2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Alô pessoal, tudo beleza?

Hoje não tenho muitas novidades. Apenas preparação de rodas para pintura.

Uma leve lixada para tirar a sujeira:
Imagem

Detalhe do controle qualidade de fábrica (verde):
Imagem

Aqui, o Juliano se empolgou e pediu para refazer a pintura das campanas de detalhes pretos da suspensão, os quais estavam com pequenos descascados ou encardidos:
Imagem
Imagem

REFLEXÃO DO DIA: EXTINTOR DE INCÊNDIO! :smt017

Nesta semana, estive conversando com amigos sobre os extintores. É claro, este assunto se tornou um escândalo no país. Aqui no PR, fábricas que foram abertas e investiram muito para dar conta da demanda dos motoristas mais afoitos, que viajam bastante e não estavam conseguindo comprar extintor ABC, por falta do produto, e nas últimas semanas, a já bem conhecida notícia de que esta exigência legal se tornou obsoleta e de que as fábricas, ainda nem inauguradas, já estariam demitindo.

A partir do momento em que a obrigatoriedade do extintor caiu por terra, embora eu confesse, ainda, não saber se, mesmo assim, fabricantes ainda fornecerão o produto nos carros novos ou se seguradoras darão desconto pelo seu uso no veículo segurado, então, temos que pelo menos a troca do extintor se tornou um conduta obsoleta. Seguindo este raciocínio e numa projeção de pensamento futuro, creio que o produto acaba de se tornar um acessório de época, que logo logo desaparecerá do mercado.

Pensando nisso, comprei hoje um novo extintor de incêndio para o Monza, do tipo ABC, não só pensando que o extintor antigo já estava vencido, amassado, descascado e enferrujado em alguns pontos, com as demais características tipicamente inerentes dos modelos que comprávamos à base de troca, e nem por se tratar de um veículo antigo, do ano de 1987, mas, principalmente, porque este acessório um dia será valioso, quando, nos encontros de veículos antigos da vida, por exemplo, sobrevier a lembrança de que todos os veículos, até determinado ano (2015), deveriam carregar extintor de incêndio, incondicionalmente. Agora, tenho um extintor novinho e brilhando, porque, por ser descartável, os fornecedores devem entregar o acessório lacrado numa embalagem, ao invés de recuperar cascos velhos e sucateados. E o melhor de tudo, é que ele já está custando metade do preço. Na realidade, o preço da peça vem correspondendo à metade do valor de custo, sendo o mesmo valor para qualquer tamanho (extintor de carro). Aqui começou com R$130,00, caiu para R$80,00 e parece que tem cidade que já vende por R$38,00 (será)? Meus amigos do posto e os demais clientes acharam que eu sou ou fui louco na decisão de comprar o acessório. Riram e até resistiram em vender. Mas, consciente do ato e atento a produtos obsoletos (rs), insisti, paguei R$60,00 e creio estar satisfeito com um razoável negócio. Pelo menos acredito que lá para 2020 ou 2030 eu terei orgulho desta decisão kk.

E vocês, o que acham, vão comprar o acessório para mantê-lo novo e ativo nos seus carros? Só proprietários de veículos original ou os demais também? Pechinchem!!!

Por fim, deixo aqui as minhas homenagens ao bom e velho amigo Eduardo Saura, cujo contato perdi aqui no forum, por não tê-lo mais encontrado aqui. Tenho assistido os seus vídeos no Youtube e ficado muito satisfeito com suas propostas e resultados. Faço votos de que ele volte sempre a papear conosco.

Abraço a todos!!! :smt023
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Chicao, vamos por partes:

EU nao pintaria estas partes da suspensao, que aparentam estar impecáveis, apenas aproveitava que esta aberto e dava uma lavada, com muito critério e produtos adequados (nao esquecendo de proteger a area do motor na caixa de roda dianteira), a pintura original mantem o carro original (redundância ) , por mais top que sejam os funileiros, (caracteristica visivel na oficina), nao é facil desmontar tudo e pintar padrao Chevrolet - apenas minha opiniao, faça do SEU jeito ok ? .

EXTINTOR ABC : Muito interessante o seu ponto de vista e muito coerente, nunca tinha pensado nisso !!
Tambem tenho intençao de comprar, exatamente por questoes de segurança, apesar de ter muuuuuita coisa antes pra ser feita antes disso (a lista nao é pequena e este item esta no fim desta lista, por enquanto .

