Não pegava de jeito nenhum. Resolvido! Só que não...

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Não pegava de jeito nenhum. Resolvido! Só que não...

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá, pessoal.

Três dias atrás, ao dar partida no Monzão, o danado não pegou de primeira, como costuma pegar.
Nem de segunda, terceira, quarta tentativa... :(
Pensei logo no suspeito número um do meu carro: o módulo HEI. Pensei logo nele porque depois que o HEI original pifou, em 2013, já troquei um monte deles. Já instalei um Magneti Marelli, um Delphi made in USA, um Xing Ling (E-Class), um Delphi made in Brazil, outro Magneti Marelli...e estou sempre preocupado em ficar na rua.Tanto que comprei um distribuidor Xingling (Euro) e ando com ele no porta malas.
Bom, como eu sentia cheiro de gasolina, concentrei o trabalho na parte de centelha.
Como não tenho ninguém para me ajudar nessas horas, costumo usar uma lâmpada estroboscópica para checar se tem centelha ou não.
Coloquei a lâmpada dentro do carro, liguei os cabos e indicou centelha.
Mas o carro não pegava.
Tirei a tampa da caixa de filtro de ar e vi combustível molhando a borboleta. Isso reforçou a suspeita sobre falta de centelha.
Substituí o distribuidor pelo de reserva. A lâmpada estroboscópica não acendeu.
Substituí a bobina. Nada
Substituí a tampa do rotor, pois me pareceu que o carvão estava gasto, embora a tampa seja relativamente nova e original Delphi. Nada
Substituí o rotor. Nada
Aí não entendi mais nada. Não indicava centelha pela lâmpada.
Retirei o distribuidor reserva e reinstalei o original. Troquei o HEI de um pelo outro. Nada de pegar, mas pelo menos indicou centelha de novo.
Depois de muitas tentativas, com o acelerador no fundo, o motor deu sinais. Mas não pegava.
Tentei de novo e ele pegou, mas totalmente fora do padrão. Quando o motor aqueceu um pouco e ficou mais redondo, observei o TBI e tive a impressão de que estava escorrendo gasolina pela parede dele.
Hoje removi a válvula injetora e substituí o reparo dela.Troquei filtros e O'rings. Antes fiz um teste de estanqueidade visual, ligando a bomba por 2 segundos e observando o TBI. Nesse teste não vazou nada. Mesmo assim saquei a ínjetora e troquei o reparo, por desencargo de consciência.

O motor pegou como nunca havia pegado antes, de tão rápido. A marcha lenta também ficou mais redondinha, sem os pequenos 'puns' que aconteciam antes, indicativos de mistura rica.
As O'rings estavam boas, mas um dos filtros, aquele pequeno que fica na parte inferior, estava rachado. Não entendi como isso estaria provocando vazamentos, já que as duas guarnições estavam boas. Talvez tenha diminuido a pressão sobre a guarnição inferior, não sei. :?:
Oring injetora.jpg
Como deu a hora do almoço desliguei o motor.
Amanhã será o teste definitivo para confirmar que o problema foi resolvido.
Eu tinha há anos um jogo de reparo de válvula injetora.
Depois dessa, aprendi de novo algo que já sabia. Nem só falta de combustível faz o motor não pegar. Excesso também! :idea:

Nota: Todas as peças que eu substituí eu tinha em casa. Não aconselho sair trocando peças para sanar panes. Sai caro e às vezes chega um ponto em que não se sabe mais o que está bom e o que está ruim.

Abraços e bom final de semana para todos.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 07 Jul 2019, 13:17, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Não pegava de jeito nenhum. Resolvido!

Mensagem não lida por jorgeAP »

SEMPRE bom compartilhar experiências.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Re: Não pegava de jeito nenhum. Resolvido!

Olá, pessoal.

Hoje de manhã o Monza pegou normalmente, funcionou bem durante alguns minutos, até atingir a temperatura de operação. A rotação permaneceu em 1500 rpm e não baixou mais.
Desliguei o motor e liguei de novo.
Não pegou mais.
Coloquei minha lâmpada de ponto e não indicou centelha. Não entendi mais nada.
Começarei tudo de novo. Mas não será hoje. Talvez amanhã. :lol:

Abraços e bom domingo a todos.
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
mspagiari
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club

Re: Não pegava de jeito nenhum. Resolvido! Só que não...

Mensagem não lida por mspagiari »

Amigo Luiz, o meu apresentou o defeito de morrer do nada de novo, morreu na estrada do nada, encostei o carro, desencaixei os chicotes do hei e encaixei de novo, dai pegou.

