Preto Usado nos detalhes do Monza

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
rmmnato
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Preto Usado nos detalhes do Monza

Mensagem não lida por rmmnato »

Com o inicio do planejamento da funilaria e pintura do meu Monza, surgiu a dúvida da verdadeira cor do Preto usado nos detalhes em torno das janelas, painel dianteiro e demais detalhes.

Depois de analisar e pesquisar, notei que o preto usado originalmente não é um preto totalmente fosco, muito menos brilho. Muitos pintam com o Preto Fosco Vinílico, mas para matar a curiosidade e tentar chegar no mais próximo possível do original, mandei um e-mail para a GM pedindo o nome da cor, e após 48hrs mandaram a resposta,...

Preto Formal (11) - Segue a imagem do e-mail com a resposta.
Imagem

Olhando na Palheta de cores:
http://i128.photobucket.com/albums/p171 ... nda/72.jpg

Achei em outro lugar como código 111, creio que seja difícil essa informação sair errada da GM, agora vou fazer um teste e depois coloco aqui.

Renato
GM Monza SL/E 2.0 1989/1990 2p Gasolina - Cinza Berilo
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1987
Combustível:: Etanol

Re: Preto Usado nos detalhes do Monza

Mensagem não lida por Robson Lott »

Caro Renato, tudo bem?

Creio que a GM sim é passível de errar nessa informação. O Rafaelo que sabe da mistura correta pra essa aplicação, e saberia te confirmar qual o preto usado nesse acabamento (que creio ser o mesmo preto das peças de suspensão), e que aaaaacho ser a Preto Fosco Vinílico, pintada em spray, sem verniz por cima.

Abraços!
Robson Lott

PS: Encontrei com o Rodrigo (GMR) hj aqui em CWB, e achei excelente a idéia de vcs! ;) Boa sorte!!!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
rmmnato
Membro SR (Ní­vel 4)

Robson Lott escreveu:Caro Renato, tudo bem?
Creio que a GM sim é passível de errar nessa informação. O Rafaelo que sabe da mistura correta pra essa aplicação, e saberia te confirmar qual o preto usado nesse acabamento (que creio ser o mesmo preto das peças de suspensão), e que aaaaacho ser a Preto Fosco Vinílico, pintada em spray, sem verniz por cima.
Abraços!
Robson Lott
PS: Encontrei com o Rodrigo (GMR) hj aqui em CWB, e achei excelente a idéia de vcs! ;) Boa sorte!!!
Opa, então ontem ele comentou que iria encontar seu monza hoje e tal... e essa loucura minha e do Rodrigo, só falta chegar aqui em casa o doador... :smt023

Em relação a cor, vou dar uma verificada nesses código 11 que eles citam, e vamos esperar o Rafaelo se manifestar... toda informação é muito mais que bem vinda!!
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1987

Mensagem não lida por Robson Lott »

Acho que ele deve ter se desencantado com o pobre coitado do meu Classic, viu... :lol: Mas avisei no meu tópico: em fotos é uma maraaaaaaaavilha! hahahaha!!!!

Acho que será um ótimo trabalho a 4 mãos, cara! E espero que ambos consigam encontrar um excelente destino de cada parte de cada carro! kkkkk!!! E vão sim conseguir, vi la os projetos e o pobre Monza verde! hhehehehehe!!!

Voooooooooltando ao assunto, sei que há sim essa diferença, né... talvez o 11 (preto nobre) seja o preto-base, não sei... mas sei que há realmente uma z0na de fosco que não é fosco e brilhante q não é brilhante, né...

Abraço!
Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Renato, vamos por partes.

tonalidade de preto e acabamento sao diferentes. assim agente consegue diferencias e achar uma saída tao boa quanto ou melhor que a original.

o acabamento(acetinado,brilhoso,fosco) como o nome diz é um acabamento, pode ser feito em qualquer tipo de preto, preto nobre, formal, preto cadillac, preto petróleo, litsz, etc, pelo que ja olhei nesses monzas antigos(o meu nao tem pq é preto o carro) nos hatch a traseira era pintado de preto onde ia a placa e nos SR na lateral. no teu caso o acabamento interno da janela, é acetinado, ou seja "meio termo", nem brilhoso nem fosco. pra chegar nesse acabamento agente tem duas opçoes de qualidade.

* preto vinilico é fosco, e nao é tinta... por tanto nao serve... alias, é preciso usar ele como base, depois vai a tinta preta.
* o preto escolhido é preciso fazer a mistura com pasta fosqueante pra atingir o acabamento escolhido. acetinado é na ordem de 25 a 35% de pasta fosqueante sobre a mistura de tinta.
* quanto a tonalidade do preto não sei dizer com certeza, mas convenhamos! preto é preto. ate onde sei a GM atual usa preto cadillac pra peças de acabamento(peças metalicas, acabamento interno, etc) eu tenho na oficina PU preto cadillac e uso e usei em todo o meu monza, e tambem uso na fabricaçao das peças metalicas que vendo por ae.

preto PU cadillac a 35%, se colocar preto puro fica 100% brilho fica horrível, por isso se deve usar a pasta fosqueadora na proporção correta. o PU é mais resistente, por isso se usa, dura mais, e fica igual ao de fabrica.

outra opçao mais barata é usar preto litzs sem verniz, é a cor do meu monza, ela naturalmente é acetinado.

na epoca que o monza foi feito 82 a 90 nao existia PU ainda, certamente era sintético ou acrílico. mas como sao resinas ultrapassadas e quase impossivel de achar hoje, pq foram substituídas por resinas mais confiáveis e duráveis como a epoxi,pu,poliester. entao tu vai ser obrigado a usar elas. no caso PU para o preto cadillac + pasta fosqueante ou simplesmente poliéster preto litzs (é mais barato e rapido e tem um acabamento ja acetinado, porem como nao tem verniz é mais fraco) ae vai da tua exigência.

um kit PU tinta + catalisador + thinner + fosqueante deve te custar uns 80,00 e vai durar muito, faz muito monza com isso ou outra aplicações. ja 1/4 de preto litsz deve ta uns 32,00

eu acho mais pratico o litzs, o PU tem que saber fazer e pode ficar grosso, dae pode da degrau, ja o litzs por ser mais fino da um acabamento melhor nesse caso, o PU a 35% é mais indicado pra estruturas metálicas do carro.

vo colocar umas imagens que tenho do meu monza e foram usados os dois metodos.(um deles não é opção e sim obrigatorio, no caso o carro pintado de preto litsz)

POLIESTER LITSZ (sem verniz) obs: pintura como de fabrica sem verniz internamente e nos cantos...
Imagem
Imagem
Imagem

PU FOSQUEADO 35%
Imagem
Imagem

por foto é complicado, mas da pra notas bastante diferença, no poliester sem verniz parece mais suave a cor e o acabamento. o PU é um pouco mais "forte" no teu lugar eu usaria a polister litsz, retoque facil, e barato.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rmmnato
Membro SR (Ní­vel 4)

Que bacana, foi uma verdadeira aula, como é bom ter pessoas com conhecimento sobre o assunto. Obrigado pelo esclarecimento e pela dica!!! Abração
Responder