Ar não gela bem em dias muito quente

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar não gela bem em dias muito quente

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

rafamts escreveu:Uma dúvida de quem não entende quase nada de ar condicionado: para dar carga de gás tem que ser feito vácuo no sistema de forma obrigatória? Ou é possível dar carga de gás sem fazer o vácuo?
É recomendado verificar vazamento, em geral com nitrogênio, depois vácuo para remover toda umidade do sistema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Ano: 1994

Mensagem não lida por rafamts »

Carlos A. Freire escreveu:
rafamts escreveu:Uma dúvida de quem não entende quase nada de ar condicionado: para dar carga de gás tem que ser feito vácuo no sistema de forma obrigatória? Ou é possível dar carga de gás sem fazer o vácuo?
É recomendado verificar vazamento, em geral com nitrogênio, depois vácuo para remover toda umidade do sistema.

Abs,

Carlos Freire

Ok. O ideal seria fazer vácuo no sistema. Mas então é possível sim fazer recarga sem vácuo, no caso de apenas completar o sistema com gás refrigerante, correto? O gás entraria por pressão....
Carlos A. Freire
MODERADOR

Agora eu te pergunto... Como sabe quanto tem de gás no sistema? Quanto vai completar?

A quantidade de gás e óleo no sistema é muito importante. Não pode ficar abaixo e nem muito acima do recomendado.
Só poderá completar o gás com máquina de retrabalho de A/C, onde essa vai receber todo gás e óleo, pesar e indicar quanto tinha. Depois recicla esse gás e completa com gás e óleo na quantidade correta.
Sem essa máquina o que vai fazer é esgotar o gás, procurar vazamento e depois colocar a máquina vácuo, para no fim colocar o gás na quantidade indicada para cada veículo.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza GL

Mensagem não lida por rafamts »

Carlos A. Freire escreveu:Agora eu te pergunto... Como sabe quanto tem de gás no sistema? Quanto vai completar?

A quantidade de gás e óleo no sistema é muito importante. Não pode ficar abaixo e nem muito acima do recomendado.
Só poderá completar o gás com máquina de retrabalho de A/C, onde essa vai receber todo gás e óleo, pesar e indicar quanto tinha. Depois recicla esse gás e completa com gás e óleo na quantidade correta.
Sem essa máquina o que vai fazer é esgotar o gás, procurar vazamento e depois colocar a máquina vácuo, para no fim colocar o gás na quantidade indicada para cada veículo.

Abs,

Carlos Freire

De acordo com a pressão verificada no manifold com o sistema funcionando eu poderia,se necessário, adicionar gás ao sistema.... até atingir a devida pressão de trabalho.....
Carlos A. Freire
MODERADOR

De acordo com a pressão verificada no manifold com o sistema funcionando eu poderia,se necessário, adicionar gás ao sistema.... até atingir a devida pressão de trabalho....
Procedimento errado e não indicado. Fazendo dessa forma não sabe quanto de gás tem e quanto aplicou.

Se um reparador fizer assim comigo eu vou embora e nunca mais entro nessa oficina.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Se um reparador fizer assim comigo eu vou embora e nunca mais entro nessa oficina.
Carlos Freire, se você morasse no Rio de Janeiro ia ter de procurar em São Paulo, pois aqui, infelizmente, não tem nenhuma oficina, grande ou pequena, que faça isso. Pelo menos não encontrei.
Não é à toa que meu ar está inoperante.
Quando eu estava tentando deixar o meu ar operacional, cada ´técnico' vinha com uma 'solução' diferente para meu problema, mas nenhuma coincidia com o que eu sei sobre ar condicionado automotivo. :(

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Carlos A. Freire
MODERADOR

Luiz Carlos, quando alguém me pede para indicar oficinas de outras cidades ou estados, onde não tenho conhecimento para indicar um nome, recomendo procurar uma oficina autorizada Bosch. Pelo menos todas que conheço em todas as cidades que estive, são bem equipadas. Creio que na sua cidade deve ter alguma oficina bem aparelhada.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder