Água vaza pela tampa do reservatório, só qdo desligo o Carro
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Re: Agua vasa pela tampa do reservatorio, so qdo desligo o Carro
Revivendo o tópico
O meu aconteceu isso, substitui o reservatório e a tampa e continuou ocorrendo, alguma dica?
Reservatório Gonell
Tampa MTA- GM
O meu aconteceu isso, substitui o reservatório e a tampa e continuou ocorrendo, alguma dica?
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- Carlos A. Freire
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Re: Agua vasa pela tampa do reservatorio, so qdo desligo o Carro
Tem que medir a tampa para saber se está boa. Tem muitas tampas novas com defeito.douglasanpa escreveu: ↑09 Fev 2019, 23:33 Revivendo o tópico
O meu aconteceu isso, substitui o reservatório e a tampa e continuou ocorrendo, alguma dica?
Reservatório Gonell
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Estando a tampa e reservatórios em ordem e,o sintoma também ocorre com motor funcionando, há grande probabilidade de ter junta de cabeçote queimada, as vezes com corrosão no cabeçote também, dando passagem entre o sistema de arrefecimento e cilindros. Tem que fazer os testes antes de desmontar o motor.
Um indício de água no cilindro é a vela enferrujada e a saída de água ao dar partida sem a vela.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Água vaza pela tampa do reservatório, só qdo desligo o Carro
O sintoma ocorre somente quando paro o veículo, água sem ferrugem, não testei a vela ainda, estou suspeitando do estágio 1 da ventoinha, percebi que quando ligo o AC, que ativa o estágio 2 não acontece, estou procurando a resistência para substituir, mas não achei a do Monza, somente a verde de 3 pinos.
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Re: Água vaza pela tampa do reservatório, só qdo desligo o Carro
DouglasO sintoma ocorre somente quando paro o veículo, água sem ferrugem, não testei a vela ainda, estou suspeitando do estágio 1 da ventoinha, percebi que quando ligo o AC, que ativa o estágio 2 não acontece, estou procurando a resistência para substituir, mas não achei a do Monza, somente a verde de 3 pinos.
O sintoma de vazar pela tampa, seja com motor funcionando, seja depois de parar o motor, tem a ver, em princípio, com alta temperatura da água do sistema de arrefecimento do motor e com a pressão que essa água atinge durante o funcionamento do motor.
Pode ter a ver também com excesso de água. A quantidade deve estar de acordo com as marcações no vaso de expansão. Se enchermos até a boca, certamente, durante o funcionamento do motor ou depois de desligar, vai vazar água.
Muita gente pensa que a temperatura fica mais alta com motor em funcionamento, mas não é isso que acontece. Se desligarmos o motor enquanto o ponteiro da temperatura estiver no meio, por exemplo, se girarmos depois de alguns minutos a chave de ignição até acender o painel, veremos que a temperatura terá subido.
Sobre o eletroventilador do radiador, no Monza 94, ao ser ligado o ar condicionado (se for ar original), é acionada a velocidade baixa do ventilador. Durante o funcionamento do ar, pode entrar a velocidade alta, mesmo que o motor não esteja com sua temperatura no meio da escala do indicador. Isso acontece para proteger o compressor, resfriando o condensador do ar condicionado, para que só entre gás refrigerante na forma de gás e nunca na forma de líquido.
Com ar condicionado desligado, o eletroventilador só é acionado ao ponteiro da temperatura atingir o meio da escala ou um tiquinho a mais. E sempre entra a velocidade alta.
Nota: Embora nos primeiros Monzas não era previsto o uso de aditivo com etilenoglicol (era usado óleo solúvel), o uso do aditivo na água diminui os sintomas de perda de água, pois a mistura entra em ebulição em temperaturas mais altas do que a água pura. Nos Chevettes antigos, por exemplo, que também não usavam etilenoglicol (não tinham radiador selado) havia a necessidade de se completar a água frequentemente, mesmo sem ter nenhum vazamento.
