Como o Carlos Freire disse, esses milímetros para mais ou para menos fazem sim muita diferença. Essa semana troquei as rodas e tive que pôr um jogo de pneus novos. Aproveitei para aumentar a altura do pneu, passando para perfil 65. Antes rodava com aro 14 e perfil 60. É apenas 5% mais alto, mas muda bastante o rodar do carro, ficou mais macio, apesar das molas esportivas. Além do efeito visual visual da caixa de roda mais "cheia". Outra coisa que manda muito é o off-set das rodas. Rodas originais normalmente tem off-set positivo ou nulo. Quando se faz um upgrade para um tipo de roda com off-set negativo, altera-se a bitola do carro, respostas de direção e comportamento de curva. No outro monza que tenho, as rodas são 15 polegadas e largura 195, perfil 60. Notadamente o carro ficou mais pesado e percebe-se o esforço extra do sistema hidráulico ao esterçar. Muitos pensam que rodas em liga-leve pesam menos que as de aço, mas esquecem que por questões de resistência, as liga-leves possuem paredes mais espessas, o que na maioria dos casos lhe incrementa em peso, que muitas vezes supera as equivalentes feitas em aço. Logo, pequenas mudanças sim trazem grandes efeitos(positivos ou não) ao conjunto do carro.
Só finalizando, vejo muita gente colocando até aros 18 em Monza. Pessoalmente acho feio, inclusive já providenciei um jogo de binno aranha 14'' pra trocar as 15'' do monza azul. Além dos já evidentes e reiterados aspectos técnicos da mudança, acho o efeito visual predominante. Me causa estranheza visual as rodas 15''... acho desproporcionais ao tamanho do carro. Hoje em dia carrinhos pequenos usam até aro 16, 17 pois são bem "altinhos"(ex: Agile, Fox, N. Fiesta, Onix, HB20...) e uma roda 14'' lhes soaria como rodas de skate. É algo de analisar a altura do carro versus diâmetro das rodas.
Pneus do monza
- PedroCTR
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza SL
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Pneus do monza
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Pneus do monza
Olá pessoal
O Monza, como já foi dito aqui, usa de fábrica uma banda de rodagem de 185 mm.
Acredito que uma banda 10 mm a mais ou a menos não vai comprometer o projeto.
Digo isso baseado em outros modelos de carro.
Quando comprei meu Chevette 76 havia duas opções de pneus.
O Chevette de modelo de entrada vinha com pneus com banda de 155mm.
O Chevette Luxo, o que eu comprei, tinha algumas coisinhas a mais, e vinha com pneu com banda de 165.
O Chevette Super luxo, esse vinha com pneu iguais ao do luxo.
Todos com perfil 70.
Meu Fiat Mille 99 saiu de fábrica com pneus com banda de 165mm, perfil 70, ou banda de 145mm (são 2 cm a menos!), esses com perfil 80.
Eu prefiro esse mais estreito, pois a direção fica mais leve, o carro economiza combustível e ainda sente menos as irregularidades do terreno.
O ruim é que poucos fabricantes ainda fabricam essa medida. Acho que Goodyear e Michelin.
Obs: não esquecer de respeitar os limites da largura (tala) dos aros, de acordo com a largura da banda de rodagem.
Abs
O Monza, como já foi dito aqui, usa de fábrica uma banda de rodagem de 185 mm.
Acredito que uma banda 10 mm a mais ou a menos não vai comprometer o projeto.
Digo isso baseado em outros modelos de carro.
Quando comprei meu Chevette 76 havia duas opções de pneus.
O Chevette de modelo de entrada vinha com pneus com banda de 155mm.
O Chevette Luxo, o que eu comprei, tinha algumas coisinhas a mais, e vinha com pneu com banda de 165.
O Chevette Super luxo, esse vinha com pneu iguais ao do luxo.
Todos com perfil 70.
Meu Fiat Mille 99 saiu de fábrica com pneus com banda de 165mm, perfil 70, ou banda de 145mm (são 2 cm a menos!), esses com perfil 80.
Eu prefiro esse mais estreito, pois a direção fica mais leve, o carro economiza combustível e ainda sente menos as irregularidades do terreno.
O ruim é que poucos fabricantes ainda fabricam essa medida. Acho que Goodyear e Michelin.

Obs: não esquecer de respeitar os limites da largura (tala) dos aros, de acordo com a largura da banda de rodagem.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