Corrente de Partida

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Corrente de Partida

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

quer dizer entao que o motor de arranque nao esta com o cabo positivo direto da bateria?. da forma que tu colocou parece que é um problema ter o cabo positivo e negativo conectados ao motor de arranque hehehehe e nao é assim nao?
Rafaelo

No meu Monza saem vários cabos do polo positivo da bateria. Um deles vai para o automático do motor de arranque e prossegue até o positivo do alternador.
O tópico iniciou com o Fabiano perguntando se seria viável a instalação de um disjuntor de 200 A na saída do polo positivo no polo positivo.
Eu e o Luizsle seria viával O meu argumento foi de que o arranque não consome 200 amperes. O argumento do Luiz foi de que se a bateria é de 45 amperes, 200 amperes estaria bem acima disso.
Vc afirmou que não suportaria, e que ele deveria deixar de fora a cabo do arranque.
Eu disse que haveria risco de incêndio se esse cabo fosse deixado ligado.
Suponha que o serviço a ser executado seja a retirada do alternador. O mecânico desliga o disjuntor, pega a chave de boca e vai desconectar o conector do alternador. Encosta a chave no motor ou na carcaça do alternador...
quer dizer entao que o motor de arranque nao esta com o cabo positivo direto da bateria?. da forma que tu colocou parece que é um problema ter o cabo positivo e negativo conectados ao motor de arranque hehehehe e nao é assim nao?
Não é problema nenhum, Rafaelo. O problema é mexer nisso com a bateria conectada ao sistema. O Fabiano quer justamente não precisar desconectar o terminal do polo positivo. Como seria feito um serviço de troca de motor de arranque ou alternador?
tu entendeu oque falei luiz? cara isso é tao básico que parece que to fazendo papel de idiota explicando isso pra ti que ja tem um conhecimento mais fora no normal.
Eu entendi sim, Rafaelo. E você, entendeu o que eu escrevi? Não estou fazendo ninguém de idiota, estou apenas tentando esclarecer o Fabiano sobre o que ele pode fazer para resolver o problema dele. A mesma coisa que vc está fazendo, espero. Fica frio, cara! Estamos aqui discutindo idéias, nada mais que isso. Feliz 2016. :)

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: No meu Monza saem vários cabos do polo positivo da bateria. Um deles vai para o automático do motor de arranque e prossegue até o positivo do alternador.
ta errado desta forma, o automatico que tu acha é o solenoide ou motor do motor de arranque? quem comanda o "automatico" é o 50 do comutador de partida, ele que liga o atuador dando contato nos pino 30 a 31 do motor do motor de arranque.

oque vai pro teu motor de arranque é o cabo maior DIN 30. (positivo direto do motor do motor de arranque)

pra te explicar.
motor de arranque tem 4 'terminais'.
31 = negativo
30 = direto da bateria cabo de 35mm² (alimentação do motor apenas)
15A = ponte (so usado nos carburados devido a resistência da bobina asfaltica)
50 = positivo do solenoide(ou automatico como alguns dizem) porem esse fio vem do comutador de ignição [PR c/VM]

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Eu disse que haveria risco de incêndio se esse cabo fosse deixado ligado.
Suponha que o serviço a ser executado seja a retirada do alternador. O mecânico desliga o disjuntor, pega a chave de boca e vai desconectar o conector do alternador. Encosta a chave no motor ou na carcaça do alternador...
agora ficou mais claro, pq da forma que tu tinha colocado deu a entender que era um problema deixar "energizado" o motor de arranque, por isso estranhei. todo motor de arranque fica ligado com o 31 e o 30

mas dessa forma entao temos um problema se for seguir essa logica!
o mecânico nao pode ser mecânico, e o eletricista nao pode ser eletricista! se o tapado do cara nao sabe que o disjuntor nao é ligado ao arranque entao ele nao pode estar trabalhando! é simples assim. ou tu sabe oque está fazendo ou nao faz. antes de mexer em algo se precisa analisar a situação da manutençao(ae ferrou né). de qualquer forma é como falei antes, disjuntor nao foi feito pra isso. se ele quiser tentar colocar um de 200A pro sistema todo, va em frente e veja se funciona, isso pode ate funcionar por um tempo ate abrir as perna o contato interno desses dispositivo que sao bem simples. é aqueles chines, a siemens nao tem. oque seria confiavel. e isso senao desarmar no momento do arranque mesmo devido o pico....

aquele cabo de 35mm² nao é brincadeira! esse cabo nao é so pra passar 105A como tu mesmo disse antes que viu num video(e ta errado denovo, nao se verifica corrente de pico assim, se usa osciloscopio com ponta indutiva de alta freq e corrente). é so ver a tabela oque representa 35mm² pra no maximo 1,5m de cabo. se o engenheiro projetista colocou essa bitola por algum motivo é, e nao é por simples 100A.

alias, minha maquina de solda tem 250A DC quase a mesma tensao de um carro na saida 18v, e tem um cabo menor que esse :smt023

é so uma questao de logica, nao precisa nem medir as coisa pra saber a corrente. uma analise por cima é o suficiente pra quem entende.

