Bobina / Arranque EURO

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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rafaelmedeiros
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Bobina / Arranque EURO

Mensagem não lida por rafaelmedeiros »

Boa noite!

O arranque do meu Monza estava ruim, então troquei por um Euro. O Euro não tem o conector que o original tem pra ligar na bobina. Deixei ele desligado e o arranque funcionou normal, porém o carro não pega. Então testei a centelha das velas e vi que elas estão muito fracas... Pesquisando por aqui vi que o pessoal que trocou o arranque para o Euro ou o do Vectra, por exemplo, que também não tem o conector, deixaram ele isolado e dizem que funciona normal.

Pergunto, esse pode ser o motivo do carro não estar pegando ou gerando pouca centelha? Há alguma forma de ligar esse cabo no arranque ou outro lugar para que chegue a tensão necessária na bobina?

Obs.: O Monza é carburado.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Bobina / Arranque EURO

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rafael

Só necessitam do conector de alimentação direta da bobina os Monzas que usam platinado no distribuidor (fio resistivo na alimentação da bobina).
Mas são os primeiros Monzas. O Monza 91, o último a sair com carburador, não usa platinado.

Para ter certeza de o problema é esse, faça o seguinte teste:

arranje dois pedaços de fio de espessura igual ou maior que o fio do positivo da bobina.

Ligue uma ponta do primeiro fio no polo positivo da bateria.
Ligue a ponta do segundo fio no positivo da bobina.
Leve as duas pontas livres para dentro do carro.
Dê partida, e quando o motor começar a girar, junte as duas pontas do fio. Isso vai jogar 12 volts direto da bateria na bobina.
Se ao fazer isso o motor não pegar, então você tem algum outro problema. Se pegar, separe as pontas dos fios.

Informe para nós como foi o teste.

Abs
Luiz Carlos
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Carlos A. Freire
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Re: Bobina / Arranque EURO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos, não era somente o Monza com distribuidor de platinado usava bobina de ignição com pré resistência. A maioria dele usa, principalmente os modelos álcool até 91.
O fio resistivo fica no chicote entre o módulo de ignição e o positivo da bobina de ignição.

Com relação ao defeito, o sistema de enviar mais tensão na bobina de ignição é para melhorar a partida e, sem ela o motor deve funcionar, desde que tudo esteja em ordem.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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rafaelmedeiros
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Re: Bobina / Arranque EURO

Mensagem não lida por rafaelmedeiros »

Opa, valeu pelas informações.

Então, com a ligação dos 2 fios o carro pegou uma vez agora a tarde, depois não pegou mais, porém quase pega. Sem os fios ele gira e nada.
Se normalmente o carro era pra ligar sem esse fio, pode ser a bobina que esteja fraca? Outra coisa, numa autopeças o cara me indicou colocar uma bobina plástica, no momento uso bobina comum. Essa outra bobina funcionaria no meu? Pelo que vi é igual dos com injeção que é a plástica, porém sem o conector para o módulo HEI (tem 2 pinos nela).
Editado pela última vez por rafaelmedeiros em 06 Abr 2020, 18:36, em um total de 1 vez.
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Carlos A. Freire
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Re: Bobina / Arranque EURO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Entendo que o carro não esteja bem regulado e tem algum outro defeito. Pode ser que a resistência do fio para o positivo da bobina de ignição esteja alterada, necessitando a troca do chicote de ignição.
Só vai saber depois dos testes, iniciando na tensão do positivo da bobina de ignição.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Bobina / Arranque EURO

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

não era somente o Monza com distribuidor de platinado usava bobina de ignição com pré resistência. A maioria dele usa, principalmente os modelos álcool até 91.
Carlos Freire

Meus professores de mecânica sempre me ensinaram que a finalidade do resistor na alimentação da bobina era para poupar os platinados. Não sabia que Monzas sem platinados usassem esse tipo de coisa. :(

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 07 Abr 2020, 11:35, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
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Gilmar Martins
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Re: Bobina / Arranque EURO

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Aproveitando o tópico queria mencionar que a bobina de ignição do meu Monza esquenta demais. Já troquei por três e as mesmas continuam esquentando.(Essa última é Bosch com as características originais) Chegou a "enrugar" a etiqueta de identificação. O que poderia ser?
Gilmar
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Carlos A. Freire
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Re: Bobina / Arranque EURO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 06 Abr 2020, 21:50

Meus professores de mecânica sempre me ensinaram que a finalidade do resistor na alimentação da bateria era para poupar os platinados. Não sabia que Monzas sem platinados usassem esse tipo de coisa. :(

Abs
Luiz Carlos,

pois é. Não é apenas o Monza com ignição eletrônica que usa bobina de ignição com pré resistência. Outros carros da Chevrolet, VW e Fiat também usam. Não mencionei a Ford, pois dessa marca não tenho informações.

Abs,

Carlos Freire
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