Corrente de Partida
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Corrente de Partida
Pessoal... Vocês sabem que dependendo dos trabalhos a serem executados, os mecânicos desconectam pelo menos o polo positivo da bateria para evitar curto circuito. Coloquei uns terminais dourados na bateria do meu Monza 88 1.8 Automatic, pra ficar mais bonito e tal. Já imaginei um mecânico utilizando chave e alicate para retirar o polo... Para evitar isto, pensei em colocar um disjuntor, assim tornando desnecessário desconectar o polo, bastaria desligar o disjuntor. Andei pesquisando e encontrei disjuntor utilizado para som automotivo pesado, o com maior capacidade que vi, foi um de 200A. Mas eu não tenho ideia da corrente que o motor de partida/arranque precisa para fazer o motor funcionar. Alguém sabe dizer se 200A seria suficiente? Agradeço a ajuda.
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Motor: 2.0
Re: Corrente de Partida
Não sei as especificações do motor de partida, mas se duvidar, um de 30A aguenta rs.
A bateria original vinha com 45A no seu carro original álcool. Não puxa mais que isso.
A bateria original vinha com 45A no seu carro original álcool. Não puxa mais que isso.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Fabiano
Se vc desconectar o polo negativo da bateria da lata do motor, qualquer serviço poderá ser feito no sistema elétrico sem problemas.
No Monza Tubarão para fazer isso e necessário desligar o chicote (que tem 2 cabos) na bateria mesmo.
Se no seu Monza só existe um cabo saindo do negativo da bateria e indo para a massa, é só desconectar no ponto onde ele é ligado na massa(lata) do carro
Com respeito à sua dúvida se 200 amperes suportam a carga do sistema de partida (motor de arranque, automático de partida, bomba elétrica, sistema de ignição, etc), eu acredito que suporta.
Isso tudo deve consumir menos de 150 amperes.
Aproveito para falar sobre a amperagem da bateria. A bateria AC Delco que tenho instalada atualmente no meu Monza tem as seguintes características:
1- ela é (teoricamente) capaz de fornecer 65 amperes durante 1 hora, não deixando a voltagem cair de determinado valor, que não me lembro agora (10,5 volts, se não me engano)
2- ela é capaz de fornecer até 750 amperes (acho) durante poucos segundos. É essa característica que interessa no momento da partida)
Então, se vc ligar, para experiência, um motor de arranque de alta potência, que consome tipo uns 500 amperes, mesmo assim a bateria, se estiver totalmente carregada, aguenta. Nesse caso o seu disjuntor de 200 A poderia até suportar, pois disjuntores, ao contrário de fusíveis, levam um certo tempo para desarmar.
Abs
Se vc desconectar o polo negativo da bateria da lata do motor, qualquer serviço poderá ser feito no sistema elétrico sem problemas.
No Monza Tubarão para fazer isso e necessário desligar o chicote (que tem 2 cabos) na bateria mesmo.
Se no seu Monza só existe um cabo saindo do negativo da bateria e indo para a massa, é só desconectar no ponto onde ele é ligado na massa(lata) do carro
Com respeito à sua dúvida se 200 amperes suportam a carga do sistema de partida (motor de arranque, automático de partida, bomba elétrica, sistema de ignição, etc), eu acredito que suporta.
Isso tudo deve consumir menos de 150 amperes.
Aproveito para falar sobre a amperagem da bateria. A bateria AC Delco que tenho instalada atualmente no meu Monza tem as seguintes características:
1- ela é (teoricamente) capaz de fornecer 65 amperes durante 1 hora, não deixando a voltagem cair de determinado valor, que não me lembro agora (10,5 volts, se não me engano)
2- ela é capaz de fornecer até 750 amperes (acho) durante poucos segundos. É essa característica que interessa no momento da partida)
Então, se vc ligar, para experiência, um motor de arranque de alta potência, que consome tipo uns 500 amperes, mesmo assim a bateria, se estiver totalmente carregada, aguenta. Nesse caso o seu disjuntor de 200 A poderia até suportar, pois disjuntores, ao contrário de fusíveis, levam um certo tempo para desarmar.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Injeção: MPFi
nao vai funcionar dessa forma.
tu tem que tirar o motor de arranque do circuito pra por o disjuntor, a corrente de pico passa com a maior facilidade dos 200A, é so ver oque a bateria diz, a bateria tem 650A de pico e é oque +- se precisa pra suprir no momento do arranque, depois entra pra corrente nominal da bateria que é de 56aH. se tu colocar o sistema inteiro no disjuntor ou seja desde o cabo positivo principal vai desarmar assim que tentar girar a chave, ainda mais pra motor alcool com uma baita taxa de compressão.