No outro dia liguei o motor frio, pegou de primeira deu um tranco e morreu.

Ontem com calma na garagem, tirei a tampa do distribuidor, lixei os contatos pois tinha azinhavre, os contatos do rotor, desencaixei o fio da impulsora ao HEI, passei uma chave fina nos contatos do chicote do HEI tb, troquei a pasta térmica do hei (e-class com 3 meses), refiz aterramento, verifiquei as conexões das mangueiras na flauta, MAP, tinha uma um pouco rachada q troquei.

Liguei o carro e pegou de primeira, a lenta melhorou, ficou liso.

Este defeito é chato e aparece do nada, como HEI, impulsora, bobina, rotor e tampa tem pouco tempo de uso, desconfio do chicote do HEI e da bobina principal. O bom é q conhecemos nossos carros e dificilmente ficamos na rua.

Meu cunhado fez a besteira de ir ao interior de MG (cerca de 650 km) com um civic 2002 automatico sem trocar oleo de transmissão, o carro travou cambio em ouro branco e está lá. Imagina o preju. 1800 de guincho (quer rebocar para sao paulo) mais uns 5 mil de conserto no cambio. Dificil... Alertei qdo comprou o carro para q trocasse óleo, mas não trocou.

Boa sorte aí amigo, dá uma olhada neste chicote aí, as vezes uma lixadinha nos contatos resolve.

Abs.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por LeoStrop »

Luiz que pena que não resolveu.

Tentou dar uma verificada no MAP? Motor afogado pode ser ele, é bom dar aquela assoprada na mangueirinha também pois sempre entra um pouco de combustível, ainda mais quando se está afogado. A sua válvula injetora ainda é original?

Boa sorte e nos mantenha informados!
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Olá, pessoal.

Continuando a minha odisseia...
Hoje fui dar mais uma "zoiada" no carro, com minha paciência renovada depois de algum tempo sem mexer nele.
Preparei um cabo com a espessura adequada para suportar a corrente de consumo da bomba e com comprimento suficiente para ir da bateria até a tomada ALDL.
Inseri uma ponta, já preparada do cabo (soldei os fiozinhos, para ficarem tipo um pino e poder inserir na tomada ALDL), na tomada (no pino E da mesma) e pedi ao zelador do prédio, que estava 'coçando' naquele momento, para segurar a outra ponta do cabo no polo positivo da bateria.
Não consegui ouvir a bomba.
Peguei meu estetoscópio de mecânico (mecânico surdo é fogo), e só com ele consegui ouvir a bomba funcionando, mas de forma irregular.
tirei o conector da bomba, encaixei e desencaixei alguma vezes, e fui tentar dar partida no motor
O motor pegou de primeira, nem esperou o motor de arranque dar aquelas voltas preguiçosas que ele sempre dá na primeira partida do dia.
Deixei o motor funcionando por alguns minutos e coloquei o estetoscópio sobre a bomba de combustível. Ela continuava com um ruído muito baixo e aparentemente funcionando irregularmente. Pelo menos o barulho era irregular.
Amanhã estarei comprando outra bomba. Consegui a Delphi por 210 reais à vista no dinheiro vivo.
Tentei várias vezes partir o motor e pegou sempre de primeira. Mas não estou confiando na tal bomba. E ela até que não é tão rodada. É uma Delphi que foi instalada quando o carro tinha 114 mil Km. Hoje está com 126 mil. Rodou só 12 mil Km!

Nota: para quem não sabe ou não está lembrado, injetando-se 12 volts no pino E da tomada ALDL a bomba de combustível deverá funcionar, mesmo com a chave de ignição desligada, fusível queimado ou relé da bomba inoperante ou faltando. Depois pretendo retirar fusível e relé para confirmar isso aí.

Abraços e aguardem novas notícias em breve. :lol:
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Gilmar Martins
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Luiz, eu tive problemas no conector da chave de ignição de meu segundo Monza. Ele acendia todo o painel, mas não dava partida. Mandei fazer duas vezes o motor de partida e o problema continuou (quando estava frio o motor de partida girava, mas quando o motor estava quente, só no tranco). Um dia resolvi entender o que estava acontecendo daí descobri que o problema era no encaixe do conector no comutador de partida, estava tão oxidado que não passava energia. Daí eu cortei a ponta do fio coloquei um novo conector e o estranhei, depois disso nunca mais deu esse problema. Eu havia gasto na época mais de 300 reais. (2004). :oops:
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder