenta vazamentos na conexão, e da última vez desconfiei que o bendito tubo está cedendo ao aperto das abraçadeiras, por que? Por que toda vez está precisando apertar, então acho que depois do aquecimento o tubo deforma para um diâmetro menor, não vejo outra explicação. Estou pensando em trocar por um de inox. Tem fundamento o que estou dizendo?

Abs

Gilmar Martins.
Não informou quais ou quantas mangueiras está apresentando vazamento. mas é um grande erro apertar as abraçadeiras com o motor quente. Desta forma o tubo de plástico vai ceder mesmo.
Eu tive problema parecido com a mangueira que sai do tubo plástico e entra no motor para bomba d'água. A paralela vem maior e para não dobrar, cortei um pedaço para dar o tamanho. Mas ela é mais grossa que o encaixe e apertando bem a abraçadeira ainda assim vazava. O mesmo sintoma ocorreu com Monza Club 94 de um amigo.
Na época consegui comprar duas mangueiras originais GM para os dois carros e nunca mais tive problemas nesse local. Já deve ter uns 10 anos.
Tempos atrás eu precisei trocar a mangueira da termostática para o radiador, e não consegui encontrar a original GM e nem boa marca como a Gates. Comprei da Metal System que já deu vazamento de cara. Voltei na loja e trocaram por outra igual que também vazou. Devolvi e comprei em outra loja uma da Jahu que ficou legal até duas semanas atrás, quando fiz a limpeza do sistema do arrefecimento com a troca de aditivo. Essa mangueira Jahu parece que dilatou e aconteceu o vazamento onde vai na válvula termostática. Não era grande mas vazava. Para remediar, passei veda rosca alargando o local e coloquei a mangueira e acabou o vazamento. Mas já estou procurando na internet a mangueira original e já encontrei. Vou comprar para substituir.
Então, recomendo cuidado com as mangueiras que vai aplicar no carro. Hoje (há algum tempo) estão fazendo muita porcaria e as peças originais já estão sumindo do mercado e as que tem estão pedindo caro, coisa que não era.

Nota: Eu sou o mesmo Gilmar Martins que aparece como usuário, tive minha conta bloqueada por que fui mudar a senha e o e-mail e não tenho mais acesso à minha conta antiga. Já enviei mensagem para o administrador, mas até agora não tive retorno.(desculpe o desabafo)
No seu caso somente o Alex pode te ajudar. Nós moderadores do fórum não temos esse tipo de acesso administrativo. O problema é que o Alex não acessa com frequência o fórum como por exemplo eu faço.
Tente contato direto com ele.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
G Martins
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991

Mensagem não lida por G Martins »

Oi sr Carlos, as conexões que estão vazando: a que sai do tubo e vai para o radiador com derivação para o reservatório de expansão. A outra é a mais próxima dela que sai do tubo e vai para o cavalete da termostática.
Nunca dei o aperto quando está quente. Quando o motor esfia começa a vazar, daí quando vou verificar a abraçadeira está frouxa, precisa dar quase uma volta no parafuso da abraçadeira. Quando funciona o motor e aquece e volta a esfriar tem que apertar novamente e o ciclo tem se repetido, por isso acho que o tubo que está cedendo. As mangueiras se ajustam bem, mas depois que o motor esfria começa a pingar novamente.

Abs,

Gilmar
G Martins

Sobre minha conta antiga, eu não consigo enviar mensagem para o sr Alex por que aparece a mensagem a seguinte mensagem: Alguns usuários não puderem ser adicionados por que bloquearam o a recepção de mensagens privadas".
Não sei o que fazer,
Obrigado,
Gilmar.
Carlos A. Freire
MODERADOR

G Martins escreveu: 11 Mar 2025, 15:38 Sobre minha conta antiga, eu não consigo enviar mensagem para o sr Alex por que aparece a mensagem a seguinte mensagem: Alguns usuários não puderem ser adicionados por que bloquearam o a recepção de mensagens privadas".
Não sei o que fazer.
Obrigado,
Gilmar.
O que posso verificar é se o nome (nick) está bloqueado. Se estiver bloqueado eu posso desbloquear. Fora isso só o Alex mesmo.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

G Martins escreveu: 11 Mar 2025, 15:25 Oi sr Carlos, as conexões que estão vazando: a que sai do tubo e vai para o radiador com derivação para o reservatório de expansão. A outra é a mais próxima dela que sai do tubo e vai para o cavalete da termostática.
Nunca dei o aperto quando está quente. Quando o motor esfia começa a vazar, daí quando vou verificar a abraçadeira está frouxa, precisa dar quase uma volta no parafuso da abraçadeira. Quando funciona o motor e aquece e volta a esfriar tem que apertar novamente e o ciclo tem se repetido, por isso acho que o tubo que está cedendo. As mangueiras se ajustam bem, mas depois que o motor esfria começa a pingar novamente.

Abs,

Gilmar
Sintoma exato do que disse acima das mangueiras paralelas. Se não empenou as entradas do tubo, ai sim tem que trocar de qualquer jeito, experimente passar fira veda rosca para aumentar o diâmetro entre a conexão e a mangueira. Certamente vai resolver o problema de vazamento. Se resolver tente procurar mangueira de melhor qualidade como GM ou Gates para substituir.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
G Martins

Então pessoal, consegui fazer a troca do tubo de distribuição do meu Monza, por um de inox. Decidi fazê-lo por que não estava conseguindo os de plástico de boa qualidade. Vamos ver se o de inox resolve.
Como mencionei lá acima, o tudo deforma a medida que aquece, daí toda vez que esfria começa a vazar água nas conexões. Veja como foi a deformação na foto. Além da deformação da circunferência, há deformação também do diâmetro (quase dois milímetros. Isso explica em parte por que os apertos das abraçadeiras se tornaram um circulo vicioso e nunca parava o vazamento! Acredito também que se eu tivesse usado outro tipo de abraçadeira, pode ser que não haveria deformação na circunferência. Mas em fim acho que se o material fosse de boa qualidade não deformaria tanto.
Gostaria de agradecer as sugestões dos colegas.

Abs,

Gilmar
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder