Troca da ventoinha

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17873
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Robson, não entendi a sua dúvida...
Com disse acima, não há diferença de ventoinha entre Monza com A/C. O que há diferença é entre ventoinha com A/C e sem esse equipamento.

Em todo Monza com A/C, onde a ventoinha é de 5 pás e defletor de metal, a segunda velocidade é muito escandalosa, já a primeira velocidade quase não se percebe ela funcionando.

Ocorre também modo de funcionamento entre Monza até 95 e o 95 e 96 (Já comentado em vários tópicos). O que concluímos pelos relatos nos tópicos é que até 95 com A/C desligado a ventoinha entra na segunda velocidade até desarmar (conforme necessidade de resfriar o motor), Já nos modelos 95 e 96, Entra a primeira velocidade até desarmar. Na minha opinião entrando a primeira velocidade, que dá conta do recado tranquilamente é bem melhor.

Com relação a peso da hélice ao movimentar com a mão, se estiver pesado indica um problema no motor da ventoinha, que pode ou não causar problema de fluxo de ar no momento de arrefecer o motor.

No meu Monza GLS 96, só entra a segunda velocidade quando aciona o A/C, depois de um tempo funcionando, pois ao ligar o A/C, entra de cara a primeira. Depois entra a segunda velocidade e alterna entre as duas conforme necessidade de pressão do sistema de A/C e temperatura do motor. Sem ligar o A/C, se ocorrer algum sintoma anormal, fazendo com que a temperatura suba e chegue perto de 3/4 de escala do marcador, entra a segunda velocidade, quando o marcador entra no 1/2 de escala vai para primeira e fica assim até se desligar em 1/4 de escala do marcador do painel.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Troca da ventoinha

Mensagem não lida por Robson Lott »

Carlos A. Freire escreveu:Robson, não entendi a sua dúvida...
Com disse acima, não há diferença de ventoinha entre Monza com A/C. O que há diferença é entre ventoinha com A/C e sem esse equipamento.

Em todo Monza com A/C, onde a ventoinha é de 5 pás e defletor de metal, a segunda velocidade é muito escandalosa, já a primeira velocidade quase não se percebe ela funcionando.

Ocorre também modo de funcionamento entre Monza até 95 e o 95 e 96 (Já comentado em vários tópicos). O que concluímos pelos relatos nos tópicos é que até 95 com A/C desligado a ventoinha entra na segunda velocidade até desarmar (conforme necessidade de resfriar o motor), Já nos modelos 95 e 96, Entra a primeira velocidade até desarmar. Na minha opinião entrando a primeira velocidade, que dá conta do recado tranquilamente é bem melhor.

Com relação a peso da hélice ao movimentar com a mão, se estiver pesado indica um problema no motor da ventoinha, que pode ou não causar problema de fluxo de ar no momento de arrefecer o motor.

No meu Monza GLS 96, só entra a segunda velocidade quando aciona o A/C, depois de um tempo funcionando, pois ao ligar o A/C, entra de cara a primeira. Depois entra a segunda velocidade e alterna entre as duas conforme necessidade de pressão do sistema de A/C e temperatura do motor. Sem ligar o A/C, se ocorrer algum sintoma anormal, fazendo com que a temperatura suba e chegue perto de 3/4 de escala do marcador, entra a segunda velocidade, quando o marcador entra no 1/2 de escala vai para primeira e fica assim até se desligar em 1/4 de escala do marcador do painel.

Abs,

Carlos Freire
Caro Carlos,

Exato, o funcionamento da ventoinha é igual ao do seu Monza (ambos, tanto o meu quanto o seu, com A/C original).

Minha dúvida é sobre a eficiência da segunda velocidade. Vc ja viu em Monzas de amigos algum problema na falta de eficiência da ventoinha em segunda velocidade?

Com relação a peso da hélice ao movimentar com a mão, não se sente pesado, é plenamente possível fazê-la girar sem ruídos de rolamentos gastos, é macio e ainda roda um pouquinho se der um impulso com a mão!

