Como com a ventoinha em alta velocidade a refrigeração da água do radiador é maior, o tempo de acionamento diminui.
Então, um gasto maior de eletricidade versus um tempo menor de acionamento. Seria necessário uma medição para ver se há desperdício ou economia. :smt017
Por outro lado, a baixa velocidade do motor do eletroventilador é conseguida inserindo-se um resistor no circuito. Resistores diminuem a voltagem aumentando a resistência, o que gera calor e não deixa de ser um desperdício de energia.
Para mim o que incomoda é só o ruído.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Para mim o ruído da segunda velocidade incomoda muito, rs! Ativado o pessoal sabe que está chegando à distância, rs!
No meu Monza GLS 96, a primeira velocidade dá conta do recado no arrefecimento.
no I30 aqui eu praticamente nunca escutei a ventoinha sendo armada, mesmo com AC ligado, ate se escuta mas é tao baixinho que parece nao funcionar. é a 1° velocidade funcionando.
ja no omega a mecanica sempre esta ligada(oque eu acho um erro) se estiver a 0° la na rua o motor vai acionar a ventoinha e so liga a eletrica quando atingi >95°
ja no monza eu uso a original s/AC aciona quando atingi 105° e desliga nos 95° uma janela(refrigeraçao) de 10°C de histerese., oque é o padrao nesse periferico.
como disse antes, praticamente todos os carros tem duas velocidades hoje em dia para o arrefecimento, se tem por algum motivo é, certamente nao é enfeite. ate pq é mais caro pra montadora colocar mais fios, mais reles, fusiveis,etc.
outra coisa que nao podemos esquecer é que tem o vento agindo a favor, so com a primeira na maiora das vezes é o suficiente, sem contar que nao tem o pico de corrente entrando a segunda.... seria um sistema progressivo primitivo rsrsrs, se fosse um PWM como os AC inverter seria ideal. mas é muita coisa pra pouca coisa rsrsrsrs
é so medirem a corrente, na primeira e na segunda, tenho certeza que é pelo menos 60% a 70% de diferença, so ae se tem o motivo de usar menos energia.
Concordo com voces! O amigo carlos e o amigo Luiz usam o monza no dia a dia todo dia, pra trabalhar, ir daqui ali, etc? tambem usam pra sair a noite, viajar final de semana, etc? Contem ai! O rafa sei que nao, a proposta é outra do monzao dele rs
Sim, uso todos os dias e para todos os fins.
Viagens, dia dia, trânsito pesado da capital paulista, laser...
Agora a pouco eu contei o quanto ficou ligada a ventoinha na primeira velocidade e de 1 minuto aproximadamente, pois não cronometrei. Apenas olhei no relógio do carro.
Se me lembrar eu tento cronometrar em outra oportunidade.
Eu uso meu Monza muito pouco.
Mas já viajei muito com ele, bem como rodei também bastante no trânsito da cidade.
Em situação normal, o eletroventilador fica ligado entre 35 e 45 segundos para baixar a temperatura, do meio da escala para 1/4 da mesma. Isso na velocidade alta dele.
A baixa não tem como eu medir, pois ela só entra qdo ligo o ar condicionado, e só desliga ao desligar o ar.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Legal Carlos... é animador saber que existem outras pessoas que abraçam a ideia de usar o monza no dia a dia e que os quais estao prontos pra qualquer viagem a qualquer hora e época! Nao estou sozinho nessa! rsrs
Rafaelo escreveu:sim, é o oficial da multec fornecido pela GM. tu nao tem nao? la diz tudo e mais um pouco. peguei aqui no forum, me poupou horas de trabalho so lendo ele.
Rafaelo,
Pode me passar o link deste manual?
É o Manual de serviço? é Completo?
Estou revisando minha ventoinha que pifou e meu Monza é com Ar. É um Monza SR 89.