Bobina / Arranque EURO
- rafaelmedeiros
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Bobina / Arranque EURO
Boa noite!
O arranque do meu Monza estava ruim, então troquei por um Euro. O Euro não tem o conector que o original tem pra ligar na bobina. Deixei ele desligado e o arranque funcionou normal, porém o carro não pega. Então testei a centelha das velas e vi que elas estão muito fracas... Pesquisando por aqui vi que o pessoal que trocou o arranque para o Euro ou o do Vectra, por exemplo, que também não tem o conector, deixaram ele isolado e dizem que funciona normal.
Pergunto, esse pode ser o motivo do carro não estar pegando ou gerando pouca centelha? Há alguma forma de ligar esse cabo no arranque ou outro lugar para que chegue a tensão necessária na bobina?
Obs.: O Monza é carburado.
O arranque do meu Monza estava ruim, então troquei por um Euro. O Euro não tem o conector que o original tem pra ligar na bobina. Deixei ele desligado e o arranque funcionou normal, porém o carro não pega. Então testei a centelha das velas e vi que elas estão muito fracas... Pesquisando por aqui vi que o pessoal que trocou o arranque para o Euro ou o do Vectra, por exemplo, que também não tem o conector, deixaram ele isolado e dizem que funciona normal.
Pergunto, esse pode ser o motivo do carro não estar pegando ou gerando pouca centelha? Há alguma forma de ligar esse cabo no arranque ou outro lugar para que chegue a tensão necessária na bobina?
Obs.: O Monza é carburado.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Bobina / Arranque EURO
Rafael
Só necessitam do conector de alimentação direta da bobina os Monzas que usam platinado no distribuidor (fio resistivo na alimentação da bobina).
Mas são os primeiros Monzas. O Monza 91, o último a sair com carburador, não usa platinado.
Para ter certeza de o problema é esse, faça o seguinte teste:
arranje dois pedaços de fio de espessura igual ou maior que o fio do positivo da bobina.
Ligue uma ponta do primeiro fio no polo positivo da bateria.
Ligue a ponta do segundo fio no positivo da bobina.
Leve as duas pontas livres para dentro do carro.
Dê partida, e quando o motor começar a girar, junte as duas pontas do fio. Isso vai jogar 12 volts direto da bateria na bobina.
Se ao fazer isso o motor não pegar, então você tem algum outro problema. Se pegar, separe as pontas dos fios.
Informe para nós como foi o teste.
Abs
Só necessitam do conector de alimentação direta da bobina os Monzas que usam platinado no distribuidor (fio resistivo na alimentação da bobina).
Mas são os primeiros Monzas. O Monza 91, o último a sair com carburador, não usa platinado.
Para ter certeza de o problema é esse, faça o seguinte teste:
arranje dois pedaços de fio de espessura igual ou maior que o fio do positivo da bobina.
Ligue uma ponta do primeiro fio no polo positivo da bateria.
Ligue a ponta do segundo fio no positivo da bobina.
Leve as duas pontas livres para dentro do carro.
Dê partida, e quando o motor começar a girar, junte as duas pontas do fio. Isso vai jogar 12 volts direto da bateria na bobina.
Se ao fazer isso o motor não pegar, então você tem algum outro problema. Se pegar, separe as pontas dos fios.
Informe para nós como foi o teste.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Bobina / Arranque EURO
Luiz Carlos, não era somente o Monza com distribuidor de platinado usava bobina de ignição com pré resistência. A maioria dele usa, principalmente os modelos álcool até 91.
O fio resistivo fica no chicote entre o módulo de ignição e o positivo da bobina de ignição.
Com relação ao defeito, o sistema de enviar mais tensão na bobina de ignição é para melhorar a partida e, sem ela o motor deve funcionar, desde que tudo esteja em ordem.
Abs,
Carlos Freire
O fio resistivo fica no chicote entre o módulo de ignição e o positivo da bobina de ignição.
Com relação ao defeito, o sistema de enviar mais tensão na bobina de ignição é para melhorar a partida e, sem ela o motor deve funcionar, desde que tudo esteja em ordem.
Abs,
Carlos Freire
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- rafaelmedeiros
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Re: Bobina / Arranque EURO
Opa, valeu pelas informações.
Então, com a ligação dos 2 fios o carro pegou uma vez agora a tarde, depois não pegou mais, porém quase pega. Sem os fios ele gira e nada.
Se normalmente o carro era pra ligar sem esse fio, pode ser a bobina que esteja fraca? Outra coisa, numa autopeças o cara me indicou colocar uma bobina plástica, no momento uso bobina comum. Essa outra bobina funcionaria no meu? Pelo que vi é igual dos com injeção que é a plástica, porém sem o conector para o módulo HEI (tem 2 pinos nela).
Então, com a ligação dos 2 fios o carro pegou uma vez agora a tarde, depois não pegou mais, porém quase pega. Sem os fios ele gira e nada.
Se normalmente o carro era pra ligar sem esse fio, pode ser a bobina que esteja fraca? Outra coisa, numa autopeças o cara me indicou colocar uma bobina plástica, no momento uso bobina comum. Essa outra bobina funcionaria no meu? Pelo que vi é igual dos com injeção que é a plástica, porém sem o conector para o módulo HEI (tem 2 pinos nela).
Editado pela última vez por rafaelmedeiros em 06 Abr 2020, 18:36, em um total de 1 vez.
- Carlos A. Freire
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Re: Bobina / Arranque EURO
Entendo que o carro não esteja bem regulado e tem algum outro defeito. Pode ser que a resistência do fio para o positivo da bobina de ignição esteja alterada, necessitando a troca do chicote de ignição.
Só vai saber depois dos testes, iniciando na tensão do positivo da bobina de ignição.
Só vai saber depois dos testes, iniciando na tensão do positivo da bobina de ignição.
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Re: Bobina / Arranque EURO
Carlos Freirenão era somente o Monza com distribuidor de platinado usava bobina de ignição com pré resistência. A maioria dele usa, principalmente os modelos álcool até 91.
Meus professores de mecânica sempre me ensinaram que a finalidade do resistor na alimentação da bobina era para poupar os platinados. Não sabia que Monzas sem platinados usassem esse tipo de coisa.
Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 07 Abr 2020, 11:35, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
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Re: Bobina / Arranque EURO
Aproveitando o tópico queria mencionar que a bobina de ignição do meu Monza esquenta demais. Já troquei por três e as mesmas continuam esquentando.(Essa última é Bosch com as características originais) Chegou a "enrugar" a etiqueta de identificação. O que poderia ser?
Gilmar
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Re: Bobina / Arranque EURO
Luiz Carlos,Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑06 Abr 2020, 21:50
Meus professores de mecânica sempre me ensinaram que a finalidade do resistor na alimentação da bateria era para poupar os platinados. Não sabia que Monzas sem platinados usassem esse tipo de coisa.
Abs
pois é. Não é apenas o Monza com ignição eletrônica que usa bobina de ignição com pré resistência. Outros carros da Chevrolet, VW e Fiat também usam. Não mencionei a Ford, pois dessa marca não tenho informações.
Abs,
Carlos Freire
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