Freios ABS no Monza - Projeto
- PedroCTR
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 164
- Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
- Cidade: Rio Grande
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza SL
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Freios ABS no Monza - Projeto
Esse Monza do Rafaelo é simplesmente "O MONZA" de todos os Monza. Todo trabalho, empenho e dedicação, toda técnica e esmero nas peças e na construção, dá gosto de ver e apreciar os detalhes. Serve de escola e incentivo á todos que desejam uma empreitada desse naipe em seus Monza. E o que julgo de maior valor nessa história toda é a CALMA e PRECISÃO na execução do projeto, onde cada passo dado é progresso certo, bem calculado.
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Freios ABS no Monza - Projeto
Obrigado Pedro.PedroCTR escreveu:Esse Monza do Rafaelo é simplesmente "O MONZA" de todos os Monza. Todo trabalho, empenho e dedicação, toda técnica e esmero nas peças e na construção, dá gosto de ver e apreciar os detalhes. Serve de escola e incentivo á todos que desejam uma empreitada desse naipe em seus Monza. E o que julgo de maior valor nessa história toda é a CALMA e PRECISÃO na execução do projeto, onde cada passo dado é progresso certo, bem calculado.
Como expliquei acima, para ter uma qualidade de linha de montagem (segurança, manutenção, durabilidade), não é simplesmente pegar a peça e grudar com cola e solda uns ferro no cofre de qualquer forma e, achar que esta fazendo a coisa certa, se fizer isso vai ficar o que tem por aí. É preciso fazer a coisa tendo planejamento, técnico e financeiro, pq não é barato chegar nesse nível de qualidade.
Pq eu digo isso?
1° a linha de freio pulsa, é preciso ser feita de forma que não quebre ou vaze.
2° a linha de freio esquenta, é preciso que não encoste em nada.
3° a linha de alimentação é muittttttttoooo altaaaa são 10A de corrente nominal e chega a 60A de pico no momento do pulso hidráulico (momento emergência, ABS operando...)
4° o sistema do suporte do ABS tem que estar muito bem fixado e também livre para manutenção futuras.
5° o sistema do chicote tem que ter proteções, contra ruídos nos sensores, sobre corrente.
6° é preciso um scanner para resetar os erros do sistema.
7° o ABS é 100% ativo, ele funciona o EBD em tempo integral. O ABS é só quando trava as rodas...
Como deu pra observar é simplesmente ligar uns fiozinho com os dedos e isolante.
Pouca gente sabe disso, o pessoal acha que se o ABS der problema o carro fica sem freios! NÃO... se der problemas na ECU-ABS o ABS deixa de funcionar apenas, porém o tradicional freio continua idêntico. Na piores das hipóteses é o ABS não atuar, mas o freio continua normal.
Já no meu caso Pedro, pq chamou tua atenção.
*a minha elétrica é original(foi feita toda do zero para essa aplicação)
*as peças são peças originais(foi feita toda do zero para essa aplicação)
* o equipamento é compatível com a engenharia Monza ABS, cilindro mestre, servo freio, etc...
* sigo algumas normas
E as poucas adaptações (modificação) que foram feitas (furo do passa fio) está no mesmo nível de montadora. A montadora teria feito o mesmo, porém usando outro processo mais eficiente, alias o Monza é no mesmo lugar que o meu. :smt023 Não poderia usar outro lugar a não ser esse rsrsrsrs!
Então tudo isso se traduz nesse resultado, estou muito satisfeito com o sistema agora. Antes no Monza original eu me sentia muito inseguro. Como já falei aqui não gosto da engenharia original de Monza, em especial o 82 onde o freio era precário até 88, quando melhoraram a pinça, essa engenharia sofreu 3 mudanças do Monza 82 até o Vectra A 94, pq será? Heheheh. E tenho muitos relatos que confirmam isso que falei. E alguns com quase acidentes...
Então nada mais justo eu compartilhar meu conhecimento, meus trabalhos, prestações de serviço, e até um apoio. Espero que o Leandro siga a mesma filosofia para ficar bem legal, mesmo que demore mais. É claro, cada um tem sua forma de trabalhar e isso não pode ser interferido, mas as dicas sempre são bem vindas.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Cleber Brogni
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1755
- Registrado em: 08 Nov 2007, 14:51
- Cidade: Porto Algre
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza SLE
- Motor: Outro
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Outra
Re: Freios ABS no Monza - Projeto
Me tira uma dúvida, estou adicionando sistema ABS no meu tbm, mas me deparei com tipo do flange que esta na ponta do cano, que no sistema ABS é diferente do convencional do Monza, como foi feito processo de flange?