Só pra complementar, a forma de ativação da 1a. e 2a. velocidade do meu Monza tá funcionando ok. O problema é a eficiência, parece que o motor não gera barulho e fluxo de vento fortes, como no seu Monza e como em outros q já vi (por exemplo, outro Monza com A/C q tive).

E havendo problemas na eficiência dessa ventoinha, o que e onde podemos agir? Aterramento? Escovas dentro do motor? É um procedimento fácil - abrir o motor da ventoinha?

Muito obrigado!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17873
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Robson,

Os Monza de amigos que tem A/C e aciona a segunda velocidade sem ligar o A/C (até 95), nenhum me diz ou reportou algo anormal no arrefecimento. Não fiquei com carro para fazer comparações no dia a dia, por isso não tenho como opinar. O que posso dizer é que gosto mais do sistema do meu Monza do que do anterior, pois a primeira velocidade além de muito silenciosa, dá conta do recado em arrefecer o motor.

O problema na eficiência de fluxo, o reparo vai depender de onde é o problema. Se for do motor, substituir. Se for no chicote, refazer o chicote, se for problema de aterramento principal, refazer ou chicote ou fazer um reforço, se for no positivo principal, a mesma coisa que o negativo. Se for obstruções no condensador ou no radiador, fazer a limpeza e por ai vai.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mpgfa
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 325
Registrado em: 07 Mai 2008, 15:42
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Troca da ventoinha

Mensagem não lida por mpgfa »

Pessoal, mais um problema resolvido,o amigo Luiz Carlos me deu uma força pessoalmente.
Muito obrigado a todos pela ajuda
Abraços
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Troca da ventoinha

Mensagem não lida por Robson Lott »

Carlos A. Freire escreveu:Robson,

Os Monza de amigos que tem A/C e aciona a segunda velocidade sem ligar o A/C (até 95), nenhum me diz ou reportou algo anormal no arrefecimento. Não fiquei com carro para fazer comparações no dia a dia, por isso não tenho como opinar. O que posso dizer é que gosto mais do sistema do meu Monza do que do anterior, pois a primeira velocidade além de muito silenciosa, dá conta do recado em arrefecer o motor.

O problema na eficiência de fluxo, o reparo vai depender de onde é o problema. Se for do motor, substituir. Se for no chicote, refazer o chicote, se for problema de aterramento principal, refazer ou chicote ou fazer um reforço, se for no positivo principal, a mesma coisa que o negativo. Se for obstruções no condensador ou no radiador, fazer a limpeza e por ai vai.

Abs,

Carlos Freire
Perfeitamente! Obrigado, Carlos! :smt023
Acho que no meu caso tem haver com aterramento, mas vou checar os itens que vc postou...

Abraços,
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Troca da ventoinha

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Queria tirar uma dúvida.
Meu Monza não tem Ar Condicionado, mas como minha ventoinha está pesada para girar estou com medo dela parar e me deixar na mão. Eu consigo colocar a ventoinha de 5 Pás do Monza com Ar no meu sem problema? Só mais pela eficiência que ela vai me trazer msm. Eu achei uma em um desmanche aqui perto de casa e quero tirar essa duvida antes de comprar.
Outra dúvida, tem mais alguma ventoinha que consigo colocar que seja mais eficiente que a original?
Agradeço desde já...
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da ventoinha

Mensagem não lida por mspagiari »

A minha ta fazendo um barulho tipo um ronco, tentei lubrificar lá no helice,mas continua...

Funciona bem ,mas faz este barulho, parece q está pegando em algo, mas não achei nada...


seria algum rolamento?
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17873
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da ventoinha

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Anos atrás eu troquei a ventoinha do meu Monza GLS 96 (com A/C) por conta de barulhos.
Tentei desmontar e acabei danificando a carcaça. Joguei fora, pois já tinha comprado uma nova original GM (Bosch), que está até hoje.
Vale lembrar que a ventoinha para modelos com e sem A/C são diferentes.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder