Prezados colegas monzeiros, bom dia.
Recentemente fiz a manutenção da caixa de câmbio do meu monzão por completo. Desmontei inteira, fiz a limpeza de todos os componentes, troquei todas as juntas, retentores etc.
Mas na montagem da flange do semi-eixo da roda direita (conforme foto anexo), percebi que, dos 5 parafusos que fazem a fixação da flange, apenas 1 dá aperto e os outros 4 rosqueiam até o fim mas não dão aperto. Fiz também a substituição do anel que borracha que veda essa flange, ela encaixa bem apertada, mas estou preocupado, não sei se o fato dessa falta de aperto pode ocasionar algum vazamento ou até mesmo o deslocamento dessa flange com o carro em movimento.
Algum amigo saberia me dizer como proceder nesse caso, ou se posso deixar desse jeito mesmo.
Obrigado pela atenção.
PARAFUSOS CAIXA CAMBIO MONZA
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 43
- Registrado em: 19 Jan 2017, 19:35
- Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMP
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
PARAFUSOS CAIXA CAMBIO MONZA
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4223
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: PARAFUSOS CAIXA CAMBIO MONZA
Lucas
Provavelmente alguém apertou demais os parafusos em alguma ocasião e espanou as roscas na carcaça.
Eu, se fosse você, aumentaria o diâmetro das roscas e colocaria parafusos de maior diâmetro.
Apesar de ser uma tarefa relativamente fácil, principalmente se você tem experiência em mecânica (você parece ter, pois desmontou uma caixa), pode ser necessário chamar um torneiro para fazer isso.
Um jogo de machos e parafusos de maior diâmetro não são coisas difíceis de se arranjar.
Já pensou se daqui a algum tempo, depois do seu trabalho todo, ter de abrir a caixa de novo por causa de um vazamento? Sem contar que vai perder óleo e prejudicar o meio ambiente.
Abs
Provavelmente alguém apertou demais os parafusos em alguma ocasião e espanou as roscas na carcaça.
Eu, se fosse você, aumentaria o diâmetro das roscas e colocaria parafusos de maior diâmetro.
Apesar de ser uma tarefa relativamente fácil, principalmente se você tem experiência em mecânica (você parece ter, pois desmontou uma caixa), pode ser necessário chamar um torneiro para fazer isso.
Um jogo de machos e parafusos de maior diâmetro não são coisas difíceis de se arranjar.
Já pensou se daqui a algum tempo, depois do seu trabalho todo, ter de abrir a caixa de novo por causa de um vazamento? Sem contar que vai perder óleo e prejudicar o meio ambiente.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 43
- Registrado em: 19 Jan 2017, 19:35
- Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMP
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: PARAFUSOS CAIXA CAMBIO MONZA
Luis, vou fazer isso.Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑03 Ago 2019, 07:15 Lucas
Provavelmente alguém apertou demais os parafusos em alguma ocasião e espanou as roscas na carcaça.
Eu, se fosse você, aumentaria o diâmetro das roscas e colocaria parafusos de maior diâmetro.
Apesar de ser uma tarefa relativamente fácil, principalmente se você tem experiência em mecânica (você parece ter, pois desmontou uma caixa), pode ser necessário chamar um torneiro para fazer isso.
Um jogo de machos e parafusos de maior diâmetro não são coisas difíceis de se arranjar.
Já pensou se daqui a algum tempo, depois do seu trabalho todo, ter de abrir a caixa de novo por causa de um vazamento? Sem contar que vai perder óleo e prejudicar o meio ambiente.
Abs
Vou aumentar o diâmetro dos parafusos, assim ficarei mais tranquilo.
Obrigado.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4223
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: PARAFUSOS CAIXA CAMBIO MONZA
Lucas
Uma coisa que eu esqueci é que dá para manter os mesmos parafusos e instalar nos furos roscas falsas, também chamadas helicoil, em aviação. Não sei como chamam esse tipo de rosca no comércio.
Aí você manteria os mesmos parafusos.
Esqueci de perguntar se os parafusos não estão com a rosca espanada. É difícil de acontecer, já que o material dos parafusos é aço e o da carcaça do câmbio é metal mole. SE for problema nos parafusos, é só substituir os mesmos.
Às vezes a simples troca dos parafusos por outros com medidas em polegadas, sendo um tiquinho mais espessos resolve o problema.
Eu uma vez resolvi um problema parecido num avião simplesmente besuntando uns parafusos com veda rosca, daqueles veda roscas que secam e ficam com consistência bem dura. Mas isso pode dificultar a remoção dos parafusos no futuro, se for necessário.
Enfim, existe mais de uma solução, à escolha do freguês.
Abs
Uma coisa que eu esqueci é que dá para manter os mesmos parafusos e instalar nos furos roscas falsas, também chamadas helicoil, em aviação. Não sei como chamam esse tipo de rosca no comércio.
Aí você manteria os mesmos parafusos.
Esqueci de perguntar se os parafusos não estão com a rosca espanada. É difícil de acontecer, já que o material dos parafusos é aço e o da carcaça do câmbio é metal mole. SE for problema nos parafusos, é só substituir os mesmos.
Às vezes a simples troca dos parafusos por outros com medidas em polegadas, sendo um tiquinho mais espessos resolve o problema.
Eu uma vez resolvi um problema parecido num avião simplesmente besuntando uns parafusos com veda rosca, daqueles veda roscas que secam e ficam com consistência bem dura. Mas isso pode dificultar a remoção dos parafusos no futuro, se for necessário.
Enfim, existe mais de uma solução, à escolha do freguês.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 43
- Registrado em: 19 Jan 2017, 19:35
- Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMP
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: PARAFUSOS CAIXA CAMBIO MONZA
Luis, eu havia pensado em colocar as roscas helicoil também, pra manter os mesmos parafusos que não estão espanados, mas primeiramente vou tentar fazer com o veda-roscas como sugeriu. Vamos ver se dá certo.Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑03 Ago 2019, 18:12 Lucas
Uma coisa que eu esqueci é que dá para manter os mesmos parafusos e instalar nos furos roscas falsas, também chamadas helicoil, em aviação. Não sei como chamam esse tipo de rosca no comércio.
Aí você manteria os mesmos parafusos.
Esqueci de perguntar se os parafusos não estão com a rosca espanada. É difícil de acontecer, já que o material dos parafusos é aço e o da carcaça do câmbio é metal mole. SE for problema nos parafusos, é só substituir os mesmos.
Às vezes a simples troca dos parafusos por outros com medidas em polegadas, sendo um tiquinho mais espessos resolve o problema.
Eu uma vez resolvi um problema parecido num avião simplesmente besuntando uns parafusos com veda rosca, daqueles veda roscas que secam e ficam com consistência bem dura. Mas isso pode dificultar a remoção dos parafusos no futuro, se for necessário.
Enfim, existe mais de uma solução, à escolha do freguês.
Abs
Essa carcaça de aluminio é muito fácil de espanar as roscas. Mesmo aplicando os torques recomendados.
Obrigado.