Alteração do ponto e falhas

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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Carlos A. Freire
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Re: Alteração do ponto e falhas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando o motor para e não pega, viu se tem faísca nas velas? Viu se a UCE recebe sinal de rotação do motor?
Eu mesmo informei em um tópico sobre bobina impulsora que vem com fio mal clipado no terminal, causando mau contato e falta do sinal de rotação. Aconteceu comigo e com amigos próximos, onde depois de soldar o fio no terminal o sintoma nunca mais ocorreu. Nesse tópico coloquei até imagem.

Leia atentamente esse tópico: http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... o&start=30
infelizmente as imagens não estão mais disponíveis nesse tópico.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Alteração do ponto e falhas

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

para acertar o ponto/avanço no distribuidor é preciso fazer o jump no conector ALDL nos conectores A e B

Como vc colocou o Euro e virou delá pra cá e de cá pra lá varias vezes pode ter alterado a UCE.

Deixe o motor aquecer, ventoinha ligar 2 vezes, faça o jumper e vá colocando o distribuidor original
na posição correta em que sempre esteve. Depois tire o jumper.
Eu tenho opinião diferente sobre esse assunto, que é a seguinte:

Vc alterou o ponto inicial da ignição (Monza EFI) movendo o distribuidor aleatoriamente para um lado ou outro.
Rodou com o carro durante algum tempo e notou que não resolveu o problema, ou não houve alteração nenhuma no funcionamento.
Resolveu voltar à posição anterior e mexeu no distribuidor, voltando o mesmo para a posição original.
O motor deverá voltar a funcionar como antes.
Se não ocorrer isso, pode-se desligar um polo da bateria por alguns minutos, para que a memória de adaptação da UCE zere (Tenho dúvidas se a UCE se adapte a mudanças no ponto inicial, sei que ela se adapta a outros tipos de mudanças nas condições do motor, mas alteração no ponto inicial acho que não).

Opinião pessoal minha, sujeita a correção por quem entende mais que eu ou tenha uma fonte de consulta que diga o contrário. :lol:

Abs
Luiz Carlos
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waldir
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Re: Alteração do ponto e falhas

Mensagem não lida por waldir »

Opinião pessoal minha, sujeita a correção por quem entende mais que eu ou tenha uma fonte de consulta que diga o contrário. :lol:
Luiz Carlos,
Eu também acho que vc está certo.
Se ao ter colocado o Euro e não ter feito o jumper a UCE vai tentar corrigir o avanço em relação ao que ele tem na memoria, mas o Euro não corresponde.

Ao retornar o Distribuidor antigo casando na marcação de fábrica seria para funcionar liso, mas não é o que está ocorrendo.

Se com a sua indicação de zerar a memória de defeitos, provavelmente deverá funcionar pois desligar a UCE não invalida a programação do avanço que foi gravado por último.

Daí a minha sugestão em fazer o jumper. Isto é coloca-se o distribuidor antigo na marcação de fábrica e espera o aquecimento pleno e faz o jumper... conta até 10 :D tira o jumper e está pronto... creio :roll:
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Alteração do ponto e falhas

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Waldir

Continuando a elucubração sobre o assunto...

O sistema de injeção do Monza EFI não é burro, mas é cego, surdo e mudo (ou quase mudo, só fala acendendo a luz de anomalia)

Na memória permanente, programada na fábrica (ou por algum preparador), existe uma série de parâmetros. Vamos nos ater só aos parâmetros relativos ao avanço da centelha.
Depois de testes em banco de prova, os engenheiros confeccionam uma tábua de avanços da centelha, de acordo com rotação, carga, temperatura, pressão de admissão...talvez tenha mais alguma coisa, ou um desses fatores não seja considerado.

Essa tabela ignora como está mecanicamente regulado o avanço inicial. Simplesmente o Módulo indica todo o tempo qto deve ser o avanço comandado por ele.
Então, se mecanicamente avançarmos 3 graus no distribuidor, em determinada situação, qdo o avanço deveria ser 20 graus, por exemplo, passará a ser 23. A UCE não tem informação se esse avanço 3 graus a mais e está melhorando ou piorando a performance. Não existe sensor de detonação, sonda lambda ou qualquer outro modo da UCE ser informada.
Por isso eu acho que basta voltar 3 graus na regulagem mecânica do distribuidor e tudo deverá voltar ao normal.
Acredito que o problema do distribuidor Euro é que ele possui um ângulo diferente do distribuidor original, ou seja, a bobina indutora dele produz sinal fora do tempo padrão. Isso é hipótese minha, ainda vou checar isso comparando dois distribuidores.

