Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Wagner nienov
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1987
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Blow By (Filtro da tampa de vávulas).

Mensagem não lida por Wagner nienov »

Carlos A. Freire escreveu: 04 Jul 2008, 22:18 Diego,

o sensor térmico do filtro de ar do Monza EFI gasolina, tem a entrada ligada ao distribuidor de vácuo e a saída ligada ao ponta da válvula Thermac. O funcionamento o Marcel já postou aqui e fique atento ao motivo de desligarem o sistema.
No TBI do Monza 96 gasolina, tem três saídas, a primeira da esquerda para direita está a magueira do canister, a do meio fica a mangueira da válvula EGR e a da direita fica a mangueira do sensor MAP.
Eu troquei esse filtro do respiro do motor a uns três anos atrás e se está muito sujo, verifique também se não estão obstruídos a mangueira mais fina que sai da tampa de válvulas e vai ao coletor de admissão e se a a conexão do coletor de admissão onde se conecta essa mengueira também não está obstruída. Retire a mangueira, ligue o motor, coloque o dedo e verifique se há sucçao neste ponto. Essa conexão obstruída, não provoca aumento de consumo ou interferência no desempenho do carro, porém, em viagens longas, a tampa do compartimento do filtro de ar acaba empenando por excesso de calor.

Abs,

Carlos Freire
Boa tarde Carlos, no meu Monza quando tiro a mangueira do coletor que vem da tamba de válvulas ele fica fraco e oscilando, é normal?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Wagner nienov escreveu: 16 Jul 2018, 12:59

Boa tarde Carlos, no meu Monza quando tiro a mangueira do coletor que vem da tamba de válvulas ele fica fraco e oscilando, é normal?
Boa tarde Wagner.

Você anda sem a mangueira do respiro? A dúvida é se com tudo conectado em seu devido lugar aparece algum sintoma anormal, rs!

Eu nunca andei sem a mangueira, mas com carro parado não afeta a marcha lenta.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Wagner nienov
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Carlos, estou andando com ela conectada normalmente, mais fiz um teste tirando-a com o carro ligado e tem variação na lenta, não a mangueira de cima da tampa de válvula e sim a que fica abaixo do carburador, no coletor.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Wagner nienov escreveu: 16 Jul 2018, 13:58 Carlos, estou andando com ela conectada normalmente, mais fiz um teste tirando-a com o carro ligado e tem variação na lenta, não a mangueira de cima da tampa de válvula e sim a que fica abaixo do carburador, no coletor.
Se não tiver obstruída a conexão do coletor, vai causar grande entrada de ar na admissão, deixando a mistura excessivamente pobre. Isso se o carburador estiver em boas condições e corretamente ajustado.
Essa mangueira tem função importante no sistema como um todo e os problemas causados por isolar já mencionei na outra mensagem.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Wagner nienov
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Obrigado Carlos,... irei trocar a mangueira do coletor por uma nova e manter tudo ligado e vou ajustar o carburador.... sinto que quando acelero ele não desenvolve muito bem, parece que está amarrado.
Responder