EU nao usaria chave mag,disjuntor, chave de contato nada disso. fora que pode dar resistência com o tempo e perder energia no caminho. acho mais pratica e seguro tirar o terminal, senao confia no mecânico faça voce mesmo e deixa frouxo antes de ir ate o mecânico.

Luiz Carlos (Rio) escreveu: Não é problema nenhum, Rafaelo. O problema é mexer nisso com a bateria conectada ao sistema. O Fabiano quer justamente não precisar desconectar o terminal do polo positivo. Como seria feito um serviço de troca de motor de arranque?
mas é oque falei antes Luiz... pra ele poder usar um disjuntor pra isso(oque na minha visão é algo desaconselhar) ele teria que tirar o arranque do circuito. como ele disse que queria usar um disjunto eu dei pra ele uma sugestao!

mas ele nao vai conseguir usar um disjuntor como chave liga e desliga pra poder fazer isso se ligar tudo junto, disjuntor nao foram feito pra isso. é mais facil desconectar o conector negativo como todo mundo faz, ou deveria fazer. ae sim fazer a manutençao.

e se o problema for confiança em mecanico e eletricista(aquela velha historia que eu falo sempre que no brasil nao tem gente qualificada) é melhor tu mesmo fazer, deixa frouxo, ou ensina o cara :wink:

Luiz Carlos (Rio) escreveu: Eu entendi sim, Rafaelo. E você, entendeu o que eu escrevi? Não estou fazendo ninguém de idiota, estou apenas tentando esclarecer o Fabiano sobre o que ele pode fazer para resolver o problema dele. A mesma coisa que vc está fazendo, espero. Fica frio, cara! Estamos aqui discutindo idéias, nada mais que isso. Feliz 2016. :)

Abs
tranquilo Luiz, ja entendi na tua colocaçao anterior, é que tinha ficado de uma forma estranha novamente oque tu tinha escrito.
igualmente pra nos todos! esperamos algo de melhor né pq ta difícil
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
33fabiano
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por 33fabiano »

Fala galera! Estou escrevendo novamente neste tópico para apresentar a solução que encontrei para meu problema.

Só pra relembrar... Eu troquei os polos da bateria por outros mais bonitos, e queria encontrar uma forma de cortar a alimentação sem que os mecânicos precisassem mexer nestes terminais, para não danificá-los.

Eu pensei em colocar um disjuntor, mas pelas respostas que me passaram aqui, este disjuntor precisaria ter uma "amperagem" muito alta para não desarmar no momento da partida.

Então fiz como na imagem abaixo. Coloquei um bloco distribuidor. Quando for preciso desconectar a alimentação, basta tirar o parafuso circulado e remover o cabo, sem precisar mexer nos terminais.

Abraço a todos e obrigado pelas informações.

Imagem
Imagem
As fotos do meu Monza Automatic estão aqui www.forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=17149
Rafaelo
MODERADOR
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

33fabiano escreveu:Eu pensei em colocar um disjuntor, mas pelas respostas que me passaram aqui, este disjuntor precisaria ter uma "amperagem" muito alta para não desarmar no momento da partida.
pra tu ve como sao as coisa.

ontem tive que consultar o manual de serviço do meu motor N20XF pra pegar referencias de manutençao (cabo de vela) e vi o consumo do motor de arranque. esse em especial consome menos do que usado no monza, ja que ele é engrenado. mas serve como referencia pra ti uma base so pra ter uma ideia.

o motor de arranque Remy em questao tem um consumo de 1,2 a 1,4Kw
fazendo a continha simples:
1,2 * 1000 = 1200 W

1200 / 12 = 100 A

ou seja ele consome de 100 a 117A. o de voces deve ter um consumo um pouco maior que esse
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Ano: 1995

Mensagem não lida por italo_ »

No caso, removar os dois cabos? Se tirar so este que foi cicrculado, apenas o arranque e alternador ficarao isolados; outras coisas permanecerao com a alimentaçao positiva.
33fabiano
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR

Mensagem não lida por 33fabiano »

italo_ escreveu:No caso, removar os dois cabos? Se tirar so este que foi cicrculado, apenas o arranque e alternador ficarao isolados; outras coisas permanecerao com a alimentaçao positiva.
Perfeita a observação. Na pressa circulei o parafuso da esquerda, mas note que tem de ser desligado é o da direita. O correto é esse. :ok:
Imagem
As fotos do meu Monza Automatic estão aqui www.forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=17149
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Ano: 1995

Mensagem não lida por italo_ »

Top, simples e pratico!
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por pablopttm »

Bacana a solução.

no meu monza ja comprei com esse sistema.
Imagem

Ele corta o positivo de todos os componentes do carro deixando apenas o sistema de motor de partida ligado.
Prós: Como o carro fica em garagem fechada e só uso o carro em fim de semana , ele fica sempre desconectado e com isso em janeiro já vai completar 4 anos minha bateria.
Contra: na verdade foi um caso isolado. a 2 anos atras eu fui ligar o carro e o motor de arranque entrou em curto , ficou girando sem parar mesmo eu retirando essa conexão, como estava sem ferramentas naquela situação consegui arrancar na força o cabo negativo. mas isso pode acontecer com ou sem conexão e o arranque nunca tinha dado sinais de problema até aquele momento.

Só pra deixar meu relato :ok:
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Responder