Alteração do ponto e falhas
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Alteração do ponto e falhas
Boa noite, meus caros!
Estou tendo um problema há algum tempo, mas ainda não consegui resolver.
Assim que comprei meu carro, levei-o a uma oficina renomada e fiz a troca de todo o sistema de ignição, incluindo HEI, Bobina impulsora, Tampa de Valvula, Rotor, Vela, Cabos de Vela e Bobina de Ignição.
Acontece que, após essa troca, meu carro começo a dar umas falhadas, mas nada que interrompesse o funcionamento do carro. Era como se estivesse com fuga de centelha. Troquei então a bobina impulsora para tentar sanar o problema, mas não resolveu.
Resolvi deixar de lado este problema e continuei usando o carro. Quando que um dia, tive problemas com o alternador e acabei tendo que trocar o HEI. Após a troca, as falhadas continuavam. Precisei trocar também a tampa do distribuidor novamente, pois o eletrodo central tinha se quebrado.
Ultimamente, tenho percebido que essas falhadas não são fuga de centelha, mas sim a centelha está ocorrendo na hora errada e no cilindro errado, pois quando falha, posso escutar um estouro no escapamento ou no coletor, indicando uma alteração do ponto.
Para fazer um teste, andei um pouco com o carro adiantado e com ele atrasado. Em nenhum dos casos resolveu.
Resumindo, após a troca de quase todos os componentes, o que pode estar fazendo isso acontecer? Lembrando que todas as peças trocadas são Delphi.
Agradeço desde já!
Estou tendo um problema há algum tempo, mas ainda não consegui resolver.
Assim que comprei meu carro, levei-o a uma oficina renomada e fiz a troca de todo o sistema de ignição, incluindo HEI, Bobina impulsora, Tampa de Valvula, Rotor, Vela, Cabos de Vela e Bobina de Ignição.
Acontece que, após essa troca, meu carro começo a dar umas falhadas, mas nada que interrompesse o funcionamento do carro. Era como se estivesse com fuga de centelha. Troquei então a bobina impulsora para tentar sanar o problema, mas não resolveu.
Resolvi deixar de lado este problema e continuei usando o carro. Quando que um dia, tive problemas com o alternador e acabei tendo que trocar o HEI. Após a troca, as falhadas continuavam. Precisei trocar também a tampa do distribuidor novamente, pois o eletrodo central tinha se quebrado.
Ultimamente, tenho percebido que essas falhadas não são fuga de centelha, mas sim a centelha está ocorrendo na hora errada e no cilindro errado, pois quando falha, posso escutar um estouro no escapamento ou no coletor, indicando uma alteração do ponto.
Para fazer um teste, andei um pouco com o carro adiantado e com ele atrasado. Em nenhum dos casos resolveu.
Resumindo, após a troca de quase todos os componentes, o que pode estar fazendo isso acontecer? Lembrando que todas as peças trocadas são Delphi.
Agradeço desde já!
Dante Napoli
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Re: Alteração do ponto e falhas
Não adianta trocar peças boas por peças novas. Peças novas podem apresentar defeitos ou serem mal aplicadas.
Já pensou na possibilidade de cabos ou velas com problemas? Não é por que são novos que podem estar bons. Esses são os componentes mais comuns para o sintoma. Com osciloscópio o reparador encontra facilmente esse defeito.
Já pensou em problemas com a pressão ou vazão na linha de combustível? Com manômetro e vazômetro se verifica esse problema.
Quando alterou o ponto de avanço inicial, fez os procedimentos de colocar o jumper com a ventoinha tendo aciona pelo menos por duas vezes? Se não o fez, a IE tenta corrigir ao alterar a posição do distribuidor.
Todas as peças do sistema de IE e do sistema de ignição tem como testar, evitando a troca de peças boas por peças novas, minimizando o gasto $$ e o tempo da manutenção.
Abs,
Carlos Freire
Já pensou na possibilidade de cabos ou velas com problemas? Não é por que são novos que podem estar bons. Esses são os componentes mais comuns para o sintoma. Com osciloscópio o reparador encontra facilmente esse defeito.
Já pensou em problemas com a pressão ou vazão na linha de combustível? Com manômetro e vazômetro se verifica esse problema.
