E aí pessoal, tudo bem? Andei um pouco afastado do fórum. Fim de semestre, provas da faculdade, bastante serviço na Prefeitura aqui da cidade, sabem como é...
Sem muitas novidades sobre o Monza, mas vou ter que fazer algumas manutenções nele, tais como:
- troca do rolamento do coxim dianteiro esquerdo, quando esterço o volante tanto em movimento quanto parado, ele "ringe".
- troca do silenciador final, está vazando.
- troca de óleo e filtros
- troca dos discos, cubos e fluído de freio.
- par de pneus novos na traseira.
No mês de setembro coloquei um par de pneus novos na dianteira, Dunlop 185/65/14, fiz geometria e balanceamento. Muito bons os pneus, gostei dos Dunlop. Uma coisa que notei é que em velocidades a partir de 130 km/h, o carro treme, como se as rodas estivessem fora de balanceamento. Refiz o balanceamento da dianteira e vi que as rodas estão um pouco tortas, mas achar um torneiro que faça o serviço nelas fica pra outra hora...
Outro ponto que tem me feito pensar a respeito, é o carro ser muito "beberrão" na cidade. Fazendo média de 6 a 7KM/L. Pretendia levar ele na oficina e fazer uma limpeza no "carburador eletrônico E.F.I.", trocar velas e cabos (mesmo fazendo 1 ano da última troca). A cada 6 meses uso algum produto para limpeza de injeção via tanque, seja da ORBI ou os STP's, e sempre uso a mijolina aditivada. Também uso CAR80 a cada +/- 6 meses para limpar a TBI.
o ultimo que usei a +/- 6 meses foi esse (segundo o mecânico, o uso desse produto dispensa a desmontagem e limpeza do bico injetor na máquina).
Então, neste feriado de ano novo resolvi fazer uma viagem com minha noiva para visitar familiares. Fomos apenas nós 2, levando apenas roupas no porta malas. Entre ida e volta foram percorridos em torno de 600KM (medidos no GPS, com diferença total de 3km para o hodômetro parcial) e rodando entre 100~110KM/h. Para tirar uma média de consumo, enchi o tanque quando saí de viagem e enchi de novo quando cheguei. Neste percurso peguei um pouco de serra a subir e NÃO usei AC. Foram percorridos 259 KM e gastos 16 litros de gasolina, dando uma média na bomba de 16.1KM/L.
Dentro da cidade rodei 54 KM sem AC. Enchi novamente o tanque para a viagem de retorno, e deu 8.5 litros gastos para rodar esses 54KM dentro da cidade. Média de 6.75 KM/L.

Na viagem de volta entrei na cidade onde meus sogros residem para deixar minha noiva, o trajeto foi o mesmo porém um pouco maior, 287KM. Desse total, usei o AC ligado em 250KM da viagem. Gastei 19 litros de gasolina, dando uma média de 15KM/L. Isso tudo medido na bomba.
Conclusões: O desempenho e consumo do carro é extremamente satisfatório em viagem, porém gasta quase igual um 6cil na cidade :smt010
Pergunta: Essa disparidade de consumo entre estrada x cidade é normal, ou pode ser alguma questão da regulagem do motor para render esse tanto mais na estrada?
Abraços e feliz ano novo a todos!