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
-
- Mensagens: 1
- Registrado em: 23 Mar 2020, 18:55
- Cidade: Medeiros neto
- Estado: Bahia-BA
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
Re: Freios ABS no Monza - Projeto
Ola Rafaelo tudo bem? Vi aki no tópico q vc manja muito d ABS, tenho um Vectra B e eu queria saber se vc tem um esquema bem simples d fazer as ligações do chicote ou poderia mim ensinar a fazer as ligações do ABS? Qualquer coisa chama no zap, obrigado.
- Xela1347
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 23
- Registrado em: 21 Ago 2019, 18:39
- Cidade: Rio de janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Class
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Freios ABS no Monza - Projeto
Boa noite galera.
Sigo nas reformas do meu Monza e apareceu a oportunidade de comprar o sistema ABS do Hi-Tech, com o chicote completo, é tentador. A minha dúvida é, comprando tudo certinho é só plug and play ou precisa trocar a ECU e trocar o cilindro mestre?
Vai vir com o eixo traseiro a disco que o meu não tem...
Sigo nas reformas do meu Monza e apareceu a oportunidade de comprar o sistema ABS do Hi-Tech, com o chicote completo, é tentador. A minha dúvida é, comprando tudo certinho é só plug and play ou precisa trocar a ECU e trocar o cilindro mestre?
Vai vir com o eixo traseiro a disco que o meu não tem...
Monza class cinza haendel 1993
painel digital
freio a disco nas 4
computador de bordo
bancos recaro
trio elétrico
retrovisor interno fotocrômico
painel digital
freio a disco nas 4
computador de bordo
bancos recaro
trio elétrico
retrovisor interno fotocrômico
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 5569
- Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
- Cidade: Montes Claros
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Freios ABS no Monza - Projeto
Precisa trocar o servo freio e o cilindro mestre sim, além dos discos traseiros com a roda fônica, pois o Monza com discos convencionais não possui esta roda fônica.Xela1347 escreveu: ↑12 Out 2020, 01:22 Boa noite galera.
Sigo nas reformas do meu Monza e apareceu a oportunidade de comprar o sistema ABS do Hi-Tech, com o chicote completo, é tentador. A minha dúvida é, comprando tudo certinho é só plug and play ou precisa trocar a ECU e trocar o cilindro mestre?
Vai vir com o eixo traseiro a disco que o meu não tem...
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
- Mensagens: 7
- Registrado em: 18 Jan 2013, 01:05
- Cidade: Presidente Prudente
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Outra
Re: Freios ABS no Monza - Projeto
Bom dia Rafaelo. Sabe me dizer se o ABS da Zafira 2008 seria uma boa opção para eu adaptar no Monza? Pq tem uma completa com tudo em um ferro velho para eu ir lá tirar as peças. E esses suportes, consegue fabricar para mim?Rafaelo escreveu: ↑30 Jul 2015, 23:21Obrigado Pedro.PedroCTR escreveu:Esse Monza do Rafaelo é simplesmente "O MONZA" de todos os Monza. Todo trabalho, empenho e dedicação, toda técnica e esmero nas peças e na construção, dá gosto de ver e apreciar os detalhes. Serve de escola e incentivo á todos que desejam uma empreitada desse naipe em seus Monza. E o que julgo de maior valor nessa história toda é a CALMA e PRECISÃO na execução do projeto, onde cada passo dado é progresso certo, bem calculado.
Como expliquei acima, para ter uma qualidade de linha de montagem (segurança, manutenção, durabilidade), não é simplesmente pegar a peça e grudar com cola e solda uns ferro no cofre de qualquer forma e, achar que esta fazendo a coisa certa, se fizer isso vai ficar o que tem por aí. É preciso fazer a coisa tendo planejamento, técnico e financeiro, pq não é barato chegar nesse nível de qualidade.
Pq eu digo isso?