Agora ja que tocou no assunto, me explica pq um extintor que chegou a custar até 150 conto agora é encontrado até por 45 conto na net (pesquisei) ? Quase impossivel que estejam vendendo abaixo do preço de custo, entao c custou 45 pq vendiam a 150, pra mim isso é pura ganancia e oportunismo !!

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
S h E e Q u O

Pessoal, boa noite!

Sexta-feira estive na oficina mais uma vez, numa passagem rápida, a fim de tirar mais algumas fotografias. Como o tempo estava fechando muito rápido, numa tarde muito quente, estávamos afoitos com um tremenda chuva de granizo. Por isso, fui embora rápido e deixei a equipe preparando o carro para a pintura. Algumas coisas de pintura já começaram a ser feitas, outras, as principais, serão continuadas na próxima semana. Eis os resultados:

Preparação do painel traseiro e aplicação do fundo, já concluída, na tampa do porta-mala...
Imagem

... mas, como já comentado, preparação e pintura só por fora da tampa. Por dentro, tudo continuará a mesma coisa.
Imagem

Já aplicado fundo na saia dianteira.
Imagem

As rodas já estão, praticamente, prontas. Será dado um acabamento final, ainda.
Imagem

Carpetes do porta mala: Este é o carpete que forra a face interna do painel traseiro. Voltou cuidadosamente embalado da lavanderia. Nesta foto, eu já havia aberto a embalagem, mas só percebi o tamanho da minha ansiedade após fotografar a embalagem assim, já aberta rsrsrs...
Imagem

Aqui, aspecto do carpete já higienizado.
Imagem

Déco, penso exatamente como você! Pintar certos detalhes do carro prejudicariam os detalhes de originalidade do conjunto. Por isso, quando optei por pintar certos detalhes internos da caixa de rodas, como peças de suspensão, tomei o cuidado de contemplar apenas as áreas mais escondidas, que não são alcançadas pelas lavagens, mas onde costumam acumular sujeira e resíduos de sabão, que já estão descascando, descascadas, encardidas ou oxidadas. O objetivo foi, mesmo, só o tratamento destas pequenas áreas ou cantos. O Alexandre, responsável pelo serviço, me falou, inclusive, a mesma coisa que você, quase com as mesmas palavras. :lol: A torre de suspensão dianteira direita ainda está marcada com uma pintura bem fraquinha de spray azul, do controle de qualidade de fábrica. Ele pensou que eu fosse pintar esta área de preto e quase me xingou. :lol:

Pessoal, os carpetes ficaram muito bons. Vendo de perto e com a ajuda das mãos, parecem que estão novos em folha. Eles tinham um leve cheiro de mofo, de carro fechado muito tempo, mas esta limpeza eliminou esse cheiro. Agora estão com cheiro de roupa limpa. A limpeza ocorreu em uma lavanderia, mediante lavagem a seco. Não compensou lavar em casa, pois a limpeza profissional dos dois carpetes custou R$40,00. O carpete da cabine eu queria lavar em casa, seguindo as instruções do AVVSilva, mas, como gostei do resultado obtido nestes dois carpetes já higienizados, acabei optando por também lavar a seco o carpete da cabine, até porque, fizeram para mim o mesmo preço anterior. Eles me propuseram, ainda, a lavar a seco os encostos de cabeça e os bancos, sem desmontá-los. Mas, por se tratarem de tecidos bem mais delicados, ainda estou pensando nesta ideia. O que vocês acham? :smt017

Espero que tenham gostado! :D

Abraço a todos! :smt023
Robson Lott

Mensagem não lida por Robson Lott »

Grande Sheequo!!!

Meu caro, esse Monza vai ficar excelente! E concordo completamente sobre o fato de fazer a pintura em lugares onde realmente são necessários, a fim de preservar o que é original do carro, que combina com esse exemplar. Se fosse pra pintar tudo, ia ser uma restauração, e seu carro não precisa disso! :)

Interessante sua percepção do cheiro leve de mofo que foi embora, pra dar lugar de cheiro de roupa limpa! Realmente esse é o objetivo, e parece que tá sendo alcançado. Eu tenho uma opinião (já que vc perguntou) e sou favorável à boa e velha LAVAGEM! Meu amigo, por ter CERTEZA que o tecido do carpete e os forros dos bancos dos Monzas 85 e meio até 96 são, além de bonitos e elegantes, rústicos e resistentes. Sei disso por estar nas mãos com o forro dos bancos do meu Classic 93 que pude constatar que aquilo foi feito pra durar, e não se degrada com o tempo. O que faz pontos de ruptura, que mesmo assim não fragilizam em uma lavagem, é a fricção de nossa lombar na estrutura metálica dos bancos dianteiros. Não por culpa do forro, e sim pela espuma, que não suporta a fricção. Esse detalhe foi melhorado na linha modelo 95, mas pense num forro secando no varal, pingando água limpa depois de sujar 2 enxagues na máquina, e com o veludo arrepiado, cheirozinho!

