radiador de oleo no monza
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: radiador de oleo no monza
Rafaelo, no caso do seu Omega, essa radiador de óleo não é para transmissão automática?
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Não Carlos, é pro motor mesmo.Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, no caso do seu Omega, essa radiador de óleo não é para transmissão automática?
Abs,
Carlos Freire
veja nas imagens que tirei do carro.

aqui da pra ver que as mangueiras de alta pressao flexivel passam pra dentro da bomba de oleo do motor.
esse motor por ser grande(tem 6 litros de oleo) e com potencia 177cv (modo original 95 octane) e sendo feito pro brasil(C30NE é um motor europeu alemao) eles acharam que seria necessário por um radiador de oleo.
outro detalhe que 95% das pessoas nao sabem, o omega 3.0 foi projetado pra dois tipos de combustivel. 91 e 95 octanagem. com 91 octane ele rende 165cv(potencia medida na ABNT na epoca no brasil) e a 95 octane ele rende 177cv(potencia nas normas DIN alema da epoca).
esse motor foi fornecido pra GM em 1993 e os engenheiros fizeram ambas correçoes de projeto. radiador de oleo e baixa octanagem na ECU(na epoca o brasil nao tinha gasolina de alta octanagem como tem hoje) por isso a potencia reduziu (colocaram menos avanço de igniçao).
alias, isso foi feito nao so no C30NE, foi feito no C20NE(astra e vectra 2.0 gasolina antigos)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Eu já vi resfriador de óleo da transmissão de Ômega, mas o da transmissão fica na frente do radiador.essa radiador de óleo não é para transmissão automática?
Isso de adaptar um resfriador de óleo exige um projeto bem feito, senão o que tem por finalidade preservar o motor, mantendo o óleo em uma temperatura ideal, acaba prejudicando o mesmo, deixando o óleo esfriar demais, o que é um veneno para a durabilidade do motor.
Em motores de avião sempre existiram esses radiadores, mas eles eram bem complicadinhos.
No primeiro motor em que eu trabalhei, um radial de 14 cilindros, o radiador de óleo possuía algumas válvulas (tipo nossos termostatos do sistema de resfriamento do motor) que, se o óleo esfriasse acima de um determinado limite (e voando isso acontece toda hora), o óleo é desviado, primeiro da colmeia (ele circula só por fora do radiador) e em último caso o termostato fecha a passagem, assim o óleo passa por um tubo sem esfriar.
No Hércules C-130, além disso tudo, havia ainda uma pestana comandada por um motor elétrico, que, se o óleo insistisse em esfriar demais, fechava a passagem de ar pela colmeia do radiador.
Alguns outros carros da GM usam resfriador de óleo, mas esse tipo radiador do Ômega nunca vi em outro carro.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- MODERADOR
pois é, nessas horas tem que ser mais engenheiro e menos mecanico ou preparador.Luiz Carlos (Rio) escreveu:Isso de adaptar um resfriador de óleo exige um projeto bem feito, senão o que tem por finalidade preservar o motor, mantendo o óleo em uma temperatura ideal, acaba prejudicando o mesmo, deixando o óleo esfriar demais, o que é um veneno para a durabilidade do motor.
como falei antes, se colocar no local inadequado vai esfriar demais o oleo. tudo é projetado, nada é colocado por acaso, eu quando projeto alguma maquina(um dos meu ramo paralelo a engenharia automotiva(ECU) é CNC engenharia mecanica com eletrica) sempre busco um objetivo quando projeto e fabrico algo. nessa minha ultima maquina CNC router fiz sistema motriz por engrenagens no acionado por motores de passo dos 3 eixos, porem com material ferro nodular, material apropriado pra engrenagens feito pra aplicaçaoes de baixo torque e velocidade... ou seja feita pra essa aplicação CNC fresadora de aço duro que é o objetivo da minha maquina industrial.
querem um outro exemplo de engenharia?^ se for um motor sobrealimentado turbo(turbina quente) usa o escape do motor, o oleo aquece muito, pq o oleo passa pela turbina no rotor, e se oleo nao resfriar vai comprometer a turbina e o motor.
o pessoal que adapta turbina deveria pensar nisso, eu ja penso como os 1%, mas 99% deles so pensam em potencia e resto que se F, não quebrando ta bom..., a parte tecnica é detalhe. isso encurta a vida util do motor. motores projetados turbinados alguns vem com radiador de oleo, outros o proprio sistema compensa isso como cárter maior(mais oleo), maior vazao, carter aletado, e por ae vai....
por isso que é bom pensar bem em por um radiador de oleo senao tem um proposito, e se colocar num local inapropriado oque era pra ser bom se torna pior.
um exemplo de carro adaptado de fabrica? uno turbo!
nao era um projeto original turbo, nasceu aspirado, mandaram adaptar o turbo e venderam assim tanto que foi o primeiro no brasil porem adaptado(original foi o gol o primeiro), e o mesmo ganhou um radiador de oleo por nao ter um projeto original(sobrealimentado). a ECU tb era adaptada nao era original(projeto OEM sobrealimentado) quem fazia a adaptaçao era a esther turbos,anhanguera ou lauros de SP senao me engano. umas das 3 nao era a FIAT.
- Rafael M
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Minas Gerais-MG
Carlos Freire, Luiz Carlos e Rafaelo,
Muito obrigado pelas suas considerações!
Acabou que fui olhar no carro e não há espaço pro radiador do Omega, a não ser que fosse deitado, perto do protetor de cárter, a direita do coletor de escape. Isso seria uma gambiarra das braba, hehe
Baixei o CEPchev e pude olhar as peças relacionadas pelo Carlos Freire e verei com o vendedor do radiador de óleo se ele tem essa flange. As mangueiras originais ele tem. Sendo tudo original, fico mais tranquilo quanto a instalação.
À todos, mais uma vez, obrigado pela atenção! Manterei vocês informados sobre o progresso disso.
Muito obrigado pelas suas considerações!
Acabou que fui olhar no carro e não há espaço pro radiador do Omega, a não ser que fosse deitado, perto do protetor de cárter, a direita do coletor de escape. Isso seria uma gambiarra das braba, hehe
Baixei o CEPchev e pude olhar as peças relacionadas pelo Carlos Freire e verei com o vendedor do radiador de óleo se ele tem essa flange. As mangueiras originais ele tem. Sendo tudo original, fico mais tranquilo quanto a instalação.
À todos, mais uma vez, obrigado pela atenção! Manterei vocês informados sobre o progresso disso.
-
- MODERADOR
Eu ja faria diferente. essas mangueiras nao foram projetadas(comprimento/rosca/conector) pra uma outra aplicaçao a nao ser a do carro que foram feitas.Rafael M escreveu:Baixei o CEPchev e pude olhar as peças relacionadas pelo Carlos Freire e verei com o vendedor do radiador de óleo se ele tem essa flange. As mangueiras originais ele tem. Sendo tudo original, fico mais tranquilo quanto a instalação.
nesse caso eu mandaria uma empresa especializada fabricas as mesma "mangueiras" (bitola,pressao,norma,conectores,etc) porem com o comprimento correto de acordo onde for colocado esse radiador. sai mais caro porem é mais profissional e seguro. adaptar mangueiras de outros carros nao fica bom, vai ficar limitado.
ja a flange GM sim, essa é obrigatório e universal. so mesmo as mangueiras que não vão servir... "escolha" outro local e nao deixe as mangueiras interferir no projeto :smt023
posso da outra dica? coloque radiador do AT e use o pra oleo, em vez da caixa.
- Rafael M
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Minas Gerais-MG
Ó, mas que dica excelente, Rafaelo!
Não sabia que o radiador de óleo do câmbio do Monza AT era compartilhado com o de água. Ontem a noite percebi uma merejadinha bem de leve em uma das laterais da caixa do radiador do meu. Verei quanto custa o do AT. Aí sim fica show, mas o espaço reduzido pra água vai se refletir na capacidade de arrefecimento final dele, né? E não consegui achar nada sobre quanto desse radiador é reservado pro óleo. De qualquer maneira, é MUITO interessante.
Mas vendo a foto de um, olha que estranho:

