Não informou quais ou quantas mangueiras está apresentando vazamento. mas é um grande erro apertar as abraçadeiras com o motor quente. Desta forma o tubo de plástico vai ceder mesmo.G Martins escreveu: ↑11 Mar 2025, 08:07 Ressuscitando o tópico. Estou com problemas nesse dispositivo. Quando fiz o motor do meu Monza, há cerca de uns 8 meses, troquei todas as mangueiras e também o tubo. Mas uma das mangueiras deu problema e tive que fazer uma adaptação por que não encontrei uma semelhante. Daí a conexão começou a dar problemas, Troquei abraçadeiras, troquei mangueias novamente e não para de vazar. o tubo não apresenta rachaduras, mas toda vez que saio com o carro e volto, ele apresenta vazamentos na conexão, e da última vez desconfiei que o bendito tubo está cedendo ao aperto das abraçadeiras, por que? Por que toda vez está precisando apertar, então acho que depois do aquecimento o tubo deforma para um diâmetro menor, não vejo outra explicação. Estou pensando em trocar por um de inox. Tem fundamento o que estou dizendo?
Abs
Gilmar Martins.
Eu tive problema parecido com a mangueira que sai do tubo plástico e entra no motor para bomba d'água. A paralela vem maior e para não dobrar, cortei um pedaço para dar o tamanho. Mas ela é mais grossa que o encaixe e apertando bem a abraçadeira ainda assim vazava. O mesmo sintoma ocorreu com Monza Club 94 de um amigo.
Na época consegui comprar duas mangueiras originais GM para os dois carros e nunca mais tive problemas nesse local. Já deve ter uns 10 anos.
Tempos atrás eu precisei trocar a mangueira da termostática para o radiador, e não consegui encontrar a original GM e nem boa marca como a Gates. Comprei da Metal System que já deu vazamento de cara. Voltei na loja e trocaram por outra igual que também vazou. Devolvi e comprei em outra loja uma da Jahu que ficou legal até duas semanas atrás, quando fiz a limpeza do sistema do arrefecimento com a troca de aditivo. Essa mangueira Jahu parece que dilatou e aconteceu o vazamento onde vai na válvula termostática. Não era grande mas vazava. Para remediar, passei veda rosca alargando o local e coloquei a mangueira e acabou o vazamento. Mas já estou procurando na internet a mangueira original e já encontrei. Vou comprar para substituir.
Então, recomendo cuidado com as mangueiras que vai aplicar no carro. Hoje (há algum tempo) estão fazendo muita porcaria e as peças originais já estão sumindo do mercado e as que tem estão pedindo caro, coisa que não era.
No seu caso somente o Alex pode te ajudar. Nós moderadores do fórum não temos esse tipo de acesso administrativo. O problema é que o Alex não acessa com frequência o fórum como por exemplo eu faço.Nota: Eu sou o mesmo Gilmar Martins que aparece como usuário, tive minha conta bloqueada por que fui mudar a senha e o e-mail e não tenho mais acesso à minha conta antiga. Já enviei mensagem para o administrador, mas até agora não tive retorno.(desculpe o desabafo)
Tente contato direto com ele.
Abs,
Carlos Freire