Nada contra à seco, a questão é a profundidade da limpeza quando "à molhado"! ;)

Abraços, meu camarada!!! Nos falamos por ai!!! Direto de Uberaba-MG (nesse momento!)

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
S h E e Q u O

Obrigado pelas dicas, Robson! Você também obteve excelentes resultados!
A questão do lavar molhado vc tem toda razão. :D
Só optei por lavar a seco, porque, num Monza 94, tive uma experiência terrível: o carpete do porta mala, após molhado, secou e encolheu.
Aí, ficou curto. :lol: :lol: :lol: :lol:
Abraço :smt023 :smt023
Robson Lott

Mensagem não lida por Robson Lott »

Putz!!! Facepalm! :lol:

Ah, mas aí já são duas questões distintas:
1- O capete do SL / GL / especiais é beeeeem diferente dos SL/E / GLS, que por sua vez, parecem ser diferentes dos Classics. ;)
2- Vai que vc usou água escaldante, passou sabão em barra, secou no sol e depois pegou um put@ sereno? :lol:

Zoera, meu amigo! Faça com sua devida parcimônia, que SEMPRE deu excelentes resultados! ;)

Agora, quanto aos forros dos bancos, pode ir sem medo! Eu imagino que LAVÁ-LOS, além de melhorar até a aparência, deixa a espuma exposta pra matar os ácaros no sol, tira TODO e qualquer resíduo de pó, suor, pum, coca-cola, etc que por ventura venha a ter sujado ao longo dos 28 anos! Pense vc, camisa limpa, novinha, suando ao calor de Arapongas, e seu suor umedece a sujeira ATRÁS do forro (que a limpeza a seco não removeu) e mezcla aquela gororoba, sujando sua camisa limpinha... :lol:
E mais: Viajei agora de CWB pra Uberaba, num frio que foi se esquentando ao atravessar o interior paulista, ar condicionado, porém tinha momentos que andava com os 4 vidros abertos, computador de bordo marcando de 30 a 35 graus em movimento! Isso foi ontem, durante o dia inteiro. Hoje, ao ir no carro pra pegar uma chave, percebi que não ficou cheiro NENHUM de viagem! Ou seja, tanto pela lavagem das peças plásticas "molháveis" do carro, quanto à lavagem dos bancos e limpeza dos chicotes internos e lado externo dos dutos no tabelier, CERTIFICOU que não fora um trabalho em vão!

Água e sabão -> recomendado! :D

Abraços!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
S h E e Q u O

Eh Robson, essa da gororoba.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: . Pior que é bem assim mesmo. Fora que a gente sua e as costas da camisa branquinha fica "amarronzado". :mrgreen:

Vc tem razão, a diferença de tapeçaria dos SL/GL para os SL/E são gritantes. Até os Monza hatch mais antigos dão de 10 x 0 nos SL/GL. Experiência própria!!

Dicas boas e empolgantes. Estou aqui pensando com os meus botões. Voltamos a falar no assunto. :P

Aproveite os pães de queijo e os melhores cafés do Brasil aí em MG.

Abraço! :smt023
S h E e Q u O

Caros amigos, boa tarde!

Tivemos um avanço considerável nesta semana. O carro já está quase pronto e o serviço de pintura deve ser concluído até a próxima sexta-feira. Mas, hoje, o dia se encerrou com os resultados abaixo, lembrando que hoje foi um dia muito chuvoso aqui e as fotos não ficaram aquela maravilha: :mrgreen:

O carro foi maquinado, recebeu lentes de pisca novas e acabamento inferior da saia dianteira:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lanternas novas M. Carto. Estou achando a lanterna do lado direito um pouco acerejada. Quando o tempo limpar, quero examiná-la com calma. Se for o caso, pretendo trocá-la por outra, do segundo estoque de M. Carto novas que tenho em casa.
Imagem

Carro vai ser lavado, para depois ser encerado.
Imagem

Imagem

E aí, gostaram? Espero que sim! Se virem defeitos que o dono ainda não viu, por favor, me avisem!

Abraço a todos!
Responder