Quando alterou o ponto de avanço inicial, fez os procedimentos de colocar o jumper com a ventoinha tendo aciona pelo menos por duas vezes? Se não o fez, a IE tenta corrigir ao alterar a posição do distribuidor.
Todas as peças do sistema de IE e do sistema de ignição tem como testar, evitando a troca de peças boas por peças novas, minimizando o gasto $$ e o tempo da manutenção.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Alteração do ponto e falhas
Bom dia, Carlos!
Então, na verdade, todas as peças que eu troquei, com exceção da bobina impulsora, foi devido a algum outro problema. O HEI, por exemplo, tive que trocar quando o meu alternador estava com problema, ocasionando a queima deste módulo.
Mas algo que me chamou a atenção foi que quando eu estava com problema no silencioso do escapamento, era possível escutar um estouro quando ocorria essa falha. Somente um estouro. Isto me fez pensar que o ponto estava sendo aplicado errado.
Quando alterei o ponto, eu o fiz jumpeando os terminais A e B da central, como é o correto.
Há algum tempo atras, tive um problema com a bobina impulsora, sendo que havia um mau contato entre o seu conector e o do modulo, ocasionando falhas semelhantes, porém contínuas, tornando impossível andar com o carro,
Mas hoje, pela primeira vez após centenas de quilômetros rodados somente com algumas falhadas, sem interferir no funcionamento do motor, meu carro falhou duas vezes seguidas, sendo que em uma delas o tacômetro foi para zero e a luz da injeção acendeu. Logo em seguida, o motor voltou a funcionar e a luz se apagou, o que me fez acreditar que o código 13, de motor sem rotação, estava ocorrendo.
Sendo assim, vocês acreditam que o problema ainda pode ser neste mau contato do HEI com a bobina impulsora? Lembrando que ambos se encaixaram muito bem quando eu os montei. Caso seja isso, como devo sanar este problema?
Agradeço desde já!
Então, na verdade, todas as peças que eu troquei, com exceção da bobina impulsora, foi devido a algum outro problema. O HEI, por exemplo, tive que trocar quando o meu alternador estava com problema, ocasionando a queima deste módulo.
Mas algo que me chamou a atenção foi que quando eu estava com problema no silencioso do escapamento, era possível escutar um estouro quando ocorria essa falha. Somente um estouro. Isto me fez pensar que o ponto estava sendo aplicado errado.
Quando alterei o ponto, eu o fiz jumpeando os terminais A e B da central, como é o correto.
Há algum tempo atras, tive um problema com a bobina impulsora, sendo que havia um mau contato entre o seu conector e o do modulo, ocasionando falhas semelhantes, porém contínuas, tornando impossível andar com o carro,
Mas hoje, pela primeira vez após centenas de quilômetros rodados somente com algumas falhadas, sem interferir no funcionamento do motor, meu carro falhou duas vezes seguidas, sendo que em uma delas o tacômetro foi para zero e a luz da injeção acendeu. Logo em seguida, o motor voltou a funcionar e a luz se apagou, o que me fez acreditar que o código 13, de motor sem rotação, estava ocorrendo.
Sendo assim, vocês acreditam que o problema ainda pode ser neste mau contato do HEI com a bobina impulsora? Lembrando que ambos se encaixaram muito bem quando eu os montei. Caso seja isso, como devo sanar este problema?
Agradeço desde já!
Dante Napoli
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Re: Alteração do ponto e falhas
Bom dia Dante.
A a injeção Multec 700 não tem código 13. Os códigos de falhas começam com 14 e o 12, apenas com código de piscadas por conta de motor parado.
Se o tacômetro parou instantaneamente ainda com motor em giro, entendo que o problema é na ignição, por isso é importante verificar se a alimentação elétrica de 12v não está caindo ou há mau contato em conectores, como da bobina de ignição por exemplo.
Entendo também que a luz da IE acendeu porque o motor parou (sinal de rotação e ignição) e, as luzes de pressão de óleo e bateria não acenderam porque o motor ainda girava.
A avaliação deve ser feita sempre que ocorrer o sintoma, então deve monitorar os parâmetros da IE e pelo menos alimentação elétrica do sistema de ignição. Se fizer testes quando tudo estiver funcionando, não vai encontrar o defeito.