Abs
Luiz Carlos
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Re: Água vaza pela tampa do reservatório, só qdo desligo o Carro
Olá Luiz,Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑17 Fev 2019, 11:04DouglasO sintoma ocorre somente quando paro o veículo, água sem ferrugem, não testei a vela ainda, estou suspeitando do estágio 1 da ventoinha, percebi que quando ligo o AC, que ativa o estágio 2 não acontece, estou procurando a resistência para substituir, mas não achei a do Monza, somente a verde de 3 pinos.
O sintoma de vazar pela tampa, seja com motor funcionando, seja depois de parar o motor, tem a ver, em princípio, com alta temperatura da água do sistema de arrefecimento do motor e com a pressão que essa água atinge durante o funcionamento do motor.
Pode ter a ver também com excesso de água. A quantidade deve estar de acordo com as marcações no vaso de expansão. Se enchermos até a boca, certamente, durante o funcionamento do motor ou depois de desligar, vai vazar água.
Muita gente pensa que a temperatura fica mais alta com motor em funcionamento, mas não é isso que acontece. Se desligarmos o motor enquanto o ponteiro da temperatura estiver no meio, por exemplo, se girarmos depois de alguns minutos a chave de ignição até acender o painel, veremos que a temperatura terá subido.
Sobre o eletroventilador do radiador, no Monza 94, ao ser ligado o ar condicionado (se for ar original), é acionada a velocidade baixa do ventilador. Durante o funcionamento do ar, pode entrar a velocidade alta, mesmo que o motor não esteja com sua temperatura no meio da escala do indicador. Isso acontece para proteger o compressor, resfriando o condensador do ar condicionado, para que só entre gás refrigerante na forma de gás e nunca na forma de líquido.
Com ar condicionado desligado, o eletroventilador só é acionado ao ponteiro da temperatura atingir o meio da escala ou um tiquinho a mais. E sempre entra a velocidade alta.
Nota: Embora nos primeiros Monzas não era previsto o uso de aditivo com etilenoglicol (era usado óleo solúvel), o uso do aditivo na água diminui os sintomas de perda de água, pois a mistura entra em ebulição em temperaturas mais altas do que a água pura. Nos Chevettes antigos, por exemplo, que também não usavam etilenoglicol (não tinham radiador selado) havia a necessidade de se completar a água frequentemente, mesmo sem ter nenhum vazamento.
Abs
O carro não está com água a mais, não está com a mistura adequada do aditivo, já comprei o aditivo para fazer a adição, estou só querendo resolver o problema antes de adicionar o aditivo, e sim, o AC é original
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Re: Água vaza pela tampa do reservatório, só qdo desligo o Carro
Descobri qual era o problema. E era dos mais bobos. O fio do ventilador que vai no positivo da bateria (pelo menos no meu tá assim) estava com mal contato. Quando parado funcionava, quando andando funcionava as vezes, refiz a conexão e não deu mais problema
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Re: Água vaza pela tampa do reservatório, só qdo desligo o Carro
Seria interessante descobrir o motivo dessa adaptação e talvez refazer essa instalação para o sistema original.douglasanpa escreveu: ↑07 Mar 2019, 02:27 Descobri qual era o problema. E era dos mais bobos. O fio do ventilador que vai no positivo da bateria (pelo menos no meu tá assim) estava com mal contato. Quando parado funcionava, quando andando funcionava as vezes, refiz a conexão e não deu mais problema
O positivo da ventoinha do radiador do Monza vem do relê, que por sua vez é ativado e desativado pela UCE.
Se o veículo tiver A/C, são duas velocidades, sendo a mais baixa por uma resistência e no caso são 2 relês também comandados pela UCE.
Abs,
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Re: Água vaza pela tampa do reservatório, só qdo desligo o Carro
DouglasDescobri qual era o problema. E era dos mais bobos. O fio do ventilador que vai no positivo da bateria (pelo menos no meu tá assim) estava com mal contato. Quando parado funcionava, quando andando funcionava as vezes, refiz a conexão e não deu mais problema
O cabo que sai do polo positivo da bateria e vai até o relé é um cabo fusível. Quando acontece um curto no motor do eletro ventilador esse cabo abre. Se você instalou um cabo comum, pode ter deixado o circuito desprotegido. Isso pode até causar um incêndio.
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