1° a linha de freio pulsa, é preciso ser feita de forma que não quebre ou vaze.
2° a linha de freio esquenta, é preciso que não encoste em nada.
3° a linha de alimentação é muittttttttoooo altaaaa são 10A de corrente nominal e chega a 60A de pico no momento do pulso hidráulico (momento emergência, ABS operando...)
4° o sistema do suporte do ABS tem que estar muito bem fixado e também livre para manutenção futuras.
5° o sistema do chicote tem que ter proteções, contra ruídos nos sensores, sobre corrente.
6° é preciso um scanner para resetar os erros do sistema.
7° o ABS é 100% ativo, ele funciona o EBD em tempo integral. O ABS é só quando trava as rodas...
Como deu pra observar é simplesmente ligar uns fiozinho com os dedos e isolante.
Pouca gente sabe disso, o pessoal acha que se o ABS der problema o carro fica sem freios! NÃO... se der problemas na ECU-ABS o ABS deixa de funcionar apenas, porém o tradicional freio continua idêntico. Na piores das hipóteses é o ABS não atuar, mas o freio continua normal.
Já no meu caso Pedro, pq chamou tua atenção.
*a minha elétrica é original(foi feita toda do zero para essa aplicação)
*as peças são peças originais(foi feita toda do zero para essa aplicação)
* o equipamento é compatível com a engenharia Monza ABS, cilindro mestre, servo freio, etc...
* sigo algumas normas
E as poucas adaptações (modificação) que foram feitas (furo do passa fio) está no mesmo nível de montadora. A montadora teria feito o mesmo, porém usando outro processo mais eficiente, alias o Monza é no mesmo lugar que o meu. :smt023 Não poderia usar outro lugar a não ser esse rsrsrsrs!
Então tudo isso se traduz nesse resultado, estou muito satisfeito com o sistema agora. Antes no Monza original eu me sentia muito inseguro. Como já falei aqui não gosto da engenharia original de Monza, em especial o 82 onde o freio era precário até 88, quando melhoraram a pinça, essa engenharia sofreu 3 mudanças do Monza 82 até o Vectra A 94, pq será? Heheheh. E tenho muitos relatos que confirmam isso que falei. E alguns com quase acidentes...
Então nada mais justo eu compartilhar meu conhecimento, meus trabalhos, prestações de serviço, e até um apoio. Espero que o Leandro siga a mesma filosofia para ficar bem legal, mesmo que demore mais. É claro, cada um tem sua forma de trabalhar e isso não pode ser interferido, mas as dicas sempre são bem vindas.
- dutra s a
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2314
- Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
- Cidade: SP
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Freios ABS no Monza - Projeto
O Rafaelo está sumido ha muito tempo. Esperamos que esteja tudo bem com ele.
No meu ponto de vista, para se fazer um serviço como ele fez no dele, tem que ser tudo novo e sem gambiarras, sem falar do custo alto e, por se tratar de freio, que neste caso é algo sério, então é meio que obrigação ser tudo novo e não ter gambiarras.
Eu acredito que serve sim, e de modo geral, a maioria dos sistemas ABS serve em qualquer carro. Porém, que seja bem instalado e tirando os que são exclusivos para o tipo de carro e montadora, por serem codificados e etc... Um sistema ABS usado e funcionando bem é melhor do que nenhum, rsrsr!
Por minha conta em risco eu colocaria sim o da Zafira, só basta saber como fazer com o cilindro mestre e hidrovácuo, aliás eu quero por no meu também, rsrsrr!
abs estamos ai
No meu ponto de vista, para se fazer um serviço como ele fez no dele, tem que ser tudo novo e sem gambiarras, sem falar do custo alto e, por se tratar de freio, que neste caso é algo sério, então é meio que obrigação ser tudo novo e não ter gambiarras.
Eu acredito que serve sim, e de modo geral, a maioria dos sistemas ABS serve em qualquer carro. Porém, que seja bem instalado e tirando os que são exclusivos para o tipo de carro e montadora, por serem codificados e etc... Um sistema ABS usado e funcionando bem é melhor do que nenhum, rsrsr!
Por minha conta em risco eu colocaria sim o da Zafira, só basta saber como fazer com o cilindro mestre e hidrovácuo, aliás eu quero por no meu também, rsrsrr!
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR