Diodo Zenner do ponteiro(voltímetro)

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Diodo Zenner do ponteiro(voltímetro)

Mensagem não lida por Rafaelo »

caramaneiro1 escreveu:Rafaelo, ja tive com esse voltimetro na mao, mas pelo que me lembro so tem uma porca nele que o prende no painel, entao como vou mexer com a chave de oculos? para regular a calibragem tenho que tirar o ponteiro fora do painel?
essa porca é o negativo.

a chave de oculos(fenda fina) é pra mexer o potenciometro. mas isso so é valido se teu mostrador não estiver com resistência pelos problemas que falei. ao meu ver o pessoal tira o mostrador achando que um componente esta estragado e comete o "erro" de trocar um componente bom, depois limpam os contatos e quando voltam a colocar o mostrador resolve o problema, mas nao pela troca do componente e sim por remover a resistencia que antes tinha e a causadora do problema.

se voces colocaram um resistor na tensao do mostrador vai ter o mesmo resultado, marcar menos do correto.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Entao Rafaelo, mas como chego nesse potenciometro, tipo devo tirar o ponteiro fora ou só, por tras do painel de instrumentos ja tenho como chegar nele???
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Rafaelo
MODERADOR

caramaneiro1 escreveu:Entao Rafaelo, mas como chego nesse potenciometro, tipo devo tirar o ponteiro fora ou só, por tras do painel de instrumentos ja tenho como chegar nele???
é so tirar ele do alojamento do estojo. tira a porca atras, o plug de pino, e saca ele fora.

depois tem que por ele numa bancada de teste com fonte ajustavel, mas muito cuidado o meio é o negativo(porca) e uma das pontas é o positivo, se ligar na ponta errada vai queimar o diodo e o mostrador nao vai funcionar ate que troque o componente. eu fiz um teste queimando proprositalmente pra ver se era verdade do que li aqui. se inverter queima o diodo, e nao funcionada nada, o mostrador fica em "0v" como eu tenho varios componentes novos aqui, trabalho com manutenção e projetos eletronicos so troquei a peça por um zener 5v e voltou a funcionar.

infelizmente esse tipo de coisa so em local especializado, se agente mora-se perto faria de graça pra ti. muito rapido de arrumar :smt023

outra opçao é tu ligar uma fonte 12V estabilizada essas de PC mesmo, ela gera 12V corretos, entao tu liga la o mostrador e ele tem que marcar meio da escala.

mas antes de mais nada, oque acontece? o ponteiro marca nada nem se mexe? ou marca alguma coisa fora da escala correta? se for a primeira opçao o diodo queimou, se for a segunda é alguma resistencia que esta afetando... tente antes de mais nada limpar com uma lixa fina 600 os contatos, depois joga um limpador de contato e remonte. se ainda marcar errado tem que levar pra uma bancada ajustada e calibrar.
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)

eh na boa desisto de mexer, vou acabar quebrando ele!!!m o que posso fazer e limpa-lo e tambem limpar o placa de circuito, mas isso fiz ano passado, entao acho pouco provavel que seje isso!!

OBS: o ponteiro se mexe sim , ao ligar a chave ele fica no final da escala de ( 1/4 ou 4/4) ao ligar o carro ele fica quase no meio, as vezes da um pico e sobe ficando perto do meio, as vezes cai pra proximo da escala vermelha e assim fica o tempo inteiro.

mas ontem reparei que o ponteiro da temperatura tbm esta um pouco estranho, dando picos!!!
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)

isso aconteceu depois que o carro quase ferveu!!! joguei um produto pra limpar o radiador e soltou o barro das manqueiras, depois disso esses ponteiros estao meio doidos!!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

caramaneiro1 escreveu:eh na boa desisto de mexer, vou acabar quebrando ele!!!m o que posso fazer e limpa-lo e tambem limpar o placa de circuito, mas isso fiz ano passado, entao acho pouco provavel que seje isso!!

OBS: o ponteiro se mexe sim , ao ligar a chave ele fica no final da escala de ( 1/4 ou 4/4) ao ligar o carro ele fica quase no meio, as vezes da um pico e sobe ficando perto do meio, as vezes cai pra proximo da escala vermelha e assim fica o tempo inteiro.

mas ontem reparei que o ponteiro da temperatura tbm esta um pouco estranho, dando picos!!!
Isso é sintoma de alternador com problemas. Monitore a tensão do alternador, se passar de 14,5v nesses picos que mencionou, faça a manutenção urgente para não danificar nenhum equipamento elétrico do carro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR

se ele se move nao é o diodo como avia suspeitado.

e sim resistência, procure a fonte do problema. veja se o fio terra debaixo da coluna ta bem aterrado, tire e lixe, veja se o plug esta bem plugado ou as trilhas da placa flexivel estejam limpas sem oxidaçao, passe uma lixa 600 nelas. limpa contato, etc.

mas se tu conseguir medir pra nos a tensao positiva que entra no mostrador, e a resistencia do terra do proprio daria pra saber se é ou nao problema na alimentaçao dele.

é bem simples.

o negativo tu bota na escala sonora mais baixa possivel da resistencia do multimetro liga um no ponto de aterramento e outro no parafuso do mostrado, assim se ve se tem resistencia nessa linha.
o positivo o negativo no mesmo lugar e a ponta positiva no pino do mostrador e veja a tensao de entrada se é compativel com o alternador.

obs: tem que fazer isso com ele funcionando e montado.

outra coisa que pode ser é o comutador de partida dando resistencia, é ate comum isso. meça o pino 15 com ele funcionando o motor. e veja se tem diferença com a tensao da bateria direto
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)

Ja que vc descartou o diodo!!! Vou fazer esse o teste no comutador, vou verificar ali, se ele esta enviando para o painel o mesmo que chega do alternador, e um teste legal e muito facil de fazer!!!
Responder