remova do circuito o motor de arranque, e use um disjuntor menor, teu modelo de carro nao deve ter mais que 40A de consumível, entao um disjuntor de 60A esta dentro do aceitavel. o certo mesmo é calcular item por item, margem de segurança, so assim definir a chave.
obs: esses disjuntores sao de ação rápida(disjuntor DC som automotivo), por isso que ele vai pegar o pico do arranque e desarmar. mesmo sendo um de 200A, nao é assim que se projeta um circuito de proteção elétrico.
obs: pra "tirar do circuito" o arranque é simples, o disjunto é so ligar ele no plug positivo que vai pra a distribuição 30 da caixa e comutador de partida. na verdade nao precisa fazer nada do que ja nao iria fazer pra por o disjuntor, é so nao colocar ele no borne positivo.
tu tem que tirar o motor de arranque do circuito pra por o disjuntor, a corrente de pico passa com a maior facilidade dos 200A, é so ver oque a bateria diz, a bateria tem 650A de pico e é oque +- se precisa pra suprir no momento do arranque, depois entra pra corrente nominal da bateria que é de 56aH. se tu colocar o sistema inteiro no disjuntor ou seja desde o cabo positivo principal vai desarmar assim que tentar girar a chave, ainda mais pra motor alcool com uma baita taxa de compressão.
remova do circuito o motor de arranque, e use um disjuntor menor, teu modelo de carro nao deve ter mais que 40A de consumível, entao um disjuntor de 60A esta dentro do aceitavel. o certo mesmo é calcular item por item, margem de segurança, so assim definir a chave.
obs: esses disjuntores sao de ação rápida(disjuntor DC som automotivo), por isso que ele vai pegar o pico do arranque e desarmar. mesmo sendo um de 200A, nao é assim que se projeta um circuito de proteção elétrico.
obs: pra "tirar do circuito" o arranque é simples, o disjunto é so ligar ele no plug positivo que vai pra a distribuição 30 da caixa e comutador de partida. na verdade nao precisa fazer nada do que ja nao iria fazer pra por o disjuntor, é so nao colocar ele no borne positivo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro GL (Nível 2)
Rafaelo escreveu:nao vai funcionar dessa forma.
Certo Rafaelo, era mais ou menos isso que eu estava imaginando sobre o pico. Mas minha dúvida agora é:
1º Se eu tirar do circuito o arranque... E supostamente algum mecânico precise desconectar a bateria para executar qualquer tipo de reparo, não pode dar algum tipo de problema? Pergunto isto porque, mesmo desligando o disjutor do restante da parte elétrica, o motor de arranque continuará sendo alimentado se eu não tirar o terminal do polo positivo da bateria.
2º O Que o Luiz respondeu antes, sobre desligar o negativo, ao invés do positivo... Funciona mesmo? Pergunto isto porque sempre só ouço falar que tem que desconectar o positivo. Nunca tinha ouvido isso de negativo. Se realmente isto puder ser feito, ficaria muito mais fácil colocar o disjuntor no terminal negativo, que é apenas um cabo, do que ter que colocar no positivo, que eu precisaria utilizar um bloco distribuidor na saída do disjuntor. Porém... Neste caso, volta a questão da corrente de partida, por volta dos 650A... Ou seja, também não adiantaria usar um de 250A.
Enfim... Só queria relembrar que minha preocupação é com a eventual necessidade de retirar o terminal, pois eles entram bem justos no polo e precisa de um cuidado enorme para tirar sem arranhar, e sabemos que mecânicos não tem paciência de dono e nem tempo para ficar tomando estes cuidados, o negócio deles é fazer funcionar. (sem querer ofender mecânico algum... pois entendo que tempo é dinheiro, e se o cara pode tirar um terminal em 30 segundos, não posso pedir pra levar 5 minutos pra tirar com cuidado).
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Fabiano
Esse assunto, de quantos amperes um motor de arranque de carro consome, é polêmico, pelo menos aqui no fórum.
Eu e o Rafaelo já discutimos isso em outro tópico.
Eu postei um vídeo onde um sujeito instalou um amperímetro no polo da bateria e deu partida no carro, a leitura não passou de 105 amperes.
Mas nem assim convenci...fazer o que, cada um pensa de um jeito.
Mas vc pode tirar essa dúvida indo a um autoelétrico e pedindo para colocarem um daqueles amperímetros tipo alicate no polo positivo da bateria e dar partida. Assim vc terá a certeza de quanto seu motor de arranque puxa.
Depois vc pede para colocar no polo negativo, e verá que a leitura será a mesma.
