Nesse fim de semana, mexi na chave seletora e na ligação das mangueiras coloridas seguindo o manual de reparações. Meu ar condicionado já apresentava comportamentos incorretos dos itens da chave seletora, então eu resolvi desmontar tudo, limpar e religar as mangueiras. A parte de identificar a sequência de cores na chave seletora foi tranquila; a parte mais complicada foi identificar para onde vai cada mangueira. Como não sei o nome de todas as peças, vou postar fotos para vocês verem e me ajudarem.
1 - Usei a imagem do manual pra realizar a empreitada:
2 - Montei as mangueiras que ligam na chave seletora:
A partir daqui, comecei a me enrrolar...
as fotos que vão aparecer foram tiradas antes de eu desmontar
3 - Perto do módulo do alarme, tem um peça que não sei o nome, e nela estava ligada a mangueira preta. Acho que ela recebe a mangueira laranja:
4 - Na parte inferior da foto abaixo, está o reservatório do vácuo. Vi que nessa peça existem duas saídas. Acho que aqui vão a mangueira marrom e uma mangueira que vem do motor, atravessando a parede corta fogo:
5 - Nessa foto, a mangueira azul está ligada numa peça de uma saída. As mangueiras rosa e laranja estão ligadas numa peça de duas saídas:
6 - Depois de muito tentar testar, ficou assim:
Deu tudo errado:
A - O ar condicionado jogou o ar pros pés na função desembaçador.
B - Nas funções de frio máximo, frio normal e frio/quente, saia ar nos difusores e no desembaçador. Deveria sair apenas nos difusores.
C - Na função desligado, o motor do ventilador não desligava.
D - Anoiteceu e o carro ficou todo desmontado, coitado kkkkkk
Única coisa que deu certo:
o compressor acionava nas funções desembaçador, frio máximo, frio normal e frio/quente; e desligava nas funções desligado, ventilação e aquecimento.
Me ajudem, por gentileza.
Mangueira de Vácuo do Ar Condicionado - Ajuda ai!
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Distrito Federal-DF
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Mangueira de Vácuo do Ar Condicionado - Ajuda ai!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
Se seguir a imagem do manual de reparações que postou aqui e, pela imagem que postou das mangueiras, a sequência está errada.
Repare que o suporte de borracha onde vão as mangueiras tem dois furos bem abertos e por ele deve começar a sequência.
Como seu Monza é 90, coloque como está no manual mesmo e faça teste.
Meu Monza GLS 96 não segue do manual de reparações do Monza 90. Se colocar como está no manual (do jeito que está montado está errado e diferente do manual) e não dar certo, experimente colocar como está no meu Monza.
Não precisei fazer a sequência em Monza até 90, por isso não tenho informações de o manual está errado ou se o tubarão tem a sequência diferente do caixote.
Veja a sequência do meu Monza: Agora as imagens das válvulas:
Abs,
Carlos Freire
Repare que o suporte de borracha onde vão as mangueiras tem dois furos bem abertos e por ele deve começar a sequência.
Como seu Monza é 90, coloque como está no manual mesmo e faça teste.
Meu Monza GLS 96 não segue do manual de reparações do Monza 90. Se colocar como está no manual (do jeito que está montado está errado e diferente do manual) e não dar certo, experimente colocar como está no meu Monza.
Não precisei fazer a sequência em Monza até 90, por isso não tenho informações de o manual está errado ou se o tubarão tem a sequência diferente do caixote.
Veja a sequência do meu Monza: Agora as imagens das válvulas:
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1994
- Injeção: EFi
Não sei se esse desenho ajuda:
AbsVocê não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Distrito Federal-DF
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1990
- Injeção: Carburador
Depois de muito mexer e testar, cheguei na organização indicada nas fotos abaixo. Ela produziu o funcionamento mais próximo do indicado na tabela de verificação do funcionamento do ar no manual de reparações. O frio máximo ficou muito mais forte, pois o ar passou a sair somente pelos difusores, sem jogar para os pés ou para o para-brisa. Por outro lado, o desembaçamento jogou o vento tanto para o para-brisa, quanto para os difusores, diferentemente do que orienta a tabela. Mesmo com algumas diferenças do manual, fiquei satisfeito pela melhora do comportamento do ar condicionado de maneira geral, antes ele se portava totalmente errado e imprevisível.
Carlos, testei no meu carro a montagem que você fez no seu e obtive o mesmo resultado dessa minha nova configuração; achei que configurações diferentes deveriam produzir resultados diferentes. Mesmo assim, resolvi deixar como estão nas fotos porque achei que dessa forma está mais próxima do manual de reparações.
Obrigado pelas ajudas, voltarei na mexer nisso novamente só quando eu for reativar o ar quente (o radiador deve estar com vazamento). Até lá vou juntando uma grana kkkkkk
Carlos, testei no meu carro a montagem que você fez no seu e obtive o mesmo resultado dessa minha nova configuração; achei que configurações diferentes deveriam produzir resultados diferentes. Mesmo assim, resolvi deixar como estão nas fotos porque achei que dessa forma está mais próxima do manual de reparações.
Obrigado pelas ajudas, voltarei na mexer nisso novamente só quando eu for reativar o ar quente (o radiador deve estar com vazamento). Até lá vou juntando uma grana kkkkkk