Três dias atrás, ao dar partida no Monzão, o danado não pegou de primeira, como costuma pegar.
Nem de segunda, terceira, quarta tentativa...
Pensei logo no suspeito número um do meu carro: o módulo HEI. Pensei logo nele porque depois que o HEI original pifou, em 2013, já troquei um monte deles. Já instalei um Magneti Marelli, um Delphi made in USA, um Xing Ling (E-Class), um Delphi made in Brazil, outro Magneti Marelli...e estou sempre preocupado em ficar na rua.Tanto que comprei um distribuidor Xingling (Euro) e ando com ele no porta malas.
Bom, como eu sentia cheiro de gasolina, concentrei o trabalho na parte de centelha.
Como não tenho ninguém para me ajudar nessas horas, costumo usar uma lâmpada estroboscópica para checar se tem centelha ou não.
Coloquei a lâmpada dentro do carro, liguei os cabos e indicou centelha.
Mas o carro não pegava.
Tirei a tampa da caixa de filtro de ar e vi combustível molhando a borboleta. Isso reforçou a suspeita sobre falta de centelha.
Substituí o distribuidor pelo de reserva. A lâmpada estroboscópica não acendeu.
Substituí a bobina. Nada
Substituí a tampa do rotor, pois me pareceu que o carvão estava gasto, embora a tampa seja relativamente nova e original Delphi. Nada
Substituí o rotor. Nada
Aí não entendi mais nada. Não indicava centelha pela lâmpada.
Retirei o distribuidor reserva e reinstalei o original. Troquei o HEI de um pelo outro. Nada de pegar, mas pelo menos indicou centelha de novo.
Depois de muitas tentativas, com o acelerador no fundo, o motor deu sinais. Mas não pegava.
Tentei de novo e ele pegou, mas totalmente fora do padrão. Quando o motor aqueceu um pouco e ficou mais redondo, observei o TBI e tive a impressão de que estava escorrendo gasolina pela parede dele.
Hoje removi a válvula injetora e substituí o reparo dela.Troquei filtros e O'rings. Antes fiz um teste de estanqueidade visual, ligando a bomba por 2 segundos e observando o TBI. Nesse teste não vazou nada. Mesmo assim saquei a ínjetora e troquei o reparo, por desencargo de consciência.
O motor pegou como nunca havia pegado antes, de tão rápido. A marcha lenta também ficou mais redondinha, sem os pequenos 'puns' que aconteciam antes, indicativos de mistura rica.
As O'rings estavam boas, mas um dos filtros, aquele pequeno que fica na parte inferior, estava rachado. Não entendi como isso estaria provocando vazamentos, já que as duas guarnições estavam boas. Talvez tenha diminuido a pressão sobre a guarnição inferior, não sei.
Amanhã será o teste definitivo para confirmar que o problema foi resolvido.
Eu tinha há anos um jogo de reparo de válvula injetora.
Depois dessa, aprendi de novo algo que já sabia. Nem só falta de combustível faz o motor não pegar. Excesso também!
Nota: Todas as peças que eu substituí eu tinha em casa. Não aconselho sair trocando peças para sanar panes. Sai caro e às vezes chega um ponto em que não se sabe mais o que está bom e o que está ruim.
Abraços e bom final de semana para todos.