Renato, vamos por partes.
tonalidade de preto e acabamento sao diferentes. assim agente consegue diferencias e achar uma saída tao boa quanto ou melhor que a original.
o acabamento(acetinado,brilhoso,fosco) como o nome diz é um acabamento, pode ser feito em qualquer tipo de preto, preto nobre, formal, preto cadillac, preto petróleo, litsz, etc, pelo que ja olhei nesses monzas antigos(o meu nao tem pq é preto o carro) nos hatch a traseira era pintado de preto onde ia a placa e nos SR na lateral. no teu caso o acabamento interno da janela, é acetinado, ou seja "meio termo", nem brilhoso nem fosco. pra chegar nesse acabamento agente tem duas opçoes de qualidade.
* preto vinilico é fosco, e nao é tinta... por tanto nao serve... alias, é preciso usar ele como base, depois vai a tinta preta.
* o preto escolhido é preciso fazer a mistura com pasta fosqueante pra atingir o acabamento escolhido. acetinado é na ordem de 25 a 35% de pasta fosqueante sobre a mistura de tinta.
* quanto a tonalidade do preto não sei dizer com certeza, mas convenhamos! preto é preto. ate onde sei a GM atual usa preto cadillac pra peças de acabamento(peças metalicas, acabamento interno, etc) eu tenho na oficina PU preto cadillac e uso e usei em todo o meu monza, e tambem uso na fabricaçao das peças metalicas que vendo por ae.
preto PU cadillac a 35%, se colocar preto puro fica 100% brilho fica horrível, por isso se deve usar a pasta fosqueadora na proporção correta. o PU é mais resistente, por isso se usa, dura mais, e fica igual ao de fabrica.
outra opçao mais barata é usar preto litzs sem verniz, é a cor do meu monza, ela naturalmente é acetinado.
na epoca que o monza foi feito 82 a 90 nao existia PU ainda, certamente era sintético ou acrílico. mas como sao resinas ultrapassadas e quase impossivel de achar hoje, pq foram substituídas por resinas mais confiáveis e duráveis como a epoxi,pu,poliester. entao tu vai ser obrigado a usar elas. no caso PU para o preto cadillac + pasta fosqueante ou simplesmente poliéster preto litzs (é mais barato e rapido e tem um acabamento ja acetinado, porem como nao tem verniz é mais fraco) ae vai da tua exigência.
um kit PU tinta + catalisador + thinner + fosqueante deve te custar uns 80,00 e vai durar muito, faz muito monza com isso ou outra aplicações. ja 1/4 de preto litsz deve ta uns 32,00
eu acho mais pratico o litzs, o PU tem que saber fazer e pode ficar grosso, dae pode da degrau, ja o litzs por ser mais fino da um acabamento melhor nesse caso, o PU a 35% é mais indicado pra estruturas metálicas do carro.
vo colocar umas imagens que tenho do meu monza e foram usados os dois metodos.(um deles não é opção e sim obrigatorio, no caso o carro pintado de preto litsz)
POLIESTER LITSZ (sem verniz) obs: pintura como de fabrica sem verniz internamente e nos cantos...
PU FOSQUEADO 35%
por foto é complicado, mas da pra notas bastante diferença, no poliester sem verniz parece mais suave a cor e o acabamento. o PU é um pouco mais "forte" no teu lugar eu usaria a polister litsz, retoque facil, e barato.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.