Nós temos no fórum alguns relatos de problemas com aterramento da mesa do distribuidor, que apresenta sintomas intermitentes de falta de alta tensão e em alguns casos, HEI danificado. Veja se esse não é o seu caso e coloque um aterramento direto do parafuso do HEI para fora do distribuidor. Pelo menos como teste.
Outra coisa, é complicado tomar base em estouros com escapamento furado...
Abs,
Carlos Freire
A a injeção Multec 700 não tem código 13. Os códigos de falhas começam com 14 e o 12, apenas com código de piscadas por conta de motor parado.
Se o tacômetro parou instantaneamente ainda com motor em giro, entendo que o problema é na ignição, por isso é importante verificar se a alimentação elétrica de 12v não está caindo ou há mau contato em conectores, como da bobina de ignição por exemplo.
Entendo também que a luz da IE acendeu porque o motor parou (sinal de rotação e ignição) e, as luzes de pressão de óleo e bateria não acenderam porque o motor ainda girava.
A avaliação deve ser feita sempre que ocorrer o sintoma, então deve monitorar os parâmetros da IE e pelo menos alimentação elétrica do sistema de ignição. Se fizer testes quando tudo estiver funcionando, não vai encontrar o defeito.
Nós temos no fórum alguns relatos de problemas com aterramento da mesa do distribuidor, que apresenta sintomas intermitentes de falta de alta tensão e em alguns casos, HEI danificado. Veja se esse não é o seu caso e coloque um aterramento direto do parafuso do HEI para fora do distribuidor. Pelo menos como teste.
Outra coisa, é complicado tomar base em estouros com escapamento furado...
Abs,
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Re: Alteração do ponto e falhas
Pois então, Carlos! Eu andei por bastante tempo com um fio ligando o parafuso do HEI ao negativo da bateria, e não havia mudado nada. Já havia trocado os dois terminais da bobina de ignição e os dois terminais do modulo HEI, desconfiando que o problema poderia ser nele. Inclusive passei um lacre Hellerman entre os conectores da bobina para tentar fixá-los melhor. Sendo assim, acredito que a alimentação de todo o sistema de ignição esteja bacana.
Meu próximo teste será desmontar o distribuidor e tentar fixar melhor o conector da bobina impulsora com o HEI.
E Carlos, me confundi quanto ao código 13. Era o 12
Agradeço novamente!
Meu próximo teste será desmontar o distribuidor e tentar fixar melhor o conector da bobina impulsora com o HEI.
E Carlos, me confundi quanto ao código 13. Era o 12

Agradeço novamente!
Dante Napoli
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Re: Alteração do ponto e falhas
Boa noite a todos.
Aproveitando a minha situação, alguém saberia me dizer o destino destes dois conectores que ficam próximo ao distribuidor?
Desde que comprei o carro, eles estão soltos. Será que isso tem a ver com meu problema?

Novamente, agradeço a atenção!
Aproveitando a minha situação, alguém saberia me dizer o destino destes dois conectores que ficam próximo ao distribuidor?
Desde que comprei o carro, eles estão soltos. Será que isso tem a ver com meu problema?

Novamente, agradeço a atenção!
Dante Napoli
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Re: Alteração do ponto e falhas
Bom, pessoal! Consegui resolver o problema. Ou melhor, o problema acabou sendo resolvido!
Semana passada meu carro voltou a falhar bastante, da mesma forma que falhava antes de eu trocar a bobina impulsora. Aproveitei o comércio limitado do dia 26 e saí para procurar o problema. Acabou que meu carro parou comigo, depois de muitos estouros, no Anel Rodoviário aqui em BH. Tentei religar o carro, mas o máximo que consegui foi um estouro no escapamento e um abafador todo estourado.
Enfim. Como a situação não estava muito favorável, comprei um distribuidor completo da Euro e consegui tirar o carro de lá e levar pra casa. Quando fui examinar o meu distribuidor antigo, constatei que a bobina impulsora estava em curto, sendo então o motivo de todos os meus problemas.
Só hoje que eu consegui tirar o carro da garagem e trocar o escapamento. Desde então algumas atitudes diferentes tem acontecido no monzeira:
Primeiramente, percebi que no distribuidor novo não há marcação de ponto e para manter o carro andando, distribuidor está bastante atrasado. Se colocar ele em qualquer outra posição, estouros aparecem por todos os lados.