Será a mesma porque para ter corrente é preciso que os elétrons que saem do polo positivo entrem pelo negativo (ou vice-versa).
Se vc desconectar o polo negativo da bateria (isto é inclusive um ítem de segurança ao se remover a bateria) pode fazer qualquer besteira, tipo fazer curto com uma ferramenta entre o positivo e a massa do carro sem problemas.
Eu já tive carro com chave geral da bateria, e ela era instalada só no polo negativo.
Qto ao disjuntor, desconheço isso de ação rápida ou lenta, pois não sou adepto e nem entendo de som automotivo de alta performance.
Qto a deixar o circuito do motor de arranque fora da proteção (se eu entendi direito), isso pra mim é uma ótima maneira de tacar fogo no carro, pois permanecerá energizado o circuito do motor de arranque, e dependendo do serviço, já viu. Um descuido e blaublau.
Sugestão: se seu cabo negativo da bateria, aquele que vai do polo negativo à lata do carro é um só, compre uma chave geral, dessas de rosca, e instale no ponto onde o cabo terra é ligado na lata. Esqueça isso de disjuntor, que só vai lhe trazer dor de cabeça. Qdo for fazer qualquer serviço na parte elétrica, desenrosque o parafuso da chave e pronto. :smt020

Além de servir ao propósito que vc quer, serve também como segurança. Ao estacionar em locais perigosos, retire o parafuso e leve com vc. Até o ladrão descobrir porque o carro não liga, vc estará seguro qto a roubo.
Claro que se vc tirar alarme não poderá fazer isso, pois nada funcionará no carro.
Abs
Esse assunto, de quantos amperes um motor de arranque de carro consome, é polêmico, pelo menos aqui no fórum.
Eu e o Rafaelo já discutimos isso em outro tópico.
Eu postei um vídeo onde um sujeito instalou um amperímetro no polo da bateria e deu partida no carro, a leitura não passou de 105 amperes.
Mas nem assim convenci...fazer o que, cada um pensa de um jeito.
Mas vc pode tirar essa dúvida indo a um autoelétrico e pedindo para colocarem um daqueles amperímetros tipo alicate no polo positivo da bateria e dar partida. Assim vc terá a certeza de quanto seu motor de arranque puxa.
Depois vc pede para colocar no polo negativo, e verá que a leitura será a mesma.
Será a mesma porque para ter corrente é preciso que os elétrons que saem do polo positivo entrem pelo negativo (ou vice-versa).
Se vc desconectar o polo negativo da bateria (isto é inclusive um ítem de segurança ao se remover a bateria) pode fazer qualquer besteira, tipo fazer curto com uma ferramenta entre o positivo e a massa do carro sem problemas.
Eu já tive carro com chave geral da bateria, e ela era instalada só no polo negativo.
Qto ao disjuntor, desconheço isso de ação rápida ou lenta, pois não sou adepto e nem entendo de som automotivo de alta performance.
Qto a deixar o circuito do motor de arranque fora da proteção (se eu entendi direito), isso pra mim é uma ótima maneira de tacar fogo no carro, pois permanecerá energizado o circuito do motor de arranque, e dependendo do serviço, já viu. Um descuido e blaublau.
Sugestão: se seu cabo negativo da bateria, aquele que vai do polo negativo à lata do carro é um só, compre uma chave geral, dessas de rosca, e instale no ponto onde o cabo terra é ligado na lata. Esqueça isso de disjuntor, que só vai lhe trazer dor de cabeça. Qdo for fazer qualquer serviço na parte elétrica, desenrosque o parafuso da chave e pronto. :smt020

Além de servir ao propósito que vc quer, serve também como segurança. Ao estacionar em locais perigosos, retire o parafuso e leve com vc. Até o ladrão descobrir porque o carro não liga, vc estará seguro qto a roubo.
Claro que se vc tirar alarme não poderá fazer isso, pois nada funcionará no carro.
Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro GL (Nível 2)
Certo Pessoal! Agradeço a todos os comentários que fizeram. Baseado no que me falaram, acabei tendo uma ideia diferente. Vou colocar o terminal dourado no positivo da bateria normalmente, mas fazendo com que saia apenas um cabo de 32mm. Ao invés de instalar o disjuntor, este cabo sai do terminal e vai para um bloco distribuidor, da mesma linha da marca dos terminais que comprei, ou seja, vai ficar tudo "combinando". Caso seja necessário desconectar a bateria, é só desparafusar o positivo da entrada do bloco distribuidor, com uma chave de fenda e pronto! Todo o sistema fica sem alimentação.Luiz Carlos (Rio) escreveu:Fabiano
Esse assunto, de quantos amperes um motor de arr (...)