A mangueira de água no mesmo alinhamento das de entrada e retorno do óleo do câmbio. Deve ser interessante a forma com que a colméia de óleo se divide com a de água ali.
Não sabia que o radiador de óleo do câmbio do Monza AT era compartilhado com o de água. Ontem a noite percebi uma merejadinha bem de leve em uma das laterais da caixa do radiador do meu. Verei quanto custa o do AT. Aí sim fica show, mas o espaço reduzido pra água vai se refletir na capacidade de arrefecimento final dele, né? E não consegui achar nada sobre quanto desse radiador é reservado pro óleo. De qualquer maneira, é MUITO interessante.
Mas vendo a foto de um, olha que estranho:

A mangueira de água no mesmo alinhamento das de entrada e retorno do óleo do câmbio. Deve ser interessante a forma com que a colméia de óleo se divide com a de água ali.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1991
- Injeção: Outra
Amigos , bom dia.
Desculpe por encravar a pá de ouro nesse tópico mas achei já mais sensato perguntar aqui do que abrir um novo.
Penso em adaptar um radiador de óleo pra dar uma dissipada no calor , tenho disponível pra fazer a adaptação um radiador de óleo da cb450 que tem um tamanho satisfatório , gostaria de saber o seguinte:
No caso do Kadett , a bomba de óleo era específica para o modelo devido essa adição de caminho a percorrer ou era igual ao restante da linha ?
Outra coisa , se necessário aumentar a pressão de óleo , pode ser feito na bomba original do Monza mesmo ou preciso comprar outra ?
Desculpe por encravar a pá de ouro nesse tópico mas achei já mais sensato perguntar aqui do que abrir um novo.
Penso em adaptar um radiador de óleo pra dar uma dissipada no calor , tenho disponível pra fazer a adaptação um radiador de óleo da cb450 que tem um tamanho satisfatório , gostaria de saber o seguinte:
No caso do Kadett , a bomba de óleo era específica para o modelo devido essa adição de caminho a percorrer ou era igual ao restante da linha ?
Outra coisa , se necessário aumentar a pressão de óleo , pode ser feito na bomba original do Monza mesmo ou preciso comprar outra ?
Monza SL/E 1991 Coupé
C20YVH (87mm)
IE Programável OCTTANE OCT 3.0
Feito por mim e pra mim!

C20YVH (87mm)
IE Programável OCTTANE OCT 3.0
Feito por mim e pra mim!