Luiz Carlos (Rio) escreveu:
No meu Monza saem vários cabos do polo positivo da bateria. Um deles vai para o automático do motor de arranque e prossegue até o positivo do alternador.
ta errado desta forma, o automatico que tu acha é o solenoide ou motor do motor de arranque? quem comanda o "automatico" é o 50 do comutador de partida, ele que liga o atuador dando contato nos pino 30 a 31 do motor do motor de arranque.
oque vai pro teu motor de arranque é o cabo maior DIN 30. (positivo direto do motor do motor de arranque)
pra te explicar.
motor de arranque tem 4 'terminais'.
31 = negativo
30 = direto da bateria cabo de 35mm² (alimentação do motor apenas)
15A = ponte (so usado nos carburados devido a resistência da bobina asfaltica)
50 = positivo do solenoide(ou automatico como alguns dizem) porem esse fio vem do comutador de ignição [PR c/VM]
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Eu disse que haveria risco de incêndio se esse cabo fosse deixado ligado.
Suponha que o serviço a ser executado seja a retirada do alternador. O mecânico desliga o disjuntor, pega a chave de boca e vai desconectar o conector do alternador. Encosta a chave no motor ou na carcaça do alternador...
agora ficou mais claro, pq da forma que tu tinha colocado deu a entender que era um problema deixar "energizado" o motor de arranque, por isso estranhei. todo motor de arranque fica ligado com o 31 e o 30
mas dessa forma entao temos um problema se for seguir essa logica!
o mecânico nao pode ser mecânico, e o eletricista nao pode ser eletricista! se o tapado do cara nao sabe que o disjuntor nao é ligado ao arranque entao ele nao pode estar trabalhando! é simples assim. ou tu sabe oque está fazendo ou nao faz. antes de mexer em algo se precisa analisar a situação da manutençao(ae ferrou né). de qualquer forma é como falei antes, disjuntor nao foi feito pra isso. se ele quiser tentar colocar um de 200A pro sistema todo, va em frente e veja se funciona, isso pode ate funcionar por um tempo ate abrir as perna o contato interno desses dispositivo que sao bem simples. é aqueles chines, a siemens nao tem. oque seria confiavel. e isso senao desarmar no momento do arranque mesmo devido o pico....
aquele cabo de 35mm² nao é brincadeira! esse cabo nao é so pra passar 105A como tu mesmo disse antes que viu num video(e ta errado denovo, nao se verifica corrente de pico assim, se usa osciloscopio com ponta indutiva de alta freq e corrente). é so ver a tabela oque representa 35mm² pra no maximo 1,5m de cabo. se o engenheiro projetista colocou essa bitola por algum motivo é, e nao é por simples 100A.
alias, minha maquina de solda tem 250A DC quase a mesma tensao de um carro na saida 18v, e tem um cabo menor que esse :smt023
é so uma questao de logica, nao precisa nem medir as coisa pra saber a corrente. uma analise por cima é o suficiente pra quem entende.
EU nao usaria chave mag,disjuntor, chave de contato nada disso. fora que pode dar resistência com o tempo e perder energia no caminho. acho mais pratica e seguro tirar o terminal, senao confia no mecânico faça voce mesmo e deixa frouxo antes de ir ate o mecânico.
Não é problema nenhum, Rafaelo. O problema é mexer nisso com a bateria conectada ao sistema. O Fabiano quer justamente não precisar desconectar o terminal do polo positivo. Como seria feito um serviço de troca de motor de arranque?
mas é oque falei antes Luiz... pra ele poder usar um disjuntor pra isso(oque na minha visão é algo desaconselhar) ele teria que tirar o arranque do circuito. como ele disse que queria usar um disjunto eu dei pra ele uma sugestao!
mas ele nao vai conseguir usar um disjuntor como chave liga e desliga pra poder fazer isso se ligar tudo junto, disjuntor nao foram feito pra isso. é mais facil desconectar o conector negativo como todo mundo faz, ou deveria fazer. ae sim fazer a manutençao.
e se o problema for confiança em mecanico e eletricista(aquela velha historia que eu falo sempre que no brasil nao tem gente qualificada) é melhor tu mesmo fazer, deixa frouxo, ou ensina o cara
Eu entendi sim, Rafaelo. E você, entendeu o que eu escrevi? Não estou fazendo ninguém de idiota, estou apenas tentando esclarecer o Fabiano sobre o que ele pode fazer para resolver o problema dele. A mesma coisa que vc está fazendo, espero. Fica frio, cara! Estamos aqui discutindo idéias, nada mais que isso. Feliz 2016.
Abs
tranquilo Luiz, ja entendi na tua colocaçao anterior, é que tinha ficado de uma forma estranha novamente oque tu tinha escrito.
igualmente pra nos todos! esperamos algo de melhor né pq ta difícil
PROecu - Injeções eletronica para monzas.