Problema elétrico estraho

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
gdavis
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Problema elétrico estraho

Mensagem não lida por gdavis »

Boa tarde monzeiros!

Estou com um problema estranho no Monza, quando ligo ele normal a luz da injeção acende e indica código de erro 42, porém se eu der partida pisando de leve no acelerador ele não apresenta esse erro. Apresentando o erro ou não ele funciona normalmente, mas quando a luz acende o ponteiro da rotação fica um pouco doido, algumas vezes chegando a 0 quando aciona a ventoinha, só que o carro não mostra alteração nenhuma de funcionamento, é só ponteiro que fica caindo a rotação. Quando a luz não acende os ponteiros do marcador de combústivel, bateria e temperatura que ficam louco, quando o ponteiro do combustivel marca 1/4 o marcador da bateria cai quase totalmente ficando abaixo de 1/4 e o de temperatura sobe um pouco na mesma hora. Quando o marcador de combustivel está acima de 1/4 os ponteiros ficam todos normais. Lembrando que não tem alteração nenhuma no funcionamento do carro, ele não falha em momento nenhum.

Recentemente foram feitas manutenções no módulo Hei (colocado um MTE), bobina de iginição (delphi), Velas NGK G-power, Regulador de tensão (coloquei o 034) e o distribuidor foi revisado.
Savio Almeida
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Re: Problema elétrico estraho

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Este erro 42 geralmente ocorre quando a partida inicia com rotação muito baixa. Decorre da falta de sinalização elétrica inicial do módulo HEI para a UCE. Por isso que quando se pisa um pouco no acelerador, não ocorre. Pode ser que a rotação de marcha lenta esteja muito abaixo de 900 RPM (quem sabe o batente no TBI deixando a borboleta muito fechada?). As demais anomalias parecem ser devido a mal contato no painel (trilhas, soquete).
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gdavis
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Re: Problema elétrico estraho

Mensagem não lida por gdavis »

Savio Almeida escreveu:Este erro 42 geralmente ocorre quando a partida inicia com rotação muito baixa. Decorre da falta de sinalização elétrica inicial do módulo HEI para a UCE. Por isso que quando se pisa um pouco no acelerador, não ocorre. Pode ser que a rotação de marcha lenta esteja muito abaixo de 900 RPM (quem sabe o batente no TBI deixando a borboleta muito fechada?). As demais anomalias parecem ser devido a mal contato no painel (trilhas, soquete).
Eu realmente desconfio disso, mas o estranho é que a rotação sempre fica na faixa dos 1200, o painel eu vou tirar no fim de semana pra conferir.
Tinha pensado tbm em problema de aterramento e o único ponto que eu ainda não olhei foi o do painel.
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Carlos A. Freire
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Re: Problema elétrico estraho

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A marcha lenta no EFI só se ajusta com scanner que tem essa função ou reprogramando a memória.
Se a marcha lenta está alta, no caso 1200rpm, há algum problema como entrada falsa de ar ou mangueiras ligadas em locais errados.
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gdavis
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Re: Problema elétrico estraho

Mensagem não lida por gdavis »

Pelo que eu percebi as mangueiras estão certas e novas em uma olhada rápida, ele ficou mais acelerado depois que foi feito o cabeçote por causa da quebra do comando.
Savio Almeida
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Re: Problema elétrico estraho

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Esta marcha lenta sempre em 1200 RPM está anormal. Agora a coisa parece estar fechando...

Será que desbastaram o cabeçote em excesso e a taxa de compressão está excessivamente alta? Isso pode provocar o erro 42 por tentativa de retrocesso no motor, que não ocorre no ciclo Otto, mas dá um tranco reverso na primeira combustão. Também pode manter o giro lá em cima. Quem já preparou motor com taxa alta já passou por este apuro.
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gdavis
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Re: Problema elétrico estraho

Mensagem não lida por gdavis »

Savio Almeida escreveu:Esta marcha lenta sempre em 1200 RPM está anormal. Agora a coisa parece estar fechando...

Será que desbastaram o cabeçote em excesso e a taxa de compressão está excessivamente alta? Isso pode provocar o erro 42 por tentativa de retrocesso no motor, que não ocorre no ciclo Otto, mas dá um tranco reverso na primeira combustão. Também pode manter o giro lá em cima. Quem já preparou motor com taxa alta já passou por este apuro.
Sávio, imagino que não pq o cabeçote só passou na plaina pq teve que desmontar por conta do comando que quebrou. A rotação não mantem em 1200 sempre, no momento da partida a frio ela fica nessa média e algumas vezes quando está quente ele fica acelerado tbm, mas em muitas vezes ele fica na rotação entre 900/1000.
A compressão do motor tá em 12 bar.
gdavis
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Re: Problema elétrico estraho

Mensagem não lida por gdavis »

Boa noite galera, só atualizando parece que resolvi o problema. Na sexta fiz um reforço no aterramento do HEI ligando no negativo da bateria e o carro não apresentou mais as falhas. Já andei cerca de 100 km e até agora não deu problema nenhum.
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