Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E

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José Leal
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Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E

Mensagem não lida por José Leal »

A ventoinha consome uma carga considerável. O alternador sente isso e transfere o peso desse consumo para o giro do motor. Então é normal ele sentir um pouco isso e o giro cair levemente. Mas o próprio sistema de IE trata de corrigir a rotação.
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Carlos A. Freire
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Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos, eu reparei que a bomba do EFI é menor e trabalha com menos pressão tbm. Mas o meu problema é mesmo no tanque, pois está puxando ar quando o combustível balança dentro do tanque. Teria como colocar o pescador do EFI no meu tanque? Onde ele vai encaixado?
Melhor trocar o tanque e colocar um de modelos com IE.

No carburado, a carburador tem uma cuba que mantem cheia suprindo as necessidades do motor.
Nos modelos com IE, não tem reservatório na bomba. A bomba para de funcionar o motor apaga no mesmo instante. A diferença está no tanque, onde há uma espécie de copo que mantém a ponta do pescador cheia de combustível mesmo com movimento do carro.

Abs,

Carlos Freire
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kaioemmanuel
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Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Carlos A. Freire escreveu:
Carlos, eu reparei que a bomba do EFI é menor e trabalha com menos pressão tbm. Mas o meu problema é mesmo no tanque, pois está puxando ar quando o combustível balança dentro do tanque. Teria como colocar o pescador do EFI no meu tanque? Onde ele vai encaixado?
Melhor trocar o tanque e colocar um de modelos com IE.

No carburado, a carburador tem uma cuba que mantem cheia suprindo as necessidades do motor.
Nos modelos com IE, não tem reservatório na bomba. A bomba para de funcionar o motor apaga no mesmo instante. A diferença está no tanque, onde há uma espécie de copo que mantém a ponta do pescador cheia de combustível mesmo com movimento do carro.

Abs,

Carlos Freire
Então além de ter o pescador, o tanque em sí é diferente. Muito obrigado por tirar essa dúvida. Vou providenciar um tanque.
Azul Atlantis 89 2.0
kaioemmanuel
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Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

José Leal escreveu:A ventoinha consome uma carga considerável. O alternador sente isso e transfere o peso desse consumo para o giro do motor. Então é normal ele sentir um pouco isso e o giro cair levemente. Mas o próprio sistema de IE trata de corrigir a rotação.
Então vai ser isso mesmo Zé, so que essa injeção não corrige a rotação. Não tem atuador de marcha lenta :smt011
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Leocastro
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Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E

Mensagem não lida por Leocastro »

Kaio, você pode fazer como eu, colocar um "cebolão" de 2 estágios, do Santana. Assim a ventoinha atua na velocidade lenta na primeira temperatura (95°C senão me engano, e dá conta tranquilamente), e, caso não resfrie, ela liga o segundo estágio em 100°C (raríssimas vezes atua). Retirado do meu tópico, veja abaixo.
Uma pergunta, você chegou a trocar a ventoinha sua, pela do kadett gsi, ou do Monza com AC? Se não, precisa fazer isso!
Bem, outra intervenção que fiz, foi uma alteração no sistema da ventoinha, que, assim como nos modelos carburados com ar condicionado, ela já aciona na segunda (e mais rápida) velocidade, sendo que na primeira, ela dá conta perfeitamente no recado.
Utilizei o termostato do Santana / Apollo / Escort com Ar Condicionado, que possui dois estágios de acionamento, aos 95 e aos 105°C, desligando aos 89 aproximadamente.
Segue fotos do conector e de como ficou a instalação.
As vantagens são, menor ruido, e, menor sobrecarga no sistema. (Tanto no caixote como neste, tive problemas de superaquecimento no circuito da ventoinha devido a alta velocidade).
Seguem as fotos.
Termostato
Imagem
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Imagem
Imagem

Nessa ligação, para acionar o primeiro estágio, coloquei um nini relé que aciona o relé da primeira velocidade, totalmente reversível e sem gambiarras! Recomendo a quem tenha um SLE ou Classic com AC, fazer isso!
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José Leal
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Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E

Mensagem não lida por José Leal »

Kaio, tem muitos anos que eu não mexo nesse tipo de injeção... a memória falhou agora. :oops:

Sobre estagios da ventoinha, a ideia do Leocastro é muito válida. Só não esqueça de colocar o resistor para a ventoinha girar na velocidade lenta. Esse resistor existe além do Monza, na linha Santana e Gol até G3.
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Leocastro
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Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E

Mensagem não lida por Leocastro »

José Leal escreveu:Kaio, tem muitos anos que eu não mexo nesse tipo de injeção... a memória falhou agora. :oops:

Sobre estagios da ventoinha, a ideia do Leocastro é muito válida. Só não esqueça de colocar o resistor para a ventoinha girar na velocidade lenta. Esse resistor existe além do Monza, na linha Santana e Gol até G3.
Exatamente! Esse sistema que fiz no meu José, funciona perfeitamente, mal mal se ouve a ventoinha ligada no primeiro estágio, e, ela refrigera o motor PERFEITAMENTE. Assim como nos Monzas pós 95.
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Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E

Mensagem não lida por José Leal »

Eu acho que todos Monza com AC possuem o resistor. O meu era 93 e tinha. Quando o comprei, estava queimado, se bem que a ventoinha já disparava na alta por conta do projeto mesmo.
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