Nesta unica posição, a marcha lenta fica bastante irregular e, quando em movimento, em rotações entre 1000 e 2000 RPM, da 2ª até a 5ª marcha, o carro dá trancos como se eu estivesse arrancando de 3ª.
Não sei se estes são sintomas do carro fora do ponto, mas eu também não consegui colocá-lo no ponto com a Pistola. Não sei se é normal, mas quando coloco o carro em modo de ajuste de CO e Ponto, o carro não se mantém ligado, forçando então a ficar acelerando enquanto se verifica o ponto. Mesmo com o carro quente isso acontece.
O mais estranho é que quando andando, o carro está perfeito! Sem falhas, estouros nem nada (com exceção dos trancos em baixas rotações).
Ainda não pude trocar a bobina impulsora do meu distribuidor original, mas será que isso tudo é por causa deste distribuidor da Euro?
Valeu, pessoal!
Semana passada meu carro voltou a falhar bastante, da mesma forma que falhava antes de eu trocar a bobina impulsora. Aproveitei o comércio limitado do dia 26 e saí para procurar o problema. Acabou que meu carro parou comigo, depois de muitos estouros, no Anel Rodoviário aqui em BH. Tentei religar o carro, mas o máximo que consegui foi um estouro no escapamento e um abafador todo estourado.
Enfim. Como a situação não estava muito favorável, comprei um distribuidor completo da Euro e consegui tirar o carro de lá e levar pra casa. Quando fui examinar o meu distribuidor antigo, constatei que a bobina impulsora estava em curto, sendo então o motivo de todos os meus problemas.
Só hoje que eu consegui tirar o carro da garagem e trocar o escapamento. Desde então algumas atitudes diferentes tem acontecido no monzeira:
Primeiramente, percebi que no distribuidor novo não há marcação de ponto e para manter o carro andando, distribuidor está bastante atrasado. Se colocar ele em qualquer outra posição, estouros aparecem por todos os lados.
Nesta unica posição, a marcha lenta fica bastante irregular e, quando em movimento, em rotações entre 1000 e 2000 RPM, da 2ª até a 5ª marcha, o carro dá trancos como se eu estivesse arrancando de 3ª.
Não sei se estes são sintomas do carro fora do ponto, mas eu também não consegui colocá-lo no ponto com a Pistola. Não sei se é normal, mas quando coloco o carro em modo de ajuste de CO e Ponto, o carro não se mantém ligado, forçando então a ficar acelerando enquanto se verifica o ponto. Mesmo com o carro quente isso acontece.
O mais estranho é que quando andando, o carro está perfeito! Sem falhas, estouros nem nada (com exceção dos trancos em baixas rotações).
Ainda não pude trocar a bobina impulsora do meu distribuidor original, mas será que isso tudo é por causa deste distribuidor da Euro?
Valeu, pessoal!
Dante Napoli
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Re: Alteração do ponto e falhas
Dante, já vi aqui no forum um depoimento que o distribuidor Euro não dá ajuste satisfatório para o ponto.Primeiramente, percebi que no distribuidor novo não há marcação de ponto e para manter o carro andando, distribuidor está bastante atrasado. Se colocar ele em qualquer outra posição, estouros aparecem por todos os lados.
Nesta unica posição, a marcha lenta fica bastante irregular e, quando em movimento, em rotações entre 1000 e 2000 RPM, da 2ª até a 5ª marcha, o carro dá trancos como se eu estivesse arrancando de 3ª.
Recomendo comprar a bobina impulsora e fazer a troca.
vide tópico: viewtopic.php?f=14&t=34081
Para fazer o jumper no conector ALDL na posição Ae B é necessário que o motor esteja bem quente, isto é, ter ligado a ventoinha duas vezes.Não sei se estes são sintomas do carro fora do ponto, mas eu também não consegui colocá-lo no ponto com a Pistola. Não sei se é normal, mas quando coloco o carro em modo de ajuste de CO e Ponto, o carro não se mantém ligado, forçando então a ficar acelerando enquanto se verifica o ponto. Mesmo com o carro quente isso acontece.
O mais estranho é que quando andando, o carro está perfeito! Sem falhas, estouros nem nada (com exceção dos trancos em baixas rotações).
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