Abs
Só cheguei a esta conclusão depois das dicas de vocês. Muito obrigado e um ótimo ano a vocês e todos os monzeiros!
Depois que eu montar posto fotos aqui para verem.
Forte abraço!
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Injeção: MPFi
exato, o disjuntor cortaria oque estivesse depois dele, ou seja todo o sistema menos o arranque.33fabiano escreveu:1º Se eu tirar do circuito o arranque... E supostamente algum mecânico precise desconectar a bateria para executar qualquer tipo de reparo, não pode dar algum tipo de problema? Pergunto isto porque, mesmo desligando o disjutor do restante da parte elétrica, o motor de arranque continuará sendo alimentado se eu não tirar o terminal do polo positivo da bateria.
claro, funciona é o metodo mais adequado, eu faço isso nos meus carros que deixo parado por muito tempo sem andar como é o caso do omega e o monza, puxo o neg, assim nao come bateria. e quando faço manutençao idem, nao vejo motivo pra tu por um disjuntor so pra desligar o sistema. manutençao de faz uma vez que outra.33fabiano escreveu: 2º O Que o Luiz respondeu antes, sobre desligar o negativo, ao invés do positivo... Funciona mesmo? Pergunto isto porque sempre só ouço falar que tem que desconectar o positivo. Nunca tinha ouvido isso de negativo. Se realmente isto puder ser feito, ficaria muito mais fácil colocar o disjuntor no terminal negativo, que é apenas um cabo, do que ter que colocar no positivo, que eu precisaria utilizar um bloco distribuidor na saída do disjuntor. Porém... Neste caso, volta a questão da corrente de partida, por volta dos 650A... Ou seja, também não adiantaria usar um de 250A.
da na mesma Fabiano colocar o disjuntor no neg ou pos, a corrente que percorre o circuito é a mesma. se tu colocar ele no negativo ele vai suportar todo o sistema, junto com o arranque.
ah mas isso é simples demais Fabiano, vai com uma chave e afrouxa la mesmo.33fabiano escreveu: Enfim... Só queria relembrar que minha preocupação é com a eventual necessidade de retirar o terminal, pois eles entram bem justos no polo e precisa de um cuidado enorme para tirar sem arranhar, e sabemos que mecânicos não tem paciência de dono e nem tempo para ficar tomando estes cuidados, o negócio deles é fazer funcionar. (sem querer ofender mecânico algum... pois entendo que tempo é dinheiro, e se o cara pode tirar um terminal em 30 segundos, não posso pedir pra levar 5 minutos pra tirar com cuidado).
--------------------
quer dizer entao que o motor de arranque nao esta com o cabo positivo direto da bateria?. da forma que tu colocou parece que é um problema ter o cabo positivo e negativo conectados ao motor de arranque hehehehe e nao é assim nao?Qto a deixar o circuito do motor de arranque fora da proteção (se eu entendi direito), isso pra mim é uma ótima maneira de tacar fogo no carro, pois permanecerá energizado o circuito do motor de arranque, e dependendo do serviço, já viu. Um descuido e blaublau.
todo carro é assim, nao tem disjuntor e é ligado direto ambos os polos. todo motor de arranque ta "energizado" 30 e 31 lembra da Norminha din? o solenoide fecha um contato que liga o motor de arranque como um rele. olha a simbologia do motor de arranque.
todo motor de arranque esta ligado o negativo e positivo ligado o tempo todo. esqueceu que o solenoide é que liga o motor do arranque?
ta... oque o mecanico vai fazer? meter uma chave no terminal 30 e 31? uahauaauhua é so desligar o neg como todo mundo faz.
sempre o motor de arranque vai estar com o fio positivo ligado e o negativo ligado a massa. senão for assim nao funciona rsrsrsrs
pra mim é procurar pelo em ovo, é so tirar o terminal negativo e fazer a manutençao adequada. todo manual recomenda isso.
olha ae como é.

tu entendeu oque falei luiz? cara isso é tao básico que parece que to fazendo papel de idiota explicando isso pra ti que ja tem um conhecimento mais fora no normal.
como falei antes e repito!
nao vejo nescessidade de por disjuntor so pra desconectar o sistema.
* se for por proteçao nao vai poder por o motor de arranque junto pq vai desarmar antes do motor se mexer
* se o objetivo for desligar o sistema todo por um disjuntor nao tem como
* acho muita coisa pra pouca, é mais facil tirar o cabo negativo
* cada um faz oque achar melhor, meu papel aqui é alertar ao risco, como foi mencionado usar um disjuntor pra desligar tudo me fiz no direito de avisar que 200A nao vai segurar tudo o sistema na partida.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.