Reitero que não sou especialista em injeção eletrônica, se alguém mais gabaritado no assunto achar que estou falando besteira, tudo bem. :smt021

Abs
Luiz Carlos
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dantenapoli
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Re: Alteração do ponto e falhas

Mensagem não lida por dantenapoli »

Pois então, pessoal! Sem querer estender muito esse assunto do ponto de avanço, mas até onde eu sei, o que acontece é que nós setamos um ponto inicial posicionando o distribuidor na posição adequada (7º, no meu caso). Depois disso, a IE vai trabalhar com os avanços predefinidos na memória Epron do módulo, a qual tem valores distintos para carro a álcool e gasolina. A necessidade de jumpear os terminais é somente para que a IE não varie o ponto enquanto ajustamos o carro. Sendo assim, concordo com as palavras do Luiz Carlos e do Waldir quanto a isso.

Mas o que tem acontecendo com meu carro está passando desta questão de posição do distribuidor. Quando tento ajustar o ponto, com o distribuidor todo atrasado (o carro quase morrendo) e a pistola de ponto regulada para algo entre 7 e 9, o ponto de referência está longe de encontrar com o pino da capa de proteção da correia. Quando posiciono o distribuidor todo adiantado (com o carro dando estouros), este ponto de referência sobe ainda mais. Lembrando que a minha polia é aquela com diversas marcações em sequência, e eu estou tomando como referência a de cima.

Isso ta me fazendo pensar em que algo mais pode der ocorrido a este motor quando ele deu o tiro. Com a experiência de vocês em tantos anos de Monza e de Forum, já ouviram algum caso de a correia sair de sincronia ou algo do tipo que possa afetar o ponto de ignição?

Agradeço a boa vontade de todos e peço desculpas pelo amadorismo.
Dante Napoli
Monza 93 2.0 Alcool SL/E
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waldir
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Re: Alteração do ponto e falhas

Mensagem não lida por waldir »

Estou começando a achar que o problema vai além do distribuidor. Quando o carro parou no dia 26, eu estava descendo um trecho da rodovia e o carro simplesmente apagou. Como estou acostumado a fazer no meu fusca, engrenei a 3ª e soltei a embreagem. Nesse momento, o carro deu um estouro tremendo no escapamento e abriu o silenciador. Estou pensando que neste momento algo mais aconteceu ao motor. Não sei se é possível ter acontecido algo como a correia ter pulado dentes, ou alguma junta ter rompido. Só sei que a unica coisa que eu mexi depois deste dia foi no distribuidor e no escape.
Dante, para motores injetados não é recomendável fazer pegar na banguela por que pode tirar fora de sincronia (pular dentes) e daí o pistão atropelar válvulas; quebrar balancim; quebrar o eixo de comando ( por sorte o mais grave não ocorreu)

O Diego moderador aqui do forum antes dele iniciar a reforma ocorreu da correia dentada estar flambando e ele deu uma acelerada e explodiu o escapamento devido ter saido da sincronia e a mistura ar-combustivel de um cilindro foi inflamar no escapamento e explodiu com ele.

Sugiro voce conferir o ponto entre o virabrequim e o comando de válvula. Zerando o ponto você poderia achar o PMS entre a polia e a capa fazendo uma nova marcação e depois com a pistola estroboscópica digital acertar para 7º APMS (eu fiz essa marcação nova quando comprei uma capa da correia paralela e não veio a marcação para aferir o ponto e eu nem sabia corretamente onde era tal marcação na original. Marquei um ponto branco na capa e na polia para ter o PMS de referência)
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saul jorge
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Re: Alteração do ponto e falhas

Mensagem não lida por saul jorge »

Quando eu coloquei um distribuidor paralelo no carro,aconteceu a mesma coisa! Mesmo deixando ele todo atrasado,na pistola marcava 29 graus! ai eu corri atras de uma carcaça original e o carro passou a ficar melhor em baixa,pois antes tambem ficava dando trancos em baixa,agora eu consigo andar de 5 marcha na rua de casa e o carro nem treme ou morre!
Mas mesmo assim o carro nao ficou 100%,em baixa ele anda bem e e macio mas em alta ele bate muito pino,e tambem nao consigo deixar o carro no ponto correto,pois ao jumpear a central o carro ocila muito ate morrer. eu ja testei todos os sensores comparando com a tabela e estao todos ok!

meu problema é parecido com o teu,e ainda nao consegui resolver!
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Carlos A. Freire
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Re: Alteração do ponto e falhas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para ajustar ou conferir o ponto de avanço inicial no Monza EFI, tem que deixar a ventoinha ligar por pelo menos duas vezes e, colocar o jumper com motor funcionando. Se não atentar para esses detalhes terá dificuldades na operação.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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